quinta-feira, 3 de julho de 2025

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DAS HABILIDADES PORTUGUÊS- 8° e 9° ano

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DAS HABILIDADES   PORTUGUÊS- 8° e 9° ano

ü  D5 - Identificar o tema ou assunto de um texto

Leia o texto abaixo.                           Muito antes do celular

 

Basta olhar com um pouquinho de atenção para o mundo à nossa volta e fica fácil perceber: as tecnologias de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Telefones celulares com mil e uma funções, internet rápida, tablets, conexão sem fio... enviar e receber informações é o que está por trás de todas essas invenções.

Cerca de 400 anos atrás, para uma mensagem sair de um lugar e chegar a outro, ela precisava ser escrita em um papel, que era transportado por um mensageiro do lugar onde a coisa aconteceu até o lugar onde estava a pessoa que seria informada sobre aquilo.

Uma das maiores invenções humanas, o sistema de correios surgido na Inglaterra no final do século 17 permitiu dividir os custos de todas as mensagens trocadas, pois o mesmo mensageiro podia entregar vários bilhetes. [...] No mesmo século, a invenção dos jornais tornou possível receber informações sobre muitas coisas diferentes, que haviam acontecido em lugares diversos. Todas eram transmitidas ao mesmo tempo, graças a uma central (o jornal) que recebia cartas de correspondentes em diversos lugares, o tempo todo.

Só que, apesar desses dois grandes avanços na forma como as informações podiam ser compartilhadas, as mensagens ainda dependiam da velocidade dos meios de transporte para chegar ao seu destinatário, fosse uma pessoa ou um jornal. A saída inovadora e revolucionária para esse problema foi a invenção da telegrafia (tele quer dizer “a distância”, e grafia significa “escrita”). Foram elaborados sistemas de semáforos em que letras são formadas por bandeirolas dispostas de maneiras específicas. [...]

      A partir do final do século 18, na França, foram instaladas “linhas” de semáforos, capazes de transmitir mensagens ao longo de centenas de quilômetros. [...] em meados do século 19, a descoberta da indução eletromagnética permitiu ligar dois pontos muito distantes por um fio condutor de eletricidade, dando origem à telegrafia por fio. [...]                  Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/muito-antes-do-celular/>. Acesso em: 26 ago. 2013. .

01. Qual é o assunto desse texto?

A) A evolução das tecnologias de comunicação.                        B) A forma de funcionamento do telégrafo.

C) A importância das tecnologias de comunicação.                    D) A invenção do sistema de correios.

 

Leia o texto abaixo.    Leia entrevista com professor que fez dicionário com definições de crianças

Confira abaixo entrevista com Javier Naranjo, que reuniu definições dadas por crianças para diferentes palavras. O resultado foi o livro “Casa das Estrelas”, publicado no Brasil pela editora Foz.

Folha - Essas definições poderiam ser as mesmas se fossem dadas por crianças de outros países, como Índia, China, Noruega?

Apenas começo a explorar palavras (razão e sentimentos) com crianças de outros países e sou tomado pela sensação, quase certeza, de que ser criança é igual em todas as línguas e em todos os países. Entendo que ser criança é uma forma de estar no mundo. E isto – neles – é o mais comum e o mais profundo. As crianças sonham, imaginam, ocupam a terra com seus jogos tão sérios e sua inocência. Com seu olhar fresco. [...]

E em todos os lugares (uns mais, outros menos) sua voz é menosprezada. Por essa condição de serem crianças, creio que as definições poderiam ser as mesmas em todos os lugares, porque seu olhar é o mesmo: agudo e sem complacências. Mudam, isso sim, situações particulares de cada país, e as crianças dão também sua voz para falarmos dessas situações.

Folha - O que você achou das ilustrações que o livro ganhou?

As ilustrações de Lara Sabatier acompanham muito bem o livro, porque dialogam o tempo todo com as vozes das crianças. Ela fez várias coisas de que gostei muito: não são propriamente ilustrações para crianças, às vezes, em outras publicações os traços são infantilizados para torná-los, digamos, compreensíveis, menosprezando a inteligência das crianças. Desta vez não.

