segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 6 ANO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 6 ANO

 


D14    Questão  01 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.    Os bichos também falam? 

Olá, CHC! Eu e as minhas colegas de classe escrevemos esta carta, pois achamos muito interessante o artigo Fofoca dos bichos, gostamos dele porque descobrimos muitas curiosidades sobre o mundo dos animais. Gostaríamos que publicassem mais matérias sobre os bichos.        Yasmin, Gabriela, Ana Sophia e Isabelli. [...] Indaiatuba/SP. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/fala-aqui-341/. Acesso em: 17 mar. 2023. Fragmento.

 

Nesse texto, o trecho que traz uma opinião é:

A) “Eu e as minhas colegas de classe escrevemos esta carta...”.

B) “... achamos muito interessante o artigo Fofoca dos bichos...”.

C) “... descobrimos muitas curiosidades sobre o mundo dos animais.”.

D) “Gostaríamos que publicassem mais matérias sobre os bichos.”.

 

D13    Questão  02 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

A professora pergunta para o Pedro:

— Diga três partes do corpo com a letra z.

Ele respondeu:  — “Zoio”, “zuvido” e “zoreia”.

Aí a professora falou:

— Adivinhe a sua nota. Também começa com “z”.

Ele respondeu: — Ah, deve ser um “zoito”.

Disponível em: http://piadasinfantis.blogspot.com/2008/09/sala-de-aula.html. Acesso em: 19 jan. 2022.

 

Nesse texto, as palavras “Zoio”, “zuvido” e “zoreia” apresentam uma linguagem que pode ser encontrada em

A) conversas entre amigos.

B) entrevistas de emprego.

C) livros de Ciências.

D) textos religiosos.

 

D6    Questão  03 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.   Trabalho Infantil, uma realidade

 

Todos os dias, quando passamos pelos centros urbanos, nos deparamos com um triste fato da realidade. Crianças que ao invés de estarem na escola estão trabalhando, muitas vezes para sustentar os próprios pais. São trabalhos enfadonhos e mal remunerados, como vendedores de cocos, picolés, balas e jornais. Também há engraxates e vigias de carros.    

Fonte: http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/cidade/infantil.html (ultimo acesso 23/11/2011)

 

O tema abordado no texto trata do

a) trabalho infantil, onde demonstra os riscos que essas crianças são expostas.

b) trabalho infantil, mostrando os tipos de empregos que são submetidas.

c) trabalho forçado, que na maioria são crianças.

d) trabalho forçado, que na minoria são crianças.

 

D4    Questão  04 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.




Disponível em: https://bit.ly/3CpzbNt. Acesso em: 7 mar. 2022.

 

Esse texto faz uma crítica

A) à conversa entre familiares.

B) à curiosidade dos adolescentes.

C) ao hábito de ler jornais impressos.

D) ao uso exagerado de tecnologia.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 05 e 06.

 

Aquarela

Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo

 

Com o lápis em torno da mão

E me dou uma luva

E se faço chover

Com dois riscos tenho um guarda-chuva

 

Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho azul do papel

Num instante imagino

Uma linda gaivota a voar no céu

 

Vai voando

Contornando a imensa curva, norte, sul

Vou com ela viajando

Havaí, Pequim ou Istambul

Pinto um barco à vela branco, navegando

É tanto céu e mar num beijo azul

FABRIZIO, Maurizio; MORAES, Marcus Vinicius da Cruz de Melo. MORRA, Guido. PECCI FILHO, Antonio. Aquarela. Disponível em: https://www.letras.mus.br/toquinho/49095/. Acesso em: 1 maio 2022.

 

D1    Questão  05 –––––––––––––––––––––––––––

De acordo com esse texto, é fácil fazer um

A) barco.                     B) castelo.  

C) guarda-chuva.       D) sol amarelo.

 

D3    Questão  06 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no verso “Vou com ela viajando” (4ª estrofe), a palavra destacada se refere à

A) folha.  B) gaivota.  C) luva.  D) mão.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 07 e 08.

