ATIVIDADE COMPLEMENTAR MAIO – N° 01 - 8° e 9° ano
QUESTÃO 01 – D10
Leia o texto abaixo para responder
às questões a seguir.
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A gralha vaidosa Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um
rei para os pássaros e marcou uma
data para que todos eles
comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar
banho e alisar
as penas às margens
de um arroio. A gralha também estava
lá no meio
dos outros, só que tinha
certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias. "Vamos ter que
dar um jeito", pensou ela. Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram caídas pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e
prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando
o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono
de Júpiter; Júpiter examinou todo mundo
e escolheu a gralha para
rei. Já ia fazer
a declaração oficial
quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e
arrancaram suas penas falsas uma a
uma, mostrando a gralha exatamente como ela
era. Moral: Belas penas não fazem belos
pássaros. |
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Disponível em: http://devittefontes.blogspot.com.br/ Acesso em: 26 março 2018
No desfecho dessa
história, a gralha
A) conseguiu manter o
disfarce e continuou enganando a todos.
B) foi declarada oficialmente o rei dos pássaros.
C) teve suas falsas penas arrancadas pelos outros pássaros.
D) usou as penas dos outros
pássaros para fingir que eram suas.
QUESTÃO
02 – D15
No trecho “...só que tinha
certeza de que nunca ia ser a
escolhida...” (ℓ. 4-5), o termo destacado estabelece uma relação de
A) adição. B) adversidade. C) causa. D) condição.
QUESTÃO 03 – D1
De acordo com o texto, as penas da
gralha eram muito feias, por isso ela
A) foi escolhida a mais vistosa
entre os pássaros.
B) foi tomar banho e alisar suas
penas.
C) recebeu ajuda de seus amigos
para se arrumar.
D) tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida.
QUESTÃO 04 – D4
Leia o texto abaixo para responder às
questões a seguir.
No ensino, como em outras coisas, a liberdade deve ser
questão de grau. Há liberdades que não podem ser toleradas. Uma vez conheci uma
senhora que afirmava não se dever proibir coisa alguma a uma criança, pois deve
desenvolver sua natureza de dentro para fora. “E se a sua natureza a levar a
engolir alfinetes?”, indaguei. Lamento dizer que a resposta foi puro vitupério*.
No entanto, toda criança abandonada a si mesma, mais cedo
ou mais tarde engolirá alfinetes, tomará venenos, cairá de uma janela alta ou
de outra forma chegará ao mau fim. Um pouquinho mais velhos, os meninos,
podendo, não se lavam, comem demais, fumam até enjoar, apanham resfriado por
molhar os pés, e assim por diante além do fato de se divertirem importunando
anciãos, que nem sempre possuem a capacidade de resposta de Eliseu**. Quem advoga a liberdade da educação não quer
dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. Deve
existir um elemento de disciplina e autoridade: a questão é até que ponto, e
como deve ser exercido.
* vitupério:
palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém;
afronta.
**Eliseu é um
profeta bíblico, discípulo de Elias. Um dia, um grupo de rapazes zombou dele. O
profeta amaldiçoou-os em nome do Senhor. Imediatamente, saíram da floresta dois
ursos, que despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes (II Reis. 2. 23-25).
No texto, ao falar de anciãos que não possuem capacidade de resposta de Eliseu,
o autor quer dizer que há anciãos que não podem se defender das zombarias de
crianças.
FONTE: RUSSEL,
Bertrand. Ensaios céticos. In: SAVIOL I, F. Platão; FIORIN,
José L uiz. Para entender
o texto. leiturae
redação. São Paulo: Ática, 2007.
p. 90. (fragmento)
De acordo com o texto,
o autor
A) acredita que
todo tipo de liberdade deve ser tolerado. apoia B) a ideia que não se deve proibir nada a uma criança. defende
C) que a criança é capaz de se
educar sozinha.
D) discorda do excesso de liberdade na educação das crianças
QUESTÃO 05 – D3
No trecho
“... as crianças
devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.” (ℓ.11-12), a expressão em destaque
tem o sentido de
A) agir com inteligência. B) demonstrar impaciência.
C) fazer
o que tiver vontade. D) Ter ações planejadas
QUESTÃO
06 – D17
Leia o texto abaixo
para responder às questões a seguir. Eu te amo, bicho
Qual é o melhor amigo do homem?
