segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

APOSTILA - EDUCAÇÃO FÍSICA

 

EDUCAÇÃO FÍSICA – 6º AO 9º ANO

 

TEMA 1: AS OLIMPÍADAS

       As olimpíadas são consideradas o maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Segundo o Barão de Coubertin, considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

 

SUA HISTÓRIA

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, chamado Zeus. Entretanto, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados. Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

ERA MODERNA

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades. Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente, e também em 2020, devido à pandemia da Covid-19.

 

IMPORTÂNCIA DOS JOGOS OLÍMPICOS

Os Jogos Olímpicos são importantes principalmente por despertarem o interesse da população pelas práticas esportivas. O hábito de praticar um esporte com regularidade traz diversos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além disso, passa uma mensagem de união entre as nações. Mesmo que elas compitam entre si, há um espírito de fraternidade entre os atletas de todo o mundo.

 

CARACTERÍSTICAS DO ESPORTE OLÍMPICO

Constantemente, são acrescidas novas modalidades nas Olimpíadas. Nas olimpíadas de Tóquio, 2021, no total são 46 modalidades. Há muitas modalidades que ficam de fora, na maioria das vezes, por não cumprirem as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI). Por exemplo: o esporte precisa estar regulamentado por uma associação internacional. Também deve haver um número mínimo de países e continentes em que ele deve ser praticado profissionalmente, tanto por homens quanto por mulheres.

 

TIPOS DE JOGOS OLÍMPICOS

Os Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente, os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando. Ainda existem os Jogos Paraolímpicos que envolvem pessoas com deficiências.

 

CONCLUSÃO

Desse modo, as Olimpíadas encorajam o intercâmbio educacional e humanitário entre países e têm o papel de incentivar a união entre as pessoas. O símbolo oficial é um exemplo disso, cinco anéis aparecem interligados sobre um fundo branco na bandeira olímpica, representando a união dos cinco continentes. As cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho foram escolhidas por serem comuns às bandeiras dos países membros do Comitê Olímpico. 

Fontes do texto:mundoeducacao.uol.com.br / www.todamateria.com.br / pt.wikipedia.org / all.accor.com

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. NÃO representa um dos objetivos dos Jogos Olímpicos a alternativa:

a) Contribuir na construção de um mundo melhor.

b) Incentivar a competição sadia entre as nações.

c) Promover a serenidade em períodos de guerras.

d) Desenvolver a união e o respeito entre os países.

 

2. Quem é o responsável pela fundação dos Jogos Olímpicos na era moderna?

 

 

3. O trecho: “O importante não é vencer, mas competir.”, significa que:

a) o atleta deve vencer a qualquer custo.

b) competir é mais admirável que vencer.

c) não se deve aceitar uma derrota nos jogos.

d) o importante é não ganhar numa competição.

 4. Localize as seguintes informações no texto:

 

a) Segundo a mitologia grega, ele criou os jogos olímpicos:

 

 

b) Deus homenageado com a criação dos jogos olímpicos:

 

 

c) Lugar relacionado à origem do termo “Olimpíadas”:

 

 

d) Razão da trégua sagrada em toda a Grécia.

 

5. Sobre o texto, indique a afirmativa FALSA:

a) Quatorze países participaram da primeira olimpíada ocorrida em 1896.

b) Os Jogos Olímpicos são realizados normalmente de quatro em quatro anos.

c) A pandemia do Novo Coronavírus afetou a realização dos Jogos Olímpicos em 2020.

d) Atenas foi o país que primeiro sediou os jogos olímpicos.

 

6. NÃO é uma virtude dos jogos olímpicos:

a) a solidariedade.

b) a harmonização.

c) a exaltação.

d) a integração. 

 

7. Quantas são as modalidades dos jogos olímpicos de Tóquio 2021? Escreva o nome de 5 delas.

 

8. De acordo com o texto, o que são necessários para uma modalidade esportiva tornar-se numa competição oficial dos jogos olímpicos?

 

9. O que são jogos paralímpicos?

 

10. O símbolo oficial dos jogos olímpicos está associado a um sentimento de:

a) unidade.

b) ternura.

c) entusiasmo.

d) cuidado.

 

11. Observe as figuras abaixo que mostram algumas modalidades dos jogos olímpicos.

 

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As modalidades esportivas acima são, respectivamente:

a) salto ornamental, badminton, luta e pedalada.

b) nado artístico, tênis, luta e ciclismo.

c) natação, pingue-pongue, boxe e ciclismo.

d) natação, badminton, boxe e ciclismo

GABARITO

1C / 2. Pierre de Coubertin. / 3B / 4. a) O herói Hércules, b) Zeus, c) O santuário de Olímpia, d) A aliança de alguns países para a participação nos jogos olímpicos. / 5D / 6C / 7. 46 modalidades. Basquete, Tiro com arco, Ginástica artística, Atletismo e Vôlei de praia (Aceite outras). /  8. A modalidade esportiva precisa estar regulamentada por uma associação internacional e haver um número mínimo de países e continentes em que ele deve ser praticado profissionalmente, tanto por homens quanto por mulheres. / 9. São jogos que envolvem pessoas com deficiência. / 10A / 11D

 

 

TEMA 2: OS LIMITES DO CORPO - PRÁTICAS SEGURAS

Você sabia que a dor e a fadiga são sensações normais e até necessárias que servem como um alarme do organismo? Isso mesmo! Quando fazemos alguma atividade física e percebemos que o nosso corpo está muito cansado, pode ser um indicativo que ele está em sua capacidade máxima e necessita de uma folga. Ignorar esse aviso biológico pode ser muito perigoso, provocando até alguma lesão séria. Desse modo, entender e analisar os limites do corpo é muito importante para os praticantes de atividade física.

 

OS LIMITES DO CORPO E A SAÚDE

Todo mundo sabe que a prática de atividade física é necessária para uma qualidade de vida, além de ajudar na perda de peso e na obtenção de massa muscular. Entretanto, é necessário ter cuidado para não se lesionar ou se ferir durante uma rotina de atividade, para que depois não sejam necessários cuidados especiais numa clínica de fisioterapia. Quedas, tropeções ou tombos podem prejudicar o seu bom desempenho. Algumas das lesões mais comuns durante a prática de atividades físicas são as entorses e as tensões musculares, mas há medidas que podem ser tomadas para evitá-las. 

 

NECESSIDADE DA ATIVIDADE FÍSICA

Cada pessoa deve possuir hábitos de práticas de exercícios físicos, não só apenas aos finais de semana, por exemplo, todavia, uma rotina constante, pois a falta de condicionamento físico pode aumentar os riscos de lesões. Por conseguinte, quanto mais se pratica atividade com segurança, mais seu corpo estará igualmente forte e saudável. 

 

CUIDADOS

Realizar o consumo de água durante e após os exercícios ajuda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, ao estar em conjunto com uma alimentação leve e rica em nutrientes, coopera ainda mais com a prevenção de lesões. Logo, as práticas desportivas associadas aos cuidados com a alimentação garantem o bem-estar e uma qualidade de vida. Consequentemente, você obtém um melhor desempenho na execução das atividades. Outra dica importante é não segurar o xixi, pois a urina é uma forma de eliminar as substâncias prejudiciais do organismo, se acumulada, não acontece o relaxamento da bexiga, podendo causar complicações futuras.

 

CONCLUSÃO

Portanto, não devemos apenas focar no resultado ou na alegria de participar de atividades esportivas sem observar os limites do corpo e as condições necessárias para executá-las. Caso tenha dificuldade de realizar alguns exercícios, faça devagar, pois, aos poucos, seu corpo estará pronto. Assim, você não o sobrecarrega. Se sentir dores, pode ser um forte indício de que algo está errado e merece atenção, então, peça ajuda a alguém. Lembre-se: praticar atividade física é necessário, mas com segurança.

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1. O tema principal abordado no estudo de hoje é sobre:

a) alimentação saudável.

b) cuidados com a higiene do corpo.

c) consequências do cansaço mental e físico.

d) cuidados durante a prática de exercícios.

 

2. Segundo o texto, a dor e a fadiga revelam que a pessoa:

a) precisa ir urgentemente ao hospital.

b) necessita descansar e tomar medicamentos. 

c) está muito cansada e precisa de repouso.

d) está bem e não precisa se preocupar com isso. 

 

3. Quais as lesões mais comuns durante a prática de atividade física inadequada?

 

 

4. De acordo com o texto, por que é importante conhecer os limites do próprio corpo?

 

 

5. Segundo o texto, NÃO é um benefício da atividade física:

a) qualidade de vida.

b) perda de peso.

c) lesões musculares.

d) condicionamento físico. 

 

6. Por que é importante realizar o consumo de água durante e após os exercícios físicos?

 

7. Sobre a atividade física, assinale a alternativa FALSA:

a) Deve-se possuir hábitos de práticas de exercícios físicos.

b) É necessário realizar no máximo uma caminhada uma vez por semana. 

c) Uma rotina de atividade física ajuda a diminuir os problemas de saúde. 

d) O corpo estará forte contra lesões se a prática de atividade física for frequente.

 

8. Cite os três cuidados para uma boa prática de atividade física apresentados no texto?

 

 

9. De acordo com a aula de hoje, é uma atitude CORRETA:

a) Realizar atividades desportivas focando apenas no resultado.

b) Intensificar a velocidade do exercício caso esteja sentindo dor.

c) Todos devem praticar atividade física na mesma intensidade.

d) A segurança durante a prática de atividade física é prioridade. 

 

10. Segundo o texto, qual deve ser o procedimento correto ao realizar um determinado exercício que exija muito do nosso corpo?

 

 

GABARITO

1D / 2C / 3. As entorses e as tensões musculares. / 4. Para não se lesionar ou se ferir  por meio de quedas, tropeções ou tombos que podem prejudicar o bom desempenho durante a prática de atividade física. / 5C / 6. Porque ajuda a manter a temperatura do corpo estável. / 7B / 8. Realizar o consumo de água durante e após os exercícios físicos, realizar uma alimentação leve e rica em nutrientes e não segurar o xixi. / 9D / 10.  Realizar devagar, pois, aos poucos, o corpo estará pronto. Assim, não o sobrecarrega.

 

 

 

TEMA 3: A CAPOEIRA

A identidade do ser humano se inicia a partir da interação do meio em que vive, uma construção que ocorre em razão das diferenças culturais. A cada experiência vivida, a cada problema enfrentado, estamos enriquecendo o nosso processo de construção cultural. Hoje, vamos aprender sobre a capoeira e sua história. Com isso, conheceremos também a história do Brasil e de como os negros, através da sua cultura, contribuíram para a construção da identidade do povo brasileiro.

O QUE É A CAPOEIRA?

Segundo o site UOL, a “capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.” A palavra capoeira se refere às áreas de mata rasteira do interior brasileiro.  Ela foi criada no século XVII pelos africanos e se difundiu por todo o Brasil. Atualmente, é considerada um dos maiores símbolos da cultura do nosso país. 


