quinta-feira, 3 de julho de 2025

SIMULADO 8° e 9° ANO

 

SIMULADO  8° e 9° ANO

Leia o texto abaixo.         O balanço

 

Todo jardim tem um balanço, e toda criança gosta de voar como se tivesse asas de passarinhos, é como se alcançasse as nuvens, ela voa além das flores e na sua visão alcança lá do alto o mundo colorido daquele jardim cheio de aventuras. E, quanto mais se balança, ela vai subindo como se o vento lhe empurrasse e ela se encanta no meio de milhões de borboletas, encantada ela vê as águas do riachinho que corre no meio da vegetação com tanta pressa para chegar a algum lugar. Vê a rua do outro lado, outras crianças correndo no parque, gente subindo e descendo nas ruas estreitas, e, quando passa um cãozinho correndo, se encanta com tanta estripulia.   E pensa feliz:

— Se as árvores fossem bem mais altas, eu poderia ver até o castelo das fadas lá nas terras onde tudo é feito de magia.

RODRIGUES, Irá. Disponível em: https://bit.ly/3xtDmap. Acesso em: 7 jun. 2022. Fragmento.

D15    Questão  01 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “— Se as árvores fossem bem mais altas...” (3º parágrafo), o termo destacado foi usado para

A) apontar finalidade.      B) indicar comparação.

C) marcar condição.          D) sugerir conformidade.

 

D3    Questão  02–––––––––––––––––––––––––––

             Leia o texto abaixo.    Maneira de amar

 

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Maneira de amar. In: Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 52.

Nesse texto, no trecho “... escutando o que lhe confiava um gerânio.”, (1° parágrafo) o pronome destacado refere-se

A) ao jardineiro.           B) à cravina.

C) ao girassol.               D) à natureza.

D16    Questão  03 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bityli.com/uYYPZ. Acesso em: 29 jun. 2022.

 

O humor desse texto está

A) na afirmação da criança sobre a saudade de comer pão de queijo e não da vovó.

B) na confusão das crianças falando ao mesmo tempo na ligação com a vovó.

C) no fato de a avó não conseguir identificar as crianças na tela.

D) no modo como a vovó segura o telefone celular.

 

Leia o texto abaixo e responda a questão.

 

Resenha – Aventuras de Xisto

 

Como eu sempre digo, não há nada melhor do que reler livros que líamos durante nossa infância. Aventuras de Xisto era um dos livros que eu mais gostava quando criança [...].

Ao relê-lo, queria apenas refrescar a memória, pois não lembrava quase nada sobre ele. Esperava uma boa leitura, mas nada mais do que isso. Porém me deliciei e muito com as aventuras de Xisto, e me senti como se o estivesse lendo pela primeira vez. Certas coisas que não percebi quando criança fui perceber só agora. Xisto e seu amigo Banzo são uma espécie de Dom Quixote e Sancho Pança. Mas Xisto não é tão [...] atrapalhado quanto Dom Quixote. Ele é um garoto extremamente inteligente, que quer lutar pelos mais fracos [...] e não mede esforços para ajudar alguém. Um herói assim nenhuma criança irá encontrar igual.

Se por pertencer à coleção vaga-lume alguns pensam que Aventuras de Xisto seja um livro infantil, essas pessoas estão enganadas. O livro é uma mescla de fantasia, aventura e humor [...]. E o que mais me encantou no livro de Xisto foi o fato de a autora ser brasileira, pois nunca li um livro de aventura de cavalaria voltado para os jovens tão bom assim. Com certeza Lúcia Machado de Almeida merecia um prêmio por sua narrativa tão simples, singela e única.

Disponível em: https://bityli.com/trMna. Acesso em: 20 jun. 2022. Fragmento.

