SIMULADO
Leia o texto abaixo e responda as questões 01 e 02.
Eu
Sou Eu
Gosto de
observar as pessoas e tirar conclusões. Não são achados sábios, mas me contento
em pensar que descobri alguma coisa sobre os modos de reagir do ser humano.
[...]
Foi assim
que, ao voltar de uma viagem à Espanha, olhei com atenção o neto de três anos
que veio com os pais à minha casa para ver-me. [...]
O rapazinho
de três anos, em seu silêncio obstinado, observava tudo e vigiava a sacola
grande. Os filhos, os tios, os parentes conversavam, perguntavam como tinha
sido o voo, a viagem etc. E ele se mantinha sentado, quieto, bem-comportado e
na expectativa de que a sacola fosse aberta. [...]
Eu observava
seu olhar insistente [...]. Chamei-o para perto de mim. Caminhou sem tirar os
olhos da tal bolsa grande. Imaginei o que ele imaginava. Finalmente, apontei
para a sacola e disse:
– Vou começar
a distribuir umas pequenas lembranças que eu trouxe. Naquele dia, pela primeira vez ouvi sua voz.
Ele perguntou, olhando-me no fundo dos olhos:
– Pequenas? –
Nem todas. – disse eu. – Alguma são grandes. Ele olhou-me e concordou.
Peguei um
pacote e nomeei a pessoa a quem o presente seria entregue. [...] Então, tirei um embrulho e disse o nome dele.
Ele levantou-se sob o aplauso dos pais e dos tios e veio buscar o que lhe
pertencia. Disse, vitorioso:
– É grande.
Rasgou o papel para ver o que era. Ficou feliz. Era o leão que havia pedido.
Entreguei-lhe
um pacote menor, embalado com capricho. A mãe ajudou-o a abrir para não rasgar
o papel tão bonito. Dentro estava um estojo com um par de óculos escuros, para
ele levar à praia, no verão. Ele colocou-o imediatamente e olhou para a
assembleia reunida [...]. Foi um falatório de frases elogiosas:
– Você está
lindo!
– Que charme!
Eu quis enfatizar os elogios e disse o que achei que ele gostaria de ouvir:
– Você está parecendo um desses modelos de
revista ou de propaganda na TV.
Ele olhou-me
sério e disse, com a honestidade que as crianças conhecem:
– Não me pareço com ninguém. Eu sou eu!
[...]
Bastava-lhe ser o que era.
jan.
2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
D12 Questão 01 –––––––––––––––––––––––––––◊
O objetivo desse texto é
A) ensinar
uma tarefa. B) fazer um convite.
C)
narrar uma história. D) vender um
produto.
D13 Questão 02 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, o trecho “Ele colocou-o imediatamente e olhou para a
assembleia reunida” (12º parágrafo) é um exemplo de linguagem
A) coloquial.
B) digital. C) formal. D) regional.
Leia
o texto abaixo e responda as questões 03 e 04.
Madame Teia
A estreia de Dakota Johnson no universo de
personagens da Marvel [...] foi tão confortável de assistir que é quase
possível fugir do fantasma da “fadiga de super-heróis”. O referido cansaço ao
gênero também parece beneficiar Madame Teia, uma vez que o espectador pode
sentar na poltrona com expectativas nulas ou negativas e sair da sessão com
algum nível de satisfação nessa experiência. Quando pouco se espera, o que vem
é lucro.
Para os que caíram de paraquedas em mais uma história
derivada dos quadrinhos da Marvel, Madame Teia nos apresenta a Cassandra Webb
(Dakota Johnson), uma paramédica de Manhattan cuja vida normalíssima é afetada
após sofrer uma experiência de quase-morte e descobrir que se tornou
clarividente. Com o poder, vem grandes responsabilidades: ela se vê envolvida
com três adolescentes ameaçadas pelo genioso Ezekiel Sims (Tahar Rahim).
As meninas em questão são Anya, Julia e Mattie,
vividas por Isabela Merced, Sydney Sweeney e Celeste O’Connor, trio que também
representa novos rostos neste universo, cuja humanidade é tão cativante que,
unindo-se a uma heroína [...], traz um delicioso ar de normalidade à trama – e,
com isso, demoramos a lembrar que é um filme de super-heróis.
JESUS, Nathalia. Madame Teia.
