EDUCAÇÃO FÍSICA – 6º
AO 9º ANO
TEMA 1: AS OLIMPÍADAS
As olimpíadas são consideradas o maior
evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a
competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Segundo o Barão de
Coubertin, considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o
importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.
SUA HISTÓRIA
De acordo com a
mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C.,
na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, chamado Zeus. Entretanto, os
primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os
atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados. Nessa época, os reis
de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse
trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera,
localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.
ERA MODERNA
Atenas foi a
cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com
delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.
Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em
quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a
Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente, e também em 2020, devido à
pandemia da Covid-19.
IMPORTÂNCIA DOS
JOGOS OLÍMPICOS
Os Jogos
Olímpicos são importantes principalmente por despertarem o interesse da
população pelas práticas esportivas. O hábito de praticar um esporte com
regularidade traz diversos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.
Além disso, passa uma mensagem de união entre as nações. Mesmo que elas
compitam entre si, há um espírito de fraternidade entre os atletas de todo o
mundo.
CARACTERÍSTICAS DO ESPORTE
OLÍMPICO
Constantemente,
são acrescidas novas modalidades nas Olimpíadas. Nas olimpíadas de Tóquio,
2021, no total são 46 modalidades. Há muitas modalidades que ficam de fora, na
maioria das vezes, por não cumprirem as regras do Comitê Olímpico Internacional
(COI). Por exemplo: o esporte precisa estar regulamentado por uma associação
internacional. Também deve haver um número mínimo de países e continentes em
que ele deve ser praticado profissionalmente, tanto por homens quanto por
mulheres.
TIPOS DE JOGOS OLÍMPICOS
Os Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades
de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias
competições. Atualmente, os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos
pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando. Ainda
existem os Jogos Paraolímpicos que envolvem pessoas com deficiências.
CONCLUSÃO
Desse modo, as Olimpíadas encorajam o intercâmbio educacional e
humanitário entre países e têm o papel de incentivar a união entre as pessoas.
O símbolo oficial é um exemplo disso, cinco anéis aparecem interligados sobre
um fundo branco na bandeira olímpica, representando a união dos cinco
continentes. As cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho foram escolhidas
por serem comuns às bandeiras dos países membros do Comitê Olímpico.
Fontes do texto:mundoeducacao.uol.com.br /
www.todamateria.com.br / pt.wikipedia.org / all.accor.com
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. NÃO representa um
dos objetivos dos Jogos Olímpicos a alternativa:
a) Contribuir na construção de um mundo
melhor.
b) Incentivar a competição sadia entre as
nações.
c) Promover a serenidade em períodos de
guerras.
d) Desenvolver a união e o respeito entre os
países.
2. Quem é o responsável pela fundação dos
Jogos Olímpicos na era moderna?
3. O trecho: “O importante não é vencer, mas
competir.”, significa que:
a) o atleta deve vencer a qualquer custo.
b) competir é mais admirável que vencer.
c) não se deve aceitar uma derrota nos jogos.
d) o importante é não ganhar numa competição.
4. Localize as seguintes informações no
texto:
a) Segundo a mitologia grega, ele criou os
jogos olímpicos:
b) Deus homenageado com a criação dos jogos
olímpicos:
c) Lugar relacionado à origem do termo
“Olimpíadas”:
d) Razão da trégua sagrada em toda a Grécia.
5. Sobre o texto, indique a afirmativa FALSA:
a) Quatorze países participaram da primeira
olimpíada ocorrida em 1896.
b) Os Jogos Olímpicos são realizados
normalmente de quatro em quatro anos.
c) A pandemia do Novo Coronavírus afetou a
realização dos Jogos Olímpicos em 2020.
d) Atenas foi o país que primeiro sediou os
jogos olímpicos.
6. NÃO é uma
virtude dos jogos olímpicos:
a) a solidariedade.
b) a harmonização.
c) a exaltação.
d) a integração.
7. Quantas são as modalidades dos jogos
olímpicos de Tóquio 2021? Escreva o nome de 5 delas.
8. De acordo com o texto, o que são necessários para uma modalidade
esportiva tornar-se numa competição oficial dos jogos olímpicos?
9. O que são jogos paralímpicos?
10. O símbolo oficial dos jogos olímpicos está associado a um sentimento
de:
a) unidade.
b) ternura.
c) entusiasmo.
d) cuidado.
11. Observe as figuras abaixo que mostram
algumas modalidades dos jogos olímpicos.
As modalidades esportivas acima são,
respectivamente:
a) salto ornamental, badminton, luta e
pedalada.
b) nado artístico, tênis, luta e ciclismo.
c) natação, pingue-pongue, boxe e ciclismo.
d) natação, badminton, boxe e ciclismo
GABARITO
1C /
2. Pierre de Coubertin. / 3B / 4. a) O herói Hércules, b) Zeus,
c) O santuário de Olímpia, d) A aliança de alguns países para a
participação nos jogos olímpicos. / 5D / 6C / 7. 46 modalidades. Basquete,
Tiro com arco, Ginástica artística, Atletismo e Vôlei de praia (Aceite outras).
/ 8. A modalidade esportiva precisa estar regulamentada por uma
associação internacional e haver um número mínimo de países e continentes em
que ele deve ser praticado profissionalmente, tanto por homens quanto por
mulheres. / 9. São jogos que envolvem pessoas com deficiência. / 10A / 11D
TEMA 2: OS LIMITES DO CORPO - PRÁTICAS SEGURAS
Você sabia que a dor e a fadiga são sensações normais e até necessárias
que servem como um alarme do organismo? Isso mesmo! Quando fazemos alguma
atividade física e percebemos que o nosso corpo está muito cansado, pode ser um
indicativo que ele está em sua capacidade máxima e necessita de uma folga.
Ignorar esse aviso biológico pode ser muito perigoso, provocando até alguma
lesão séria. Desse modo, entender e analisar os limites do corpo é muito
importante para os praticantes de atividade física.
OS LIMITES DO CORPO E A
SAÚDE
Todo mundo sabe que a prática de atividade física é necessária para uma
qualidade de vida, além de ajudar na perda de peso e na obtenção de massa
muscular. Entretanto, é necessário ter cuidado para não se lesionar ou se ferir
durante uma rotina de atividade, para que depois não sejam necessários cuidados
especiais numa clínica de fisioterapia. Quedas, tropeções ou tombos podem
prejudicar o seu bom desempenho. Algumas das lesões mais comuns durante a
prática de atividades físicas são as entorses e as tensões musculares, mas há
medidas que podem ser tomadas para evitá-las.
NECESSIDADE DA ATIVIDADE
FÍSICA
Cada pessoa deve possuir hábitos de práticas de exercícios físicos, não
só apenas aos finais de semana, por exemplo, todavia, uma rotina constante,
pois a falta de condicionamento físico pode aumentar os riscos de lesões. Por
conseguinte, quanto mais se pratica atividade com segurança, mais seu corpo
estará igualmente forte e saudável.
CUIDADOS
Realizar o consumo de água durante e após os exercícios ajuda a manter a
temperatura do corpo estável. Além disso, ao estar em conjunto com uma
alimentação leve e rica em nutrientes, coopera ainda mais com a prevenção de
lesões. Logo, as práticas desportivas associadas aos cuidados com a alimentação
garantem o bem-estar e uma qualidade de vida. Consequentemente, você obtém um
melhor desempenho na execução das atividades. Outra dica importante é não
segurar o xixi, pois a urina é uma forma de eliminar as substâncias
prejudiciais do organismo, se acumulada, não acontece o relaxamento da bexiga,
podendo causar complicações futuras.
CONCLUSÃO
Portanto,
não devemos apenas focar no resultado ou na alegria de participar de atividades
esportivas sem observar os limites do corpo e as condições necessárias para
executá-las. Caso tenha dificuldade de realizar alguns exercícios, faça
devagar, pois, aos poucos, seu corpo estará pronto. Assim, você não o
sobrecarrega. Se sentir dores, pode ser um forte indício de que algo está
errado e merece atenção, então, peça ajuda a alguém. Lembre-se: praticar
atividade física é necessário, mas com segurança.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. O tema principal abordado no estudo de
hoje é sobre:
a) alimentação saudável.
b) cuidados com a higiene do corpo.
c) consequências do cansaço mental e físico.
d) cuidados durante a prática de exercícios.
2. Segundo o texto, a dor e a fadiga revelam
que a pessoa:
a) precisa ir urgentemente ao hospital.
b) necessita descansar e tomar
medicamentos.
c) está muito cansada e precisa de repouso.
d) está bem e não precisa se preocupar com
isso.
3. Quais as lesões mais comuns durante a
prática de atividade física inadequada?
4. De acordo com o texto, por que é
importante conhecer os limites do próprio corpo?
5. Segundo o texto, NÃO é um benefício da atividade física:
a) qualidade de vida.
b) perda de peso.
c) lesões musculares.
d) condicionamento físico.
6. Por que é importante realizar o consumo de
água durante e após os exercícios físicos?
7. Sobre a atividade física, assinale a
alternativa FALSA:
a) Deve-se possuir hábitos de práticas de
exercícios físicos.
b) É necessário realizar no máximo uma
caminhada uma vez por semana.
c) Uma rotina de atividade física ajuda a
diminuir os problemas de saúde.
d) O corpo estará forte contra lesões se a
prática de atividade física for frequente.
8. Cite os três cuidados para uma boa prática
de atividade física apresentados no texto?
9. De acordo com a aula de hoje, é uma
atitude CORRETA:
a) Realizar atividades desportivas focando
apenas no resultado.
b) Intensificar a velocidade do exercício
caso esteja sentindo dor.
c) Todos devem praticar atividade física na
mesma intensidade.
d) A segurança durante a prática de atividade
física é prioridade.
10. Segundo o texto, qual deve ser o
procedimento correto ao realizar um determinado exercício que exija muito do
nosso corpo?
GABARITO
1D / 2C /
3. As entorses e as tensões musculares. / 4. Para não se lesionar ou se
ferir por meio de quedas, tropeções ou tombos que podem prejudicar o bom
desempenho durante a prática de atividade física. / 5C / 6. Porque ajuda a
manter a temperatura do corpo estável. / 7B / 8. Realizar o consumo de água
durante e após os exercícios físicos, realizar uma alimentação leve e rica em
nutrientes e não segurar o xixi. / 9D / 10. Realizar devagar, pois, aos
poucos, o corpo estará pronto. Assim, não o sobrecarrega.
TEMA
3: A CAPOEIRA
A identidade do ser humano se inicia a partir
da interação do meio em que vive, uma construção que ocorre em razão das
diferenças culturais. A cada experiência vivida, a cada problema enfrentado,
estamos enriquecendo o nosso processo de construção cultural. Hoje, vamos
aprender sobre a capoeira e sua história. Com isso, conheceremos também a
história do Brasil e de como os negros, através da sua cultura, contribuíram
para a construção da identidade do povo brasileiro.
O
QUE É A CAPOEIRA?
Segundo o site UOL, a “capoeira é uma
representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular,
música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são
utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.” A palavra
capoeira se refere às áreas de mata rasteira do interior brasileiro. Ela
foi criada no século XVII pelos africanos e se difundiu por todo o Brasil.
Atualmente, é considerada um dos maiores símbolos da cultura do nosso
país.