 

D14    Questão  04 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A) “Ao relê-lo, queria apenas refrescar a memória, pois não lembrava quase nada sobre ele.”. (2º parágrafo)

B) “Certas coisas que não percebi quando criança fui perceber só agora.”. (2º parágrafo)

C) “O livro é uma mescla de fantasia, aventura e humor...”. (3º parágrafo)

D) “Lúcia Machado de Almeida merecia um prêmio por sua narrativa tão simples, singela e única.”. (3º parágrafo)

 

D6    Questão  05 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.     Saber não ocupa lugar

 

O sucesso na vida pessoal e profissional depende de um aprendizado contínuo. Devemos estar dispostos a aprender e aumentar nosso nível de cultura e experiência sempre. O saber é necessário para uma vida melhor e mais equilibrada. A sabedoria nos permite apreciar melhor as belezas da vida, pela compreensão de como os fenômenos acontecem, pelo desenvolvimento de valores mais apurados e coerentes com nossa personalidade, pelo cuidado com a educação de nossos filhos e com o trato com as pessoas. Enfim, o saber nos leva a crescer, pessoal e profissionalmente. Ele pode ser obtido tanto pela educação formal como pela experiência e pela observação. O saber nos conduz a uma filosofia de vida alinhada com os valores humanos mais elevados.

COSTA, João José da. A sabedoria dos ditados populares. São Paulo: Butterfly, 2009. p. 101.

 

Nesse texto, o autor defende a ideia de que

A) a sabedoria é obtida pela educação formal.

B) o conhecimento é indispensável para uma vida melhor.

C) o saber é fruto de uma vida melhor e mais equilibrada.

D) o sucesso é reflexo do nível cultural.

 

D12    Questão  06 –––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

Argentinos cozinham bife à milanesa de 900 kg e dizem que é o maior já feito no mundo

 

Argentinos fizeram um bife de 12 metros quadrados e 926 kg para comemorar o Dia da milanesa, celebrado em 3 de maio, em Lujan, cidade na província de Buenos Aires, na Argentina. Os organizadores dizem que esse é o maior bife à milanesa já feito no mundo e que vão fazer o pedido de registro no “Guinness Book”.

O prato foi distribuído à população de Lujan após o preparo e o registro. O chef Luciano Lopez Fuente, um dos organizadores da comemoração e da produção do bife gigante, disse à agência Reuters que a equipe pesquisou no “Guinness Book” e em outros lugares para saber se havia algum bife à milanesa maior que esse e não encontrou.

De origem italiana e muito popular na América do Sul, o bife à milanesa é feito com carne empanada com ovos e farinha de rosca e depois frita em óleo. Pode depois ser coberto com molho de tomate e queijo — no Brasil, esse prato é conhecido como bife à parmegiana. G1. Argentinos cozinham bife à milanesa de 900 kg e dizem que é o maior já feito no mundo. 2022.

Disponível em: http://glo.bo/3wTzIoJ. Acesso em: 30 maio 2022.

 

Esse texto é

A) uma reportagem.     B) uma resenha crítica.

C) uma notícia.               D) um artigo de opinião.

 

D7    Questão  07 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

“A web está criando a geração mais inteligente de todas”

 

Você não precisa temer a internet. A mente da geração digital parece ser incrivelmente flexível, adaptável e ter um profundo conhecimento da mídia. A imersão em um ambiente digital e interativo fará as pessoas mais inteligentes do que a média dos sedentários que passam o tempo todo assistindo à TV no sofá. Em vez de simplesmente receberem as informações, eles interagem. Em vez de apenas acreditarem que um anunciante na TV está falando a verdade, avaliam minuciosamente a mistura de fatos contraditórios ou ambíguos.

A internet deu a oportunidade de tornar esta geração a mais inteligente da história. O que conta não é mais o que você sabe: é o que você pode aprender. Hoje, o importante é processar as informações novas o mais rápido possível. Nós estamos na era da informação, na qual, à medida que os empregos mudam, você não pode enviar seus empregados para

outro treinamento. Nós precisamos aprender constantemente, pelo resto de nossas vidas.

TAPSCOTT, Don. Galileu. Agosto, 2010.

 

Nesse texto, a ideia de que a “imersão em um ambiente digital e interativo fará as pessoas mais inteligentes” é reforçada no trecho:

A) “A mente da geração digital parece ser incrivelmente flexível,...”. (ℓ. 1-2)

B) “Em vez de simplesmente receberem as informações, eles interagem.”. (ℓ. 7-8)

C) “O que conta não é mais o que você sabe: é o que você pode aprender.”. (ℓ. 13-14)

D) “... o importante é processar as informações novas o mais rápido possível.”. (ℓ. 15

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 08, 09 e 10.

 

Vovó de 103 anos bate recorde mundial! Mais velha a saltar de paraquedas

 

Aos 103 anos, uma vovó sueca entrou para o livro dos recordes por ser a pessoa mais velha a completar um salto duplo de paraquedas.