Apesar de o ditado popular ter consagrado o cachorro como dono desse
título, esse é o tipo de questão que
depende da preferência de cada
um. Mas, quando falamos do nosso
amigo mais antigo, não cabe discussão:
o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão. Ou, para ser mais preciso, um ancestral comum dos lobos
e cachorros atuais. A relação começou na pré-história, há cerca de 30 mil anos,
em diferentes partes do mundo — como China,
Europa e América do Norte. Era uma troca:
os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção. Com o tempo, o
vínculo se aprofundou e se estendeu às várias
outras espécies de animais de
estimação.
Hoje,
no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos.
De cada 100 famílias, 62 abrigam
algum animalzinho, enquanto
só 36 têm crianças, segundo
os dados mais recentes
do IBGE, de 2013. E essa relação traz uma série de benefícios para o corpo e a mente: “O convívio com animais produz um efeito antiestresse, fortalece o sistema imunológico e aumenta
as chances de sobrevida para quem tem problemas cardíacos. Além disso, eleva as
possibilidades de interação social”,
explica a pesquisadora da
Universidade de São Paulo (USP), Carine
Redígolo, estudiosa do comportamento animal.
A ligação
entre os humanos e os bichos é tão poderosa que chega a interferir nos nossos hormônios. Pesquisadores da Universidade de Azabu, no
Japão, descobriram que basta uma simples
troca de olhares entre o cão e o dono
para aumentar o nível da ocitocina – a substância que ajuda a formar os laços entre mães e filhos.
Se você
gosta de animais, conhece na prática essas descobertas da ciência.
Interagir com essas criaturas
amorosas enche nossa rotina de
alegria, das mais variadas formas.Disponível em: https://www.acessaber.com.br/atividades/interpretação-. Acessoem 26 março 2018
No trecho “...há cerca de 30
mil anos, em diferentes partes do mundo — como China, Europa e América do Norte.”
(ℓ. 5-6), o uso do travessão introduz uma
A) citação. B) comparação. C) exemplificação. D) oposição
QUESTÃO 07 – D9
A informação principal
desse texto está contida no trecho:
A) “... o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão.” (ℓ. 3-4).
B) “... os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção.” (ℓ. 6-7).
C) “... o vínculo se aprofundou e se estendeu
às várias outras
espécies de animais...” (ℓ. 7-8). “... D) essa relação
traz uma série de benefícios para o corpo e a mente.”
(ℓ. 11).
Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.
5 |
Pássaro contra a vidraça Engraçado, de repente eu comecei a ver a tia Zilah
com outros olhos. Ela não era só
do bem, a tia viúva e sozinha que
tinha ficado cuidando de mim. Ela era legal, uma super- mais-velha! Nossa, eu deixei ela quase louca! Em vez dos
coroas, foi ela quem me contou
toda a sua viagem pela
Europa... Eu fazia
uma ideia tão errada, diferente: ela contando, ficou
tudo tão legal, um barato mesmo. Só
pra dar uma ideia, fiquei vidrado no museu de cera da Madame Tussaud, que era uma francesa que viveu na época da Revolução.
Ela aprendeu a fazer imagens de cera, e se inspirava em
personagens célebres que eram
levados para a guilhotina em praça pública. Depois ela mudou
para a Inglaterra, e ficou
famosa por lá. E hoje
existe em Londres um museu de cera com o seu nome, que tem imagens de personagens famosos
do mundo inteiro em tamanho natural. Foi tão
gozado quando a tia Zilah também contou
que, quando ela ia saindo do
museu, perguntou pra uma mulher fardada onde era a saída. E todo mundo caiu na gargalhada, porque
tinha perguntado pra uma figura de cera que era sensacional de tão perfeita,
parecia mesmo uma policial. |
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Fonte: NICOLELIS, Laporta. Pássaro contra
a vidraça. São Paulo: Moderna,
1992.
QUESTÃO 08 – D14
O trecho abaixo que expressa
uma opinião do autor é:
A) “… a tia viúva
e sozinha que tinha ficado cuidando de mim.” (ℓ. 2).
“Ela B) era
legal, uma super-mais-velha!” (ℓ. 2-3).
C) “Depois ela mudou
para a Inglaterra, e ficou famosa por lá.” (ℓ. 10).