SUA HISTÓRIA
A capoeira surgiu no Brasil durante a
escravidão. Muitos negros foram trazidos da África e obrigados a trabalhar nos
engenhos de cana-de-açúcar, nas casas dos senhores de engenhos, como também nas
fazendas de café. O escravo negro não tinha nenhum direito. Ele apenas
trabalhava e ainda assim era muito castigado. Foi nesse ambiente hostil que
nasceu a capoeira, em meio a um espírito de camaradagem entre os
escravos. Através da música, do batuque, da dança e das histórias
contadas nas rodas, a identidade africana crescia em terras brasileiras. Era um
momento de alegria, um dos poucos que ainda lhes restava. Desse modo, a
capoeira surgiu entre os escravos como um grito de liberdade, sendo uma forma
de luta e de resistência.
FUNDAMENTOS
Os
cantos da capoeira narram as histórias sofridas durante a escravidão. A cultura
negra trouxe o batuque, os instrumentos musicais e o gingado, que tornam esse
povo único. Com os escravos vieram ainda a religião, os trajes típicos, a sua
culinária e a sua língua. Existem algumas regras muito observadas durante a sua
prática que são: respeitar o mestre e agir com disciplina, obedecer ao
comando do berimbau durante a prática, não perder os movimentos do parceiro de
vista, zelar pela segurança de todos os participantes e jamais utilizar os
conhecimentos adquiridos com a prática para integrar brigas de rua. Os seus
principais instrumentos utilizados na prática são o berimbau, o atabaque, o
pandeiro, o agogô e o reco-reco.
TIPOS
DE CAPOEIRA
Os dois principais tipos de capoeira são
Angola e Regional. Angola é vista como a capoeira antiga, é o estilo mais
próximo dos antigos negros escravos. Seu jogo é mais lento, com muita
malemolência (faz que vai, mas não vai). Ela é considerada uma capoeira menos
agressiva e de golpes baixos, tendo as mãos no chão como base. Seu primeiro
grande mestre foi o Mestre Pastinha. Já a capoeira regional tem como
característica movimentos rápidos. Seu primeiro mestre foi o Mestre Bimba, que
trouxe para a capoeira uma metodologia, criando sequências de golpes e de
ensino, tentando dar ao esporte uma característica mais de luta do que de
dança, incorporando novos golpes.
CONCLUSÃO
Atualmente a capoeira é uma das expressões
culturais mais conhecidas no Brasil. Em 2014, a capoeira recebeu o título de
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. No dia 20 de novembro
é comemorado o Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a inserção
do negro na sociedade brasileira. Quem pratica capoeira aprende a lutar, a
jogar, a cantar e também a tocar os seus instrumentos típicos. Uma baiana
chamada Ru Aisó escreveu: "Quem pratica capoeira, nunca é órfão, afinal
temos uma eterna família. Meu Mestre: um pai, a Capoeira: uma mãe, os grupos do
Brasil e do mundo, meus e seus irmãos."
Texto:
Tudo Sala de Aula
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Segundo o texto, como surge a cultura de um
povo?
2. Os escravos africanos foram os introdutores da
Capoeira no Brasil. Quando fugiam e eram acuados pelos seus perseguidores,
utilizavam os golpes de capoeira
a) como arma de defesa.
b) para divulgar sua cultura.
c) para mostrar um jogo atlético.
d) como forma de mostrar superioridade.
3. Observe as imagens abaixo que mostram alguns
golpes de luta. Identifique aquela que revela uma prática da capoeira.
4. NÃO é uma característica da capoeira:
a) os movimentos rápidos e ágeis.
b) os elementos ginástico-acrobáticos.
c) os golpes de punhos e cotovelos.
d) os movimentos complexos.
5. Por que a capoeira está relacionada com a
cultura brasileira?
A Capoeira foi ao longo de sua trajetória difundida
e surgiram estilos idealizados por alguns mestres. Cada estilo possui
características próprias que diferenciam nas rodas de capoeira.
6. Qual foi a capoeira idealizada pelo Mestre
Bimba?
a) A capoeira Brasil.
b) A capoeira Regional.
c) A capoeira de Angola.
d) A capoeira Contemporânea.
7. Qual a etimologia da palavra capoeira?
a) Mata rasteira.
b) Mata atlântica.
c) Luta indígena.
d) Luta coletiva.
8. É uma característica da Capoeira Angola:
a) golpes rápidos e altos.
b) movimentos vagarosos.
c) movimentos céleres.
d) precisão de movimentos.
9. Leia as afirmativas abaixo:
I - Mestre Bimba idealizou a capoeira
contemporânea.
II - A capoeira era praticada pelos portugueses
durante a colonização.
III - A capoeira apresenta dois principais estilos:
Angola e Regional
IV - A capoeira em seus cânticos conta a história
do negro escravizado, preservando parte da sua história.
Sobre as afirmativas acima, marque a alternativa correta:
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.
10. Quais os principais instrumentos necessários na
prática da capoeira?
11. Quem deu à capoeira uma característica mais de
luta do que de dança?
GABARITO
1. A identidade
do ser humano se inicia a partir da interação do meio em que vive, uma
construção que ocorre em razão das diferenças culturais. / 2A / 3D / 4C / 5.
Porque os negros, através da sua cultura, contribuíram para a construção da
identidade do povo brasileiro e foram eles que trouxeram a capoeira. / 6B / 7A
/ 8B / 9C / 10. O berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco. /
11. O Mestre Bimba.
TEMA
4 - DROGAS E SEUS EFEITOS
Você sabia que as drogas roubam a liberdade
dos seres humanos, aprisionando-os através da dependência química?
Infelizmente, esta dependência provoca muitos transtornos na vida dos usuários
de drogas, como também, de seus familiares, causando sofrimento mental e
físico. O acesso às drogas, seja lícita ou ilícita, está se tornando mais
acessível no Brasil, por isso, a melhor opção para quem tem excelentes planos é
ficar de fora do consumo de qualquer tipo de droga. Além de ter sonhos, estar
bem informado ajuda você a fazer sempre as melhores escolhas.
Observe
a imagem e reflita:
Qual
a relação da imagem com os efeitos das drogas no organismo?
Conhecer os riscos e os efeitos das drogas na
saúde mental e física é um dos aspectos mais importantes para conter os efeitos
negativos desse problema. Estudos mostram que o uso de drogas é mais comum
entre os jovens de 18 a 25 anos, período mais importante na vida da pessoa.
Para aqueles que ainda estão em fase de crescimento, o impacto ainda é mais
prejudicial, já que o lobo frontal, área responsável pelo comportamento, ainda
está em processo de desenvolvimento.
CLASSIFICANDO AS DROGAS PSICOATIVAS
As
drogas psicoativas intervêm no funcionamento do cérebro. No quadro abaixo, veja
as diferentes formas de ação dessas drogas.
Os estimulantes aceleram o funcionamento do
cérebro e aumentam o estado de alerta, fazendo com que a pessoa fique “ligada”.
Os depressores reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória
e a capacidade intelectual, desse modo, diminuem a atividade cerebral – a
pessoa fica “devagar”. As perturbadoras alteram a percepção e o pensamento e
produzem alucinações e delírios, logo, alteram o funcionamento cerebral.
Uma substância psicoativa age principalmente
no sistema nervoso central, alterando a função cerebral e temporariamente muda
a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. Esses efeitos,
entretanto, levam ao uso recorrente das mesmas, causando dependência física ou
psicológica, promovendo um ciclo progressivamente mais difícil de ser
interrompido.
DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
ALCOOLISMO
O
consumo desenfreado e contínuo de bebidas alcoólicas compromete de forma
agressiva e irreversível a saúde do ser humano. Atualmente, o alcoolismo é
classificado como uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O usuário
de álcool, além de prejudicar a própria vida, termina por afetar a vida dos
familiares e amigos.
O
CRACK
O Crack é uma droga ilícita, proveniente da
cocaína e possui um alto grau de dependência. É uma droga ilegal e está
intimamente relacionada à violência urbana. O crack é uma droga que vicia
rapidamente e pode levar à morte. Seu consumo provoca hiperatividade motora e
sensorial, taquicardia, hipertensão arterial, convulsões e derrame cerebral.
CURIOSIDADES:
- A
fumaça do cigarro reúne cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes e muitas
delas são cancerígenas;
-O
tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de
faringe, além de problemas cardíacos;
- No
Brasil, 555 pessoas morrem diariamente por doenças ligadas ao tabagismo;
- 20
mil brasileiros morrem a cada ano, em decorrência do consumo de tóxicos ou de
crimes relacionados com o tráfico.
LIBERDADE:
DOM PRECIOSO
Durante
a adolescência é que se adquire autonomia para fazer escolhas e assumir
responsabilidades. Por isso, estabeleça metas para a sua vida e assuma com você
mesmo o compromisso de realizá-las. Prefira uma vida saudável, com a prática de
atividade esportiva e uma boa relação social com amigos, sendo isso um fator de
prevenção contra o uso de drogas.
ATIVIDADE
SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU.
1. Observe a imagem e resolva à questão:
Relacionando a imagem acima com os efeitos das
drogas no organismo, responda: que tipo de conduta humana a imagem está
mostrando?
a) Autonomia.
b) Emancipação.
c) Sujeição.
d) Confiança.
2. O termo droga é frequentemente utilizado para
produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que causa
dependência, como o cigarro e o álcool. Sobre as drogas, marque a
alternativa CORRETA:
a) O crack e a maconha não alteram a química
cerebral, apenas o humor do usuário.
b) O álcool é uma droga lícita, porque não causa dependência.
c) O crack é uma forma menos pura da cocaína com alto poder de gerar
dependência.
d) O cigarro só causa danos à saúde se consumido em excesso.
3. Como conter os efeitos negativos do uso das drogas?
4. Archimedes Marques
escreveu: “O doce se torna amargo na medida em que o efeito do crack passa e a
necessidade psicológica assim o pede de volta”. Em relação aos efeitos do crack
no organismo do ser humano, é CORRETO afirmar que:
a) ele é uma droga depressora e tem alto poder de
causar dependência.
b) ele é uma droga perturbadora do sistema nervoso central, deixando inicialmente
a pessoa alheia e desligada.
c) ele é um estimulante e seus efeitos são duradouros, não causando,
habitualmente, a dependência.
d) ele é um estimulante do cérebro, todavia, seus efeitos são efêmeros,
causando hiperatividade motora e sensorial.
5. Como uma substância psicoativa age no sistema nervoso central (SNC)?
6. Dentre as alternativas abaixo, assinale apenas a
que NÃO corresponde aos efeitos causados pelo cigarro.
a) Causa problemas respiratórios, como bronquite
crônica e doença pulmonar.
b) Tem ação cancerígena tanto para o fumante ativo como para o passivo.
c) Age sobre o sistema nervoso porque contém nicotina e causa dependência.
d) Aumenta a absorção de oxigênio, devido à dilatação dos brônquios.
7. Dê
exemplos de drogas LÍCITAS
GABARITO
1C
/ 2C / 3. Informação e prevenção: Conhecer os riscos e os efeitos das drogas na
saúde mental e física é um dos aspectos mais importantes para conter os efeitos
negativos. / 4D / 5. Uma substância psicoativa age principalmente no sistema
nervoso central, alterando a função cerebral e temporariamente muda a
percepção, o humor, o comportamento e a consciência. / 6D / 7.Nicotina,
vinho com álcool, cachaça e cerveja.