São ilustrações que chegam a todos e com outra aposta muito interessante: Lara em cada letra do dicionário faz uma história, é seu traço, é claro, mas nele há uma narrativa específica para cada uma das seções do livro. Linguagem simples e direta, estilo que se conta em pequenos relatos.

02. Qual é o assunto desse texto?

A) A história de vida de Javier Naranjo.                  B) A produção do livro de Javier Naranjo.

C) As ilustrações de um dicionário.                         D) As palavras usadas por crianças.

 

Leia o texto abaixo.

Quais alimentos foram trazidos ao Brasil pelos japoneses?

Pensou em um festival de sushis e sashimis? Pense maior. No total, os japoneses trouxeram

mais de 50 tipos de alimentos ao Brasil. Os primeiros provavelmente foram as variedades de

caqui doce e a tangerina poncã, que chegaram nos anos 20. Mas foi a partir da década de 1930

que a maioria dos novos gêneros aportou por aqui.

O cenário era favorável aos agricultores japoneses: comprando ou arrendando lotes de terras das fazendas cafeeiras falidas após a crise da Bolsa de Nova York, os pequenos

proprietários dedicaram-se a uma variedade de culturas que não eram populares no Brasil.

Muitos imigrantes traziam mudas junto com suas bagagens nos navios.

Foi o caso do morango e até mesmo de um tipo de fruta insuspeita: a uva-itália, que apesar

de ser italiana, como o nome entrega, pintou no Brasil por mãos japonesas, na década de 1940. A coisa era mais fácil quando vinha por meios oficiais, via acordos de cooperação entre os dois

países. De tempos em tempos, o governo nipônico liberava sementes para cultivo no Brasil,

como as da maçã Fuji, em 1971. Junto com as comidas “inéditas”, os japoneses trouxeram

técnicas para ampliar a escala de produção de gêneros alimentícios presentes no país, mas

ainda restritos ao esquema de fundo de quintal, como a alface, o tomate, o chá preto, a batata e o emblemático exemplo da produção de frangos e ovos.

A avicultura brasileira apenas ensaiava um voo de galinha até a década de 1930.

A atividade decolou de vez com a importação de aves-matrizes do Japão e com a

experiência dos imigrantes japoneses nas granjas

                                                                                                                      Fonte: Revista Superinteressante. pág.59. Edição 246 Dezembro. 2007

03. Qual o assunto principal desse texto?

A)  A contribuição da cultura alimentícia dos japoneses nos pratos típicos brasileiros.

B) A identificação dos alimentos japoneses trazidos por eles para o Brasil.

C) O aprimoramento das técnicas japonesas de produção de gêneros alimentícios pelos brasileiros.

D) O uso e a mistura de alimentos japoneses na culinária brasileira.

 

Leia o texto abaixo.                         Passo a passo

        A hidratação deve ser feita antes, durante e após a caminhada.

        A desidratação causa diminuição de 30% no rendimento do praticante.

        Gestantes e pessoas na terceira idade têm de tomar mais cuidado com a hidratação

        Não espere ficar com sede para beber água. A sede é o primeiro sinal de desidratação.

        Em até 60 minutos de caminhada, beber somente água é o suficiente.

        Se a caminhada ultrapassar os 60 minutos, a ingestão de água-de-coco é recomendada.

        Nunca faça uma caminhada em jejum. Por serem ricas em fibras e terem carboidratos de baixo índice glicêmico, as frutas são o alimento mais recomendado para antes da prática. Deixe o café da manhã, o almoço ou o jantar para depois.

        É preciso tomar cuidado ao ouvir música no caminho. A distração pode causar acidentes.

        Prefira roupas leves e claras para caminhar. - Evite caminhar em lugares poluídos e debaixo de sol forte [...].                                                                                  Fonte: Folha equilíbrio, São Paulo, 9 mar. 2006, p

04. O texto acima trata principalmente de

A) o cuidado com a hidratação ao fazer caminhada.

