SIMULADO 8°
e 9° ANO
Leia o texto abaixo.
O balanço
Todo
jardim tem um balanço, e toda criança gosta de voar como se tivesse asas de
passarinhos, é como se alcançasse as nuvens, ela voa além das flores e na sua
visão alcança lá do alto o mundo colorido daquele jardim cheio de aventuras. E,
quanto mais se balança, ela vai subindo como se o vento lhe empurrasse e ela se
encanta no meio de milhões de borboletas, encantada ela vê as águas do
riachinho que corre no meio da vegetação com tanta pressa para chegar a algum
lugar. Vê a rua do outro lado, outras crianças correndo no parque, gente
subindo e descendo nas ruas estreitas, e, quando passa um cãozinho correndo, se
encanta com tanta estripulia. E pensa
feliz:
—
Se as árvores fossem bem mais altas, eu poderia ver até o castelo das fadas lá
nas terras onde tudo é feito de magia.
RODRIGUES,
Irá. Disponível em: https://bit.ly/3xtDmap. Acesso em: 7 jun. 2022. Fragmento.
D15 Questão 01 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no trecho “— Se as árvores fossem bem mais
altas...” (3º parágrafo), o termo destacado foi usado para
A)
apontar finalidade. B) indicar
comparação.
C) marcar condição. D)
sugerir conformidade.
D3 Questão 02–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. Maneira de amar
O
jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava
manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um
gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem
bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.
Em
vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a
voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação
bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o
jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na
ocasião devida.
ANDRADE,
Carlos Drummond de. Maneira de amar. In: Histórias para o Rei. Rio de Janeiro:
Record, 1999, p. 52.
Nesse
texto, no trecho “... escutando o que lhe confiava um gerânio.”,
(1° parágrafo) o pronome destacado refere-se
A) ao jardineiro. B) à cravina.
C)
ao girassol. D) à natureza.
D16 Questão 03 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Disponível em: https://bityli.com/uYYPZ.
Acesso em: 29 jun. 2022.
O humor desse texto está
A)
na afirmação da criança sobre a saudade de comer pão de queijo e não da vovó.
B) na confusão das crianças falando ao mesmo tempo na
ligação com a vovó.
C) no fato de a avó não conseguir identificar as
crianças na tela.
D) no modo como a vovó segura o telefone celular.
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Resenha – Aventuras de Xisto
Como eu sempre digo, não há nada melhor
do que reler livros que líamos durante nossa infância. Aventuras de Xisto era
um dos livros que eu mais gostava quando criança [...].
Ao relê-lo, queria apenas refrescar a
memória, pois não lembrava quase nada sobre ele. Esperava uma boa leitura, mas
nada mais do que isso. Porém me deliciei e muito com as aventuras de Xisto, e
me senti como se o estivesse lendo pela primeira vez. Certas coisas que não
percebi quando criança fui perceber só agora. Xisto e seu amigo Banzo são uma
espécie de Dom Quixote e Sancho Pança. Mas Xisto não é tão [...] atrapalhado
quanto Dom Quixote. Ele é um garoto extremamente inteligente, que quer lutar
pelos mais fracos [...] e não mede esforços para ajudar alguém. Um herói assim
nenhuma criança irá encontrar igual.
Se por pertencer à coleção vaga-lume
alguns pensam que Aventuras de Xisto seja um livro infantil, essas pessoas
estão enganadas. O livro é uma mescla de fantasia, aventura e humor [...]. E o
que mais me encantou no livro de Xisto foi o fato de a autora ser brasileira,
pois nunca li um livro de aventura de cavalaria voltado para os jovens tão bom
assim. Com certeza Lúcia Machado de Almeida merecia um prêmio por sua narrativa
tão simples, singela e única.
Disponível em: https://bityli.com/trMna.
Acesso em: 20 jun. 2022. Fragmento.
D14 Questão 04 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, há uma opinião no trecho:
A) “Ao relê-lo, queria apenas refrescar a
memória, pois não lembrava quase nada sobre ele.”. (2º parágrafo)
B) “Certas coisas que não percebi quando
criança fui perceber só agora.”. (2º parágrafo)
C) “O livro é uma mescla de fantasia,
aventura e humor...”. (3º parágrafo)
D) “Lúcia Machado de Almeida merecia um prêmio por sua narrativa tão
simples, singela e única.”. (3º parágrafo)
D6 Questão 05 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo. Saber não ocupa lugar
O
sucesso na vida pessoal e profissional depende de um aprendizado contínuo.