Assim, Rut Larsson se tornou a paraquedista mais velha de todos os tempos. Larsson bateu o recorde anterior de 103 anos e 129 dias porque saltou com idade de 103 anos e 259 dias!

“Houve uma mulher americana que bateu o recorde, então eu tive que bater o dela”, comemorou Rut Larsson. “Foi maravilhoso fazer isso, estou pensando nisso há muito tempo”. [...]

O mais incrível de tudo é que essa aventura de paraquedismo começou quando Rut Larsson estava na casa dos 90 anos.

Ela queria aprender mais sobre voo e começou a experimentar parapente e balonismo.

Em 2019, ela fez seu primeiro salto de paraquedas aos 101 anos. Mas não foi um recorde mundial. [...]

Na semana passada, Rut Larsson completou seu salto recorde mundial atrelado (salto duplo) ao paraquedista Joackim Johansson, em Motala, na Suécia.

Família e amigos estavam lá para comemorar sua conquista, junto com um juiz do Guinness Book of World Records, o livro dos recordes.

Disponível em: https://bit.ly/3NCsjBg. Acesso em: 9 jun. 2022. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

 

D18    Questão  08 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “Rut Larsson estava na casa dos 90 anos.” (4º parágrafo), a expressão destacada foi usada para

A) dar uma ideia aproximada da idade que Rut tinha quando começou a saltar.

B) indicar que Rut entrou pro livro dos recordes na década de noventa.

C) ressaltar a coragem de Rut em começar a saltar de paraquedas.

D) sugerir que Rut estava em sua casa quando decidiu saltar de paraquedas.

 

D15    Questão  09 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “Mas não foi um recorde mundial.”, o termo destacado foi usado para indicar uma

A) adição.                           B) conclusão.

C) explicação.                     D) oposição.

 

D14    Questão  10 –––––––––––––––––––––––––––

Qual trecho desse texto apresenta uma opinião?

A) “... uma vovó sueca entrou para o livro dos recordes...”. (1º parágrafo)

B) “... Rut Larsson se tornou a paraquedista mais velha de todos os tempos.”. (2º parágrafo)

C) “‘Foi maravilhoso fazer isso, estou pensando nisso há muito tempo’.”. (3º parágrafo)

D) “Família e amigos estavam lá para comemorar sua conquista,...”. (8º parágrafo)

 

D3    Questão  11 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo e responda.       Turismo

 

A única coisa que perturba harmonia do ambiente são os turistas. Alguns. Eles não viajam a fim de ver o mar, ouvir o vento, sentir a areia. Eles só querem mudar de cenário para fazer as coisas que fazem sempre. E, para eles, o som é essencial. A todo volume. Para que todos saibam que eles têm som. Nunca desembarcam de si mesmos. Por onde vão, sua presença é uma perturbação para o espírito. Fico a me perguntar: por que não gostam do silêncio? Acho que para eles, o silêncio é o mesmo que o vazio. E o vazio é sinal de pobreza. Nossa cultura provocou uma transformação perversa nos seres humanos, de forma que eles acreditam que, para estar bem, é preciso estar acoplados a objetos tecnológicos.

ALVES, Rubem. Turismo. In: Quarto de Badulaques. São Paulo: Parábola, 2003. p. 158. Fragmento.

 

No trecho “Nunca desembarcam de si mesmos.”, o autor usou a expressão destacada para ressaltar que os turistas têm dificuldade de

A) conviver em harmonia.

B) mudar os hábitos.

C) respeitar o lugar.

D) transformar as pessoas.

 

D6    Questão  12 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.    Muito antes do celular

 

Basta olhar com um pouquinho de atenção para o mundo à nossa volta e fica fácil perceber: as tecnologias de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

Telefones celulares com mil e uma funções, internet rápida, tablets, conexão sem fio...

Enviar e receber informações é o que está por trás de todas essas invenções.

Cerca de 400 anos atrás, para uma mensagem sair de um lugar e chegar a outro, ela precisava ser escrita em um papel, que era transportado por um mensageiro do lugar onde a coisa aconteceu até o lugar onde estava a pessoa que seria informada sobre aquilo.

Uma das maiores invenções humanas, o sistema de correios – surgido na Inglaterra no final do século 17 – permitiu dividir os custos de todas as mensagens trocadas, pois o mesmo mensageiro podia entregar vários bilhetes. [...]