B) orientações para fazer uma caminhada adequada.

C)  os benefícios da caminhada para a saúde.   

D)   recomendações para gestantes e idosos sobre hidratação.

 

ü  D6 - Distinguir fato de opinião relativa ao fato.

 

Leia o texto abaixo.                                       Do bonde ao automóvel 

 

Depois das primeiras locomotivas, veio o bonde, um veículo elétrico muito usado para o transporte público. No Brasil, o bonde foi muito comum nas principais cidades. Hoje, poucos ainda funcionam. O mais charmoso deles é o que vai até o alto do bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. É um passeio superlegal, experimente! Em 1863, surgiu o metrô. Foi uma revolução e tanto. Afinal, os vagões do metrô andavam por baixo da terra! Hoje, nas grandes cidades, o metrô é a melhor forma de transporte, porque não polui o ar e com ele você fica longe dos terríveis congestionamentos de trânsito. Mas, em matéria de transporte, o grande passo mesmo foi dado pelo alemão Karl Benz, que inventou o carro, em 1885. Mas era tão caro, tão caro, que só em 1908 as pessoas puderam começar a comprá-lo.                                   Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2010

 

05. Nesse texto, a frase que apresenta uma opinião é:

A) “Depois das primeiras locomotivas, veio o bonde,...”. (ℓ. 1)

B) “... o bonde foi muito comum nas principais cidades.”. (ℓ. 2)

C) “É um passeio superlegal,...”. (ℓ. 4)

D) “Em 1863, surgiu o metrô.”. (ℓ. 4)

 

Leia o texto abaixo.

Cerca de 315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar por dia – 84 milhões deles estão desnutridos. Um terço da população não sabe o que é água encanada e mais da metade não tem acesso a hospitais. Sem garantias básicas, o continente vira ninho de conflitos de terra, ditaduras e terroristas que podem agir na Europa ou nos EUA. (...) Com tantos problemas, nada melhor que receber ajuda do resto do mundo, certo? Pois é no meio dessa empolgação para fazer a pobreza virar história que o economista queniano James Shikwati grita para o mundo: “Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África”.

Fonte: Revista Superinteressante, edição 240- junho;2007,p. 87.

 

06. Nesse texto, qual trecho apresenta uma opinião?

A) “...315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar... “ (ℓ. 1).

B) “...84 milhões deles estão desnutridos.” (ℓ. 1-2).

C) “Um terço da população não sabe o que é água encanada...” (ℓ. 2).

D) “Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África.” (ℓ. 7-8).

 

Leia o texto abaixo.                 Sou contra a redução da maioridade penal

 

A brutalidade cometida contra os dois jovens em São Paulo reacendeu a fogueira da redução da idade penal. A violência seria resultado das penas que temos previstas em lei ou do sistema de aplicação das leis? É necessário também pensar nos porquês da violência já que não há um único crime.

De qualquer forma, um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos. Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais.

Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência e formará mais quadros para o crime. Além disso, nosso sistema penal como está não melhora as pessoas, ao contrário, aumenta sua violência.

O Brasil tem 400 mil trabalhadores na segurança pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que supera 171 milhões de pessoas. O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la. Sou contra a redução da idade penal porque tenho certeza que ficaremos mais inseguros e mais violentos. Sou contra porque sei que a possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes está na correta aplicação do ECA. Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Agora não podemos esperar que adolescentes sejam capturados pelo crime para, então, querer fazer mau uso da lei. Para fazer o bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.

Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal, além de ineficiente para atacar o problema, desqualifica a discussão. Isso é muito comum quando acontecem crimes que chocam a opinião pública, o que não respeita a dor das vítimas e não reflete o tema seriamente.

Problemas complexos não serão superados por abordagens simplórias e imediatistas. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.    Fonte: ROSENO, Renato. Coordenador do CEDECA - Ceará e da ANCED - Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente.

 

07. Nesse texto, há uma opinião no seguinte trecho:

A) “O Brasil tem 400 mil trabalhadores na segurança pública...” (ℓ. 14).