SUA HISTÓRIA

A capoeira surgiu no Brasil durante a escravidão. Muitos negros foram trazidos da África e obrigados a trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas casas dos senhores de engenhos, como também nas fazendas de café. O escravo negro não tinha nenhum direito. Ele apenas trabalhava e ainda assim era muito castigado. Foi nesse ambiente hostil que nasceu a capoeira, em meio a um espírito de camaradagem entre os escravos.  Através da música, do batuque, da dança e das histórias contadas nas rodas, a identidade africana crescia em terras brasileiras. Era um momento de alegria, um dos poucos que ainda lhes restava. Desse modo, a capoeira surgiu entre os escravos como um grito de liberdade, sendo uma forma de luta e de resistência.

FUNDAMENTOS

Os cantos da capoeira narram as histórias sofridas durante a escravidão. A cultura negra trouxe o batuque, os instrumentos musicais e o gingado, que tornam esse povo único. Com os escravos vieram ainda a religião, os trajes típicos, a sua culinária e a sua língua. Existem algumas regras muito observadas durante a sua prática que são:  respeitar o mestre e agir com disciplina, obedecer ao comando do berimbau durante a prática, não perder os movimentos do parceiro de vista, zelar pela segurança de todos os participantes e jamais utilizar os conhecimentos adquiridos com a prática para integrar brigas de rua. Os seus principais instrumentos utilizados na prática são o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco.

TIPOS DE CAPOEIRA

Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional. Angola é vista como a capoeira antiga, é o estilo mais próximo dos antigos negros escravos. Seu jogo é mais lento, com muita malemolência (faz que vai, mas não vai). Ela é considerada uma capoeira menos agressiva e de golpes baixos, tendo as mãos no chão como base. Seu primeiro grande mestre foi o Mestre Pastinha. Já a capoeira regional tem como característica movimentos rápidos. Seu primeiro mestre foi o Mestre Bimba, que trouxe para a capoeira uma metodologia, criando sequências de golpes e de ensino, tentando dar ao esporte uma característica mais de luta do que de dança, incorporando novos golpes. 

 

CONCLUSÃO

Atualmente a capoeira é uma das expressões culturais mais conhecidas no Brasil. Em 2014, a capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Quem pratica capoeira aprende a lutar, a jogar, a cantar e também a tocar os seus instrumentos típicos. Uma baiana chamada Ru Aisó escreveu: "Quem pratica capoeira, nunca é órfão, afinal temos uma eterna família. Meu Mestre: um pai, a Capoeira: uma mãe, os grupos do Brasil e do mundo, meus e seus irmãos."

Texto: Tudo Sala de Aula

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, como surge a cultura de um povo?

 

2. Os escravos africanos foram os introdutores da Capoeira no Brasil. Quando fugiam e eram acuados pelos seus perseguidores, utilizavam os golpes de capoeira 

a) como arma de defesa.

b) para divulgar sua cultura.

c) para mostrar um jogo atlético.

d) como forma de mostrar superioridade.



3. Observe as imagens abaixo que mostram alguns golpes de luta. Identifique aquela que revela uma prática da capoeira.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. NÃO é uma característica da capoeira:

a) os movimentos rápidos e ágeis.

b) os elementos ginástico-acrobáticos.

c) os golpes de punhos e cotovelos.

d) os movimentos complexos.

 

5. Por que a capoeira está relacionada com a cultura brasileira? 

 

A Capoeira foi ao longo de sua trajetória difundida e surgiram estilos idealizados por alguns mestres. Cada estilo possui características próprias que diferenciam nas rodas de capoeira. 

6. Qual foi a capoeira idealizada pelo Mestre Bimba?

a) A capoeira Brasil.

b) A capoeira Regional.

c) A capoeira de Angola.

d) A capoeira Contemporânea.


7. Qual a etimologia da palavra capoeira?

a) Mata rasteira.

b) Mata atlântica.

c) Luta indígena.

d) Luta coletiva.


8. É uma característica da Capoeira Angola:

a) golpes rápidos e altos.

b) movimentos vagarosos.

c) movimentos céleres. 

d) precisão de movimentos.

 

9. Leia as afirmativas abaixo:

I - Mestre Bimba idealizou a capoeira contemporânea.

II - A capoeira era praticada pelos portugueses durante a colonização.

III - A capoeira apresenta dois principais estilos: Angola e Regional 

IV - A capoeira em seus cânticos conta a história do negro escravizado, preservando parte da sua história.


Sobre as afirmativas acima, marque a alternativa correta:

a) I e II estão corretas.

b) II e III estão corretas.

c) III e IV estão corretas.

d) I, III e IV estão corretas.

 

10. Quais os principais instrumentos necessários na prática da capoeira?

 

11. Quem deu à capoeira uma característica mais de luta do que de dança?

 

GABARITO

1. A identidade do ser humano se inicia a partir da interação do meio em que vive, uma construção que ocorre em razão das diferenças culturais. / 2A / 3D / 4C / 5. Porque os negros, através da sua cultura, contribuíram para a construção da identidade do povo brasileiro e foram eles que trouxeram a capoeira. / 6B / 7A / 8B / 9C / 10. O berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco. / 11. O Mestre Bimba.

 

 

 

 

TEMA 4 - DROGAS E SEUS EFEITOS

 

Você sabia que as drogas roubam a liberdade dos seres humanos, aprisionando-os através da dependência química? Infelizmente, esta dependência provoca muitos transtornos na vida dos usuários de drogas, como também, de seus familiares, causando sofrimento mental e físico. O acesso às drogas, seja lícita ou ilícita, está se tornando mais acessível no Brasil, por isso, a melhor opção para quem tem excelentes planos é ficar de fora do consumo de qualquer tipo de droga. Além de ter sonhos, estar bem informado ajuda você a fazer sempre as melhores escolhas. 

Observe a imagem e reflita: 



 

 

 

 

 

Qual a relação da imagem com os efeitos das drogas no organismo?

 

Conhecer os riscos e os efeitos das drogas na saúde mental e física é um dos aspectos mais importantes para conter os efeitos negativos desse problema. Estudos mostram que o uso de drogas é mais comum entre os jovens de 18 a 25 anos, período mais importante na vida da pessoa. Para aqueles que ainda estão em fase de crescimento, o impacto ainda é mais prejudicial, já que o lobo frontal, área responsável pelo comportamento, ainda está em processo de desenvolvimento. 


CLASSIFICANDO AS DROGAS PSICOATIVAS

As drogas psicoativas intervêm no funcionamento do cérebro. No quadro abaixo, veja as diferentes formas de ação dessas drogas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estimulantes aceleram o funcionamento do cérebro e aumentam o estado de alerta, fazendo com que a pessoa fique “ligada”. Os depressores reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual, desse modo, diminuem a atividade cerebral – a pessoa fica “devagar”. As perturbadoras alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios, logo, alteram o funcionamento cerebral.

Uma substância psicoativa age principalmente no sistema nervoso central, alterando a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. Esses efeitos, entretanto, levam ao uso recorrente das mesmas, causando dependência física ou psicológica, promovendo um ciclo progressivamente mais difícil de ser interrompido. 

 

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS


ALCOOLISMO

O consumo desenfreado e contínuo de bebidas alcoólicas compromete de forma agressiva e irreversível a saúde do ser humano. Atualmente, o alcoolismo é classificado como uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O usuário de álcool, além de prejudicar a própria vida, termina por afetar a vida dos familiares e amigos. 

O CRACK

O Crack é uma droga ilícita, proveniente da cocaína e possui um alto grau de dependência. É uma droga ilegal e está intimamente relacionada à violência urbana. O crack é uma droga que vicia rapidamente e pode levar à morte. Seu consumo provoca hiperatividade motora e sensorial, taquicardia, hipertensão arterial, convulsões e derrame cerebral.


CURIOSIDADES:

- A fumaça do cigarro reúne cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas;

 -O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos;

- No Brasil, 555 pessoas morrem diariamente por doenças ligadas ao tabagismo;

- 20 mil brasileiros morrem a cada ano, em decorrência do consumo de tóxicos ou de crimes relacionados com o tráfico.

LIBERDADE: DOM PRECIOSO

Durante a adolescência é que se adquire autonomia para fazer escolhas e assumir responsabilidades. Por isso, estabeleça metas para a sua vida e assuma com você mesmo o compromisso de realizá-las. Prefira uma vida saudável, com a prática de atividade esportiva e uma boa relação social com amigos, sendo isso um fator de prevenção contra o uso de drogas.

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU.

1. Observe a imagem e resolva à questão:


 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionando a imagem acima com os efeitos das drogas no organismo, responda: que tipo de conduta humana a imagem está mostrando?

a) Autonomia.
b) Emancipação. 
c) Sujeição.
d) Confiança.

 

2. O termo droga é frequentemente utilizado para produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que causa dependência, como o cigarro e o álcool. Sobre as drogas, marque a alternativa CORRETA:

a) O crack e a maconha não alteram a química cerebral, apenas o humor do usuário.
b) O álcool é uma droga lícita, porque não causa dependência.
c) O crack é uma forma menos pura da cocaína com alto poder de gerar dependência.
d) O cigarro só causa danos à saúde se consumido em excesso.


3. Como conter os efeitos negativos do uso das drogas?

 

4. Archimedes Marques escreveu: “O doce se torna amargo na medida em que o efeito do crack passa e a necessidade psicológica assim o pede de volta”. Em relação aos efeitos do crack no organismo do ser humano, é CORRETO afirmar que:

a) ele é uma droga depressora e tem alto poder de causar dependência.
b) ele é uma droga perturbadora do sistema nervoso central, deixando inicialmente a pessoa alheia e desligada.
c) ele é um estimulante e seus efeitos são duradouros, não causando, habitualmente, a dependência.
d) ele é um estimulante do cérebro, todavia, seus efeitos são efêmeros, causando hiperatividade motora e sensorial. 

 

5. Como uma substância psicoativa age no sistema nervoso central (SNC)?

 

6. Dentre as alternativas abaixo, assinale apenas a que NÃO corresponde aos efeitos causados pelo cigarro.

a) Causa problemas respiratórios, como bronquite crônica e doença pulmonar.
b) Tem ação cancerígena tanto para o fumante ativo como para o passivo.
c) Age sobre o sistema nervoso porque contém nicotina e causa dependência.
d) Aumenta a absorção de oxigênio, devido à dilatação dos brônquios.

 

7. Dê exemplos de  drogas LÍCITAS

 



 

 

GABARITO

1C / 2C / 3. Informação e prevenção: Conhecer os riscos e os efeitos das drogas na saúde mental e física é um dos aspectos mais importantes para conter os efeitos negativos. / 4D / 5. Uma substância psicoativa age principalmente no sistema nervoso central, alterando a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. / 6D /  7.Nicotina, vinho com álcool, cachaça e cerveja.