Devemos estar dispostos a aprender e aumentar nosso nível de cultura e
experiência sempre. O saber é necessário para uma vida melhor e mais
equilibrada. A sabedoria nos permite apreciar melhor as belezas da vida, pela
compreensão de como os fenômenos acontecem, pelo desenvolvimento de valores
mais apurados e coerentes com nossa personalidade, pelo cuidado com a educação
de nossos filhos e com o trato com as pessoas. Enfim, o saber nos leva a crescer,
pessoal e profissionalmente. Ele pode ser obtido tanto pela educação formal
como pela experiência e pela observação. O saber nos conduz a uma filosofia de
vida alinhada com os valores humanos mais elevados.
COSTA,
João José da. A sabedoria dos ditados populares. São Paulo: Butterfly,
2009. p. 101.
Nesse
texto, o autor defende a ideia de que
A) a sabedoria é obtida pela educação
formal.
B) o conhecimento é
indispensável para uma vida melhor.
C) o saber é fruto de uma vida melhor
e mais equilibrada.
D) o sucesso é reflexo do nível cultural.
D12 Questão 06 –––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Argentinos cozinham bife à milanesa de 900 kg e dizem
que é o maior já feito no mundo
Argentinos fizeram um bife de 12 metros quadrados e
926 kg para comemorar o Dia da milanesa, celebrado em 3 de maio, em Lujan,
cidade na província de Buenos Aires, na Argentina. Os organizadores dizem que
esse é o maior bife à milanesa já feito no mundo e que vão fazer o pedido de
registro no “Guinness Book”.
O prato foi distribuído à população de Lujan após o
preparo e o registro. O chef Luciano Lopez Fuente, um dos organizadores da
comemoração e da produção do bife gigante, disse à agência Reuters que a equipe
pesquisou no “Guinness Book” e em outros lugares para saber se havia algum bife
à milanesa maior que esse e não encontrou.
De origem italiana e muito popular na América do Sul,
o bife à milanesa é feito com carne empanada com ovos e farinha de rosca e
depois frita em óleo. Pode depois ser coberto com molho de tomate e queijo — no
Brasil, esse prato é conhecido como bife à parmegiana. G1. Argentinos cozinham
bife à milanesa de 900 kg e dizem que é o maior já feito no mundo. 2022.
Disponível em: http://glo.bo/3wTzIoJ.
Acesso em: 30 maio 2022.
Esse texto é
A) uma reportagem. B) uma resenha crítica.
C) uma notícia. D)
um artigo de opinião.
D7 Questão 07 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo.
“A web está criando
a geração mais inteligente de todas”
Você
não precisa temer a internet. A mente da geração digital parece ser
incrivelmente flexível, adaptável e ter um profundo conhecimento da mídia. A
imersão em um ambiente digital e interativo fará as pessoas mais inteligentes
do que a média dos sedentários que passam o tempo todo assistindo à TV no sofá.
Em vez de simplesmente receberem as informações, eles interagem. Em vez de
apenas acreditarem que um anunciante na TV está falando a verdade, avaliam
minuciosamente a mistura de fatos contraditórios ou ambíguos.
A
internet deu a oportunidade de tornar esta geração a mais inteligente da
história. O que conta não é mais o que você sabe: é o que você pode aprender.
Hoje, o importante é processar as informações novas o mais rápido possível. Nós
estamos na era da informação, na qual, à medida que os empregos mudam, você não
pode enviar seus empregados para
outro
treinamento. Nós precisamos aprender constantemente, pelo resto de nossas
vidas.
TAPSCOTT,
Don. Galileu. Agosto, 2010.
Nesse
texto, a ideia de que a “imersão em um ambiente digital e interativo fará as
pessoas mais inteligentes” é reforçada no trecho:
A) “A mente da geração digital parece
ser incrivelmente flexível,...”. (ℓ. 1-2)
B) “Em vez de simplesmente
receberem as informações, eles interagem.”. (ℓ. 7-8)
C) “O que conta não é mais o que você
sabe: é o que você pode aprender.”. (ℓ. 13-14)
D) “... o importante é processar as
informações novas o mais rápido possível.”. (ℓ. 15
Leia o texto abaixo e responda
as questões 08, 09 e 10.
Vovó de 103 anos bate recorde
mundial! Mais velha a saltar de paraquedas
Aos 103 anos, uma vovó sueca entrou para
o livro dos recordes por ser a pessoa mais velha a completar um salto duplo de
paraquedas.
