quinta-feira, 3 de julho de 2025

ATIVIDADE AVALIATIVA - PORTUGUÊS

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR MAIO – N° 01 - 8° e 9° ano

QUESTÃO 01 D10

Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.

 

 

 

 

 

 

5

A gralha vaidosa

Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas às margens de um arroio. A gralha também estava no meio dos outros, que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias.

"Vamos ter que dar um jeito", pensou ela.

Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram caídas pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono de Júpiter; Júpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei. Já ia fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era.

Moral: Belas penas não fazem belos pássaros.

 

 

10

Disponível em: http://devittefontes.blogspot.com.br/ Acesso em: 26 março 2018

No desfecho dessa história, a gralha

A) conseguiu manter o disfarce e continuou enganando a todos.

B) foi declarada oficialmente o rei dos pássaros.

C) teve suas falsas penas arrancadas pelos outros pássaros.

D) usou as penas dos outros pássaros para fingir que eram suas.

 

QUESTÃO 02 D15

No trecho “...só que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida...” (ℓ. 4-5), o termo destacado estabelece uma relação de

A) adição. B) adversidade. C) causa. D) condição.

 

QUESTÃO 03 D1

De acordo com o texto, as penas da gralha eram muito feias, por isso ela

A) foi escolhida a mais vistosa entre os pássaros.

B) foi tomar banho e alisar suas penas.

C) recebeu ajuda de seus amigos para se arrumar.

D) tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida.

 

QUESTÃO 04 D4

Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.

 

No ensino, como em outras coisas, a liberdade deve ser questão de grau. Há liberdades que não podem ser toleradas. Uma vez conheci uma senhora que afirmava não se dever proibir coisa alguma a uma criança, pois deve desenvolver sua natureza de dentro para fora. “E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?”, indaguei. Lamento dizer que a resposta foi puro vitupério*.

No entanto, toda criança abandonada a si mesma, mais cedo ou mais tarde engolirá alfinetes, tomará venenos, cairá de uma janela alta ou de outra forma chegará ao mau fim. Um pouquinho mais velhos, os meninos, podendo, não se lavam, comem demais, fumam até enjoar, apanham resfriado por molhar os pés, e assim por diante além do fato de se divertirem importunando anciãos, que nem sempre possuem a capacidade de resposta de Eliseu**.  Quem advoga a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. Deve existir um elemento de disciplina e autoridade: a questão é até que ponto, e como deve ser exercido.

* vitupério: palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta.

**Eliseu é um profeta bíblico, discípulo de Elias. Um dia, um grupo de rapazes zombou dele. O profeta amaldiçoou-os em nome do Senhor. Imediatamente, saíram da floresta dois ursos, que despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes (II Reis. 2. 23-25). No texto, ao falar de anciãos que não possuem capacidade de resposta de Eliseu, o autor quer dizer que há anciãos que não podem se defender das zombarias de crianças.

FONTE: RUSSEL, Bertrand. Ensaios céticos. In: SAVIOL I, F. Platão; FIORIN, José L uiz. Para entender o texto. leiturae redação. São Paulo: Ática, 2007. p. 90. (fragmento)

 

De acordo com o texto, o autor

A) acredita que todo tipo de liberdade deve ser tolerado. apoia B) a ideia que não se deve proibir nada a uma criança. defende C) que a criança é capaz de se educar sozinha.

D) discorda do excesso de liberdade na educação das crianças

 

QUESTÃO 05 D3

No trecho “... as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.” (ℓ.11-12), a expressão em destaque tem o sentido de

A) agir com inteligência.                B) demonstrar impaciência.

C) fazer o que tiver vontade.           D) Ter ações planejadas

 

QUESTÃO 06 D17

Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.                  Eu te amo, bicho

    Qual é o melhor amigo do homem? Apesar de o ditado popular ter consagrado o cachorro como dono desse título, esse é o tipo de questão que depende da preferência de cada um. Mas, quando falamos do nosso amigo mais antigo, não cabe discussão: o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão. Ou, para ser mais preciso, um ancestral comum dos lobos e cachorros atuais. A relação começou na pré-história, há cerca de 30 mil anos, em diferentes partes do mundo — como China, Europa e América do Norte. Era uma troca: os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção. Com o tempo, o vínculo se aprofundou e se estendeu às várias outras espécies de animais de estimação.