 

Por que temos espinhas?

Espinha é a manifestação mais comum da acne, [...] que costuma aparecer na adolescência. Por causa de hormônios que começam a ser produzidos em maior quantidade nessa fase da vida, as glândulas sebáceas (responsáveis por fabricar um tipo de gordura essencial para a proteção da pele) trabalham de forma exagerada, armazenando gordura e entupindo os poros (pontos na pele por onde o sebo deve sair). Bactérias se aproveitam e células de defesa do organismo são acionadas, gerando uma inflamação com pus — a espinha! Quando ela surge, o melhor a fazer é consultar um médico dermatologista.

RECREIO. São Paulo: Perfil, nº 1007, 2022.

 

D12    Questão  07 –––––––––––––––––––––––––––

Esse texto é

A) um bilhete.                 B) um conto.

C) uma curiosidade.       D) uma notícia.

 

D15    Questão  08 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “Quando ela surge, o melhor a fazer é consultar um médico dermatologista.”, a expressão destacada foi usada para

A) apontar causa.            B) indicar lugar.

C) marcar tempo.            D) mostrar modo.

 

D1    Questão  09 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.            Na montanha

 

Duas tartaruguinhas partiram para um emocionante passeio. Elas queriam escalar o Monte Branco, que era uma montanha muito alta, cujo pico quase tocava o céu!

Como fazia frio, elas usavam gorros de lã e grossas botinas. As tartarugas caminhavam muito lentamente. De repente, algumas pedras rolaram, e uma das alpinistas escorregou.

Bem depressa, a amiga jogou uma corda e ajudou a outra tartaruga a chegar lá em cima. Foi preciso coragem, foi duro alcançar o topo, mas, por fim, elas conseguiram! [...]

As tartarugas, exaustas, descansaram e admiraram a paisagem antes de descerem de volta. Mas já pensavam em quando voltariam, porque aquela vista era linda demais!

CIRANDA CULTURAL. 365 histórias para sonhar. 2010, p. 29.

 

Nesse texto, as tartarugas

A) enfrentaram dificuldades ao subir a montanha.

B) fabricavam roupas para usar durante o inverno.

C) moravam em montanhas de gelo.

D) participaram de uma competição.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 10 e 11.

Disponível em: https://bit.ly/3T0J9Nb. Acesso em 16 ago. 2022. Adaptado para fins didáticos.

 


D16    Questão  10 –––––––––––––––––––––––––––

Esse texto é engraçado, porque

A) a professora autorizou o aluno ir ao banheiro.

B) a professora deu aula antes dos alunos saírem.

C) a professora percebeu que todos queriam ir ao banheiro.

D) a professora permitiu que outro aluno fosse ao banheiro.

 

D13    Questão  11 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no 3° quadrinho, a frase “Mas eu tô muito apertado” é um exemplo de linguagem

A) científica.            B) coloquial.

C) padrão.                D) técnica.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 12 e 13.

 

Grupo realiza maior busca pelo monstro do Lago Ness em 50 anos

Existência da suposta criatura nunca foi comprovada

 

No fim de semana de 26 e 27 de agosto, centenas de pessoas se reuniram no Lago Ness, nas terras altas da Escócia, Reino Unido, para realizar uma busca pelo monstro do Lago Ness, criatura que supostamente vive sob as águas, de acordo com relatos de aparição que datam desde 1800. No entanto, nada nunca foi provado [...].

Dessa vez, foram utilizados diversos barcos [...] e câmeras infravermelhas (que captam movimentos a partir de dados de temperatura) para tentar localizar o monstro, na missão que reuniu pessoas de diferentes países.

A iniciativa foi considerada a maior busca pela criatura em 50 anos [...]. Até o fechamento desta edição, não tinham sido divulgadas informações sobre qualquer novo achado.