Adorocinema, 2024. Disponível em: https://acesse.dev/BZxY1. Acesso em: 19 fev.
2024. Fragmento.
D14 Questão 03 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, o trecho que apresenta um
fato é:
A) “A estreia de Dakota Johnson no
universo de personagens da Marvel [...] foi tão confortável de assistir que é
quase possível fugir do fantasma da ‘fadiga de super-heróis’.”. (1º parágrafo)
B) “... o espectador pode sentar na
poltrona com expectativas nulas ou negativas e sair da sessão com algum nível
de satisfação nessa experiência.”. (1º parágrafo)
C) “Para os que caíram de paraquedas em mais uma história derivada
dos quadrinhos da Marvel, Madame Teia nos apresenta a Cassandra Webb...”. (2º
parágrafo)
D) “... trio que também representa novos
rostos neste universo, cuja humanidade é tão cativante que, unindo-se a uma
heroína [...], traz um delicioso ar de normalidade à trama...”. (3º parágrafo)
D2 Questão 04 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no trecho “... ela se vê envolvida...” (2º parágrafo), o termo destacado
substitui
A) Anya. B) Cassandra Webb.
C) Julia. D) Sydney Sweeney
Leia o texto abaixo e responda as questões 05, 06 e 07.
Texto
1
Disponível
em: https://meulink.fit/TImUKyQjBXIFDhL. Acesso em: 22 jan. 2024.
Texto
2
Alimentos
ricos em vitamina C: como suprir as necessidades diárias?
Cuidar da
saúde é fundamental, e determinadas ações em nosso dia a dia fazem toda a
diferença para nosso bem-estar. É necessário, por exemplo, consumir alimentos
ricos em vitamina C para suprir as necessidades básicas do corpo. [...]
A vitamina C,
também chamada de ácido ascórbico, é um nutriente essencial para os humanos.
Ela contribui para a defesa imunológica do nosso organismo e ajuda nas funções
regulatórias do corpo, como absorção de ferro, produção de colágeno, ação
antioxidante e regeneração das células.
E não para
por aí: por atuar na produção de colágeno, proteína responsável pela estrutura
e elasticidade da pele, ela também é bastante utilizada pela indústria
cosmética. [...]
A fruta com
maior concentração de vitamina C é a acerola, com cerca de 1600 mg do elemento
em 100 g da fruta. [...]
ALIMENTOS
ricos em vitamina C: como suprir as necessidades diárias? 2021.Disponível em:
https://meulink.fit/QEvkzSVvIEZjBDT. Acesso em: 22 jan. 2024. Fragmento.
D21 Questão 05 –––––––––––––––––––––––––––◊
A informação comum a esses dois textos é
A)
a data em que se comemora o dia mundial da vitamina C.
B) a grande quantidade de vitamina C presente na acerola.
C)
a quantidade ideal de vitamina C a ser ingerida.
D)
a utilização da vitamina C na indústria cosmética.
D17 Questão 06 –––––––––––––––––––––––––––◊
No terceiro parágrafo do Texto 2, os dois-pontos foram utilizados
para
A) apresentar
uma fala.
B) citar uma obra.
C)
destacar uma informação.
D) revelar
uma enumeração.
D15 Questão 07 –––––––––––––––––––––––––––◊
No Texto 2, no trecho “... consumir alimentos ricos em vitamina C para suprir as necessidades
básicas do corpo.” (1º parágrafo), o termo destacado foi usado para indicar
A)
explicação. B) finalidade.
C) oposição. D) tempo.
D12 Questão 08 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto
abaixo. O rei dos animais
Saiu o Leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se
ainda era o Rei das Selvas. [...] Assim, o Leão encontrou o Macaco e perguntou:
“Hei, você aí, Macaco – quem é o rei dos animais?”. O Macaco, surpreendido pelo
rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais
alto galho da mais alta árvore da floresta: “Claro que é você, Leão, claro que
é você!”. *
Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao
Papagaio: “Currupaco, Papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da
Floresta, não é o Leão?”. E como aos Papagaios não é dado o dom de improvisar,
mas apenas o de repetir, lá repetiu o Papagaio: “Currupaco... não é o Leão? Não
é o Leão? Currupaco, não é o Leão?”.