TEMA
5: DANÇA DE SALÃO
Ela é considerada uma dança social, praticada por casais, geralmente em
reuniões sociais. O seu surgimento remonta ao Renascimento na Europa. Nos
séculos XV e XVI, tornou-se muito apreciada pelos nobres nos salões dos
palácios reais. Não demorou muito e acabou sendo praticada pela população em
geral. Logo, o termo salão foi dado a essa modalidade porque se originou nos
salões da nobreza europeia.
NO BRASIL
A dança de salão só chegou ao Brasil no século XIX, através dos
professores da corte portuguesa que ensinavam etiqueta e dança social. Após a Proclamação
da República, o desejo pelos bailes continuou forte, assim, a dança de salão
tornou-se cada vez mais popular e frequente em todo território
brasileiro.
é o
agrupamento de todas as danças desempenhadas em dupla. Logo, nenhuma
apresentação solitária ou individual pode ser chamada dança de salão. Nesse
tipo de dança, a movimentação ocorre com a cumplicidade do parceiro.
Atualmente, sua prática não se limita às salas de aula ou às apresentações.
Existem diversos espaços para se dançar os diferentes gêneros da Dança de
Salão, como, por exemplo, em casamentos, festas, aniversários, casas de show ou
bares. Portanto, ela consegue atrair os mais diversos apaixonados pela dança de
salão. A organização internacional de danças de competição, World Dance Sport
Federation (WDSF), classificou as danças de salão em duas categorias: as
latinas e as clássicas.
LATINAS E CLÁSSICAS
Em razão da riqueza de ritmos musicais, as danças de salão podem ser
definidas como latinas ou clássicas. As danças latinas são danças
principalmente oriundas da América Latina. A harmonia de ritmos faz com que a
mistura da dança e música se transformem numa extraordinária explosão cheia de
ritmo. São exemplos de danças de salão latinas: samba, rumba, merengue,
pasodoble e chá-chá-chá. Já as danças de salão clássicas reúnem uma série
de técnicas e movimentos específicos. Essa categoria de dança surgiu ainda no
Renascimento, quando os casamentos e os eventos aristocráticos eram comemorados
com bailarinos da corte. São exemplos de danças de salão clássicas: Valsa
Inglesa, Valsa Vienense, Slow Fox, Quickstep e Tango. Entretanto, vale
ressaltar que atualmente a dança de salão tem como principais características a
dança a dois, variação de passos e mistura de ritmos.
RITMOS
Os ritmos da Dança de Salão são bastante
variados. Eles incluem Samba, Forró, Lambada, Salsa, Rock, Bolero, Tango,
Maxixe, Mambo, dentre outros. São muitos os estilos musicais alcançados, pois
esse gênero abrange uma grande variedade musical. É muito prazeroso se
expressar através do nosso corpo, principalmente porque essa atividade estimula
o nosso cérebro e a memória, além de combater a depressão, tonifica os
músculos, melhora nossa postura e favorece a perda de calorias.
CONCLUSÃO
Assim, a dança de salão é uma atividade física recomendada tanto para os
mais jovens, quanto para pessoas idosas, pois ao dançar, a capacidade aeróbica
é desenvolvida, como também, as funções cardiovasculares, respiratórias e
flexibilidade são aperfeiçoadas.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ
APRENDEU
1. Sobre o surgimento ou as características
da Dança de Salão, assinale a alternativa FALSA:
a) Ela também é considerada uma dança social.
b) A dança de salão surgiu no continente
europeu.
c) Seu nome está associado ao local de
origem.
d) Toda dança pode ser definida como dança de
salão.
2. Pode-se afirmar que Dança de Salão se
pratica
a) em grupo.
b) em pares.
c) em trios.
d) sozinho.
3. Como a Dança de Salão chegou ao Brasil?
4. Assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) A Dança de Salão não é muito praticada no
Brasil, pois os espaços para a sua execução ainda são muito escassos.
b) Uma apresentação individual pode ser
classificada como Dança de Salão, desde que o ritmo esteja associado ao
gênero.
c) A Dança de Salão só pode ser realizada com
o envolvimento do parceiro, pois a movimentação necessita de sincronia.
d) Os amantes da Dança de Salão só podem
praticá-la se houver um local apropriado, como um salão espaçoso.
5. Cite alguns exemplos de ritmos musicais
que podem ser associados às danças de salão.
6. São danças de salão latinas:
a) Rumba e Merengue.
b) Merengue e Valsa Inglesa.
c) Chá-chá-chá e Slow Fox.
d) Quickstep e Tango.
7. Conforme o texto, quais são as três
principais características da Dança de Salão?
8. A dança de salão, além de uma forma de
lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto
para pessoas mais velhas. Segundo o texto, quais os benefícios que a Dança de
Salão pode trazer para o corpo durante a sua prática?
9. Infelizmente, no ambiente social, ainda é
comum rotular algumas atividades de exclusividade masculina ou feminina,
inclusive a dança. Na sua opinião, o que pode ser feito para minimizar esse
tipo de preconceito na escola?
GABARITO
1D / 2B /
3. Através dos professores da corte portuguesa que ensinavam etiqueta e dança
social. 4C / 5. Samba, Forró, Lambada,
Salsa, Rock, Bolero, Tango, Maxixe e Mambo. / 6A / 7. A dança a dois, variação
de passos e mistura de ritmos. 8. A capacidade aeróbica é desenvolvida, como
também, as funções cardiovasculares, respiratórias e flexibilidade são
aperfeiçoadas. Ainda estimula o nosso cérebro e a memória, além de combater a
depressão, tonifica os músculos, melhora nossa postura e favorece a perda de
calorias. 9. Resposta Pessoal. (Professor, essa pergunta busca provocar uma
reflexão com os estudantes sobre os preconceitos que ainda cercam a prática de
dança. É comum associar esse tipo de atividade apenas ao público feminino. Por
isso, busque refletir sobre esse assunto. Leve em consideração que existem
também outras atividades que são associadas com exclusividade ao público
masculino, como o futebol. Sugestão de resposta: Um trabalho contínuo de
conscientização das atitudes de preconceito, seja de cor, classe, religião,
gênero e outros aspectos.).
TEMA
6: AQUECIMENTO E ALONGAMENTO
Você já percebeu que geralmente os
atletas antes de entrarem em jogos eles se aquecem e se alongam? Você sabe para
que serve o alongamento depois das atividades físicas? Além dos atletas, quem
mais pode e deve realizar dessa prática um hábito em busca de uma melhor
qualidade de vida? Quais benefícios essas práticas irão nos trazer? É sobre
isso que estudaremos na aula de hoje.
Certamente você já ouviu falar em
aquecimento e alongamento como técnica normalmente praticada pela maioria das
pessoas antes de qualquer atividade física, desportivas ou de exercícios
físicos. Entretanto, aquecimento e alongamento não significam a mesma coisa, há
diferenças entre essas atividades.
AQUECIMENTO
É caracterizado como uma técnica
normalmente praticada antes de quaisquer atividades desportivas ou exercícios
físicos. Corresponde aumentar gradativamente a intensidade da atividade física,
promovendo também uma boa temperatura corporal. Além disso, prepara o sistema
cardiovascular e pulmonar para a execução da atividade e o desempenho corporal.
ALONGAMENTO
Alongamento
é a prática de esticar os músculos em formas de exercícios físicos. Sendo um
conjunto de treinamentos que focalizam na preservação e aperfeiçoamento do grau
de flexibilidade muscular. Essa prática com constância beneficia as fibras
musculares do nosso corpo.
TIPOS
DE AQUECIMENTO
Aquecimento Específico: É
a utilização de exercícios específicos para uma determinada modalidade. Nessa
prática, os exercícios devem usar a musculatura exigida no desporto que será
feito em sequência.
Aquecimento Geral: Deve
possibilitar um funcionamento ativo do organismo em sua totalidade. Para tanto,
deve-se fazer exercícios que se valem de grandes grupos musculares. Correr é um
bom exemplo.
Aquecimento Passivo: Compreende
o aumento da temperatura corporal através de meios externos, como, por exemplo:
a utilização de massagem, diatermia de ondas curtas, sacos quentes, banhos de
vapor e duchas quentes.
BENEFÍCIOS
DO ALONGAMENTO
São muitos os benefícios do alongamento,
entre eles estão: a melhora do bem-estar físico e mental, o aperfeiçoamento da
postura, a melhora da percepção do próprio corpo, a redução de desenvolver
lesões musculares, a diminuição da tensão muscular e de câimbras e o estímulo
da produção de hormônio do bem-estar. Percebeu o quanto são muitos os
benefícios para o corpo? Logo, essa prática tem muito a contribuir com a sua
qualidade de vida.
REFLEXÃO
O ser humano é composto pelas dimensões:
física, emocional, social, espiritual e intelectual. Todas elas necessitam ser
cultivadas no dia a dia por toda nossa vida. E, para podermos viver de forma
harmônica, essas dimensões devem estar sempre inter-relacionadas. Fique ciente
que somos os únicos responsáveis pela busca de nosso bem-estar e qualidade de
vida.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
1. Sobre o que você aprendeu, assinale a alternativa FALSA.
a) Alongamento não deve ser confundido com
aquecimento, pois ambos são diferentes.
b) Correr e caminhar são exemplos clássicos
de alongamento usados por muitos atletas.
c) O alongamento promove o estímulo da
produção de hormônio do bem-estar.
d) O aquecimento é definido como um exercício
repetido antes da atividade desportiva.
2. Considere as afirmativas abaixo:
I – Um dos conceitos de aquecimento é a
repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea.
II - O alongamento é um movimento lento que
busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.
III - Somente quando o corpo já está
aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase, pode-se
fazer alongamentos.
São verdadeiras as
afirmativas:
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II e III, somente.
d) I, II e III.
3. Escreva com suas palavras as definições
dos termos abaixo:
a) Aquecimento:
b) Alongamento:
4. Como é definido o aquecimento geral nas
práticas desportivas?
a) Aumento da temperatura corporal através de
meios externos.
b) É o emprego de exercícios localizados para
uma modalidade específica.
c) É uma atividade física que envolve um
agrupamento maior de músculos.
d) São todos os exercícios físicos ocorridos
numa atividade na academia ou desportiva.
5. Quais são os principais benefícios do
alongamento para o corpo humano?
6. Assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) O alongamento prepara principalmente
o sistema cardiovascular e pulmonar para a execução da atividade física.
b) O aquecimento e o alongamento significam a
mesma coisa, desde que estejam no campo da atividade física ou no esporte.
c) Tanto o aquecimento como o alongamento são
práticas que muito têm a contribuir com a nossa qualidade de vida.
d) O aquecimento é uma prática de esticar os
músculos em formas de exercícios físicos para melhorar os treinos na academia.
7. O ser humano é composto por dimensões que
necessitam ser cultivadas no dia a dia por toda nossa vida. Quais são essas
dimensões?
8. Para você, por que a prática de atividade
física é benéfica para o nosso corpo?