 

 

TEMA 5: DANÇA DE SALÃO

Ela é considerada uma dança social, praticada por casais, geralmente em reuniões sociais. O seu surgimento remonta ao Renascimento na Europa. Nos séculos XV e XVI, tornou-se muito apreciada pelos nobres nos salões dos palácios reais. Não demorou muito e acabou sendo praticada pela população em geral. Logo, o termo salão foi dado a essa modalidade porque se originou nos salões da nobreza europeia. 

 

NO BRASIL

A dança de salão só chegou ao Brasil no século XIX, através dos professores da corte portuguesa que ensinavam etiqueta e dança social. Após a Proclamação da República, o desejo pelos bailes continuou forte, assim, a dança de salão tornou-se cada vez mais popular e frequente em todo território brasileiro. 

é o agrupamento de todas as danças desempenhadas em dupla. Logo, nenhuma apresentação solitária ou individual pode ser chamada dança de salão. Nesse tipo de dança, a movimentação ocorre com a cumplicidade do parceiro. Atualmente, sua prática não se limita às salas de aula ou às apresentações. Existem diversos espaços para se dançar os diferentes gêneros da Dança de Salão, como, por exemplo, em casamentos, festas, aniversários, casas de show ou bares. Portanto, ela consegue atrair os mais diversos apaixonados pela dança de salão. A organização internacional de danças de competição, World Dance Sport Federation (WDSF), classificou as danças de salão em duas categorias: as latinas e as clássicas.

 

LATINAS E CLÁSSICAS

Em razão da riqueza de ritmos musicais, as danças de salão podem ser definidas como latinas ou clássicas. As danças latinas são danças principalmente oriundas da América Latina. A harmonia de ritmos faz com que a mistura da dança e música se transformem numa extraordinária explosão cheia de ritmo. São exemplos de danças de salão latinas: samba, rumba, merengue, pasodoble e chá-chá-chá.  Já as danças de salão clássicas reúnem uma série de técnicas e movimentos específicos. Essa categoria de dança surgiu ainda no Renascimento, quando os casamentos e os eventos aristocráticos eram comemorados com bailarinos da corte. São exemplos de danças de salão clássicas: Valsa Inglesa, Valsa Vienense, Slow Fox, Quickstep e Tango. Entretanto, vale ressaltar que atualmente a dança de salão tem como principais características a dança a dois, variação de passos e mistura de ritmos.

 

RITMOS

Os ritmos da Dança de Salão são bastante variados. Eles incluem Samba, Forró, Lambada, Salsa, Rock, Bolero, Tango, Maxixe, Mambo, dentre outros. São muitos os estilos musicais alcançados, pois esse gênero abrange uma grande variedade musical. É muito prazeroso se expressar através do nosso corpo, principalmente porque essa atividade estimula o nosso cérebro e a memória, além de combater a depressão, tonifica os músculos, melhora nossa postura e favorece a perda de calorias. 

 

CONCLUSÃO

Assim, a dança de salão é uma atividade física recomendada tanto para os mais jovens, quanto para pessoas idosas, pois ao dançar, a capacidade aeróbica é desenvolvida, como também, as funções cardiovasculares, respiratórias e flexibilidade são aperfeiçoadas. 

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1. Sobre o surgimento ou as características da Dança de Salão, assinale a alternativa FALSA:

a) Ela também é considerada uma dança social.

b) A dança de salão surgiu no continente europeu. 

c) Seu nome está associado ao local de origem.

d) Toda dança pode ser definida como dança de salão. 

 

2. Pode-se afirmar que Dança de Salão se pratica

a) em grupo.

b) em pares.

c) em trios.

d) sozinho.

 

3. Como a Dança de Salão chegou ao Brasil?

 

4. Assinale a alternativa VERDADEIRA:

a) A Dança de Salão não é muito praticada no Brasil, pois os espaços para a sua execução ainda são muito escassos. 

b) Uma apresentação individual pode ser classificada como Dança de Salão, desde que o ritmo esteja associado ao gênero. 

c) A Dança de Salão só pode ser realizada com o envolvimento do parceiro, pois a movimentação necessita de sincronia. 

d) Os amantes da Dança de Salão só podem praticá-la se houver um local apropriado, como um salão espaçoso.

 

5. Cite alguns exemplos de ritmos musicais que podem ser associados às danças de salão.

 

 

6. São danças de salão latinas:

a) Rumba e Merengue.

b) Merengue e Valsa Inglesa.

c) Chá-chá-chá e Slow Fox.

d) Quickstep e Tango.

 

7. Conforme o texto, quais são as três principais características da Dança de Salão?

 

 

8. A dança de salão, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas. Segundo o texto, quais os benefícios que a Dança de Salão pode trazer para o corpo durante a sua prática?

 

 

9. Infelizmente, no ambiente social, ainda é comum rotular algumas atividades de exclusividade masculina ou feminina, inclusive a dança. Na sua opinião, o que pode ser feito para minimizar esse tipo de preconceito na escola?

 

 

 

GABARITO

1D / 2B  / 3. Através dos professores da corte portuguesa que ensinavam etiqueta e dança social.   4C / 5. Samba, Forró, Lambada, Salsa, Rock, Bolero, Tango, Maxixe e Mambo. / 6A / 7. A dança a dois, variação de passos e mistura de ritmos. 8. A capacidade aeróbica é desenvolvida, como também, as funções cardiovasculares, respiratórias e flexibilidade são aperfeiçoadas. Ainda estimula o nosso cérebro e a memória, além de combater a depressão, tonifica os músculos, melhora nossa postura e favorece a perda de calorias. 9. Resposta Pessoal. (Professor, essa pergunta busca provocar uma reflexão com os estudantes sobre os preconceitos que ainda cercam a prática de dança. É comum associar esse tipo de atividade apenas ao público feminino. Por isso, busque refletir sobre esse assunto. Leve em consideração que existem também outras atividades que são associadas com exclusividade ao público masculino, como o futebol. Sugestão de resposta: Um trabalho contínuo de conscientização das atitudes de preconceito, seja de cor, classe, religião, gênero e outros aspectos.). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA 6: AQUECIMENTO E ALONGAMENTO

 

Você já percebeu que geralmente os atletas antes de entrarem em jogos eles se aquecem e se alongam? Você sabe para que serve o alongamento depois das atividades físicas? Além dos atletas, quem mais pode e deve realizar dessa prática um hábito em busca de uma melhor qualidade de vida? Quais benefícios essas práticas irão nos trazer? É sobre isso que estudaremos na aula de hoje.

Certamente você já ouviu falar em aquecimento e alongamento como técnica normalmente praticada pela maioria das pessoas antes de qualquer atividade física, desportivas ou de exercícios físicos. Entretanto, aquecimento e alongamento não significam a mesma coisa, há diferenças entre essas atividades. 

 

AQUECIMENTO

É caracterizado como uma técnica normalmente praticada antes de quaisquer atividades desportivas ou exercícios físicos. Corresponde aumentar gradativamente a intensidade da atividade física, promovendo também uma boa temperatura corporal. Além disso, prepara o sistema cardiovascular e pulmonar para a execução da atividade e o desempenho corporal.

 

ALONGAMENTO

Alongamento é a prática de esticar os músculos em formas de exercícios físicos. Sendo um conjunto de treinamentos que focalizam na preservação e aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular. Essa prática com constância beneficia as fibras musculares do nosso corpo.

 

TIPOS DE AQUECIMENTO

Aquecimento Específico: É a utilização de exercícios específicos para uma determinada modalidade. Nessa prática, os exercícios devem usar a musculatura exigida no desporto que será feito em sequência.

 

Aquecimento Geral: Deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo em sua totalidade. Para tanto, deve-se fazer exercícios que se valem de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.

 

Aquecimento Passivo: Compreende o aumento da temperatura corporal através de meios externos, como, por exemplo: a utilização de massagem, diatermia de ondas curtas, sacos quentes, banhos de vapor e duchas quentes.

 

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

São muitos os benefícios do alongamento, entre eles estão: a melhora do bem-estar físico e mental, o aperfeiçoamento da postura, a melhora da percepção do próprio corpo, a redução de desenvolver lesões musculares, a diminuição da tensão muscular e de câimbras e o estímulo da produção de hormônio do bem-estar. Percebeu o quanto são muitos os benefícios para o corpo? Logo, essa prática tem muito a contribuir com a sua qualidade de vida. 

 

REFLEXÃO

O ser humano é composto pelas dimensões: física, emocional, social, espiritual e intelectual. Todas elas necessitam ser cultivadas no dia a dia por toda nossa vida. E, para podermos viver de forma harmônica, essas dimensões devem estar sempre inter-relacionadas. Fique ciente que somos os únicos responsáveis pela busca de nosso bem-estar e qualidade de vida.

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

 

1. Sobre o que você aprendeu, assinale a alternativa FALSA

a) Alongamento não deve ser confundido com aquecimento, pois ambos são diferentes.

b) Correr e caminhar são exemplos clássicos de alongamento usados por muitos atletas.

c) O alongamento promove o estímulo da produção de hormônio do bem-estar.

d) O aquecimento é definido como um exercício repetido antes da atividade desportiva. 

 

2. Considere as afirmativas abaixo: 

 

I – Um dos conceitos de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea.

II - O alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.

III - Somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase, pode-se fazer alongamentos.

 

São verdadeiras as afirmativas: 

a) I e II, somente.

b) I e III, somente.

c) II e III, somente.

d) I, II e III.

 

3. Escreva com suas palavras as definições dos termos abaixo:

 

a) Aquecimento: 

 

b) Alongamento: 

 

4. Como é definido o aquecimento geral nas práticas desportivas?

a) Aumento da temperatura corporal através de meios externos.

b) É o emprego de exercícios localizados para uma modalidade específica.

c) É uma atividade física que envolve um agrupamento maior de músculos.

d) São todos os exercícios físicos ocorridos numa atividade na academia ou desportiva.

 

5. Quais são os principais benefícios do alongamento para o corpo humano?

 

6. Assinale a alternativa VERDADEIRA:

 a) O alongamento prepara principalmente o sistema cardiovascular e pulmonar para a execução da atividade física.

b) O aquecimento e o alongamento significam a mesma coisa, desde que estejam no campo da atividade física ou no esporte.

c) Tanto o aquecimento como o alongamento são práticas que muito têm a contribuir com a nossa qualidade de vida.

d) O aquecimento é uma prática de esticar os músculos em formas de exercícios físicos para melhorar os treinos na academia.

 

7. O ser humano é composto por dimensões que necessitam ser cultivadas no dia a dia por toda nossa vida. Quais são essas dimensões?

 

8. Para você, por que a prática de atividade física é benéfica para o nosso corpo?

 

 

 

GABARITO

1B / 2D / 3. a) O objetivo principal do aquecimento é preparar o corpo física e psiquicamente para o esporte, com o intuito de evitar lesões. (Professor, aceite outras respostas) / b) Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular. (Professor, aceite outras respostas) / 4C / 5. Promover a melhora do bem-estar físico e mental, o aperfeiçoamento da postura, a melhora da percepção do próprio corpo, a redução de desenvolver lesões musculares, a diminuição da tensão muscular e de câimbras e o estímulo da produção de hormônio do bem-estar. / 6C / 7. Física, emocional, social, espiritual e intelectual. / 8. Resposta Pessoal. (Sugestão: A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA 7 - EXERCÍCIOS FÍSICOS E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Será que a prática do exercício físico regularmente pode garantir uma vida mais saudável?