B) “ No [ECA] estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização...” (ℓ. 19-20).

C) “Precisamos de inteligência, orçamento e [...] um projeto ético [...]que valorize a vida. ” (ℓ. 28-29).

D) “... para uma população que supera 171 milhões de pessoas. “ (ℓ. 15).

 

Leia o texto abaixo.                     Nunca foi tão fácil secar uma espinha

 

A gente acha que cuidar da pele dá trabalho. Que nada! Chato mesmo é encarar aquela espinha que insiste em aparecer na cara da gente nas horas mais impróprias: o primeiro dia de aula ou o encontro com o menino que a gente está a fim. Pele bem cuidada dá uma levantada incrível no visual, né? Então, mãos à obra com a linha Clearskin da Avon, que tem oito produtos que facilitam a nossa vida. Além de combaterem a acne (eles são feitos com ácido glicólico, um poderoso derivado da cana-de-açúcar), eles deixam a pele super hidratada.                                                                                 Disponível em: . Acesso: 22 fev. 2018

 

08. O trecho abaixo que revela uma opinião é

A) “A gente acha que cuidar da pele dá trabalho. Que nada!”. (ℓ. 1)

B) “... eles são feitos com ácido glicólico, um poderoso derivado da cana-de-açúcar” (ℓ. 5 - 6)

C) “ Então, mãos à obra com a linha Clearskin da Avon...” (ℓ. 4)

D) “... oito produtos que facilitam a nossa vida” (ℓ. 5)

 

ü  D3 - Inferir o sentido de palavra ou expressão.

Leia o texto abaixo.

Diagrama

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

09. No último quadrinho desse texto, a palavra “transfigurando” tem o mesmo sentido de

A) melhorando.   B) modificando.   C) queimando.   D) refrescando.

 

Leia o texto abaixo.

É verdade que o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem?

Não é, não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100 gramas de manga ou de maçã, e bem menos que 100 gramas de banana (105 calorias), de abacate (162 calorias) ou do super calórico tamarindo (230 calorias). Mas de onde vem a má fama do açaí? “O que torna o açaí consumido nas lanchonetes bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa. [...]      

O famoso açaí “na tigela”, popular na região Sudeste, é preparado justamente com essa polpa turbinada. E com uma agravante: muitas vezes, o açaí vem acompanhado de outras delícias, como banana e granola, que aumentam muito o total de calorias [...]. Mas não entre na neura de ficar contando calorias que nem louco. Vale a pena comer açaí de vez em quando, porque ele é super nutritivo. [...] 

10. O termo em destaque no trecho “... não entre na neura...” (ℓ. 8 - 9) significa

A) algo que incomoda. B) ideia fixa. C) limitação. D) mania de perseguição.

 

Leia os textos abaixo.

Peixe para o bem do cérebro

Tem gente que não pode ouvir falar em óleo de fígado de bacalhau. Tudo bem que na vida existem coisas, digamos, mais saborosas. Mas, na maioria dos casos, a má impressão se deve a um trauma de infância, já que mães e avós obrigavam sua prole a mandar goela abaixo umas tantas colheradas do tal suplemento. A justificativa era vaga: “Faz bem”. E engula mais esta: elas estavam certas. Especialmente no que diz respeito à inteligência. Se não conheciam direito esse benefício, hoje a ciência explica.

Claro, você não precisa recorrer ao óleo. Desde que acrescente algumas porções de peixe à sua dieta, está tudo certo. A medida é essencial para manter nada menos do que o cérebro em forma. Mas, tanto no óleo de fígado de bacalhau quanto em um sashimi de salmão ou numa sardinha bem temperada, os autores da proeza na massa cinzenta são os ácidos graxos ômega-3, encontrados principalmente em espécies de águas frias. “Esse tipo de gordura influencia o desempenho cognitivo”, aponta a pesquisadora Maria Aberg, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.  

                                                                      [...] Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/

 

11. No trecho “... os autores da proeza na massa cinzenta...” (ℓ. 10), a palavra destacada tem o mesmo sentido de A) benefício. B) heroísmo. C) mágica. D) raciocínio.