GABARITO
1B / 2D / 3. a)
O objetivo principal do aquecimento é preparar o corpo física e psiquicamente
para o esporte, com o intuito de evitar lesões. (Professor, aceite outras
respostas) / b) Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo
dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento
muscular. (Professor, aceite outras respostas) / 4C / 5. Promover a melhora do
bem-estar físico e mental, o aperfeiçoamento da postura, a melhora da percepção
do próprio corpo, a redução de desenvolver lesões musculares, a diminuição da
tensão muscular e de câimbras e o estímulo da produção de hormônio do
bem-estar. / 6C / 7. Física, emocional, social, espiritual e intelectual. / 8.
Resposta Pessoal. (Sugestão: A importância da atividade física para a saúde
está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo
consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares,
diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de
fundo emocional)
TEMA 7 - EXERCÍCIOS FÍSICOS E
A PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Será que a prática do exercício
físico regularmente pode garantir uma vida mais saudável?
Ao compreender os conceitos teóricos dos benefícios
da atividade física para a saúde e a relação entre o sedentarismo e as doenças
crônicas, como: obesidade, diabetes e colesterol alto, devemos fazer escolhas
de um estilo de vida mais saudável. A atividade física é nossa aliada da saúde
e, nesta aula, estudaremos sobre isso.
Segundo a Wikipédia, o
“Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão
física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.”
Infelizmente, com inúmeras alternativas de entretenimentos eletrônicos, é comum
muitas crianças e adolescentes brasileiros preferirem uma vida mais sedentária
a um estilo de vida mais saudável.
A OMS
(Organização Mundial da Saúde) é uma instituição especializada, filiada às
Nações Unidas, localizada em Genebra, Suíça. Ela define saúde como o completo
bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Portanto, uma vida saudável depende de vários fatores, como, por exemplo, o bom
tempo de lazer e a qualidade do sono.
Você sabe que
há 24 horas em um dia. Reflita agora: como você divide suas atividades:
trabalho (escola), descanso e lazer? O corpo é como um relógio, tudo precisa
funcionar na hora certa. A capacidade do corpo de se autorregular (regular-se
sem intervenção externa) em um estado de equilíbrio pode muitas vezes prevenir
o aparecimento de doenças.
Quanto tempo
você fica sentado em frente ao computador e à TV? Isso é divertido para muitas
crianças, jovens e adultos, entretanto, devemos observar nossa rotina e buscar
alternativas que aperfeiçoem nossa qualidade de vida. Além da dieta e do
exercício, nossas emoções também estão relacionadas à nossa saúde, e a
atividade física reduz o estresse. O estresse é um produto da vida moderna e do
sedentarismo, provocado principalmente pelos avanços tecnológicos.
A autorregulação ocorre quando
o corpo consegue retornar a um estado saudável diante de agressões externas.
Tudo isso acontece quando cuidamos da nossa saúde. É importante dividir a hora
do dia, equilibrando tarefas como lazer, descanso, refeições, exercícios e
trabalho. Será que você precisa fazer uma autorregulação do seu estado
corporal?
REFLETINDO
O homem sempre se movimentou
para sobreviver desde os primórdios da sociedade. O movimento do corpo de forma
contínua pode oportunizar uma vida mais saudável e evitar o aparecimento de
doenças. Sedentarismo é considerado quando uma pessoa não se movimenta muito ou
não realiza atividades físicas. Portanto, o exercício físico é um aliado à
nossa saúde, pois sua prática melhora o bem-estar físico, mental e social.
Logo, movimente-se regularmente, busque se alimentar de forma saudável e
dedique horas do dia para o sono, o lazer e estudo. Vamos começar?
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. A obesidade está associada a riscos para a saúde
devido à sua relação com complicações como aumento da pressão arterial, dos
níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos. A obesidade está relacionada
a que tipo de doença?
a) Psicológica.
b) Bacteriana.
c) Crônica.
d) Aguda.
2. Como suas palavras, defina o que é exercício
físico.
3. Observe as atividades abaixo e assinale a
alternativa que apresenta somente atividades consideradas exercícios físicos.
a) Andar de bicicleta, dormir 8 horas e correr.
b) Correr, nadar e caminhar regularmente.
c) Caminhar, nadar e se alimentar bem.
d) Jogar vôlei, cantar e praticar natação.
4. Segundo o texto, o que tem contribuído para que
os brasileiros tenham uma vida sedentária? Em sua opinião, o que pode ser feito
para amenizar esse problema?
5. Conforme a OMS, a saúde é definida:
a) através da alimentação rica em nutrientes.
b) como aumento do repouso e da alimentação.
c) através do bem-estar físico, mental e
social.
d) apenas como ausência de doenças crônicas.
6. Uma pessoa que está quase sempre sentada e não
exercita o corpo, conservando-o inativo, é chamado de:
a) doente.
b) esportista.
c) envelhecido.
d) sedentário.
7. Diversas pessoas preferem uma vida sem se
movimentar e acabam ficando inativos, e com isso, acarretam grande prejuízo à
saúde. Qual dos problemas abaixo está relacionado diretamente a esse tipo de
comportamento?
a) A utilização de dispositivos tecnológicos.
b) Alimentação rica em gorduras saturadas.
c) A falta de exercício físico regularmente.
d) As alterações de humor constantes.
8. As nossas emoções estão relacionadas à saúde, e
a atividade física reduz o estresse. Para você, que comportamentos são
apresentados por pessoas estressadas?
9. A ação do organismo quando capaz de compensar
alguns desequilíbrios provocados por fatores externos sem afetar o seu
funcionamento, mantendo seu corpo com saúde, chamamos de
a) sedentarismo.
b) passagem.
c) transferência.
d) autorregulação.
10. Cite três aprendizagens obtidas na aula de hoje
e depois compartilhe com seus colegas.
GABARITO
1C / 2.
Resposta Pessoal (Sugestão de resposta: Exercício físico é qualquer atividade
física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de
alcançar a saúde e também a recreação). / 3B / 4. As inúmeras alternativas de
entretenimentos eletrônicos. Resposta Pessoal (Sugestão: Evite se distrair com
coisas que também envolvam olhar para uma tela, como usar o computador para
passar o tempo ou jogar videogame, procure substituir esses momentos por
atividades ao ar livre, como esportes e brincadeiras. / 5C / 6D / 7C / 8. Resposta Pessoal (Destaque
para os estudantes que o estresse está relacionado com o aparecimento de acnes,
dores de cabeça, diminuição da energia, insônia, alteração de humor e problemas
digestivos). / 09D / 10. Resposta Pessoal.
TEMA
8 - GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
A expressão ginástica de
conscientização corporal é usada para descrever uma série de métodos de prática
que usa a sensação e o cuidado com o corpo. Esses exercícios são classificados
como ginásticas não competitivas.
` Esse
novo entendimento de ginástica manifestou-se em oposição à forma tradicional de
se praticar exercícios físicos, onde a uniformização do movimento e a repetição
mecânica da atividade corporal impedem a observância da mobilidade e o
conhecimento do próprio corpo. Desse modo, a ginástica de conscientização
corporal é uma combinação de exercícios com movimentos suaves e lentos, com
postura correta e respiração consciente.
Diversas pessoas que não se
adaptam às atividades físicas tradicionais (luta, musculação, corrida,
ciclismo...) mostram uma grande aceitação dessas novas tendências que
introduzem como aspectos essenciais o deleite da prática e a realização
pessoal.
Exemplos
de Ginástica de Conscientização Corporal
São caraterizados por práticas bem antigas como o relaxamento, a meditação
e a automassagem, têm origem nos países orientais sendo utilizadas na busca do
equilíbrio, por isso, buscam principalmente prevenir doenças e propiciar o
bem-estar.
Antiginástica
É a prática que incentiva o
autoconhecimento do corpo e a percepção de que as diferentes partes corporais
se relacionam entre si. Esse método procura reconhecer e despertar áreas
adormecidas, isto é, áreas que perderam a sensibilidade, com o objetivo final
de aumentar o bem-estar. São exemplos de exercícios da antiginástica, ficar
deitado mexendo a língua de um lado para outro, esfregar repetidas vezes a
palma da mão, mexer apenas um dos dedos e manter a perna levantada durante
vários minutos.
Yoga
O Yoga é uma prática que visa
trabalhar o corpo e a mente de modo interligado, com treinos que ajudam a
controlar o estresse, a ansiedade e as cefaleias. É comprovado cientificamente
que o Yoga melhora o equilíbrio, promove a sensação de bem-estar e a disposição
física. Sua prática pode ser realizada por adultos e crianças e possui relação
com a espiritualidade humana.
Eutonia
É definida como uma técnica
corporal inventada a partir de um processo de autocura. É uma terapia holística
(conceito que valoriza a totalidade das coisas, onde tudo está interligado) e
emprega o movimento para manter o equilíbrio da mente e do corpo. Essa
ginástica tem a finalidade de estimular o autoconhecimento corporal e seus
próprios movimentos, auxiliando a eliminar o estresse e a tensão.
Pilates
É uma prática que oferece um
trabalho corporal integrado, proporcionando um bom condicionamento físico e uma
melhor consciência corporal, valendo-se da correção da postura, da respiração e
do fortalecimento dos músculos. São princípios do pilates a concentração, a
centralização, a respiração e a precisão. Na prática, esses movimentos
proporcionam a flexibilidade e a musculatura, já que ocorrem gestos resistidos
e estáticos, através de levantamento de pesos ou uso de faixas elásticas
REFLETINDO
Para esse tipo de ginástica, é
muito importante respeitar a individualidade, isto é, os limites do corpo e
proporcionar a oportunidade de conhecer a si próprio, não apenas com base em
exercícios e movimentos especializados na performance, mas também, considerando
as diferenças e limitações de cada um. Desse modo, a ginástica de
conscientização corporal tem por principal objetivo o lazer e a saúde, e não a
preparação técnica do corpo.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Qual alternativa abaixo NÃO é um objetivo fundamental da prática da ginástica
de conscientização corporal?
a) A melhora da postura e respiração.
b) A diminuição do estresse e tensão
corporal.
c) A obtenção do enrijecimento do corpo.
d) A percepção corporal e o relaxamento
mental.
2. Por que a ginástica de conscientização
corporal é considerada uma atividade não competitiva?
3. Associe corretamente:
(A) Relaxamento
(B) Meditação
(C) Automassagem
( ) Prática de intensa
concentração e atenção, reduzindo o fluxo dos pensamentos.
( ) Ação corporal cujo objetivo é
romper as tensões físicas, mentais e emocionais.
( ) Método de pegar em si
próprio, promovendo o conforto pessoal e a manutenção da saúde.
4. Sobre a ginástica de conscientização
corporal, assinale a alternativa FALSA:
a) Procurar um local tranquilo em casa para
praticar esse tipo de ginástica é fundamental para ser bem-sucedido.
b) Essas ginásticas são organizadas e
utilizadas na busca pelo equilíbrio e na prevenção de doenças.
c) Elas reúnem práticas que empregam
movimentos suaves, tal como a recorrência à postura ou à conscientização de
exercícios respiratórios.
d) Esse tipo de ginástica é caracterizada
pela exercitação não orientada que visa principalmente o condicionamento
físico.
5. Faça a associação corretamente das
ginásticas de conscientização corporal às suas definições.
(1) Pilates
(2) Eutonia
(3) Yoga
(4) Antiginástica
( ) Prática corporal que busca o
entendimento de que as várias partes diferentes se conectam.
( ) Prática meditativa que tem
relação direta com os pensamentos e os sentimentos humanos.