Ao compreender os conceitos teóricos dos benefícios da atividade física para a saúde e a relação entre o sedentarismo e as doenças crônicas, como: obesidade, diabetes e colesterol alto, devemos fazer escolhas de um estilo de vida mais saudável. A atividade física é nossa aliada da saúde e, nesta aula, estudaremos sobre isso.

Segundo a Wikipédia, o “Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.” Infelizmente, com inúmeras alternativas de entretenimentos eletrônicos, é comum muitas crianças e adolescentes brasileiros preferirem uma vida mais sedentária a um estilo de vida mais saudável. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma instituição especializada, filiada às Nações Unidas, localizada em Genebra, Suíça. Ela define saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Portanto, uma vida saudável depende de vários fatores, como, por exemplo, o bom tempo de lazer e a qualidade do sono. 

Você sabe que há 24 horas em um dia. Reflita agora: como você divide suas atividades: trabalho (escola), descanso e lazer? O corpo é como um relógio, tudo precisa funcionar na hora certa. A capacidade do corpo de se autorregular (regular-se sem intervenção externa) em um estado de equilíbrio pode muitas vezes prevenir o aparecimento de doenças.

Quanto tempo você fica sentado em frente ao computador e à TV? Isso é divertido para muitas crianças, jovens e adultos, entretanto, devemos observar nossa rotina e buscar alternativas que aperfeiçoem nossa qualidade de vida. Além da dieta e do exercício, nossas emoções também estão relacionadas à nossa saúde, e a atividade física reduz o estresse. O estresse é um produto da vida moderna e do sedentarismo, provocado principalmente pelos avanços tecnológicos.

A autorregulação ocorre quando o corpo consegue retornar a um estado saudável diante de agressões externas. Tudo isso acontece quando cuidamos da nossa saúde. É importante dividir a hora do dia, equilibrando tarefas como lazer, descanso, refeições, exercícios e trabalho. Será que você precisa fazer uma autorregulação do seu estado corporal?


REFLETINDO

O homem sempre se movimentou para sobreviver desde os primórdios da sociedade. O movimento do corpo de forma contínua pode oportunizar uma vida mais saudável e evitar o aparecimento de doenças. Sedentarismo é considerado quando uma pessoa não se movimenta muito ou não realiza atividades físicas. Portanto, o exercício físico é um aliado à nossa saúde, pois sua prática melhora o bem-estar físico, mental e social. Logo, movimente-se regularmente, busque se alimentar de forma saudável e dedique horas do dia para o sono, o lazer e estudo. Vamos começar?

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1. A obesidade está associada a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos. A obesidade está relacionada a que tipo de doença?

a) Psicológica.

b) Bacteriana.

c) Crônica.

d) Aguda.



2. Como suas palavras, defina o que é exercício físico.



3. Observe as atividades abaixo e assinale a alternativa que apresenta somente atividades consideradas exercícios físicos.

a) Andar de bicicleta, dormir 8 horas e correr.

b) Correr, nadar e caminhar regularmente.

c) Caminhar, nadar e se alimentar bem.

d) Jogar vôlei, cantar e praticar natação.

 

4. Segundo o texto, o que tem contribuído para que os brasileiros tenham uma vida sedentária? Em sua opinião, o que pode ser feito para amenizar esse problema?

 



5. Conforme a OMS, a saúde é definida:

a) através da alimentação rica em nutrientes.

b) como aumento do repouso e da alimentação.

c) através do bem-estar físico, mental e social. 

d) apenas como ausência de doenças crônicas.

 

6. Uma pessoa que está quase sempre sentada e não exercita o corpo, conservando-o inativo, é chamado de:

a) doente.

b) esportista.

c)  envelhecido.

d) sedentário.

 

7. Diversas pessoas preferem uma vida sem se movimentar e acabam ficando inativos, e com isso, acarretam grande prejuízo à saúde. Qual dos problemas abaixo está relacionado diretamente a esse tipo de comportamento?

a) A utilização de dispositivos tecnológicos.

b) Alimentação rica em gorduras saturadas.

c) A falta de exercício físico regularmente.

d) As alterações de humor constantes.



8. As nossas emoções estão relacionadas à saúde, e a atividade física reduz o estresse. Para você, que comportamentos são apresentados por pessoas estressadas?



9. A ação do organismo quando capaz de compensar alguns desequilíbrios provocados por fatores externos sem afetar o seu funcionamento, mantendo seu corpo com saúde, chamamos de  

a) sedentarismo.

b) passagem.

c) transferência.

d) autorregulação.

 

10. Cite três aprendizagens obtidas na aula de hoje e depois compartilhe com seus colegas.

 

 

 

GABARITO

1C / 2. Resposta Pessoal (Sugestão de resposta: Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação). / 3B / 4. As inúmeras alternativas de entretenimentos eletrônicos. Resposta Pessoal (Sugestão: Evite se distrair com coisas que também envolvam olhar para uma tela, como usar o computador para passar o tempo ou jogar videogame, procure substituir esses momentos por atividades ao ar livre, como esportes e brincadeiras. / 5C  / 6D / 7C / 8. Resposta Pessoal (Destaque para os estudantes que o estresse está relacionado com o aparecimento de acnes, dores de cabeça, diminuição da energia, insônia, alteração de humor e problemas digestivos).  / 09D / 10. Resposta Pessoal. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA 8 - GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

A expressão ginástica de conscientização corporal é usada para descrever uma série de métodos de prática que usa a sensação e o cuidado com o corpo. Esses exercícios são classificados como ginásticas não competitivas.

`           Esse novo entendimento de ginástica manifestou-se em oposição à forma tradicional de se praticar exercícios físicos, onde a uniformização do movimento e a repetição mecânica da atividade corporal impedem a observância da mobilidade e o conhecimento do próprio corpo. Desse modo, a ginástica de conscientização corporal é uma combinação de exercícios com movimentos suaves e lentos, com postura correta e respiração consciente.

Diversas pessoas que não se adaptam às atividades físicas tradicionais (luta, musculação, corrida, ciclismo...) mostram uma grande aceitação dessas novas tendências que introduzem como aspectos essenciais o deleite da prática e a realização pessoal.

 

Exemplos de Ginástica de Conscientização Corporal

São caraterizados por práticas bem antigas como o relaxamento, a meditação e a automassagem, têm origem nos países orientais sendo utilizadas na busca do equilíbrio, por isso, buscam principalmente prevenir doenças e propiciar o bem-estar.

 

Antiginástica

É a prática que incentiva o autoconhecimento do corpo e a percepção de que as diferentes partes corporais se relacionam entre si. Esse método procura reconhecer e despertar áreas adormecidas, isto é, áreas que perderam a sensibilidade, com o objetivo final de aumentar o bem-estar. São exemplos de exercícios da antiginástica, ficar deitado mexendo a língua de um lado para outro, esfregar repetidas vezes a palma da mão, mexer apenas um dos dedos e manter a perna levantada durante vários minutos.

 

Yoga

O Yoga é uma prática que visa trabalhar o corpo e a mente de modo interligado, com treinos que ajudam a controlar o estresse, a ansiedade e as cefaleias. É comprovado cientificamente que o Yoga melhora o equilíbrio, promove a sensação de bem-estar e a disposição física. Sua prática pode ser realizada por adultos e crianças e possui relação com a espiritualidade humana.

 

Eutonia

É definida como uma técnica corporal inventada a partir de um processo de autocura. É uma terapia holística (conceito que valoriza a totalidade das coisas, onde tudo está interligado) e emprega o movimento para manter o equilíbrio da mente e do corpo. Essa ginástica tem a finalidade de estimular o autoconhecimento corporal e seus próprios movimentos, auxiliando a eliminar o estresse e a tensão.

 

Pilates

É uma prática que oferece um trabalho corporal integrado, proporcionando um bom condicionamento físico e uma melhor consciência corporal, valendo-se da correção da postura, da respiração e do fortalecimento dos músculos. São princípios do pilates a concentração, a centralização, a respiração e a precisão. Na prática, esses movimentos proporcionam a flexibilidade e a musculatura, já que ocorrem gestos resistidos e estáticos, através de levantamento de pesos ou uso de faixas elásticas

 

REFLETINDO

Para esse tipo de ginástica, é muito importante respeitar a individualidade, isto é, os limites do corpo e proporcionar a oportunidade de conhecer a si próprio, não apenas com base em exercícios e movimentos especializados na performance, mas também, considerando as diferenças e limitações de cada um. Desse modo, a ginástica de conscientização corporal tem por principal objetivo o lazer e a saúde, e não a preparação técnica do corpo.

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1. Qual alternativa abaixo NÃO é um objetivo fundamental da prática da ginástica de conscientização corporal?

a) A melhora da postura e respiração.

b) A diminuição do estresse e tensão corporal.

c) A obtenção do enrijecimento do corpo.

d) A percepção corporal e o relaxamento mental.

 

2. Por que a ginástica de conscientização corporal é considerada uma atividade não competitiva?

 

 

3. Associe corretamente:

(A) Relaxamento

(B) Meditação

(C) Automassagem

 

(   ) Prática de intensa concentração e atenção, reduzindo o fluxo dos pensamentos.

(   ) Ação corporal cujo objetivo é romper as tensões físicas, mentais e emocionais.

(   ) Método de pegar em si próprio, promovendo o conforto pessoal e a manutenção da saúde.

 

4. Sobre a ginástica de conscientização corporal, assinale a alternativa FALSA:

a) Procurar um local tranquilo em casa para praticar esse tipo de ginástica é fundamental para ser bem-sucedido. 

b) Essas ginásticas são organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e na prevenção de doenças. 

c) Elas reúnem práticas que empregam movimentos suaves, tal como a recorrência à postura ou à conscientização de exercícios respiratórios.

d) Esse tipo de ginástica é caracterizada pela exercitação não orientada que visa principalmente o condicionamento físico.

 

5. Faça a associação corretamente das ginásticas de conscientização corporal às suas definições.

(1) Pilates

(2) Eutonia

(3) Yoga

(4) Antiginástica

 

(    ) Prática corporal que busca o entendimento de que as várias partes diferentes se conectam.

(    ) Prática meditativa que tem relação direta com os pensamentos e os sentimentos humanos.

(    ) Utiliza-se a combinação da respiração com os movimentos do corpo, buscando a flexibilidade.

(     ) Método em que a pessoa acessa a sabedoria que é própria do corpo, valorizando o todo.