Cheio de si, o Leão prosseguiu em busca de novas afirmações de sua
personalidade. Encontrou a Coruja e perguntou: “Coruja, não sou eu o maioral da
mata?”. “Sim, és tu”, disse a Coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá
se foi o Leão, mais firme no passo, mais lato de cabeça. Encontrou o Tigre.
“Tigre – disse em voz de estentor –, eu sou o rei da floresta. Certo?”. O Tigre
rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão
fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: “Sim”. E rugiu ainda mais
mal-humorado e já arrependido, quando o Leão se afastou.
Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o
Elefante. Perguntou: “Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador,
Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?”.
O Elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o
contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no
chão, tonto e ensanguentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou:
“Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado”.
MORAL: Cada um
tira dos acontecimentos a conclusão que bem entende.
* só depois pensaria: “Cada macaco no seu galho”.
FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro:
Nórdica, 1991.
Esse texto tem por finalidade
A) dar um ensinamento. B)
divertir os leitores.
C) explicar uma situação. D)
fazer uma advertência.
D19 Questão 09 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. Bolo de fubá super fofo
Gente, esse bolo de fubá é di-vi-no, sem exageros.
Ele é um dos bolos de fubá mais fofinhos que faço, super fofo mesmo.
Esse é aquele bolo de fubá clássico da vovó, aquela
receita bem antiga que vai erva-doce e fica aquele cheirinho na casa quando
está fazendo. Aqui em casa, as crianças não gostam dele com erva-doce, mas eu
gosto muitooo, por isso dessa vez usei erva-doce, mas é opcional e você não
precisa colocar.
Uma dica é substituir a erva-doce por uma colher (de
sopa) de queijo parmesão ralado, dá uma diferença bem bacana. Mas você pode
fazer só com fubá mesmo, purinho, que é uma delícia para comer com café ou com
um chá. [...]
Ingredientes
· 4 ovos 1
· xícara (de chá) de leite
· 1 xícara (de chá) de óleo (menos 1 dedo)
· 1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar
· 1 xícara (de chá) de fubá (o mimoso, aquele fino)
· 1 xícara (de chá) de farinha de trigo
· 1 colher (de chá) de erva-doce (opcional)
· 1 colher (de sopa) de fermento de bolo [...]
MARTINS, Patty. Disponível em:
https://l1nq.com/ZS9n1. Acesso em: 15 mar. 2016. Fragmento.
Nesse texto, a palavra “di-vi-no” foi escrita de maneira diferente para
A) demonstrar surpresa. B) marcar ansiedade.
C) reforçar satisfação. D) sugerir deboche.
Leia
o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.
O que significa o nome da sua
rua? Site mostra origem dos logradouros de São Paulo
“Augusta” não foi uma pessoa,
e a Avenida Paulista já se chamou “Rua da Real Grandeza”. Pesquise e conheça a
história das ruas da capital paulista.
Quem foi Oscar Freire e José Paulino? E o que
aconteceu nos dias 25 de março e 9 de julho? O Dicionário de Ruas de São Paulo
responde essas e quaisquer perguntas sobre os logradouros da capital paulista.
[...]
O site possui uma ferramenta de buscas para facilitar
a navegação: basta digitar o nome da sua rua e descobrir qual a história por
trás dela. Oscar Freire, por exemplo, foi um médico legista, enquanto José
Paulino foi um coronel agricultor. O dicionário fornece uma pequena biografia
das pessoas homenageadas nas ruas.
Mas se você consultar a Rua Augusta, por exemplo, não
vai encontrar uma biografia – porque Augusta não foi uma pessoa. A palavra vem
do latim, e significa “magnífica” ou “majestosa”. A ideia era atribuir uma
imagem de grandeza ao local.
Os verbetes ainda mostram onde fica o logradouro,
quando ele ganhou o nome atual e se houve um nome anterior. É o caso da Avenida
Paulista, que se chamava Rua da Real Grandeza até 1891. A avenida mais famosa
da cidade quase recebeu o nome “Av. Joaquim Eugênio de Lima”, em homenagem a um
empresário da época. Mas o próprio Joaquim recusou a honraria, e sugeriu
chamá-la “Av. Paulista”, para homenagear todos os paulistas.