( ) Utiliza-se a combinação da
respiração com os movimentos do corpo, buscando a flexibilidade.
( ) Método em que a pessoa
acessa a sabedoria que é própria do corpo, valorizando o todo.
6. Cite 5 benefícios para o corpo humano
oriundos da ginástica de conscientização corporal.
7. Para você, por que a atividade física é
importante para a saúde psicológica e emocional do indivíduo?
8. Qual atividade de conscientização corporal
também está relacionada com a espiritualidade?
a) Pilates.
b) Yoga.
c) Holística.
d) Eutonia.
09. Você já praticou algum exercício de
conscientização corporal? Se sim, qual foi? O que você achou dessa prática?
GABARITO
1C / 2. Porque
seu principal objetivo é proporcionar o conhecimento do próprio corpo com a
prática de exercícios suaves, respiração adequada e postura correta. Sua
prática não visa competir para saber quem faz melhor ou em menor tempo,
entretanto, sua prática está condicionada essencialmente ao lazer à saúde.
(Professor, considere outras respostas). / 3. (B), (A), (C). / 4D / 5. (4),
(3), (1), (2). / 6. Resposta Pessoal.
(Sugestão de resposta: Promover o lazer e o bem-estar, proporcionar consciência
corporal, auxiliar na eliminação do estresse e da tensão, aumentar a disposição
física e despertar áreas do corpo que estão adormecidas). / 7. Resposta
Pessoal. (Sugestão de resposta: A prática de atividade física promove a
qualidade de vida, dessa forma, o nosso corpo promove condições para eliminar a
depressão e os problemas emocionais. / 8B / 09. Resposta Pessoal.
TEMA
9 - OS JOGOS ELETRÔNICOS
Com a crescente imersão dos meios
tecnológicos na vida social das pessoas, a procura por jogos eletrônicos como
forma de distração, independentemente de serem jogados através de computadores,
celulares ou consoles, aumentou consideravelmente no mundo. Uma pessoa que
chega cansada após um longo dia de trabalho, muitas vezes, procura jogos que
acalmam e relaxam a mente. Provavelmente, você já usou algum dispositivo para
se divertir com um jogo eletrônico. Mas será que esses jogos são considerados
esportes?
Os jogos por meios eletrônicos já estão intensamente ligados à cultura
das pessoas, em sua grande maioriaexigem observação, concentração, pensamento lógico,
estratégias, respeito às regras e resolução de problemas. Assim, há muitos
benefícios que podem ser obtidos através desse universo online, entretanto, sua
prática não associada a outras atividades que envolvem movimentação pode levar
a um estilo de vida sedentário e isolado do restante da família e de
amigos.
Jogos Eletrônicos como
Esportes
No Brasil, ainda não existe
uma regulamentação específica para determinar se os jogos eletrônicos são
considerados esportes convencionais, alguns países já definiram essas novas
modalidades como jogos oficiais promovidos e incentivados pelo poder público.
Vale ressaltar que a prática dos jogos eletrônicos quando não associada ao
movimento e exercício, a gente necessita repensar esse conceito.
Por outro lado, muitos
defendem que os jogos eletrônicos são esportes, pois eles assumem a forma de
competição por meio de multijogadores, organizados coletivamente, promovendo a
competição com participantes de todo o mundo. Antes, isso não era possível, já
que as pessoas jogavam sozinhas em suas casas, ou em grupo no mesmo console, ou
computador.
Assim, segundo eles, não é só
porque, enquanto se pratica, o participante pode estar sentado ou deitado que
ele não pode ser considerado um esporte, já que para vencer a competição
virtual, necessita-se elaborar estratégias e ter uma boa velocidade de reação e
o conhecimento das regras. O voleibol, por exemplo, é necessário adquirir
várias habilidades múltiplas e estudar estratégias para obtenção de um bom
resultado numa partida.
Importante
Especialistas aconselham que a
prática desses jogos por meio de periféricos deve estar associada com uma
rotina física, pois, quando o corpo está bem, a mente estará mais preparada
para tomar decisões durante a participação nesses jogos.
REFLETINDO
O lazer sempre esteve associado ao tempo que
não é utilizado para o trabalho, entretanto, essa expressão é mais do que isso,
já que faz parte do desenvolvimento humano há muito tempo.
Com o advento da internet, a tecnologia não só
se tornou uma ferramenta de trabalho e estudo, mas também, uma forma de
divertimento e brincadeiras. Assim sendo, cabe ao praticante observar
atentamente os riscos, sejam eles através da exposição a violência social e
física, ou a falta de movimentação por muito tempo, para que os benefícios não
sejam superados pelos malefícios dessa prática moderna.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
1. Você costuma praticar algum jogo eletrônico? Se sim, que tipo de dispositivo
você utiliza para essa prática? Quais os nomes dos seus jogos eletrônicos
preferidos?
2. Sobre o texto, é CORRETO afirmar que
a) as pessoas só utilizam os jogos eletrônicos como forma de distração.
b) os jogos eletrônicos apenas são utilizados para diversão entre as
pessoas.
c) o avanço da tecnologia possibilitou uma diversidade de jogos
eletrônicos.
d) o cansaço do trabalho acaba assim que o usuário inicia um jogo pelo
celular.
3. Em sua opinião, os jogos eletrônicos devem ser considerados uma
atividade esportiva? Por quê?
4. Com quais finalidades os jogos eletrônicos podem ser utilizados?
5. Qual tipo de jogo eletrônico mais chama a sua atenção?
a) Jogos com missões complexas que exigem uma estratégia.
b) Jogos que dão liberdade de criação aos seus jogadores.
c) Jogos que fazem pensar e trabalhar coletivamente.
d) Não gosto de jogos eletrônicos.
6. Leia o trecho de uma notícia veiculada em 10 de janeiro de 2023 pela
mídia esportiva brasileira.
“A Ministra dos Esportes, Ana Moser, afirmou nesta
terça-feira, 10, que jogos eletrônicos conhecidos como ‘esports’, não são
considerados esportes convencionais. Segundo a ministra, os treinos realizados
pelos jogadores da modalidade se assemelham a indústria de entretenimento, como
música, filmes, entre outros.”
https://exame.com
Após discutir com seu professor ou professora sobre esse tema, responda:
Você concorda com a afirmação dessa Ministra? Por quê?
7. Os jogos eletrônicos são capazes de contribuir para o
aperfeiçoamento, EXCETO,
a) das atividades laborais.
b) das tomadas de decisão.
c) do condicionamento físico.
d) do entretenimento humano.
8. Assim como em todos os jogos esportivos, há
malefícios que podem ser adquiridos quando não há responsabilidade durante a
prática. Quais os problemas que os jogos eletrônicos podem gerar, caso não
sejam executados com os devidos cuidados?
9. O que você acha da utilização dos games na sala de aula como
ferramenta de diversão e aprendizagem?
10. Que tipos de comportamentos podem ser seguidos para que a utilização
de jogos eletrônicos não se torne prejudicial para o praticante?
GABARITO
1. Resposta
Pessoal. / 2C / 3. Resposta Pessoal. / 4. Para se divertir, adquirir novas
experiências e habilidades, realizar interações com outras pessoas distantes,
desenvolver o cognitivo humano, relaxar e acalmar a mente. (Considerar outras
respostas) / 5. Resposta Pessoal. / 6. Resposta Pessoal. / 7C /
8. Podem levar a um estilo de vida sedentário e isolado do restante
da família e de amigos. (Considerar outras respostas) / 9. Resposta Pessoal. /
10. Manter regularidade das atividades básicas cotidianas, como um bom sono e
alimentação, higiene pessoal, estudos ou trabalho. Além disso, é necessário ter
clareza das regras em relação aos horários adequados para jogar e sempre ter
lazeres e passatempos alternativos. (Considerar outras respostas)
TEMA 10 - A HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO FÍSICA
Você sabia que a disciplina de educação física é vista com um
importante aliado da saúde do ser humano? Você já se perguntou quando surgiu
essa disciplina nas escolas e por que ela é necessária no calendário das aulas?
Pense!
O surgimento da prática de atividade física no Brasil data no
mesmo ano da descoberta do nosso país pelos europeus: em 1500. Isso se deve ao
fato de que nas cartas enviadas ao Rei de Portugal por Pero Vaz de Caminha, há
relatos de índios dançando, girando e se divertindo ao som de instrumentos
musicais, assim, os historiadores acreditam que essas ações são provas escritas
da primeira ginástica e recreação realizadas no Brasil. Teoricamente, as
atividades desenvolvidas pelos indígenas brasileiros estavam relacionadas aos
aspectos da cultura primitiva.
Os primórdios da Educação
Física
Os primeiros relatos no mundo da prática de
educação física vêm da pré-história, quando já se percebia uma preocupação pelo
físico humano mais forte, todavia, não com a intenção da beleza ou exercício, e
sim, de proteção. O exercício físico tem suas raízes nas civilizações mais
primitivas, assim, essa prática é proveniente das necessidades humanas, como a
luta pela sobrevivência, cultos e ritos religiosos, preparação para a guerra e
jogos e práticas atléticas. O homem primitivo costumava mudar-se de um lugar
para outro à procura de mantimento, para isso, andava, subia em árvores,
escalava penhascos, nadava e utilizava suas armas.
Desse modo, o homem primitivo executava movimentos
corporais básicos e naturais. Devido a repetições desses exercícios, ele
aperfeiçoou suas habilidades e aprimorou-se gradativamente.
A disciplina de Educação Física
no Brasil
O início do desenvolvimento da Educação Física no Brasil como
disciplina ocorreu no período do Brasil Império. Foi nessa época, com a vinda
da Corte Portuguesa, que surgiram os primeiros tratados. Nesse período, a
educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das grandes elites e os
exercícios corporais se tornaram sinônimos de saúde física e mental.
Em 1854, a prática de atividade física passou a fazer parte do
currículo escolar, decisão do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto.
Entretanto, só foi em 1882, com o parecer do jurista Rui Barbosa, que a
educação física, na época denominada ginástica, se consolida como disciplina
necessária para a formação dos brasileiros. Isso aconteceu através do documento
chamado “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior” que mostrava o
valor do desenvolvimento físico e mental e recomendava a obrigatoriedade da sua
prática em todas as escolas brasileiras e para ambos os gêneros, incluindo como
matéria de estudo. Já em 1910, foi fundada a primeira escola do Brasil a formar
profissionais de educação física para conduzir essas aulas pelo país.
A Educação Física hoje
Atualmente, a Educação Física, conforme a BNCC, propõe o
desenvolvimento de habilidades e competências importantes para ampliar a
consciência dos movimentos corporais, dos recursos para o cuidado de si e dos
outros, e, também, para desenvolver a autonomia e a participação mais confiante
e autoral na sociedade. Assim, essa disciplina possibilita a criação de espaço
do desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, ampliação do sentimento de
cooperação e solidariedade. Além disso, contribui para a prevenção e
reabilitação da saúde física e mental do ser humano.
ATIVIDADE SOBRE
O QUE VOCÊ APRENDEU
1. A disciplina de Educação Física é uma área de
estudo que busca contribuir para a saúde e o bem-estar dos estudantes. Assim
sendo, qual é a definição da disciplina de Educação Física?
a) A disciplina que ensina técnicas de ginástica e
esportes.
b) A disciplina que visa ao desenvolvimento do
corpo e da mente por meio de atividades físicas.
c) A disciplina que estuda a anatomia e fisiologia
do corpo humano.
d) A disciplina que estuda os aspectos psicológicos
do esporte.