 

6. Cite 5 benefícios para o corpo humano oriundos da ginástica de conscientização corporal.

 

7. Para você, por que a atividade física é importante para a saúde psicológica e emocional do indivíduo?

 

8. Qual atividade de conscientização corporal também está relacionada com a espiritualidade?

a) Pilates.

b) Yoga.

c) Holística.

d) Eutonia.

 

09. Você já praticou algum exercício de conscientização corporal? Se sim, qual foi? O que você achou dessa prática?

 

 

GABARITO

1C / 2. Porque seu principal objetivo é proporcionar o conhecimento do próprio corpo com a prática de exercícios suaves, respiração adequada e postura correta. Sua prática não visa competir para saber quem faz melhor ou em menor tempo, entretanto, sua prática está condicionada essencialmente ao lazer à saúde. (Professor, considere outras respostas). / 3. (B), (A), (C). / 4D / 5. (4), (3), (1), (2).  / 6. Resposta Pessoal. (Sugestão de resposta: Promover o lazer e o bem-estar, proporcionar consciência corporal, auxiliar na eliminação do estresse e da tensão, aumentar a disposição física e despertar áreas do corpo que estão adormecidas). / 7. Resposta Pessoal. (Sugestão de resposta: A prática de atividade física promove a qualidade de vida, dessa forma, o nosso corpo promove condições para eliminar a depressão e os problemas emocionais. / 8B / 09. Resposta Pessoal.

 

 

 

TEMA 9 - OS JOGOS ELETRÔNICOS

Com a crescente imersão dos meios tecnológicos na vida social das pessoas, a procura por jogos eletrônicos como forma de distração, independentemente de serem jogados através de computadores, celulares ou consoles, aumentou consideravelmente no mundo. Uma pessoa que chega cansada após um longo dia de trabalho, muitas vezes, procura jogos que acalmam e relaxam a mente. Provavelmente, você já usou algum dispositivo para se divertir com um jogo eletrônico. Mas será que esses jogos são considerados esportes?

Os jogos por meios eletrônicos já estão intensamente ligados à cultura das pessoas, em sua grande maioriaexigem observação, concentração, pensamento lógico, estratégias, respeito às regras e resolução de problemas. Assim, há muitos benefícios que podem ser obtidos através desse universo online, entretanto, sua prática não associada a outras atividades que envolvem movimentação pode levar a um estilo de vida sedentário e isolado do restante da família e de amigos. 



Jogos Eletrônicos como Esportes

No Brasil, ainda não existe uma regulamentação específica para determinar se os jogos eletrônicos são considerados esportes convencionais, alguns países já definiram essas novas modalidades como jogos oficiais promovidos e incentivados pelo poder público. Vale ressaltar que a prática dos jogos eletrônicos quando não associada ao movimento e exercício, a gente necessita repensar esse conceito.

Por outro lado, muitos defendem que os jogos eletrônicos são esportes, pois eles assumem a forma de competição por meio de multijogadores, organizados coletivamente, promovendo a competição com participantes de todo o mundo. Antes, isso não era possível, já que as pessoas jogavam sozinhas em suas casas, ou em grupo no mesmo console, ou computador.

Assim, segundo eles, não é só porque, enquanto se pratica, o participante pode estar sentado ou deitado que ele não pode ser considerado um esporte, já que para vencer a competição virtual, necessita-se elaborar estratégias e ter uma boa velocidade de reação e o conhecimento das regras. O voleibol, por exemplo, é necessário adquirir várias habilidades múltiplas e estudar estratégias para obtenção de um bom resultado numa partida. 


Importante

Especialistas aconselham que a prática desses jogos por meio de periféricos deve estar associada com uma rotina física, pois, quando o corpo está bem, a mente estará mais preparada para tomar decisões durante a participação nesses jogos.


REFLETINDO

O lazer sempre esteve associado ao tempo que não é utilizado para o trabalho, entretanto, essa expressão é mais do que isso, já que faz parte do desenvolvimento humano há muito tempo. 

Com o advento da internet, a tecnologia não só se tornou uma ferramenta de trabalho e estudo, mas também, uma forma de divertimento e brincadeiras. Assim sendo, cabe ao praticante observar atentamente os riscos, sejam eles através da exposição a violência social e física, ou a falta de movimentação por muito tempo, para que os benefícios não sejam superados pelos malefícios dessa prática moderna. 

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Você costuma praticar algum jogo eletrônico? Se sim, que tipo de dispositivo você utiliza para essa prática? Quais os nomes dos seus jogos eletrônicos preferidos?



2. Sobre o texto, é CORRETO afirmar que

a) as pessoas só utilizam os jogos eletrônicos como forma de distração.

b) os jogos eletrônicos apenas são utilizados para diversão entre as pessoas. 

c) o avanço da tecnologia possibilitou uma diversidade de jogos eletrônicos.

d) o cansaço do trabalho acaba assim que o usuário inicia um jogo pelo celular.

3. Em sua opinião, os jogos eletrônicos devem ser considerados uma atividade esportiva? Por quê?



4. Com quais finalidades os jogos eletrônicos podem ser utilizados?



5. Qual tipo de jogo eletrônico mais chama a sua atenção?

a) Jogos com missões complexas que exigem uma estratégia.

b) Jogos que dão liberdade de criação aos seus jogadores.

c) Jogos que fazem pensar e trabalhar coletivamente. 

d) Não gosto de jogos eletrônicos. 



6. Leia o trecho de uma notícia veiculada em 10 de janeiro de 2023 pela mídia esportiva brasileira.



“A Ministra dos Esportes, Ana Moser, afirmou nesta terça-feira, 10, que jogos eletrônicos conhecidos como ‘esports’, não são considerados esportes convencionais. Segundo a ministra, os treinos realizados pelos jogadores da modalidade se assemelham a indústria de entretenimento, como música, filmes, entre outros.”

https://exame.com

Após discutir com seu professor ou professora sobre esse tema, responda: Você concorda com a afirmação dessa Ministra? Por quê?

 

7. Os jogos eletrônicos são capazes de contribuir para o aperfeiçoamento, EXCETO,

a) das atividades laborais.

b) das tomadas de decisão. 

c) do condicionamento físico.

d) do entretenimento humano.

 

8. Assim como em todos os jogos esportivos, há malefícios que podem ser adquiridos quando não há responsabilidade durante a prática. Quais os problemas que os jogos eletrônicos podem gerar, caso não sejam executados com os devidos cuidados?



9. O que você acha da utilização dos games na sala de aula como ferramenta de diversão e aprendizagem?



10. Que tipos de comportamentos podem ser seguidos para que a utilização de jogos eletrônicos não se torne prejudicial para o praticante?

 

 

 

 

GABARITO

1. Resposta Pessoal. / 2C / 3. Resposta Pessoal. / 4. Para se divertir, adquirir novas experiências e habilidades, realizar interações com outras pessoas distantes, desenvolver o cognitivo humano, relaxar e acalmar a mente. (Considerar outras respostas) / 5. Resposta Pessoal. / 6. Resposta Pessoal. / 7C / 8.  Podem levar a um estilo de vida sedentário e isolado do restante da família e de amigos. (Considerar outras respostas) / 9. Resposta Pessoal. / 10. Manter regularidade das atividades básicas cotidianas, como um bom sono e alimentação, higiene pessoal, estudos ou trabalho. Além disso, é necessário ter clareza das regras em relação aos horários adequados para jogar e sempre ter lazeres e passatempos alternativos. (Considerar outras respostas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA 10 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Você sabia que a disciplina de educação física é vista com um importante aliado da saúde do ser humano? Você já se perguntou quando surgiu essa disciplina nas escolas e por que ela é necessária no calendário das aulas? Pense!

O surgimento da prática de atividade física no Brasil data no mesmo ano da descoberta do nosso país pelos europeus: em 1500. Isso se deve ao fato de que nas cartas enviadas ao Rei de Portugal por Pero Vaz de Caminha, há relatos de índios dançando, girando e se divertindo ao som de instrumentos musicais, assim, os historiadores acreditam que essas ações são provas escritas da primeira ginástica e recreação realizadas no Brasil. Teoricamente, as atividades desenvolvidas pelos indígenas brasileiros estavam relacionadas aos aspectos da cultura primitiva.

 

Os primórdios da Educação Física

Os primeiros relatos no mundo da prática de educação física vêm da pré-história, quando já se percebia uma preocupação pelo físico humano mais forte, todavia, não com a intenção da beleza ou exercício, e sim, de proteção. O exercício físico tem suas raízes nas civilizações mais primitivas, assim, essa prática é proveniente das necessidades humanas, como a luta pela sobrevivência, cultos e ritos religiosos, preparação para a guerra e jogos e práticas atléticas. O homem primitivo costumava mudar-se de um lugar para outro à procura de mantimento, para isso, andava, subia em árvores, escalava penhascos, nadava e utilizava suas armas. 

Desse modo, o homem primitivo executava movimentos corporais básicos e naturais. Devido a repetições desses exercícios, ele aperfeiçoou suas habilidades e aprimorou-se gradativamente.

 

A disciplina de Educação Física no Brasil

O início do desenvolvimento da Educação Física no Brasil como disciplina ocorreu no período do Brasil Império. Foi nessa época, com a vinda da Corte Portuguesa, que surgiram os primeiros tratados. Nesse período, a educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das grandes elites e os exercícios corporais se tornaram sinônimos de saúde física e mental. 

            Em 1854, a prática de atividade física passou a fazer parte do currículo escolar, decisão do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto. Entretanto, só foi em 1882, com o parecer do jurista Rui Barbosa, que a educação física, na época denominada ginástica, se consolida como disciplina necessária para a formação dos brasileiros. Isso aconteceu através do documento chamado “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior” que mostrava o valor do desenvolvimento físico e mental e recomendava a obrigatoriedade da sua prática em todas as escolas brasileiras e para ambos os gêneros, incluindo como matéria de estudo. Já em 1910, foi fundada a primeira escola do Brasil a formar profissionais de educação física para conduzir essas aulas pelo país.


A Educação Física hoje

Atualmente, a Educação Física, conforme a BNCC, propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para ampliar a consciência dos movimentos corporais, dos recursos para o cuidado de si e dos outros, e, também, para desenvolver a autonomia e a participação mais confiante e autoral na sociedade. Assim, essa disciplina possibilita a criação de espaço do desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, ampliação do sentimento de cooperação e solidariedade. Além disso, contribui para a prevenção e reabilitação da saúde física e mental do ser humano.

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. A disciplina de Educação Física é uma área de estudo que busca contribuir para a saúde e o bem-estar dos estudantes. Assim sendo, qual é a definição da disciplina de Educação Física?

a) A disciplina que ensina técnicas de ginástica e esportes.

b) A disciplina que visa ao desenvolvimento do corpo e da mente por meio de atividades físicas.

c) A disciplina que estuda a anatomia e fisiologia do corpo humano.

d) A disciplina que estuda os aspectos psicológicos do esporte.

 

2. Sobre o surgimento da prática de atividade física no Brasil, assinale a alternativa VERDADEIRA.

a) O escritor Pero Vaz de Caminha foi o responsável em trazer para o Brasil as práticas de atividade física.

b) Através de registros, pode-se comprovar que os índios iniciaram a prática de atividade física após a chegada dos portugueses.

c) Conclui-se que antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os índios já praticavam atividades físicas.

d) A dança e os movimentos ao som de instrumentos musicais não são considerados atividades físicas.

 

3. Na Pré-História, qual era a principal finalidade das pessoas em praticarem atividade física?

 



4. Leia o trecho abaixo e responda à questão.

“A Educação Física surge nesse momento do século XIX como um remédio para curar os vícios presentes na sociedade, e surge também como meio de instrumentalização do corpo como força de trabalho. Mas o seu principal uso é para aceitação e reprodução da exploração do capital.”

cbce.org.br

A que movimento mundial o trecho acima relaciona a prática de atividade física?

a) Revolução Industrial.

b) Revolução Francesa.

c) Primeira Guerra Mundial.

d) Proclamação da República.


5. Conforme o texto, o exercício físico tem sua origem nas civilizações primitivas. Desse modo, a que necessidades humanas sua prática está relacionada?

 

6. Como o homem primitivo conseguiu adquirir habilidades aprimoradas para a sua própria sobrevivência?

 


7. Leia e resolva: 

Em 1937, a Constituição Federal considerava a Educação Física uma prática educativa obrigatória para o ginásio (atualmente o período entre o 6º e o 9º ano), mas não uma disciplina.


Observando esse artigo, o que mudou atualmente no ensino da Educação Física nas escolas?

 

8. Quem pediu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação de seus professores aos das outras disciplinas? 

 

9. Sobre o ensino da Educação Física nas escolas atualmente, assinale a alternativa FALSA.

a) Ela propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o ser humano.

b) Ela permite desenvolver a autonomia e a participação mais confiante na sociedade.

c) Ela contribui para a prevenção e reabilitação da saúde física e mental do ser humano.

d) Ela deve ser conduzida preferencialmente por um professor formado em qualquer curso superior

 

 

 

GABARITO

1B / 2C / 3. A principal finalidade era adquirir força para se protegerem. / 4A / 5. A luta pela sobrevivência, cultos e ritos religiosos, preparação para a guerra e jogos e práticas atléticas. / 6. Através de movimentos corporais básicos e naturais e devido a repetições desses exercícios. / 7. Diferentemente de 1937, atualmente a educação física é uma disciplina obrigatória do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. / 8. Rui Barbosa. / 9D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA 11 - A GINÁSTICA ARTÍSTICA



A Ginástica Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica, teve suas origens na Grécia Antiga e foi uma das primeiras modalidades a serem incluídas nos Jogos Olímpicos. A ginástica artística é uma forma de exercício físico que envolve uma série de movimentos acrobáticos, como saltos, giros e equilíbrios, realizados em aparelhos como barras paralelas, argolas e trampolins. 

 

O surgimento

Os antigos gregos foram os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não somente para treinamento militar. Para eles, os exercícios físicos sempre foram motivos de competição. Assim sendo, a ginástica conseguiu um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade essencial no desenvolvimento cultural do indivíduo. Logo, a ginástica na Grécia tornou-se numa atividade de preparação tanto do corpo como para a prática de outros esportes. Já no começo do século XIX, o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn foi um dos responsáveis por transformar e sistematizar a ginástica artística em uma modalidade esportiva.

            

Características

Esta modalidade é resultado da evolução técnica de diversos exercícios físicos, sendo um conjunto de atividades corporais sistematizadas onde se unem a força, a agilidade e a elasticidade.

O domínio corporal é uma das principais características desses atletas.



Popularidade

Com a popularidade da Ginástica Artística, surgiram os clubes internacionais que com o tempo, formaram associações nacionais para controlar os treinamentos e as competições. Foi assim que surgiu a Federação Internacional de Ginástica (FIG), fundada em 1881, na Bélgica, sendo incluída 5 anos depois nos primeiros Jogos Olímpicos modernos.



Aparelhos da Ginástica Artística

Os aparelhos fazem parte das diferentes provas em que os ginastas executam suas séries de exercícios. Geralmente, para cada prova, existem equipamentos específicos. 

 

Principais aparelhos Masculinos

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Principais aparelhos Femininos



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Salto e Solo

Tanto os homens como as mulheres realizam movimentos no solo e saltos. Através de uma corrida inicial curta, os atletas conseguem um impulso necessário para dar um salto. Por fim, eles pousam os pés num colchão. No teste de solo, ambos os grupos realizam giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos. Eles não podem cruzar o limite de um campo quadrado com lados de 12 metros, em um tempo de 70 segundos para homens e 90 segundos para as mulheres. 

A Prática

Desse modo, a ginástica artística, assim como outros esportes, é uma modalidade que pode trazer inúmeros benefícios, além de contribuir para uma melhor coordenação motora e flexibilidade. Entretanto, sua prática artística deve ser realizada de forma segura e adequada, com a supervisão de profissionais capacitados e equipamentos adequados. Portanto, é possível que a execução de movimentos dessa ginástica possa ser praticada desde os pequenos até os mais velhos.

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, como a ginástica artística pode ser definida?

2. Alguns elementos básicos costumam caracterizar determinadas atividades esportivas. No futsal, é o domínio da bola com os pés.  Já na ginástica artística, quais são os elementos essenciais para a boa execução dos movimentos ginásticos? 

 

3. Toda modalidade esportiva houve alguém que primeiro a organizou de forma que outros a pudessem praticar. Qual o nome do professor que organizou as regras e adaptou os aparelhos da ginástica olímpica, agora ginástica artística?

 

4. Sobre a aula, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

a. (    ) A ginástica olímpica surgiu na Grécia e foi uma das primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos.

b. (    ) Para os antigos gregos, os exercícios físicos sempre foram motivos de competição.

c. (    ) (FIG) foi fundada em 1891, sendo incluída 5 anos depois, nos primeiros Jogos Olímpicos.

d. (    ) Ao praticarmos atividade física, devemos respeitar nossas características e limites.

e. (    ) Somente as mulheres realizam movimentos em barras de equilíbrio e assimétricas; e movimentos no solo e saltos.

 

5. Muitas vezes, quando queremos muito alguma coisa, acabamos extrapolando limites, sejam eles físicos, mentais ou morais. Entretanto, precisamos compreender que para atingir nossas metas, devemos aceitar nossos limites. Você concorda com isso? Justifique sua resposta.

 

 

GABARITO

1. Como uma forma de exercício físico que envolve uma série de movimentos acrobáticos, como saltos, giros e equilíbrios, realizados em aparelhos como barras paralelas, argolas e trampolins. / 2. Força, agilidade e elasticidade. / 3. Friedrich Ludwig Christoph Jahn. 4. V, V, F, V, F. / 7C / 5. Resposta pessoal.

 

 

 

 

 

 

TEMA 12 - TRANSTORNOS DE IMAGEM CORPORAL

Você sabe o que é imagem corporal? Você sabia que existem transtornos relacionados a isso que afetam muitas pessoas, principalmente aquelas com problemas de identidade ou que buscam uma aparência perfeita? Nesta aula, vamos aprender a evitar alguns transtornos da imagem corporal e perceber que é necessário ter limites em tentar mudar a nossa imagem para o nosso próprio bem.

A bulimia, anorexia e vigorexia são transtornos que atingem milhões de pessoas ao redor do mundo. É importante compreendermos as consequências que esses distúrbios podem trazer, caso não estejamos satisfeitos com nossa aparência e não saibamos reconhecer os limites de nosso corpo. Não somente para preveni-los, mas também para entender que não há um padrão de beleza ideal e que a aparência não define quem somos ou o que podemos alcançar. 

O anseio por um corpo saudável tem sido impulsionado pela busca incessante por um padrão estético pré-estabelecido. Em decorrência disso, o corpo tornou-se objeto de investimento, impulsionado por tecnologias modernas, tratamentos de beleza, produtos cosméticos e cirurgias plásticas, entre outras opções disponíveis no mercado. A imagem corporal é a representação mental que temos do nosso próprio corpo. Trata-se de uma percepção subjetiva que pode ser influenciada por diversos fatores, como autoestima, preocupação com a aparência e visão de mundo. É importante compreender que a imagem corporal não é apenas uma questão de aparência física, mas também de como nos sentimos em relação ao nosso corpo e como nos relacionamos com ele.

Bulimia

A bulimia é um transtorno alimentar onde a pessoa se sente culpada por achar que comeu exageradamente, pois pode acabar engordando. Assim, ela tenta compensar isso de alguma forma, geralmente usando laxantes ou forçando o vômito. É muito comum que pessoas que tenham bulimia também tenham anorexia nervosa. Apesar de não se saber quais são as causas exatamente, sabe-se que alguns outros fatores podem influenciar o seu desenvolvimento. Entre eles estão fatores genéticos, psicológicos, familiares, sociais e culturais.

Anorexia

A anorexia é um distúrbio alimentar que acomete predominantemente as mulheres, levando-as a perder peso excessivo e prejudicando sua saúde. O medo intenso de engordar e a percepção distorcida de seu próprio corpo são fatores que contribuem para esse quadro clínico. Os indivíduos afetados recorrem a diversos métodos para emagrecer, como dietas rigorosas e exercícios exagerados. A anorexia geralmente tem início durante a adolescência ou no início da fase adulta. Assim, a anorexia é um transtorno onde a pessoa tem um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. 


Vigorexia

A vigorexia é um distúrbio psicológico que se manifesta através da obsessão em alcançar uma musculatura considerada ideal. Também conhecida como Dismorfia Muscular e Anorexia Nervosa Reversa. A condição leva os afetados a uma constante insatisfação com seus corpos, distorcendo sua percepção sobre sua própria imagem. Muitos inclusive acabam abusando de esteroides anabolizantes e acabam deformando seus corpos com músculos muito além do que seria normal.


Aprofundando

A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada no tratamento desses transtornos, proporcionando um corpo saudável por meio de programas específicos de exercícios e acompanhamento nutricional. Alguns dos benefícios dessa prática merecem destaque, tais como o controle do peso, a melhora da autoestima, o estímulo ao convívio social, o alívio do estresse, ansiedade e depressão, além de proporcionar bem-estar. É importante que o programa de exercícios seja personalizado, respeitando os objetivos individuais e garantindo a segurança com equipamentos, volume, carga e intensidade adequados. Para aqueles que sofrem de bulimia e/ou anorexia, os exercícios físicos oferecem um novo horizonte no tratamento e na busca pelo corpo saudável. Portanto, é fundamental contar com profissionais capacitados para orientar e acompanhar todo o processo.

 

TIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Quais são os transtornos relacionados à imagem corporal mencionados no texto? Você já tinha ouvido falar em algum deles?