Assim, Rut Larsson se tornou a
paraquedista mais velha de todos os tempos. Larsson bateu o recorde anterior de
103 anos e 129 dias porque saltou com idade de 103 anos e 259 dias!
“Houve uma mulher americana que bateu o
recorde, então eu tive que bater o dela”, comemorou Rut Larsson. “Foi
maravilhoso fazer isso, estou pensando nisso há muito tempo”. [...]
O mais incrível de tudo é que essa
aventura de paraquedismo começou quando Rut Larsson estava na casa dos 90 anos.
Ela queria aprender mais sobre voo e
começou a experimentar parapente e balonismo.
Em 2019, ela fez seu primeiro salto de
paraquedas aos 101 anos. Mas não foi um recorde mundial. [...]
Na semana passada, Rut Larsson completou
seu salto recorde mundial atrelado (salto duplo) ao paraquedista Joackim
Johansson, em Motala, na Suécia.
Família e amigos estavam lá para
comemorar sua conquista, junto com um juiz do Guinness Book of World Records, o
livro dos recordes.
Disponível em: https://bit.ly/3NCsjBg.
Acesso em: 9 jun. 2022. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.
D18 Questão 08 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no trecho “Rut Larsson
estava na casa dos 90 anos.”
(4º parágrafo), a expressão destacada foi usada para
A) dar uma ideia aproximada da idade que Rut tinha quando começou a
saltar.
B) indicar que Rut entrou pro livro dos
recordes na década de noventa.
C) ressaltar a coragem de Rut em começar
a saltar de paraquedas.
D) sugerir que Rut estava em sua casa
quando decidiu saltar de paraquedas.
D15 Questão 09 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no trecho “Mas não foi um recorde mundial.”, o termo destacado foi
usado para indicar uma
A) adição. B) conclusão.
C) explicação. D) oposição.
D14 Questão 10 –––––––––––––––––––––––––––◊
Qual trecho desse texto apresenta uma opinião?
A) “... uma vovó sueca entrou para o livro dos
recordes...”. (1º parágrafo)
B) “... Rut Larsson se tornou a paraquedista mais
velha de todos os tempos.”. (2º parágrafo)
C)
“‘Foi maravilhoso fazer isso, estou pensando nisso há muito tempo’.”. (3º
parágrafo)
D) “Família e amigos estavam lá para comemorar sua
conquista,...”. (8º parágrafo)
D3 Questão 11 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo e
responda. Turismo
A
única coisa que perturba harmonia do ambiente são os turistas. Alguns. Eles não
viajam a fim de ver o mar, ouvir o vento, sentir a areia. Eles só querem mudar
de cenário para fazer as coisas que fazem sempre. E, para eles, o som é
essencial. A todo volume. Para que todos saibam que eles têm som. Nunca
desembarcam de si mesmos. Por onde vão, sua presença é uma perturbação para o
espírito. Fico a me perguntar: por que não gostam do silêncio? Acho que para
eles, o silêncio é o mesmo que o vazio. E o vazio é sinal de pobreza. Nossa
cultura provocou uma transformação perversa nos seres humanos, de forma que
eles acreditam que, para estar bem, é preciso estar acoplados a objetos
tecnológicos.
ALVES,
Rubem. Turismo. In: Quarto de Badulaques. São Paulo: Parábola, 2003. p.
158. Fragmento.
No
trecho “Nunca desembarcam de si mesmos.”, o autor usou a
expressão destacada para ressaltar que os turistas têm dificuldade de
A)
conviver em harmonia.
B) mudar os hábitos.
C)
respeitar o lugar.
D)
transformar as pessoas.
D6 Questão 12 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo. Muito antes do celular
Basta
olhar com um pouquinho de atenção para o mundo à nossa volta e fica fácil
perceber: as tecnologias de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas
vidas.
Telefones
celulares com mil e uma funções, internet rápida, tablets, conexão sem
fio...
Enviar
e receber informações é o que está por trás de todas essas invenções.
Cerca
de 400 anos atrás, para uma mensagem sair de um lugar e chegar a outro, ela
precisava ser escrita em um papel, que era transportado por um mensageiro do
lugar onde a coisa aconteceu até o lugar onde estava a pessoa que seria
informada sobre aquilo.