 

Leia o texto abaixo.                    Por que os japoneses vieram ao Brasil?

 

E por que, agora, seus descendentes estão indo para o Japão? No início do século 20, as lavouras de café brasileiras precisavam de mão-de-obra.

A saída do governo brasileiro foi atrair imigrantes. O momento não podia ser melhor para os japoneses – lá, o desemprego bombava por causa da mecanização da lavoura. Outro motivo que facilitou a vinda deles foi um tratado de amizade que Brasil e Japão tinham acabado de assinar.

Aí, a situação se inverteu: o Japão se transformou em uma potência e, lá pela década de 80, ficou difícil bancar a vida no Brasil por causa da inflação e do desemprego. Os netos e bisnetos dos imigrantes japoneses enxergaram, então, uma grande chance de se dar bem e foram em massa para o Japão. Até 2006, a comunidade brasileira no país já havia alcançado 313 pessoas.

                                                                              Fonte: Revista Capricho nº 1045 maio/2008 p.94.

12. Na frase “... o desemprego bombava por causa da mecanização da lavoura” (l. 4), a expressão

destacada pode ser substituída por

A) apontava.    B) atraía.     C) aumentava.      D)caía.

 

Leia o texto abaixo.                  O macaco perante o juiz de direito

 

Andavam um bando de macacos em troça, pulando de árvore em árvore, nas bordas de uma grota, quando um deles vê no fundo uma onça que lá caíra. Os macacos se enternecem e resolvem salvá-la. Para isso, arrancaram cipós, emendaram-nos bem, amarraram a corda assim feita à cintura de cada um deles e atiraram uma das pontas à onça. Com o esforço reunido de todos, conseguiram içá-la e logo se desamarraram, fugindo. Um deles, porém, não o pôde fazer a tempo e a onça segurou-o imediatamente.

— Compadre macaco, disse ela, tenha paciência. Estou com fome e você vai fazer-me o favor de deixar-se comer.

O macaco rogou, instou, chorou; mas a onça parecia inflexível. Simão então lembrou que a demanda fosse resolvida pelo juiz de direito. Foram a ele, o macaco sempre agarrado pela onça. É juiz de direito, entre os animais, o jabuti, cujas audiências são dadas à borda dos rios, colocando-se ele em cima de uma pedra. Os dois chegaram e o macaco expôs as suas razões.

O jabuti ouviu e no fim ordenou:

— Bata palmas. Apesar de seguro pela onça, o macaco pôde assim mesmo bater palmas. Chegou a vez da onça, que também expôs suas razões e motivos.

— Bata palmas. A onça não teve remédio senão largar o macaco que escapou, e também o juiz atirando-se na água.  

                                        Disponível em: http://www.pt.wikisoure.org/wiki/Triste_Fim_ de_Policarpo.../I/II>. Acesso em: 26 set. 2019

 

13. No trecho: “Os macacos se enternecem e resolvem salvá-la” (l. 2 - 3) , o termo em destaque pode ser substituído por A) arrependem. B) embrutecem. C) engrandecem. D) sensibilizam.

 

 

ü  D7 - Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.

 

Leia o texto abaixo.   Sandy Island – a ilha que não existia e como ela foi parar no Google Earth

 

       No Google Earth, um ponto preto indicava a presença de uma ilha, no sul do Oceano Pacífico. Contudo, quando um grupo de pesquisadores australianos resolveu ir até lá, só encontrou água. O mistério de Sandy Island começou em 1876 e tem enganado navegadores até hoje. Mas como uma mentira dessas foi parar no sistema de mapas do Google?

Um navio baleeiro chamado Velocity foi o primeiro a identificar a ilha, em 1876, conforme conta o Live Science. Ela então fez parte dos mapas da Marinha Inglesa, a partir de 1908, sendo incluída no banco de dados da World Vector Shoreline, sistema desenvolvido pela Marinha norte-americana e uma das bases do Google Maps. O problema é que Sandy Island nunca existiu.