 

2. O distúrbio alimentar que se destaca pelo comportamento de adotar medidas drásticas para perder peso, tais como vômitos ou abuso de laxantes, como resultado da culpa por ter ingerido uma quantidade excessiva de alimentos é conhecido como qual transtorno?

a) Anorexia.

b) Bulimia.

c) Dismorfofobia.

d) Vigorexia.



3. Segundo o texto, como é chamada a representação mental que temos do nosso próprio corpo?

 

4. O transtorno humano em que a pessoa se sente insatisfeita com sua aparência física, mesmo estando em excelente forma, realizando excesso de atividade física, é chamado 

a) Bulimia.

b) Anorexia.

c) Dismorfia Muscular.

d) Esquizofrenia.

 

5. Por que é importante reconhecer e respeitar os limites do nosso corpo em relação à aparência?

 

6. A anorexia é um transtorno alimentar que leva indivíduos a perseguirem um corpo excessivamente magro, mesmo quando já se encontram em um peso insuficiente. Dentre as possíveis causas, qual das seguintes características exerce influência sobre o desenvolvimento da doença?

a) Excesso de exercícios para ganhar músculos.

b) Despreocupação com o que as outras pessoas acham da sua aparência.

c) Em sua imagem corporal a pessoa se vê muito acima do seu peso verdadeiro. 

d) A pessoa come muito e depois sente a necessidade de expelir a comida por culpa.

 

7. Associe corretamente as palavras às suas definições.

(A) Bulimia       

(B) Anorexia       

(C) Vigorexia

 

(   ) Transtorno caracterizado pela preocupação constante em não ser suficientemente musculoso.

(   ) O principal sintoma é tentar manter-se num peso abaixo do normal por meio de jejum ou da prática excessiva de exercícios físicos.

(   ) Caracteriza-se por episódio de consumo excessivo de alimentos seguido por um comportamento compensatório.

 

8. A síndrome de Adônis, conhecida como transtorno dismórfico muscular é também conhecida como: 

a) Bulimia

b) Anorexia

c) Ortorexia 

d) Vigorexia


9. Qual é a importância de contar com profissionais capacitados na prática de atividades físicas no tratamento desses transtornos?

a) Eles garantem um programa de exercícios intensos e desafiadores.

b) Eles oferecem um acompanhamento nutricional personalizado.

c) Eles são responsáveis por impor restrições e limitações nos exercícios.

d) Eles orientam e garantem a segurança no programa de exercícios.

 

 

 

GABARITO

1. A bulimia, anorexia e vigorexia. Resposta Pessoal. / 2B / 3. Imagem corporal. /  4C / 5. Porque cada pessoa é única e tem características físicas diferentes. Ao reconhecer e aceitar nossos próprios limites, estamos valorizando e cuidando de nossa saúde física e mental. / 6C / 7 (C), (B), (A).  Vigorexia, b) Anorexia, c) Bulimia. / 8D / 9D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA 13 - ESPORTES DE INVASÃO

O termo "esporte de invasão" refere-se a uma categoria de esportes em que duas equipes competem diretamente uma contra a outra, com o objetivo de invadir o território adversário e marcar pontos. Esses esportes geralmente envolvem a posse de uma bola ou objeto similar, que deve ser movido através de diferentes meios para conquistar o território adversário.

 

Exemplos de Esportes de Invasão

                                                                               Futebol
                 O futebol é o esporte de invasão mais popular em todo o mundo. Duas equipes competem para marcar gols no campo adversário, movimentando a bola principalmente com os pés. Os jogadores usam uma combinação de habilidade, estratégia e trabalho em equipe para superar a defesa adversária e marcar pontos.

 

                                                                              Handebol
                O handebol é um esporte de invasão jogado com as mãos. Duas equipes tentam marcar gols no gol adversário, passando a bola entre os jogadores e arremessando-a para a rede. A velocidade e a precisão são essenciais nesse esporte, que requer agilidade e habilidades técnicas.

                                   

                                                                       Hóquei no gelo
                 O hóquei no gelo é um esporte praticado em uma pista de gelo. Duas equipes competem para marcar gols, movendo um disco no gelo com paus de hóquei. Os jogadores patinam rapidamente, passam o disco entre si e usam técnicas de ataque e defesa para superar o time adversário.

 

                                                                              Futsal
O futsal é uma variação do futebol jogado em um ambiente fechado, como uma quadra, com equipes compostas por cinco jogadores, incluindo o goleiro. O objetivo do futsal é marcar gols no time adversário. É uma forma emocionante de esporte de invasão, que proporciona partidas rápidas e intensas, com muitas oportunidades de gol.

 

Técnicas Fundamentais dos Esportes de Invasão

As ações são a essência dos movimentos corporais, seja com ou sem um objeto como uma bola, que se unem harmoniosamente nas estratégias individuais e coletivas da defesa e do ataque nas modalidades de invasão. É necessário aprimorar e dominar as situações que envolvem tanto a defesa quanto o ataque, além de transitar com habilidade entre essas duas fases do jogo. Busca-se a excelência na execução dos movimentos e na compreensão das táticas envolvidas. Cada ação é cuidadosamente planejada, visando alcançar o melhor resultado possível. Através da prática constante, o atleta aprimora sua capacidade de reagir rapidamente às situações adversas e de tomar decisões inteligentes durante as transições entre defesa e ataque.

Resumindo

Os esportes de invasão são caracterizados por competições entre duas equipes, com o objetivo de invadir o território adversário para marcar pontos. São exemplos desses esportes o futebol, rugby, futsal, hóquei no gelo e handebol. O vôlei, por exemplo, não pode ser considerado um esporte de invasão, já que os jogadores não precisam invadir o campo adversário para fazer ponto. Esses esportes demandam habilidades individuais e trabalho em equipe, além de estratégias e táticas para superar a defesa adversária e obter sucesso.

 

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Conforme a leitura do texto, o termo "esporte de invasão" refere-se, principalmente, a

a) esportes individuais.

b) esportes de equipe.

c) esportes radicais.

d) esportes de marca.

2. Qual é o objetivo dos esportes de invasão?

 

3. O que diferencia um esporte de invasão das outras modalidades esportivas?

 

4. Assinale a alternativa onde todos os esportes são definidos como de invasão.

a) Rugby, futebol de areia, polo aquático e futsal.

b) Handebol, Kabaddi, ciclismo e futebol de rua.

c) Futsal, hóquei no gelo, natação e handebol.

d) Tênis de mesa, futebol, golfe e badminton.



5. De acordo com o texto, cite técnicas comuns presentes nos esportes de invasão.

 

6. Quais esportes de invasão você mais gosta de praticar ou assistir?

7. O vôlei pode ser considerado um esporte de invasão? Por quê?

 

8. Sobre os esportes de invasão, assinale a alternativa FALSA.

a) Eles são caracterizados por competições entre equipes, com o objetivo de invadir o território adversário.

b) Esses esportes aprimoram a capacidade do atleta em reagir rapidamente às situações adversas e de tomar boas decisões.

c) Consistem na aquisição de uma bola ou item análogo, que precisa ser conduzido de maneiras diversas e conquistar o território oponente.

d) São esportes que invadem o território adversário, fazendo uso de qualquer meio ou estratégia para fazer o ponto.

 

9. São características dos esportes de invasão:

a) competição individual e contato físico intenso.

b) marcar pontos e invadir o território adversário.

c) uso de equipamentos e habilidades aquáticas.

d) ênfase no tempo e precisão dos movimentos.

 

10. Quais são as habilidades técnicas essenciais no handebol, mencionado como esporte de invasão?

a) Controle de bola, drible e finalização.

b) Passe de bola e habilidades de patinação.

c) Arremesso e habilidades de natação.

d) Chute e jogadas aéreas com precisão.

 

11. Cite 3 (três) aprendizagens obtidas na aula de hoje.

 

 

 

GABARITO

1B / 2. Invadir o território adversário, seguindo regras estabelecidas, e marcar pontos. / 3. A principal característica que diferencia os esportes de invasão de outras modalidades esportivas é a presença do contato físico direto entre os participantes, geralmente, nessa modalidade esportiva, invade-se a área de jogo do time adversário para marcar pontos.  / 4A / 5. / 6.Resposta pessoal. 7. O vôlei não é considerado um esporte de invasão, pois não envolve contato físico direto entre os jogadores das equipes adversárias, sendo jogado através de técnicas de ataque e defesa, separados por uma rede para marcar pontos. / 8D / 9B / 10A / 11. Resposta pessoal. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA 14 - O ATLETISMO

O atletismo é uma modalidade esportiva que envolve uma variedade de atividades praticadas em competições individuais ou em equipes. Ao longo de sua longa história, o atletismo serviu de base para o surgimento de outras modalidades esportivas. 

Ele tem suas primeiras evidências oficiais datadas nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, que remontam a cerca de 776 a.C., sendo a maratona uma das provas mais notáveis desse período. Nesta aula, vamos nos aprofundar um pouco sobre essa modalidade esportiva.

 

Modalidades do Atletismo

O atletismo é composto por três modalidades principais: corridas, lançamentos e saltos, envolvendo uma grande variedade de eventos, desde provas de velocidade, como os 100 metros rasos, até competições que requerem precisão, como o lançamento de dardo, além de desafios de salto, como o salto em altura. O atletismo é uma manifestação da diversidade das capacidades físicas humanas e oferece a atletas a oportunidade de demonstrar força, velocidade, resistência e habilidade em busca da excelência esportiva.

 

Corrida

Você já percebeu como é grande o número de pessoas que correm hoje em dia nas ruas, academias ou em competições? Isso acontece porque a corrida, principal modalidade do atletismo, além de ser uma forma de deslocamento, melhora a qualidade de vida de seus praticantes. Ela envolve estratégia e bom condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade, média distância ou de meio fundo e longa distância ou de fundo. 

 

- Curta distância: até 400m;
- Média distância:
 800m, 1500m e 3.000m;
- Longa distância:
 5.000 metros, 10.000 metros e 42,195km (maratona). 

Há também provas de corrida com barreiras dispostas ao longo do percurso, corridas com obstáculos, competições de marcha atlética e revezamentos.

 

Lançamento

Nas provas de lançamento no Atletismo, os atletas utilizam implementos os quais podem ser disco, martelo, dardo e peso (arremesso). Eles terão que lançar, arremessar os implementos à maior distância, superando os demais competidores. É comum as pessoas se emocionarem ao observar os atletas superando seus limites durante a execução dessa modalidade. Esses tipos de movimentos são considerados naturais, pois muitas vezes realizamos em nosso cotidiano, além disso, ao executar esses movimentos, adquirimos hábitos saudáveis e melhoramos a nossa qualidade de vida.

 

Salto

O ato de saltar proporciona uma sensação de liberdade ao ser humano. Saltamos por medo, surpresa, alegria e diversão. É notável como o salto desempenha um papel tão relevante no esporte, assim como em nossa vida cotidiana. Existem essencialmente quatro categorias de saltos no atletismo: salto em distância, salto triplo, salto com vara e salto em altura.

- Salto em distância: o atleta salta utilizando apenas o próprio corpo;
- Salto triplo:
 é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia;
- Salto com vara:
 é realizada com o auxílio de uma vara de fibra de carbono, para impulsionar o atleta para cima a fim de superar o sarrafo.
- Salto em altura:
 os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura.

 

Refletindo

Assim, o atletismo é uma modalidade esportiva que oferece uma oportunidade para melhorar a saúde física, desenvolver habilidades atléticas e promover valores importantes, ao mesmo tempo em que é uma atividade acessível e inclusiva. Portanto, praticar alguma modalidade no atletismo pode ser uma excelente maneira de promover o bem-estar, melhorar a saúde e o crescimento pessoal. 

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. O atletismo pode ser definido como:

a) uma modalidade esportiva que envolve apenas a execução de atividades individuais.

b) um esporte principalmente voltado para a luta greco-romana e corrida de rua.

c) um conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e natação.

d) uma ampla variedade de eventos, desde provas de velocidade, até competições que requerem precisão.


2. Quais são as três modalidades principais do atletismo?

 

3. Quando e onde as primeiras evidências oficiais do atletismo foram registradas?

 

4. Sabe-se que existem 4 tipos de lançamentos e arremesso, assim sendo, marque a opção que mostra quais são estas modalidades.

a) Altura, disco, peso e dardo.

b) Dardo, peso, disco e martelo.

c) Martelo, peso, com vara e triplo.

d) Altura, triplo, com vara e em distância.



5. Você já percebeu que utilizamos os movimentos do atletismo em nossas atividades diárias? Sendo assim, escreva uma atividade do seu cotidiano que você emprega movimentos parecidos das modalidades abaixo:

a) Corrida.

 

b) Lançamento.

c) Salto.

6. Quais são as principais competições de salto no atletismo? Você já participou de alguma delas? Se sim, qual?

__________________________________

 

7. Quando um atleta, ao saltar certa altura, acredita que atingiu sua melhor marca e decide não fazer mais tentativas de salto, demonstra uma postura que reflete quais dos valores abaixo?

a) Receio e autocontrole.

b) Cooperação e desistência.

c) Autocontrole e determinação.

d) Insegurança e perseverança.

 

8. Qual das modalidades abaixo faz parte das corridas de velocidade?

a) Corrida de 200m.

b) Corrida de  800m.

c) Corrida com obstáculos.

d) Maratona.

 

9. Como se chama a capacidade de uma pessoa manter a calma em momentos decisivos?

a) Superação.

b) Resolução. 

c) Julgamento.

d) Autocontrole.

 

10. Leia as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

a.(    ) O atletismo é considerado o esporte base por utilizar a corrida, o salto e o arremesso em suas modalidades.

b.(    ) As corridas de fundo são: 800m, 1500m e 3000m.

c.(    ) Através dos valores coragem, superação e confiança, o atleta consegue todas as vitórias.

d.(    ) Existem essencialmente quatro categorias de saltos no atletismo.

e.(   ) As corridas de média e longa distância também são conhecidas como meio-fundo e fundo, respectivamente.

 

11. Em sua opinião, por que encontramos a superação em muitos esportes, principalmente no atletismo?

GABARITO

1D / 2. O atletismo é composto por três modalidades principais: corridas, lançamentos e saltos. / 3. Ele tem suas primeiras evidências oficiais datadas nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, que remontam a cerca de 776 a.C. / 4B / 5. Resposta pessoal (Sugestão: a- Quando alguém está atrasado para um compromisso e precisa correr para pegar o ônibus ou o metrô. b-Quando alguém lança uma bola para brincar com o seu cachorro no parque. c-Quando alguém sobe uma escada ou pula para outro lado da estrada para evitar um acidente. / 6. Salto em distância, Salto triplo, Salto com vara e Salto em altura. Resposta pessoal. / 7C  / 8A / 9D / 10. a) V, b) F, c) F, d) V, e) V. / 11. Resposta pessoal. (Sugestão: A superação é comum no atletismo e em muitos esportes devido à busca constante de melhorias pessoais, desafios físicos e metas de desempenho, que impulsionam os atletas a se superarem continuamente).

 

TEMA 15 - Como a alimentação saudável e a prática de atividade física podem melhorar a sua saúde

 

Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, Sueli Longo destaca que a manutenção de um estilo de vida saudável é eficaz no tratamento e prevenção de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer, que são “as doenças que mais matam pessoas no mundo”. Sueli ressalta, todavia, que a mudança deve ser gradual.

“O maior motivo de desistência é que as pessoas consideram que vão seguir esses novos hábitos por determinado período, geralmente por pouco tempo, e depois vão voltar à antiga rotina. É uma mudança que envolve estilo de vida. Por isso, deve ser devagar e sempre. Caso contrário, você perde o peso que quer, e volta a engordar um tempo depois”, destaca.

Na prática

A nutricionista explica que, para ter êxito no objetivo, é preciso ter uma alimentação adequada e saudável baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Além disso, pode-se adotar a prática regular de atividades físicas, ter uma boa qualidade e quantidade de sono, e administrar o estresse. “Esses são os quatro pilares essenciais de qualidade de vida”, pontua.

O processo, segundo ela, deve ser feito um passo de cada vez, inclusive, na adaptação do paladar. “Uma pessoa que toma um café com dois sachês de açúcar vai conseguir tomar sem açúcar de um dia para o outro? Por isso, o recomendado é diminuir aos poucos até se acostumando. O mesmo deve acontecer com o chocolate: primeiro o tablete ao leite, depois 50% cacau, 70% e por fim 90% cacau”, adianta a especialista.

Sueli também ressalta que é preciso começar a sentir o gosto do próprio alimento, diminuindo as quantidades de sal e açúcar. “Utilizar ervas aromáticas para dar mais sabor, no lugar do sal, é uma opção, por exemplo, para diminuir o excesso de sódio”, acrescenta.

Adeus à falta de movimento

Além da mudança na hora da refeição é necessário também inserir no dia a dia a prática de atividades físicas. O Diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Marcelo Bichels Leitão, reforça que a atividade física deve ser incluída assim como outros hábitos diários.

“Praticar atividade física garante a diminuição da incidência de infarto, insuficiência cardíaca, pressão alta, doenças metabólicas, como diabetes, e doenças relacionadas ao peso”, pondera.

O especialista aponta, também, que estudos científicos avaliam a importância da atividade física na prevenção de alguns tipos de câncer.

“Além de ajudar a prevenir câncer de mama, de próstata e de cólon, por exemplo, a atividade física também é um auxílio durante o processo de tratamento, como no caso de crianças que estão lutando contra a leucemia, para se prevenir efeitos secundários”, salienta.

Marcelo Bichels pontua que o mais importante na hora de escolher a atividade física que se vai praticar é ter facilidade de acesso e gostar da modalidade.

“As atividades que podem ser feitas são diversas, de acordo com a realidade de cada indivíduo. A primeira coisa que temos que ter em mente é que ficar muito tempo em comportamento sedentário é um grande problema de saúde que, infelizmente, nem sempre é visto assim, mas que gera muitos problemas futuros para a saúde”, informa.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/como-a-alimentacao-saudavel-e-a-pratica-de-atividade-fisica-podem-melhorar-a-sua-saude

/var/folders/2r/cpbx3jcn0ms2cy0wwhzc_h2r0000gn/T/com.microsoft.Word/WebArchiveCopyPasteTempFiles/1.jpg1. O nosso corpo necessita de uma fonte de energia para e realização de atividades físicas. A Pirâmide dos Alimentos oferece uma forma segura de preparar uma refeição equilibrada. O que é apresentado na base da Pirâmide como necessário a uma vida saudável?

a) Verduras frescas, legumes e frutas.

b) A prática regular de atividade física e beber bastante água. 

c) Laticínios, ovos, leite e peixes.

d) Carne vermelha, frango, gorduras e doces.


2. Para uma vida com qualidade, é necessário mudanças de hábitos alimentares que prejudicam o nosso corpo. Por isso é importante dar preferência a alimentos

a) com alto teor de gordura saturada, como por exemplo o queijo.

b) derivados de leites integrais, massas e enlatados.

c) com baixo teor de gordura saturada e preferir as gorduras poli-insaturadas. 

d) fritos e industrializados, pois fornecem mais energia para os atletas.


3. A prática de atividade física deve fazer parte da vida de todos aqueles que desejam se superar e alcançar bons resultados no esporte. A alimentação equilibrada para um atleta: 

a) O atleta não precisa se preocupar com os alimentos, basta beber bastante água durante a atividade física.

b) Garante energia suficiente para o corpo realizar todas as atividades.

c) A alimentação não interfere na vida o atleta. Ele apenas precisa treinar muito.

d) Determina o sucesso e as primeiras colocações nas competições.


4. São exemplos de uma alimentação equilibrada:

a) Cereais, frutas, legumes e carnes magras.

b) Frutas, gorduras, doces e sorvetes.

c) Carne vermelha, frango, óleos e peixes

d) Cereais, gorduras, doces e carne vermelha

 

5. Para ser um bom atleta, é importante uma série de exercícios para aperfeiçoar o seu desempenho. Além do treinamento, que outro hábito é necessário para garantir energia para o corpo?

a) Treinar cada vez mais.

b) Permanecer longas horas sem se alimentar, para não prejudicar os treinos.

c) Realizar um regime para não engordar.

d) Promover uma dieta balanceada.


6. Que hábitos abaixo devem ser cultivados para que tenhamos uma melhor qualidade de vida?

a) Beber bastante água, principalmente durante as refeições.

b) Preferir sorvestes, requeijões, leite integral e massas.

c) Beber bastante água nos intervalos das refeições e dormir cedo.

d) Consumir bastante gordura saturada e preferir a fritura.


7. Leia o trecho abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a frase:

Através da __________________, é apresentado todos os grandes grupos alimentares e sua importância de consumo.

a) Alimentação balanceada.

b) Atividade física.

c) Restrição de alimentos.

d) Pirâmide Alimentar.

 

8. Todo atleta necessita de uma quantidade superior de calorias em comparação a uma pessoa que não possui uma vida de treinos exaustivos. Sua dieta é rica em carboidratos e gorduras, porque:

a) São os combustíveis principais que fornecem energia ao músculo.

b) São as principais fontes de vitaminas para o atleta ter saúde.

c) São os reguladores da temperatura corporal.

d) São as principais fontes de vitaminas que fornecem energia ao músculo.


9. A alimentação balanceada é muito importante para uma pessoa que deseja praticar atividades físicas com regularidade. O nutricionista tem um papel importante, mas NÃO:

a) Realiza um programa de treinamento para o atleta.

b) Realiza um programa de alimentação balanceada para o atleta.

c) Seleciona, através das necessidades do atleta, os alimentos necessários.

d) Orienta o atleta sobre quais os alimentos importantes antes, durante e depois das competições e treinamentos.

 

 

 

GABARITO

1B / 2C / 3B / 4A / 5D / 6C / 7D / 8A / 9A

 

 

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