[...] Nem todas as ruas têm descrições extensas, é
claro: em alguns casos, principalmente em ruas menores, as informações são
escassas ou podem ter se perdido com o tempo.
Antes do site, as informações dos logradouros eram
datilografadas em fichas e guardadas no Arquivo Histórico. Hoje essas fichinhas
continuam no arquivo, localizado no Edifício Ramos de Azevedo, no bairro Bom
Retiro. Qualquer pessoa pode visitar o local e consultá-las pessoalmente. [...]
ROSSINI, Maria Clara. O que significa o
nome da sua rua? Site mostra origem dos logradouros de São Paulo.
Superinteressante. 15 fev. 2024. Disponível em:
https://meulink.fit/DwnEknapeuKsADD. Acesso em: 19 fev. 2024. Fragmento.
D1 Questão 10 –––––––––––––––––––––––––◊
De acordo com esse texto, qual rua de São Paulo teve
seu nome modificado para Avenida Paulista?
A) A Rua Augusta.
B) A Rua da Real Grandeza.
C) A Rua José Paulino.
D) A Rua Oscar Freire.
D6 Questão 11 –––––––––––––––––––––––––◊
Qual é o assunto desse texto?
A) A avenida que homenageia todos os paulistas.
B) A escassez de informação sobre pequenas ruas.
C)
O dicionário que expõe a história das ruas de São Paulo.
D) O verbete que revela a origem do nome da Rua
Augusta.
D14 Questão 12 –––––––––––––––––––––––––◊
Leia e responda.
CRIANÇAS SÃO ACHADAS VIVAS NA SELVA 40 DIAS APÓS QUEDA DE AVIÃO NA
COLÔMBIA
Irmãos sobreviveram na Amazônia e
foram resgatados por militares. A mãe delas e mais dois adultos morreram no
acidente, em 1º de maio.
As quatro crianças que
estavam desaparecidas após a queda de um avião na Colômbia há 40 dias foram
encontradas com vida nesta sexta-feira (9). A informação foi confirmada pelas
Forças Armadas da Colômbia e pelo presidente Gustavo Petro. “É um grande
presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela
selva”, disse Petro em uma entrevista momentos após anunciar o resgate em um
post numa rede social.
As autoridades não deram
detalhes sobre o estado de saúde dos quatro irmãos resgatados, que estão sob
cuidados médicos. Segundo a imprensa colombiana, as crianças estão
desidratadas, com picadas de insetos e levemente feridas, especialmente nos
pés, porque percorreram longas distâncias descalças. […]
O presidente colombiano
disse que o “aprendizado” de viver na selva ajudou as crianças indígenas. “Eles
se defenderam sozinhos, foi o aprendizado de viver na selva que as salvou”,
afirmou. “São exemplos de sobrevivência total que ficará para a história. Essas
crianças são hoje os filhos da paz”.
O ministro da Defesa,
Iván Velázquez, disse que os irmãos podem ser levados a um hospital militar em
Bogotá caso os médicos permitam. No dia 17 de maio, Gustavo Petro chegou a
anunciar o resgate das quatro crianças, mas depois negou e se retratou. As
Forças Armadas seguiam com as buscas em mata fechada. Fonte: https://g1.globo.com/
1. Há uma opinião em:
a) “… Gustavo Petro chegou a anunciar o resgate…”
b) “os irmãos podem ser levados a um hospital…”
c) “É um grande presente para a Colômbia…”
d) “… foram encontradas com vida nesta sexta…
D12 Questão 13 –––––––––––––––––––––––––◊
Fruto
do ouro
Foi
Quetzalcoat, a serpente com penas, senhora da Lua e dos ventos, deusa da
sabedoria, quem presenteou os toltecas com a semente sagrada trazida do Reino
dos Filhos do Sol. A bebida amarga extraída dela, o xocolatl, proporcionaria ao
homem resistência à fadiga, saúde intestinal, poder e magia. Ganhou tanto
valor, que era reservada só aos reis, nobres, sacerdotes e guerreiros. Entre os
astecas, virou moeda. Um coelho valia, por exemplo, 3 sementes.
Brasil
Almanaque de Cultura Popular, ano 9, julho de 2007, nº 99.
Esse
texto foi escrito com a função de
A)
apresentar uma sinopse de livro.
B)
contar uma história sobre deuses.
C) dar uma informação mitológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário