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01 |
(BPW). Leia
o texto e responda.
A reação mais comum das pessoas diante da
criminalidade é um sentimento de revolta e medo. O que difere é a forma como
cada um lida com o problema. Alguns acreditam que não há como escapar quando
a violência bate à sua porta. A saída é entregar todos os seus pertences e
torcer para que não haja nenhum tipo de violência física. Outros imaginam que
é possível reagir, enfrentar o bandido e vencê-lo. São essas pessoas que
portam armas ou as têm guardadas em casa para se proteger. Quem é a favor do porte e do uso desses
instrumentos sustenta que, se eles fossem proibidos, os bandidos reinariam
absolutos contra o cidadão já indefeso pela ineficiência da polícia. Outra
argumentação é que os delinquentes sempre escolhem como vítimas os que são
incapazes de resistir. A arma teria um efeito preventivo ao criar algum grau
de dificuldade. Por mais razoáveis que pareçam, esses
argumentos são apenas frações da verdade. As estatísticas policiais revelam
que andar armado nem sempre é sinônimo de estar protegido. Ao contrário. Usar
uma arma, mais do que perigoso, pode ser letal - especialmente quando se
tenta reagir a um assalto. Veja Especial - Sua Segurança Um dos argumentos apresentados no texto em defesa do porte de arma é: A) ela permitiria que a vítima continuasse com seus pertences e não os entregasse aos bandidos. B) é possível, com ela, enfrentar e subjugar os bandidos, saindo-se bem de qualquer assalto. C) pessoas
mais fracas, mesmo sem a ajuda da polícia, poderiam desarmar os bandidos. D) pessoas comuns não teriam como defender-se de bandidos, pois
somente estes fariam uso delas. E) não
é somente a polícia que deve proteger os cidadãos e, portanto, eles precisam usar
armas para defender-se. |
DESCRITORES |
02 |
SEDUC-GO). Leia o texto e, a
seguir, responda. Quem vai encarar o Facebook? Felipe Vicilic "Sua rede social é
controlada por publicitários. Você é o produto comprado e vendido."
Assim, com desmedido exagero, a startup americana Ello anunciou o lançamento
de uma nova rede social online, de mesmo nome. O site pretende se consolidar
como uma espécie de antiFacebook. Nas palavras da equipe: "Livre de
propagandas. A Ello não vende dados sobre você". Parece utópico. Google
e Facebook nasceram com proposta similar, mas logo abriram as portas para o
bem-vindo dinheiro da publicidade, sem o qual ambos não sobreviveriam, muito
menos se tornariam empresas bilionárias. Logo que foi lançada, em março, a
Ello foi levada ao canto do ringue. A opinião geral era de que cederia. No
mês passado, foi além, ao se tornar uma corporação de utilidade pública,
categoria que nos Estados Unidos abrange empresas que se comprometem com
metas sociais. Com isso, o compromisso de ser livre de anúncios e de não
faturar com coleta de dados virou uma obrigação legal. [...] VILICIC, Felipe. Quem vai encarar o
Facebook? In: Revista Veja. Edição 2398. São Paulo: Editora Abril, 2014, p.
106. Qual é a principal informação do
texto? A) A nova rede social online ser
livre de propagandas. B) As redes sociais serem
controladas por publicitários. C) O lançamento de uma nova rede social
online, a Ello. D) A pretensão do novo site se
consolidar como um antiFacebook. E) A abertura do Facebook e do
Google para o dinheiro da publicidade. |
DESCRITORES |
03 |
(SAEP).
Leia o texto abaixo e responda. Cultura e sociedade (Fragmento) A importância da água tem sido
notória ao longo da história da humanidade, possibilitando desde a fixação do
homem à terra, às margens de rios e lagos, até o desenvolvimento de grandes
civilizações, através do aproveitamento do grande potencial deste bem da
natureza. A sociedade moderna, no entanto, tem se destacado pelo uso
irracional dos recursos hídricos, o desperdício desbaratado de água potável,
a poluição dos reservatórios naturais e a radical intervenção nos
ecossistemas aquáticos, de forma a arriscar não só o equilíbrio biológico do
planeta, mas a própria natureza humana. CEREJA, William Roberto e
MAGALHAES, Thereza Cochar. Português: Linguagens, 8ª série. 2. ed. São Paulo:
Atual, 2002. Um argumento que sustenta a
tese de que “a sociedade moderna tem utilizado de forma irracional seus
recursos hídricos” é que A) a água acompanha
a história através dos séculos. B) a água possibilitou o surgimento de grandes civilizações. C) a importância da
água é reconhecida ao longo da história. D) o equilíbrio
biológico do planeta está em grande risco. E) o homem tem
sempre se fixado às margens dos rios. |
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DESCRITORES |
04 |
(SAEPI). Leia o texto abaixo. A língua está viva Ivana Traversim Na gramática, como muitos sabem
e outros nem tanto, existe a exceção da exceção. Isso não quer dizer que vale
tudo na hora de falar ou escrever. Há normas sobre as quais não podemos
passar, mas existem também as preferências de determinado autor — regras que
não são regras, apenas opções. De vez em quando aparece alguém querendo fazer
dessas escolhas uma regra. Geralmente são os que não estão bem inteirados da
língua e buscam soluções rápidas nos guias práticos de redação. Nada contra.
O problema é julgar inquestionáveis as informações que esses manuais contêm,
esquecendo-se de que eles estão, na maioria dos casos, sendo práticos —
deixando para as gramáticas a explicação dos fundamentos da língua
portuguesa. (...) Com informação, vocabulário e o
auxílio da gramática, você tem plenas condições de escrever um bom texto.
Mas, antes de se aventurar, considere quem vai ler o que você escreveu. A
galera da faculdade, o pessoal da empresa ou a turma da balada? As linguagens
são diferentes. Afinal, a língua está viva,
renovando-se sem parar, circulando em todos os lugares, em todos os momentos
do seu dia. Estar antenado, ir no embalo, baixar um arquivo, clicar no ícone
— mais que expressões — são maneiras de se inserir num grupo, de
socializar-se. (Você S/A, jun. 2003.) A tese da dinamicidade da
língua comprova-se pelo fato de que: A) as regras
gramaticais podem transformar-se em exceção. B) a gramática
permite que as regras se tornem opções. C) a língua se manifesta
em variados contextos e situações. D) os manuais de
redação são práticos para criar ideias. E) é possível buscar
soluções práticas na hora de escrever. |
DESCRITORES |
05 |
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(SEDUC-GO). Leia o texto e, a
seguir, responda. Por parte de pai Bartolomeu Campos Queirós Minha cama ficava no fundo do
quarto. Pelas frestas da janela soprava um vento resmungando, cochichando,
esfriando meus pensamentos, anunciando fantasmas. As roupas, dependuradas em
cabides na parede, se transfiguravam em monstros e sombras. Deitado, enrolado,
parado, imóvel, eu lia recado em cada mancha, em cada dobra, em cada sinal. O
barulho do colchão de palha me arranhava. O escuro apertava minha garganta,
roubava meu ar. O fio da luz terminava amarrado na cabeceira do catre. O medo
assim maior do que o quarto me levava a apertar a pera de galalite e acender
a luz, enfeitada com papel crepom. O claro me devolvia as coisas em seus
tamanhos verdadeiros. O nariz do monstro era o cabo do guarda-chuva, o rabo
do demônio o cinto do meu avô, o gigante, a capa ― Ideal cinza para os dias
de chuva e frio. Então, procurava distrair meu pavor decifrando os escritos
na parede, no canto da cama, tão perto de mim. Mas era minha a dificuldade de
acomodar as coisas dentro de mim. Sobrava sempre um pedaço [...] QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Por
parte de pai. Belo Horizonte:RHJ, 1995. No trecho, “Pelas frestas da janela
soprava um vento resmungando, cochichando, esfriando meus
pensamentos, anunciando fantasmas.”, o termo sublinhado sugere A) medo.
B) calma. C) alívio.