D) “... que tem imagens de personagens famosos do mundo inteiro...” (ℓ. 11-12).
QUESTÃO 09 – D2
No trecho
“... que eram levados para a guilhotina em praça pública.” (ℓ.
8-9), a palavra em destaque refere-se a
A) guilhotina.
B) imagens de cera. C) personagens
célebres. D) praça pública.
QUESTÃO 10 – D20
Leia os
textos abaixo para responder às questões a seguir.
O que esses dois textos têm em comum?
A) Apoiam a criação
de mais prisões.
B) Incentivam o combate às drogas.
C) Possuem ideias semelhantes. D) Tratam do mesmo tema.
QUESTÃO 11 – D21
Em relação ao
tema abordado nesses textos, pode-se dizer que as ideias apresentadas são
A) complementares. B) contrárias. C) idênticas. D) similares.
QUESTÃO 12 – D6
Leia o texto
abaixo para responder às questões a seguir.
Vá às compras
e salve o mundo
Finalmente, um discurso sustentável vem absolver nosso pecado favorito:
o consumismo. Entenda aqui como é possível se esbaldar nas lojas
sem poluir o ambiente. A resposta está na árvore ao seu lado.
Sabine Righetti e Karin Hueck
Não ande de carro, não coma carne, não produza lixo, não gaste água e
nem ouse ter filhos. Poucas coisas são tão negativas (e chatas) quanto o
discurso ecológico radical, que prega que devemos fazer de tudo para
causar o menor estrago possível ao
ambiente. Não é à toa que muitos não aguentam mais ouvir falar no assunto. Mas,
finalmente uma nova proposta percebeu que
fazer “menos mal” ao planeta ainda não é o suficiente – é preciso não causar mal algum. (Afinal, gastar
menos água ainda é gastar água.) E o
melhor: esse novo discurso alivia a consciência dos ecopecadores.
Com ele poderemos – não, melhor, precisaremos
– fazer compras à vontade, porque assim estaremos também salvando o planeta. Já
que empresas sempre vão procurar o lucro e as pessoas sempre vão querer o novo iPod ou a TV de led, o jeito é fazer
isso combinar com sustentabilidade. E
como isso seria possível? Imitando a natureza
e reciclando os produtos
eternamente. Parece difícil,
mas já está acontecendo – e vai exigir uma mudança de hábito comparável
à Revolução Industrial, envolvendo empresas, cidades,
casas e pessoas. […]
Qual o assunto
principal desse texto?
A) A consequência do consumismo no meio ambiente. B) A relação entre
consumismo e sustentabilidade.
C) A proposta do discurso ecológico radical. D) O lucro obtido pelas empresas
sustentáveis.
QUESTÃO 13– D1
De acordo com o texto,
o discurso ecológico radical diz que
devemos fazer de tudo para
A) aumentar o nível de consumo na sociedade.
B) causar o menor estrago possível ao ambiente.
C) estimular o
consumismo sem necessidade de
reciclar.
D) reciclar produtos
eletrônicos, como o iPod
e TV
de led.
QUESTÃO 14– D7
Leia
o texto abaixo.
Horóscopo – o canal
certo
Data estelar: Marte
ingressa no signo de Touro; Lua é quarto crescente no signo de Virgem.
Enquanto isso, aqui na
Terra a grande confusão de nossos dias não se resolve com dinheiro, mas pelo
estabelecimento de bons relacionamentos, privilegiando a cooperação mútua e
colaboração. Há mais vida à disposição, vida mais abundante, mas acontece que esta
só se manifesta de forma harmoniosa circulando através de grupos de pessoas e
não individualmente. Quanto mais as pessoas se isolam e tentam distinguir-se
umas das outras, separando-se e distanciando-se, mais destrutiva seria para
elas essa vida mais abundante, mais confusas se tornam suas experiências
também. O estabelecimento de laços de cooperação fornece o canal adequado para
essa vida mais abundante, expressando-se como bem-estar, felicidade e
prosperidade.
Correio Braziliense,
31/maio/2009
A ideia defendida nesse
texto é que
A) a felicidade e a prosperidade são consequências.
B) as pessoas não devem isolar-se.
C) o dinheiro não resolve todos os problemas.
D) o isolamento torna as experiências confusas.
E) os laços de cooperação dão mais harmonia à vida.
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