Uma
das maiores invenções humanas, o sistema de correios – surgido na Inglaterra no
final do século 17 – permitiu dividir os custos de todas as mensagens trocadas,
pois o mesmo mensageiro podia entregar vários bilhetes. [...]
No
mesmo século, a invenção dos jornais tornou possível receber informações sobre
muitas coisas diferentes, que haviam acontecido em lugares diversos. Todas eram
transmitidas ao mesmo tempo, graças a uma central (o jornal) que recebia cartas
de correspondentes em diversos lugares, o tempo todo.
Só
que, apesar desses dois grandes avanços na forma como as informações podiam ser
compartilhadas, as mensagens ainda dependiam da velocidade dos meios de
transporte para chegar ao seu destinatário, fosse uma pessoa ou um jornal.
A
saída inovadora e revolucionária para esse problema foi a invenção da
telegrafia (tele quer dizer “a distância”, e grafia significa “escrita”). Foram
elaborados sistemas de semáforos em que letras são formadas por bandeirolas
dispostas de maneiras específicas. [...]
A
partir do final do século 18, na França, foram instaladas “linhas” de
semáforos, capazes de transmitir mensagens ao longo de centenas de quilômetros.
[...] Já em meados do século 19, a descoberta da indução eletromagnética
permitiu ligar dois pontos muito distantes por um fio condutor de eletricidade,
dando origem à telegrafia por fio. [...]
Com
o desenvolvimento desta tecnologia, foi possível deitar cabos no leito dos
oceanos, conectando todo o mundo através do telégrafo. E esse foi o ponto de
partida para o surgimento de meios de comunicação como telefone, rádio e TV.
[...]
Disponível
em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/muito-antes-do-celular/>. Acesso
em: 26 ago. 2013. Fragmento. )
Qual
é o assunto desse texto?
A) A evolução das tecnologias de comunicação.
B)
A forma de funcionamento do telégrafo.
C)
A importância das tecnologias de comunicação.
D) A invenção do
sistema de correios.
D14 Questão 13 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. Enciclopédia: de
antigamente
Antigamente, tínhamos
o costume de ir às bibliotecas municipais ou das escolas e recorrer à
enciclopédia para tirar dúvidas e fazer pesquisas de trabalhos escolares. Pode
soar estranho ao leitor o advérbio “antigamente”, pois vários de nós cultivamos
este hábito somente há algumas décadas. Acontece que a enciclopédia como
plataforma de pesquisa já é considerada obsoleta na prática escolar e cotidiana
da grande maioria dos jovens, que, além de nem conhecer aquelas enormes
coleções de “livrões”, já adquiriu como suporte de pesquisa algo mais
tecnológico: o smartphone.
A primeira
enciclopédia surgiu em 1772 a partir da publicação de 33 volumes escritos por
vários colaboradores e organizados pelos pensadores Diderot e D’Alembert. [...]
Desta maneira, a enciclopédia tinha a pretensão de reunir todo o “conhecimento
universal”, científico e empírico, baseado na razão, na técnica e na
experimentação. E é justamente por manter este rótulo de “universal”, que, ao
longo dos séculos, as enciclopédias tinham a necessidade de ser atualizadas e
sofriam críticas por esses e outros motivos.
Com o advento da
internet, a busca pelas enciclopédias diminuiu ao longo dos anos, visto que a
agilidade e o rápido acesso se tornaram aliados fundamentais dos pesquisadores
e dos jovens alunos [...]. Desse modo, é interessante notarmos a evolução das
plataformas de pesquisas gerais disponíveis a pesquisadores [...] ao longo do
tempo, as quais mudam o suporte de leitura (de papel a telas touch), o
tamanho e a desenvoltura dos textos, mas a busca pelo conhecimento se mantém,
seja no revolucionário século XVIII ou no ousado século XXI.
MEDEIROS, Karla O. Armani. Disponível
em:
<http://www.odiarioonline.com.br/noticia/42722/enciclopedia-de-antigamente>.
Acesso em: 1 out. 2015. Fragmento.
Nesse texto, há uma opinião no trecho:
A) “... vários de nós
cultivamos este hábito somente há algumas décadas.”. (1° parágrafo)
B) “... escritos por
vários colaboradores e organizados pelos pensadores Diderot e D’Alembert.”. (2°
parágrafo)
C) “... a
enciclopédia tinha a pretensão de reunir todo o ‘conhecimento universal’,...”.
(2° parágrafo)
D) “... é
interessante notarmos a evolução das plataformas de pesquisas gerais...”. (3°
parágrafo)
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