Hoje, no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos. De cada 100 famílias, 62 abrigam algum animalzinho, enquanto 36 têm crianças, segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2013. E essa relação traz uma série de benefícios para o corpo e a mente: “O convívio com animais produz um efeito antiestresse, fortalece o sistema imunológico e aumenta as chances de sobrevida para quem tem problemas cardíacos. Além disso, eleva as possibilidades de interação social”, explica a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Carine Redígolo, estudiosa do comportamento animal.

A ligação entre os humanos e os bichos é tão poderosa que chega a interferir nos nossos hormônios. Pesquisadores da Universidade de Azabu, no Japão, descobriram que basta uma simples troca de olhares entre o cão e o dono para aumentar o nível da ocitocina – a substância que ajuda a formar os laços entre mães e filhos.

Se você gosta de animais, conhece na prática essas descobertas da ciência. Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais variadas formas.Disponível em: https://www.acessaber.com.br/atividades/interpretação-. Acessoem 26 março 2018

 

No trecho “...há cerca de 30 mil anos, em diferentes partes do mundo como China, Europa e América do Norte.” (ℓ. 5-6), o uso do travessão introduz uma

                    A) citação.    B) comparação.   C) exemplificação.   D) oposição

 

QUESTÃO 07 D9

A informação principal desse texto está contida no trecho:

A) “... o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão.” (ℓ. 3-4).

B) “... os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção.” (ℓ. 6-7).

C) “... o vínculo se aprofundou e se estendeu às várias outras espécies de animais...” (ℓ. 7-8). “... D) essa relação traz uma série de benefícios para o corpo e a mente.” (ℓ. 11).

 

 

 

Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.

 

 

 

 

 

 

5

Pássaro contra a vidraça

 

Engraçado, de repente eu comecei a ver a tia Zilah com outros olhos. Ela não era só do bem, a tia viúva e sozinha que tinha ficado cuidando de mim. Ela era legal, uma super- mais-velha!

Nossa, eu deixei ela quase louca! Em vez dos coroas, foi ela quem me contou toda a sua viagem pela Europa... Eu fazia uma ideia tão errada, diferente: ela contando, ficou tudo tão legal, um barato mesmo. Só pra dar uma ideia, fiquei vidrado no museu de cera da Madame Tussaud, que era uma francesa que viveu na época da Revolução. Ela aprendeu a fazer imagens de cera, e se inspirava em personagens célebres que eram levados para a guilhotina em praça pública.

Depois ela mudou para a Inglaterra, e ficou famosa por lá. E hoje existe em Londres um

museu de cera com o seu nome, que tem imagens de personagens famosos do mundo inteiro em tamanho natural.

Foi tão gozado quando a tia Zilah também contou que, quando ela ia saindo do museu, perguntou pra uma mulher fardada onde era a saída. E todo mundo caiu na gargalhada, porque tinha perguntado pra uma figura de cera que era sensacional de tão perfeita, parecia mesmo uma policial.

 

10

 

                                                 Fonte: NICOLELIS, Laporta. Pássaro contra a vidraça. São Paulo: Moderna, 1992.

QUESTÃO 08 D14

O trecho abaixo que expressa uma opinião do autor é:

A) “… a tia viúva e sozinha que tinha ficado cuidando de mim.” (ℓ. 2). “Ela B) era legal, uma super-mais-velha!” (ℓ. 2-3).

C) “Depois ela mudou para a Inglaterra, e ficou famosa por lá.” (ℓ. 10).

D) “... que tem imagens de personagens famosos do mundo inteiro...” (ℓ. 11-12).