D) remorso. E) desânimo. |
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DESCRITORES |
06 |
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SAEPE. Leia o texto
abaixo. Maneira de amar O jardineiro conversava com as
flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma
cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito
com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são
orgulhosos de natureza. Em vão o jardineiro tentava
captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para
não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as
outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar
o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida. ANDRADE, Carlos Drummond de.
Maneira de amar. In: Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1999, p.
52. Nesse texto, o fragmento que
expressa a possível causa da antipatia do girassol pelo jardineiro é: A) “Passava manhãs
contando coisas...”. B) “... porque não
fosse homem bonito,...”. C) “... o jardineiro
tentava captar-lhe as graças,...”. D) “... para não ver o
rosto que lhe sorria.”. E) “... que as
outras flores não comentavam.”. |
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DESCRITORES |
07 |
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(SEDUC-GO). Leia o texto e, a seguir, responda. Infância Carlos Drummond de Andrade Meu pai montava a cavalo, ia
para o campo. Minha mãe ficava sentada
cosendo. Meu irmão pequeno dormia. Eu sozinho menino entre
mangueiras lia a história de Robinson
Crusoé, comprida história que não acaba
mais. (...) Lá longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda. E eu não sabia que minha
história era mais bonita que a de
Robinson Crusoé. Disponível em:
http://www.letras.mus.br/carlos- drummond-de-andrade/460647/. Acesso em: 08
maio 2017. O texto tem a finalidade de A) divulgar a
história de Robinson Crusoé. B) opinar sobre os
acontecimentos do dia a dia. C) instruir as
pessoas a respeito da vida no campo. D) informar o leitor
sobre a harmoniosa realidade de uma família. E) retratar o
cotidiano da infância do eu lírico, por meio da linguagem poética. |
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DESCRITORES |
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(SEDUC-GO). Leia o texto e, a seguir, responda. Abertura da olimpíada Texto I Foi um grandioso espetáculo,
repleto de bom gosto, a abertura dos Jogos do Rio. Os diretores do vento
merecem aplausos pelo alegre estilo que tomou conta do Maracanã. As projeções
foram perfeitas, assim como a atuação das centenas de artistas. O inesquecível
show de luz e de som expôs para o mundo o inesgotável talento do povo
brasileiro. JOSÉ CARLOS DA COSTA (Belo
Horizonte, MG) Texto II Espetáculo emocionante, mas
permanece a sensação de desconforto provocada pelos enormes gastos
canalizados para os Jogos, em detrimento da saúde, da segurança e da
educação. Tomara que, além dos resultados esportivos, reste algum saldo
positivo para a população. PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio, RJ) Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/ paineldoleitor/2016/08/1799778-abertura
-dos-jogos-foi-grandiosae-emocionante -dizem-leitores.shtml>. Acesso em:
06 ago.2016. Qual é a finalidade dos textos I e
II? A) Informar. B) Advertir. C) Divulgar. D) Instruir. E) Opinar. |
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DESCRITORES |
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(SEDUC-GO). Leia os textos e, a seguir, responda. Texto I CARTA (fragmento) A terra não pertence ao homem;
é o homem que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão
interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre
si. O que fere a terra fere também os filhos da terra. Não foi o homem que
teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo que ele fizer à
trama, a si próprio fará. Carta do cacique Seattle ao
presidente dos EUA em 1855. Texto de domínio público distribuído pela ONU. Texto II DICIONÁRIO DE GEOGRAFIA Segundo o geógrafo Milton
Santos: “o espaço geográfico é a natureza modificada pelo homem através do
seu trabalho”. E “o espaço se define como um conjunto de formas
representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma
estrutura representada por relações sociais que estão acontecendo diante dos
nossos olhos e que se manifestam através de processos e funções”. GIOVANNETTI, G. Dicionário de
Geografia. Melhoramentos, 1996. Os dois textos diferem,
essencialmente, quanto A) à abordagem mais objetiva
do texto I. B) ao público a que se
destina cada texto. C) ao rigor
científico presente no texto II. D) ao
sentimentalismo presente no texto I.
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