No mesmo século, a invenção dos jornais tornou possível receber informações sobre muitas coisas diferentes, que haviam acontecido em lugares diversos. Todas eram transmitidas ao mesmo tempo, graças a uma central (o jornal) que recebia cartas de correspondentes em diversos lugares, o tempo todo.

Só que, apesar desses dois grandes avanços na forma como as informações podiam ser compartilhadas, as mensagens ainda dependiam da velocidade dos meios de transporte para chegar ao seu destinatário, fosse uma pessoa ou um jornal.

A saída inovadora e revolucionária para esse problema foi a invenção da telegrafia (tele quer dizer “a distância”, e grafia significa “escrita”). Foram elaborados sistemas de semáforos em que letras são formadas por bandeirolas dispostas de maneiras específicas. [...]

A partir do final do século 18, na França, foram instaladas “linhas” de semáforos, capazes de transmitir mensagens ao longo de centenas de quilômetros. [...] Já em meados do século 19, a descoberta da indução eletromagnética permitiu ligar dois pontos muito distantes por um fio condutor de eletricidade, dando origem à telegrafia por fio. [...]

Com o desenvolvimento desta tecnologia, foi possível deitar cabos no leito dos oceanos, conectando todo o mundo através do telégrafo. E esse foi o ponto de partida para o surgimento de meios de comunicação como telefone, rádio e TV. [...]

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/muito-antes-do-celular/>. Acesso em: 26 ago. 2013. Fragmento. )

Qual é o assunto desse texto?

A) A evolução das tecnologias de comunicação.

B) A forma de funcionamento do telégrafo.

C) A importância das tecnologias de comunicação.

D) A invenção do sistema de correios.

 

D14    Questão  13 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.   Enciclopédia: de antigamente

 

Antigamente, tínhamos o costume de ir às bibliotecas municipais ou das escolas e recorrer à enciclopédia para tirar dúvidas e fazer pesquisas de trabalhos escolares. Pode soar estranho ao leitor o advérbio “antigamente”, pois vários de nós cultivamos este hábito somente há algumas décadas. Acontece que a enciclopédia como plataforma de pesquisa já é considerada obsoleta na prática escolar e cotidiana da grande maioria dos jovens, que, além de nem conhecer aquelas enormes coleções de “livrões”, já adquiriu como suporte de pesquisa algo mais tecnológico: o smartphone.

A primeira enciclopédia surgiu em 1772 a partir da publicação de 33 volumes escritos por vários colaboradores e organizados pelos pensadores Diderot e D’Alembert. [...] Desta maneira, a enciclopédia tinha a pretensão de reunir todo o “conhecimento universal”, científico e empírico, baseado na razão, na técnica e na experimentação. E é justamente por manter este rótulo de “universal”, que, ao longo dos séculos, as enciclopédias tinham a necessidade de ser atualizadas e sofriam críticas por esses e outros motivos.

Com o advento da internet, a busca pelas enciclopédias diminuiu ao longo dos anos, visto que a agilidade e o rápido acesso se tornaram aliados fundamentais dos pesquisadores e dos jovens alunos [...]. Desse modo, é interessante notarmos a evolução das plataformas de pesquisas gerais disponíveis a pesquisadores [...] ao longo do tempo, as quais mudam o suporte de leitura (de papel a telas touch), o tamanho e a desenvoltura dos textos, mas a busca pelo conhecimento se mantém, seja no revolucionário século XVIII ou no ousado século XXI.

MEDEIROS, Karla O. Armani. Disponível em: <http://www.odiarioonline.com.br/noticia/42722/enciclopedia-de-antigamente>. Acesso em: 1 out. 2015. Fragmento. 

 

Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A) “... vários de nós cultivamos este hábito somente há algumas décadas.”. (1° parágrafo)

B) “... escritos por vários colaboradores e organizados pelos pensadores Diderot e D’Alembert.”. (2° parágrafo)

C) “... a enciclopédia tinha a pretensão de reunir todo o ‘conhecimento universal’,...”. (2° parágrafo)

D) “... é interessante notarmos a evolução das plataformas de pesquisas gerais...”. (3° parágrafo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

SPAECE / 9º ano - Múltipla escolha

  Poema tirado de uma notícia de jornal [Manuel Bandeira] João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num ba...