Especula-se que o Velocity tenha visto não uma ilha, mas uma área de pedra-pome, uma rocha flutuante, de baixa densidade, formada por lava resfriada – o que é bastante provável, dada a existência de diversos vulcões na região. Assim, por um erro bobo, a falsa  existência de Sandy Island foi perpetuada nos sistemas digitais, sendo uma das maiores farsas de todos os tempos. 

                              Disponível em: http://www.pt.wikisoure.org/wiki/Triste_Fim_ de_Policarpo.../I/II>. Acesso em: 26 set. 2019

 

14.A informação principal desse texto está presente no trecho:

A)  “... um grupo de pesquisadores australianos resolveu ir até lá,...”. (ℓ. 2-3)

B)  “Um navio baleeiro chamado Velocity foi o primeiro a identificar a ilha,...”. (ℓ. 6)

C)  “O problema é que Sandy Island nunca existiu.”. (ℓ. 9-10)

D)  “... uma rocha flutuante [...] formada por lava resfriada...”. (ℓ. 12)

 

Leia o texto abaixo.

“No Antigo Egito, o gato foi honrado e enaltecido, sendo considerado como um animal santo. Nesta mesma época, a gata transformou-se na representação da Deusa Bastet, fêmea do deus Sol Rá. [...] Na Europa, o gato se desenvolveu com as conquistas romanas. Ele foi admirado pela sua beleza e dupla personalidade (ora um selvagem independente, ora um animal doce e afável), e apreciado ainda no século XI quando o rato negro invadiu a Europa. No século XIII desenvolveram-se as superstições e o gato passou de criatura adorada a infernal, associada aos cultos pagãos e à feitiçaria. A igreja lhe virou as costas. [...] No século XVIII ele voltou majestoso e em perfeito acordo com os poetas, pintores e escritores que prestam homenagem à graça e à beleza de seu corpo.” Fonte: Revista DC. Diário Catarinense, 25 de abril 1999.

 

15. A informação principal que se destaca no texto é:

A) A trajetória do gato ao longo da história.

B) Citar superstições acerca dos gatos

C) Descrever a história dos ratos ao longo dos tempos.

D) Justificar a importância dos gatos e dos ratos.

 

Leia o texto abaixo.                   Peixes e castanhas não melhoram o raciocínio

 

    Sabe quando sua mãe pregava que comer peixe ajudava a ficar mais inteligente? Pois é, esqueça. Ao contrário dos estudos anteriores, pesquisadores da Universidade de Iowa descobriram que o ômega-3 presente em peixes como salmão e nas castanhas não contribuem em nada para a melhora do raciocínio. O trabalho foi publicado na edição on-line da “Neurology”, revista da Academia Americana de Neurologia.

 

    O estudo foi feito com 2.157 mulheres com idades de 65 a 80 anos [...]. “Há muito interesse no ômega-3 como uma maneira de evitar ou retardar o declínio cognitivo, mas infelizmente nosso estudo não encontrou o efeito nas voluntárias pesquisadas” diz o autor do estudo Eric Ammann, da Universidade de Iowa “não recomendamos, entretanto, que as pessoas mudem suas dietas baseadas nesses resultados porque o

ômega-3 parece trazer benefícios gerais para a saúde e peixe e castanhas podem ser alternativas saudáveis que a carne vermelha e laticínios ricos em gordura saturada.” [...]

                                                     Disponível em: <http://oglobo.globo.com/saude/ >. Acesso em: 26 set. 2013. Fragmento.

 

16.A informação principal do Texto  está no trecho:

A)    “... ômega-3 presente em peixes como salmão e nas castanhas não contribuem em nada para a melhora do raciocínio.”. (ℓ. 3-4)

B)  “O trabalho foi publicado na edição on line da ‘Neurology’,...”. (ℓ. 4-5)

C)   “O estudo foi feito com 2.157 mulheres com idades de 65 a 80 anos.”. (ℓ. 6)

D)   “... não recomendamos, entretanto, que as pessoas mudem suas dietas baseadas nesses   

resultados...”.(ℓ. 9-10)

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