2. Sobre o surgimento da prática de atividade
física no Brasil, assinale a alternativa VERDADEIRA.
a) O escritor Pero Vaz de Caminha foi o responsável
em trazer para o Brasil as práticas de atividade física.
b) Através de registros, pode-se comprovar que os
índios iniciaram a prática de atividade física após a chegada dos portugueses.
c) Conclui-se que antes da chegada dos portugueses
ao Brasil, os índios já praticavam atividades físicas.
d) A dança e os movimentos ao som de instrumentos
musicais não são considerados atividades físicas.
3. Na Pré-História, qual era a principal finalidade
das pessoas em praticarem atividade física?
4. Leia o trecho abaixo e responda à questão.
“A Educação Física surge nesse momento do século
XIX como um remédio para curar os vícios presentes na sociedade, e surge também
como meio de instrumentalização do corpo como força de trabalho. Mas o seu
principal uso é para aceitação e reprodução da exploração do capital.”
cbce.org.br
A que movimento mundial o trecho acima relaciona a
prática de atividade física?
a) Revolução Industrial.
b) Revolução Francesa.
c) Primeira Guerra Mundial.
d) Proclamação da República.
5. Conforme o texto, o exercício físico tem sua origem nas civilizações
primitivas. Desse modo, a que necessidades humanas sua prática está
relacionada?
6. Como o homem primitivo conseguiu adquirir
habilidades aprimoradas para a sua própria sobrevivência?
7. Leia e resolva:
Em 1937, a Constituição Federal considerava a
Educação Física uma prática educativa obrigatória para o ginásio (atualmente o
período entre o 6º e o 9º ano), mas não uma disciplina.
Observando esse artigo, o que mudou atualmente no ensino da Educação Física nas
escolas?
8. Quem pediu a inclusão da ginástica nas escolas e
a equiparação de seus professores aos das outras disciplinas?
9. Sobre o ensino da Educação Física nas escolas
atualmente, assinale a alternativa FALSA.
a) Ela propõe o desenvolvimento de habilidades e
competências importantes para o ser humano.
b) Ela permite desenvolver a autonomia e a
participação mais confiante na sociedade.
c) Ela contribui para a prevenção e reabilitação da
saúde física e mental do ser humano.
d) Ela deve ser conduzida preferencialmente por um
professor formado em qualquer curso superior
GABARITO
1B / 2C / 3. A
principal finalidade era adquirir força para se protegerem. / 4A / 5. A luta
pela sobrevivência, cultos e ritos religiosos, preparação para a guerra e jogos
e práticas atléticas. / 6. Através de movimentos corporais básicos e naturais e
devido a repetições desses exercícios. / 7. Diferentemente de 1937, atualmente
a educação física é uma disciplina obrigatória do 1º ano do ensino fundamental
até o 3º ano do ensino médio. / 8. Rui Barbosa. / 9D
TEMA 11 - A GINÁSTICA ARTÍSTICA
A Ginástica
Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica, teve suas origens na
Grécia Antiga e foi uma das primeiras modalidades a serem incluídas nos Jogos
Olímpicos. A ginástica artística é uma forma de exercício físico que envolve
uma série de movimentos acrobáticos, como saltos, giros e equilíbrios,
realizados em aparelhos como barras paralelas, argolas e trampolins.
O surgimento
Os antigos
gregos foram os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não
somente para treinamento militar. Para eles, os exercícios físicos sempre foram
motivos de competição. Assim sendo, a ginástica conseguiu um lugar de destaque
na sociedade, tornando-se uma atividade essencial no desenvolvimento cultural
do indivíduo. Logo, a ginástica na Grécia tornou-se numa atividade de
preparação tanto do corpo como para a prática de outros esportes. Já no começo
do século XIX, o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn foi um dos responsáveis
por transformar e sistematizar a ginástica artística em uma modalidade
esportiva.
Características
Esta modalidade
é resultado da evolução técnica de diversos exercícios físicos, sendo um
conjunto de atividades corporais sistematizadas onde se unem a força, a
agilidade e a elasticidade.
O domínio
corporal é uma das principais características desses atletas.
Popularidade
Com a
popularidade da Ginástica Artística, surgiram os clubes internacionais que com
o tempo, formaram associações nacionais para controlar os treinamentos e as
competições. Foi assim que surgiu a Federação Internacional de Ginástica (FIG),
fundada em 1881, na Bélgica, sendo incluída 5 anos depois nos primeiros Jogos
Olímpicos modernos.
Aparelhos da Ginástica Artística
Os aparelhos fazem parte das diferentes provas em que os ginastas
executam suas séries de exercícios. Geralmente, para cada prova, existem
equipamentos específicos.
Principais
aparelhos Masculinos
Principais
aparelhos Femininos
Salto e Solo
Tanto os homens
como as mulheres realizam movimentos no solo e saltos. Através de uma corrida
inicial curta, os atletas conseguem um impulso necessário para dar um salto.
Por fim, eles pousam os pés num colchão. No teste de solo, ambos os grupos
realizam giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos. Eles não podem cruzar
o limite de um campo quadrado com lados de 12 metros, em um tempo de 70
segundos para homens e 90 segundos para as mulheres.
A Prática
Desse modo, a ginástica artística, assim como
outros esportes, é uma modalidade que pode trazer inúmeros benefícios, além de
contribuir para uma melhor coordenação motora e flexibilidade. Entretanto, sua
prática artística deve ser realizada de forma segura e adequada, com a
supervisão de profissionais capacitados e equipamentos adequados. Portanto, é
possível que a execução de movimentos dessa ginástica possa ser praticada desde
os pequenos até os mais velhos.
ATIVIDADE SOBRE
O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Segundo o texto, como a ginástica artística pode ser definida?
2. Alguns elementos básicos costumam caracterizar determinadas
atividades esportivas. No futsal, é o domínio da bola com os pés. Já na
ginástica artística, quais são os elementos essenciais para a boa execução dos
movimentos ginásticos?
3. Toda modalidade esportiva houve alguém que primeiro a organizou de
forma que outros a pudessem praticar. Qual o nome do professor que organizou as
regras e adaptou os aparelhos da ginástica olímpica, agora ginástica artística?
4. Sobre a aula, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
a. ( ) A ginástica olímpica surgiu na Grécia e foi uma das
primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos.
b. ( ) Para os antigos gregos, os exercícios físicos sempre
foram motivos de competição.
c. ( ) (FIG) foi fundada em 1891, sendo incluída 5 anos
depois, nos primeiros Jogos Olímpicos.
d. ( ) Ao praticarmos atividade física, devemos respeitar
nossas características e limites.
e. ( ) Somente as mulheres realizam movimentos em barras de
equilíbrio e assimétricas; e movimentos no solo e saltos.
5.
Muitas vezes, quando queremos muito alguma coisa, acabamos extrapolando
limites, sejam eles físicos, mentais ou morais. Entretanto, precisamos
compreender que para atingir nossas metas, devemos aceitar nossos limites. Você
concorda com isso? Justifique sua resposta.
GABARITO
1.
Como uma forma de exercício físico que envolve uma série de movimentos
acrobáticos, como saltos, giros e equilíbrios, realizados em aparelhos como
barras paralelas, argolas e trampolins. / 2. Força, agilidade e
elasticidade. / 3. Friedrich Ludwig Christoph Jahn. 4. V, V, F, V, F. / 7C
/ 5. Resposta pessoal.
TEMA 12 - TRANSTORNOS DE IMAGEM
CORPORAL
Você sabe o que é imagem corporal? Você sabia que existem
transtornos relacionados a isso que afetam muitas pessoas, principalmente
aquelas com problemas de identidade ou que buscam uma aparência perfeita? Nesta
aula, vamos aprender a evitar alguns transtornos da imagem corporal e perceber
que é necessário ter limites em tentar mudar a nossa imagem para o nosso
próprio bem.
A bulimia, anorexia e vigorexia são transtornos que atingem
milhões de pessoas ao redor do mundo. É importante compreendermos as
consequências que esses distúrbios podem trazer, caso não estejamos satisfeitos
com nossa aparência e não saibamos reconhecer os limites de nosso corpo. Não
somente para preveni-los, mas também para entender que não há um padrão de
beleza ideal e que a aparência não define quem somos ou o que podemos
alcançar.
O anseio por um corpo saudável tem sido impulsionado pela busca
incessante por um padrão estético pré-estabelecido. Em decorrência disso, o
corpo tornou-se objeto de investimento, impulsionado por tecnologias modernas,
tratamentos de beleza, produtos cosméticos e cirurgias plásticas, entre outras
opções disponíveis no mercado. A imagem corporal é a representação mental que
temos do nosso próprio corpo. Trata-se de uma percepção subjetiva que pode ser
influenciada por diversos fatores, como autoestima, preocupação com a aparência
e visão de mundo. É importante compreender que a imagem corporal não é apenas
uma questão de aparência física, mas também de como nos sentimos em relação ao
nosso corpo e como nos relacionamos com ele.
Bulimia
A bulimia é um transtorno alimentar onde a pessoa se sente culpada
por achar que comeu exageradamente, pois pode acabar engordando. Assim, ela
tenta compensar isso de alguma forma, geralmente usando laxantes ou forçando o
vômito. É muito comum que pessoas que tenham bulimia também tenham anorexia
nervosa. Apesar de não se saber quais são as causas exatamente, sabe-se que
alguns outros fatores podem influenciar o seu desenvolvimento. Entre eles estão
fatores genéticos, psicológicos, familiares, sociais e culturais.
Anorexia
A anorexia é um distúrbio alimentar que acomete predominantemente
as mulheres, levando-as a perder peso excessivo e prejudicando sua saúde. O
medo intenso de engordar e a percepção distorcida de seu próprio corpo são
fatores que contribuem para esse quadro clínico. Os indivíduos afetados
recorrem a diversos métodos para emagrecer, como dietas rigorosas e exercícios
exagerados. A anorexia geralmente tem início durante a adolescência ou no
início da fase adulta. Assim, a anorexia é um transtorno onde a pessoa tem um
medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal.
Vigorexia
A vigorexia é um distúrbio psicológico que se manifesta através da
obsessão em alcançar uma musculatura considerada ideal. Também conhecida como
Dismorfia Muscular e Anorexia Nervosa Reversa. A condição leva os afetados a
uma constante insatisfação com seus corpos, distorcendo sua percepção sobre sua
própria imagem. Muitos inclusive acabam abusando de esteroides anabolizantes e
acabam deformando seus corpos com músculos muito além do que seria normal.
Aprofundando
A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada no
tratamento desses transtornos, proporcionando um corpo saudável por meio de
programas específicos de exercícios e acompanhamento nutricional. Alguns dos
benefícios dessa prática merecem destaque, tais como o controle do peso, a
melhora da autoestima, o estímulo ao convívio social, o alívio do estresse,
ansiedade e depressão, além de proporcionar bem-estar. É importante que o
programa de exercícios seja personalizado, respeitando os objetivos individuais
e garantindo a segurança com equipamentos, volume, carga e intensidade
adequados. Para aqueles que sofrem de bulimia e/ou anorexia, os exercícios
físicos oferecem um novo horizonte no tratamento e na busca pelo corpo
saudável. Portanto, é fundamental contar com profissionais capacitados para
orientar e acompanhar todo o processo.
TIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ
APRENDEU
1. Quais são os transtornos
relacionados à imagem corporal mencionados no texto? Você já tinha ouvido falar
em algum deles?
2. O distúrbio alimentar
que se destaca pelo comportamento de adotar medidas drásticas para perder peso,
tais como vômitos ou abuso de laxantes, como resultado da culpa por ter
ingerido uma quantidade excessiva de alimentos é conhecido como qual transtorno?
a) Anorexia.
b) Bulimia.
c) Dismorfofobia.
d) Vigorexia.
3. Segundo o texto, como é
chamada a representação mental que temos do nosso próprio corpo?
4. O transtorno humano em
que a pessoa se sente insatisfeita com sua aparência física, mesmo estando em
excelente forma, realizando excesso de atividade física, é chamado
a) Bulimia.
b) Anorexia.
c) Dismorfia Muscular.
d) Esquizofrenia.
5. Por que é importante
reconhecer e respeitar os limites do nosso corpo em relação à aparência?
6. A anorexia é um
transtorno alimentar que leva indivíduos a perseguirem um corpo excessivamente
magro, mesmo quando já se encontram em um peso insuficiente. Dentre as
possíveis causas, qual das seguintes características exerce influência sobre o
desenvolvimento da doença?
a) Excesso de exercícios
para ganhar músculos.
b) Despreocupação com o que
as outras pessoas acham da sua aparência.
c) Em sua imagem corporal a
pessoa se vê muito acima do seu peso verdadeiro.
d) A pessoa come muito e
depois sente a necessidade de expelir a comida por culpa.
7. Associe corretamente as
palavras às suas definições.
(A) Bulimia
(B) Anorexia
(C) Vigorexia
( ) Transtorno
caracterizado pela preocupação constante em não ser suficientemente musculoso.
( ) O principal
sintoma é tentar manter-se num peso abaixo do normal por meio de jejum ou da
prática excessiva de exercícios físicos.
( )
Caracteriza-se por episódio de consumo excessivo de alimentos seguido por um
comportamento compensatório.
8. A síndrome de Adônis,
conhecida como transtorno dismórfico muscular é também conhecida como:
a) Bulimia
b) Anorexia
c) Ortorexia
d) Vigorexia
9. Qual é a importância de contar com profissionais capacitados na prática de
atividades físicas no tratamento desses transtornos?
a) Eles garantem um programa de exercícios intensos e desafiadores.
b) Eles oferecem um acompanhamento nutricional personalizado.
c) Eles são responsáveis por impor restrições e limitações nos
exercícios.
d) Eles orientam e garantem a segurança no programa de exercícios.
GABARITO
1. A
bulimia, anorexia e vigorexia. Resposta Pessoal. / 2B / 3. Imagem corporal.
/ 4C / 5. Porque cada pessoa é única e tem características físicas
diferentes. Ao reconhecer e aceitar nossos próprios limites, estamos
valorizando e cuidando de nossa saúde física e mental. / 6C / 7 (C), (B), (A).
Vigorexia, b) Anorexia, c) Bulimia. / 8D / 9D
TEMA 13 - ESPORTES DE INVASÃO
O termo "esporte de invasão" refere-se a uma categoria
de esportes em que duas equipes competem diretamente uma contra a outra, com o
objetivo de invadir o território adversário e marcar pontos. Esses esportes
geralmente envolvem a posse de uma bola ou objeto similar, que deve ser movido
através de diferentes meios para conquistar o território adversário.
Exemplos de Esportes de Invasão
Futebol
O futebol é o esporte de
invasão mais popular em todo o mundo. Duas equipes competem para marcar gols no
campo adversário, movimentando a bola principalmente com os pés. Os jogadores
usam uma combinação de habilidade, estratégia e trabalho em equipe para superar
a defesa adversária e marcar pontos.
Handebol
O handebol é um esporte
de invasão jogado com as mãos. Duas equipes tentam marcar gols no gol
adversário, passando a bola entre os jogadores e arremessando-a para a rede. A
velocidade e a precisão são essenciais nesse esporte, que requer agilidade e
habilidades técnicas.
Hóquei no gelo
O hóquei no gelo é um
esporte praticado em uma pista de gelo. Duas equipes competem para marcar gols,
movendo um disco no gelo com paus de hóquei. Os jogadores patinam rapidamente,
passam o disco entre si e usam técnicas de ataque e defesa para superar o time
adversário.
Futsal
O futsal é uma variação do futebol jogado em um ambiente fechado, como uma
quadra, com equipes compostas por cinco jogadores, incluindo o goleiro. O
objetivo do futsal é marcar gols no time adversário. É uma forma emocionante de
esporte de invasão, que proporciona partidas rápidas e intensas, com muitas
oportunidades de gol.
Técnicas Fundamentais dos
Esportes de Invasão
As ações são a essência dos movimentos corporais, seja com ou sem
um objeto como uma bola, que se unem harmoniosamente nas estratégias
individuais e coletivas da defesa e do ataque nas modalidades de invasão. É
necessário aprimorar e dominar as situações que envolvem tanto a defesa quanto
o ataque, além de transitar com habilidade entre essas duas fases do jogo.
Busca-se a excelência na execução dos movimentos e na compreensão das táticas
envolvidas. Cada ação é cuidadosamente planejada, visando alcançar o melhor
resultado possível. Através da prática constante, o atleta aprimora sua
capacidade de reagir rapidamente às situações adversas e de tomar decisões
inteligentes durante as transições entre defesa e ataque.
Resumindo
Os esportes de invasão são caracterizados por competições entre
duas equipes, com o objetivo de invadir o território adversário para marcar
pontos. São exemplos desses esportes o futebol, rugby, futsal, hóquei no gelo e
handebol. O vôlei, por exemplo, não pode ser considerado um esporte de invasão,
já que os jogadores não precisam invadir o campo adversário para fazer ponto.
Esses esportes demandam habilidades individuais e trabalho em equipe, além de
estratégias e táticas para superar a defesa adversária e obter sucesso.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Conforme a leitura do texto,
o termo "esporte de invasão" refere-se, principalmente, a
a) esportes individuais.
b) esportes de equipe.
c) esportes radicais.
d) esportes de marca.
2. Qual é o objetivo dos
esportes de invasão?
3. O que diferencia um esporte
de invasão das outras modalidades esportivas?
4. Assinale a alternativa
onde todos os esportes são definidos como de invasão.
a) Rugby, futebol de areia,
polo aquático e futsal.
b) Handebol, Kabaddi,
ciclismo e futebol de rua.
c) Futsal, hóquei no gelo,
natação e handebol.
d) Tênis de mesa, futebol,
golfe e badminton.
5. De acordo com o texto,
cite técnicas comuns presentes nos esportes de invasão.
6. Quais esportes de
invasão você mais gosta de praticar ou assistir?
7. O vôlei pode ser
considerado um esporte de invasão? Por quê?
8. Sobre os esportes de
invasão, assinale a alternativa FALSA.
a) Eles são caracterizados
por competições entre equipes, com o objetivo de invadir o território
adversário.
b) Esses esportes aprimoram
a capacidade do atleta em reagir rapidamente às situações adversas e de tomar
boas decisões.
c) Consistem na aquisição
de uma bola ou item análogo, que precisa ser conduzido de maneiras diversas e
conquistar o território oponente.
d) São esportes que invadem
o território adversário, fazendo uso de qualquer meio ou estratégia para fazer
o ponto.
9. São características dos
esportes de invasão:
a) competição individual e
contato físico intenso.
b) marcar pontos e invadir
o território adversário.
c) uso de equipamentos e
habilidades aquáticas.
d) ênfase no tempo e
precisão dos movimentos.
10. Quais são as
habilidades técnicas essenciais no handebol, mencionado como esporte de
invasão?
a) Controle de bola, drible
e finalização.
b) Passe de bola e
habilidades de patinação.
c) Arremesso e habilidades
de natação.
d) Chute e jogadas aéreas
com precisão.
11. Cite 3 (três)
aprendizagens obtidas na aula de hoje.
GABARITO
1B / 2. Invadir
o território adversário, seguindo regras estabelecidas, e marcar pontos. / 3. A
principal característica que diferencia os esportes de invasão de outras
modalidades esportivas é a presença do contato físico direto entre os
participantes, geralmente, nessa modalidade esportiva, invade-se a área de jogo
do time adversário para marcar pontos. / 4A / 5. / 6.Resposta pessoal. 7.
O vôlei não é considerado um esporte de invasão, pois não envolve contato
físico direto entre os jogadores das equipes adversárias, sendo jogado através
de técnicas de ataque e defesa, separados por uma rede para marcar pontos. / 8D
/ 9B / 10A / 11. Resposta pessoal.
TEMA 14 - O ATLETISMO
O atletismo é uma modalidade esportiva que envolve uma variedade
de atividades praticadas em competições individuais ou em equipes. Ao longo de
sua longa história, o atletismo serviu de base para o surgimento de outras
modalidades esportivas.
Ele tem suas primeiras evidências oficiais datadas nos Jogos
Olímpicos da Grécia Antiga, que remontam a cerca de 776 a.C., sendo a maratona
uma das provas mais notáveis desse período. Nesta aula, vamos nos aprofundar um
pouco sobre essa modalidade esportiva.
Modalidades do Atletismo
O atletismo é composto por três modalidades principais: corridas,
lançamentos e saltos, envolvendo uma grande variedade de eventos, desde provas
de velocidade, como os 100 metros rasos, até competições que requerem precisão,
como o lançamento de dardo, além de desafios de salto, como o salto em altura.
O atletismo é uma manifestação da diversidade das capacidades físicas humanas e
oferece a atletas a oportunidade de demonstrar força, velocidade, resistência e
habilidade em busca da excelência esportiva.
Corrida
Você já percebeu como é grande o número de pessoas que correm hoje
em dia nas ruas, academias ou em competições? Isso acontece porque a corrida,
principal modalidade do atletismo, além de ser uma forma de deslocamento,
melhora a qualidade de vida de seus praticantes. Ela envolve estratégia e bom
condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância
ou de velocidade, média distância ou de meio fundo e longa distância ou de
fundo.
- Curta distância: até 400m;
- Média distância: 800m, 1500m e 3.000m;
- Longa distância: 5.000 metros, 10.000 metros e 42,195km (maratona).
Há também provas de corrida com barreiras dispostas ao longo do
percurso, corridas com obstáculos, competições de marcha atlética e
revezamentos.
Lançamento
Nas provas de lançamento no Atletismo, os atletas utilizam
implementos os quais podem ser disco, martelo, dardo e peso (arremesso). Eles
terão que lançar, arremessar os implementos à maior distância, superando os
demais competidores. É comum as pessoas se emocionarem ao observar os atletas
superando seus limites durante a execução dessa modalidade. Esses tipos de
movimentos são considerados naturais, pois muitas vezes realizamos em nosso
cotidiano, além disso, ao executar esses movimentos, adquirimos hábitos
saudáveis e melhoramos a nossa qualidade de vida.