 

QUESTÃO 09 D2

No trecho “... que eram levados para a guilhotina em praça pública.” (ℓ. 8-9), a palavra em destaque refere-se a

A) guilhotina.   B) imagens de cera.   C) personagens célebres.   D) praça pública.

 

QUESTÃO 10 D20

Leia os textos abaixo para responder às questões a seguir.

 

O que esses dois textos têm em comum?

A) Apoiam a criação de mais prisões.                 B) Incentivam o combate às drogas.

C) Possuem ideias semelhantes.                         D) Tratam do mesmo tema.

 

QUESTÃO 11 D21

Em relação ao tema abordado nesses textos, pode-se dizer que as ideias apresentadas são

                         A) complementares. B) contrárias. C) idênticas. D) similares.

 

QUESTÃO 12 D6

Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.

às compras e salve o mundo

 

Finalmente, um discurso sustentável vem absolver nosso pecado favorito: o consumismo. Entenda aqui como é possível se esbaldar nas lojas sem poluir o ambiente. A resposta está na árvore ao seu lado.

Sabine Righetti e Karin Hueck

Não ande de carro, não coma carne, não produza lixo, não gaste água e nem ouse ter filhos. Poucas coisas são tão negativas (e chatas) quanto o discurso ecológico radical, que prega que devemos fazer de tudo para causar o menor estrago possível ao ambiente. Não é à toa que muitos não aguentam mais ouvir falar no assunto. Mas, finalmente uma nova proposta percebeu que fazer “menos mal” ao planeta ainda não é o suficiente – é preciso não causar mal algum. (Afinal, gastar menos água ainda é gastar água.) E o melhor: esse novo discurso alivia a consciência dos ecopecadores.

Com ele poderemos – não, melhor, precisaremos – fazer compras à vontade, porque assim estaremos também salvando o planeta. Já que empresas sempre vão procurar o lucro e as pessoas sempre vão querer o novo iPod ou a TV de led, o jeito é fazer isso combinar com sustentabilidade. E como isso seria possível? Imitando a natureza e reciclando os produtos eternamente. Parece difícil, mas já está acontecendo e vai exigir uma mudança de hábito comparável à Revolução Industrial, envolvendo empresas, cidades, casas e pessoas. […]

 

Qual o assunto principal desse texto?

A) A consequência do consumismo no meio ambiente.      B) A relação entre consumismo e sustentabilidade.

C) A proposta do discurso ecológico radical.                     D) O lucro obtido pelas empresas sustentáveis.

 

QUESTÃO 13 D1

De acordo com o texto, o discurso ecológico radical diz que devemos fazer de tudo para

A) aumentar o nível de consumo na sociedade.               

B) causar o menor estrago possível ao ambiente.

C) estimular o consumismo sem necessidade de reciclar.

D) reciclar produtos eletrônicos, como o iPod e TV de led.

 

QUESTÃO 14 D7

Leia o texto abaixo.

Horóscopo – o canal certo

Data estelar: Marte ingressa no signo de Touro; Lua é quarto crescente no signo de Virgem.

 

Enquanto isso, aqui na Terra a grande confusão de nossos dias não se resolve com dinheiro, mas pelo estabelecimento de bons relacionamentos, privilegiando a cooperação mútua e colaboração. Há mais vida à disposição, vida mais abundante, mas acontece que esta só se manifesta de forma harmoniosa circulando através de grupos de pessoas e não individualmente. Quanto mais as pessoas se isolam e tentam distinguir-se umas das outras, separando-se e distanciando-se, mais destrutiva seria para elas essa vida mais abundante, mais confusas se tornam suas experiências também. O estabelecimento de laços de cooperação fornece o canal adequado para essa vida mais abundante, expressando-se como bem-estar, felicidade e prosperidade.

Correio Braziliense, 31/maio/2009

 

A ideia defendida nesse texto é que

A) a felicidade e a prosperidade são consequências.

B) as pessoas não devem isolar-se.

C) o dinheiro não resolve todos os problemas.

D) o isolamento torna as experiências confusas.

E) os laços de cooperação dão mais harmonia à vida.

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