Salto
O ato de saltar proporciona uma sensação de liberdade ao ser
humano. Saltamos por medo, surpresa, alegria e diversão. É notável como o salto
desempenha um papel tão relevante no esporte, assim como em nossa vida
cotidiana. Existem essencialmente quatro categorias de saltos no atletismo:
salto em distância, salto triplo, salto com vara e salto em altura.
- Salto em distância: o atleta salta utilizando apenas o próprio corpo;
- Salto triplo: é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a
queda numa caixa de areia;
- Salto com vara: é realizada com o auxílio de uma vara de fibra de carbono, para
impulsionar o atleta para cima a fim de superar o sarrafo.
- Salto em altura: os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma
determinada altura.
Refletindo
Assim, o atletismo é uma modalidade esportiva que oferece uma
oportunidade para melhorar a saúde física, desenvolver habilidades atléticas e
promover valores importantes, ao mesmo tempo em que é uma atividade acessível e
inclusiva. Portanto, praticar alguma modalidade no atletismo pode ser uma
excelente maneira de promover o bem-estar, melhorar a saúde e o crescimento
pessoal.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1.
O atletismo pode ser definido como:
a)
uma modalidade esportiva que envolve apenas a execução de atividades
individuais.
b)
um esporte principalmente voltado para a luta greco-romana e corrida de rua.
c)
um conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e
natação.
d)
uma ampla variedade de eventos, desde provas de velocidade, até competições que
requerem precisão.
2. Quais são as três modalidades principais do atletismo?
3.
Quando e onde as primeiras evidências oficiais do atletismo foram registradas?
4. Sabe-se que
existem 4 tipos de lançamentos e arremesso, assim sendo, marque a opção que
mostra quais são estas modalidades.
a) Altura,
disco, peso e dardo.
b) Dardo, peso,
disco e martelo.
c) Martelo,
peso, com vara e triplo.
d) Altura,
triplo, com vara e em distância.
5. Você já
percebeu que utilizamos os movimentos do atletismo em nossas atividades
diárias? Sendo assim, escreva uma atividade do seu cotidiano que você emprega
movimentos parecidos das modalidades abaixo:
a) Corrida.
b) Lançamento.
c) Salto.
6. Quais são as
principais competições de salto no atletismo? Você já participou de alguma
delas? Se sim, qual?
__________________________________
7. Quando um
atleta, ao saltar certa altura, acredita que atingiu sua melhor marca e decide
não fazer mais tentativas de salto, demonstra uma postura que reflete quais dos
valores abaixo?
a) Receio e
autocontrole.
b) Cooperação e
desistência.
c) Autocontrole
e determinação.
d) Insegurança
e perseverança.
8. Qual das
modalidades abaixo faz parte das corridas de velocidade?
a) Corrida de
200m.
b) Corrida
de 800m.
c) Corrida com
obstáculos.
d) Maratona.
9. Como se
chama a capacidade de uma pessoa manter a calma em momentos decisivos?
a) Superação.
b)
Resolução.
c) Julgamento.
d)
Autocontrole.
10. Leia as
afirmativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
a.(
) O atletismo é considerado o esporte base por utilizar a corrida, o
salto e o arremesso em suas modalidades.
b.(
) As corridas de fundo são: 800m, 1500m e 3000m.
c.(
) Através dos valores coragem, superação e confiança, o atleta consegue
todas as vitórias.
d.(
) Existem essencialmente quatro categorias de saltos no atletismo.
e.(
) As corridas de média e longa distância também são conhecidas como
meio-fundo e fundo, respectivamente.
11. Em sua
opinião, por que encontramos a superação em muitos esportes, principalmente no
atletismo?
GABARITO
1D / 2. O
atletismo é composto por três modalidades principais: corridas, lançamentos e
saltos. / 3. Ele tem suas primeiras evidências oficiais datadas nos Jogos
Olímpicos da Grécia Antiga, que remontam a cerca de 776 a.C. / 4B / 5. Resposta
pessoal (Sugestão: a- Quando alguém está atrasado para um compromisso e precisa
correr para pegar o ônibus ou o metrô. b-Quando alguém lança uma bola para
brincar com o seu cachorro no parque. c-Quando alguém sobe uma escada ou pula
para outro lado da estrada para evitar um acidente. / 6. Salto em distância,
Salto triplo, Salto com vara e Salto em altura. Resposta pessoal. / 7C / 8A / 9D / 10. a) V, b) F, c) F, d) V, e) V.
/ 11. Resposta pessoal. (Sugestão: A superação é comum no atletismo e em
muitos esportes devido à busca constante de melhorias pessoais, desafios
físicos e metas de desempenho, que impulsionam os atletas a se superarem
continuamente).
TEMA 15 - Como a alimentação saudável e a prática de
atividade física podem melhorar a sua saúde
Presidente da Sociedade
Brasileira de Alimentação e Nutrição, Sueli Longo destaca que a manutenção de
um estilo de vida saudável é eficaz no tratamento e prevenção de doenças como
obesidade, diabetes, hipertensão e câncer, que são “as doenças que mais matam
pessoas no mundo”. Sueli ressalta, todavia, que a mudança deve ser gradual.
“O maior motivo de desistência
é que as pessoas consideram que vão seguir esses novos hábitos por determinado
período, geralmente por pouco tempo, e depois vão voltar à antiga rotina. É uma
mudança que envolve estilo de vida. Por isso, deve ser devagar e sempre. Caso
contrário, você perde o peso que quer, e volta a engordar um tempo depois”,
destaca.
Na prática
A nutricionista explica que,
para ter êxito no objetivo, é preciso ter uma alimentação adequada e saudável
baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Além disso, pode-se
adotar a prática regular de atividades físicas, ter uma boa qualidade e
quantidade de sono, e administrar o estresse. “Esses são os quatro pilares
essenciais de qualidade de vida”, pontua.
O processo, segundo ela, deve
ser feito um passo de cada vez, inclusive, na adaptação do paladar. “Uma pessoa
que toma um café com dois sachês de açúcar vai conseguir tomar sem açúcar de um
dia para o outro? Por isso, o recomendado é diminuir aos poucos até se
acostumando. O mesmo deve acontecer com o chocolate: primeiro o tablete ao
leite, depois 50% cacau, 70% e por fim 90% cacau”, adianta a especialista.
Sueli também ressalta que é preciso
começar a sentir o gosto do próprio alimento, diminuindo as quantidades de sal
e açúcar. “Utilizar ervas aromáticas para dar mais sabor, no lugar do sal, é
uma opção, por exemplo, para diminuir o excesso de sódio”, acrescenta.
Adeus à falta de movimento
Além da mudança na hora da
refeição é necessário também inserir no dia a dia a prática de atividades
físicas. O Diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício
e do Esporte (SBMEE), Marcelo Bichels Leitão, reforça que a atividade física
deve ser incluída assim como outros hábitos diários.
“Praticar atividade física
garante a diminuição da incidência de infarto, insuficiência cardíaca, pressão
alta, doenças metabólicas, como diabetes, e doenças relacionadas ao peso”,
pondera.
O especialista aponta, também,
que estudos científicos avaliam a importância da atividade física na prevenção
de alguns tipos de câncer.
“Além de ajudar a prevenir
câncer de mama, de próstata e de cólon, por exemplo, a atividade física também
é um auxílio durante o processo de tratamento, como no caso de crianças que
estão lutando contra a leucemia, para se prevenir efeitos secundários”, salienta.
Marcelo Bichels pontua que o
mais importante na hora de escolher a atividade física que se vai praticar é
ter facilidade de acesso e gostar da modalidade.
“As atividades que podem ser
feitas são diversas, de acordo com a realidade de cada indivíduo. A primeira
coisa que temos que ter em mente é que ficar muito tempo em comportamento
sedentário é um grande problema de saúde que, infelizmente, nem sempre é visto
assim, mas que gera muitos problemas futuros para a saúde”, informa.
1. O nosso corpo necessita de uma fonte de energia
para e realização de atividades físicas. A Pirâmide dos Alimentos oferece uma
forma segura de preparar uma refeição equilibrada. O que é apresentado na base
da Pirâmide como necessário a uma vida saudável?
a) Verduras frescas, legumes e frutas.
b) A prática regular de atividade física e beber
bastante água.
c) Laticínios, ovos, leite e peixes.
d) Carne vermelha, frango, gorduras e doces.
2. Para uma vida com qualidade, é necessário mudanças de hábitos alimentares
que prejudicam o nosso corpo. Por isso é importante dar preferência a alimentos
a) com alto teor de gordura saturada, como por exemplo o queijo.
b) derivados de leites integrais, massas e enlatados.
c) com baixo teor de gordura saturada e preferir as gorduras
poli-insaturadas.
d) fritos e industrializados, pois fornecem mais energia para os
atletas.
3. A prática de atividade física deve fazer parte da vida de todos aqueles que
desejam se superar e alcançar bons resultados no esporte. A alimentação
equilibrada para um atleta:
a) O atleta não precisa se preocupar com os alimentos, basta beber
bastante água durante a atividade física.
b) Garante energia suficiente para o corpo realizar todas as atividades.
c) A alimentação não interfere na vida o atleta. Ele apenas precisa
treinar muito.
d) Determina o sucesso e as primeiras colocações nas competições.
4. São exemplos de uma alimentação equilibrada:
a) Cereais, frutas, legumes e carnes magras.
b) Frutas, gorduras, doces e sorvetes.
c) Carne vermelha, frango, óleos e peixes
d) Cereais, gorduras, doces e carne vermelha
5. Para ser um bom atleta, é importante uma série de exercícios para
aperfeiçoar o seu desempenho. Além do treinamento, que outro hábito é
necessário para garantir energia para o corpo?
a) Treinar cada vez mais.
b) Permanecer longas horas sem se alimentar, para não prejudicar os
treinos.
c) Realizar um regime para não engordar.
d) Promover uma dieta balanceada.
6. Que hábitos abaixo devem ser cultivados para que tenhamos uma melhor
qualidade de vida?
a) Beber bastante água, principalmente durante as refeições.
b) Preferir sorvestes, requeijões, leite integral e massas.
c) Beber bastante água nos intervalos das refeições e dormir cedo.
d) Consumir bastante gordura saturada e preferir a fritura.
7. Leia o trecho abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a frase:
Através da __________________, é apresentado todos os grandes grupos
alimentares e sua importância de consumo.
a) Alimentação balanceada.
b) Atividade física.
c) Restrição de alimentos.
d) Pirâmide Alimentar.
8. Todo atleta necessita de uma quantidade superior de calorias em
comparação a uma pessoa que não possui uma vida de treinos exaustivos. Sua
dieta é rica em carboidratos e gorduras, porque:
a) São os combustíveis principais que fornecem energia ao músculo.
b) São as principais fontes de vitaminas para o atleta ter saúde.
c) São os reguladores da temperatura corporal.
d) São as principais fontes de vitaminas que fornecem energia ao
músculo.
9. A alimentação balanceada é muito importante para uma pessoa que deseja
praticar atividades físicas com regularidade. O nutricionista tem um papel
importante, mas NÃO:
a) Realiza um programa de treinamento para o atleta.
b) Realiza um programa de alimentação balanceada para o atleta.
c) Seleciona, através das necessidades do atleta, os alimentos
necessários.
d) Orienta o atleta sobre quais os alimentos importantes antes, durante
e depois das competições e treinamentos.
GABARITO
1B / 2C / 3B /
4A / 5D / 6C / 7D / 8A / 9A
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