JORNAL JOCA. Grupo realiza maior busca pelo monstro do Lago Ness em 50 anos. 2023. Disponível em: https://shre.ink/U5O5. Acesso em: 20 set. 2023. Fragmento.

 

D12    Questão  12 –––––––––––––––––––––––––

O objetivo desse texto é

A) contar uma história.      B) dar uma informação.

C) defender uma opinião.  D) ensinar uma tarefa.

 

D6    Questão  13 –––––––––––––––––––––––––

O assunto desse texto é

A) a busca pelo monstro do Lago Ness.

B) a quantidade de barcos usados em uma missão.

C) o relato sobre a aparição do monstro do Lago Ness.

D) o uso de câmeras infravermelhas durante uma missão.

 

D6    Questão  14 –––––––––––––––––––––––––

Leia:  Trindade terá sistema híbrido

 

Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo.

A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo.

– Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimenta por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel.

Jornal do Brasil. 27 jul. 2007.

O tema desse texto é

A) a implantação de um novo sistema de energia em Trindade.

B) a importância do sistema de energia a diesel em Trindade.

C) a localização de Trindade em relação à costa do Brasil.

D) a ocupação estratégica de Trindade pela Marinha do Brasil.

 

D3    Questão  15 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto para responder à questão a seguir:

 

A Casa da Moeda do Brasil

 

Se o governo brasileiro precisa emitir dinheiro, você sabe quem se encarregará de produzi-lo? A Casa da Moeda do Brasil. Além de cédulas e moedas, ela confecciona selos e medalhas.

A Casa da Moeda foi fundada em Salvador, em 1694, por ordem do governo português, para cunhar moedas com o ouro extraído da mineração. Inicialmente, foram cunhadas somente moedas de ouro e prata, mas depois se passou a produzir moedas de cobre para pequenos valores.

[...] Ela compreende quatro repartições: o Departamento de células, o de Moedas e Medalhas, a Gráfica Geral e o Departamento de Engenharia de Produtos e o desenvolvimento de Matrizes, que é o responsável pela concepção técnica e artística dos artigos elaborados pela instituição.

O Estado de S. Paulo. 20 fev. 2007. Estadinho. (Fragmento).

 

O terceiro parágrafo do texto é iniciado pela palavra “Ela...”. Esta palavra substitui o seguinte termo

(A) A Casa da Moeda. (2° parágrafo)

(B) da mineração. (2° parágrafo)

(C) a Gráfica Geral. (3° parágrafo)

(D) concepção técnica e artística. (3° parágrafo)

 

D6    Questão  16 –––––––––––––––––––––––––––

 Leia o texto abaixo.             DIÁLOGO

 

Há muitas famílias carecendo de diálogo, de princípios morais, religiosos e humanos claros.

Sem poder dar a tão esperada educação aos filhos, os pais têm transferido essas incumbências às escolas, que ainda não estão preparadas para atender a essa demanda.

A consequência desse fenômeno, chamado de exclusão familiar, faz com que os jovens fiquem à mercê da comunicação de massa, nem sempre saudável.

Revista Agitação. nov./dez.2002. Ano IX. nº 48. p. 66. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

 

O tema desse texto é a

A) comunicação de massa.

B) educação escolar.

C) educação familiar.

D) exclusão social.

 

D3    Questão  17–––––––––––––––––––––––––––

Leia o aviso:



O significado da palavra “avariados” é

(A) de largura maior.

(B) de tamanho maior.

(C) com material pesado.

(D) apresentados com danificações.

 

D6    Questão  18–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo e responda.

 

Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito de um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

João Cabral de Melo Neto

 

O texto trata da seguinte temática:

(A) coletividade.

(B) individualidade

(C) amanhecer.

(D) tecelagem

 

D12    Questão  19–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.    Dor de ouvido

 

Coloque compressas quentes sobre o ouvido doente.  As compressas podem ser panos quentes, sacos de água quente, etc. Tome cuidado para que ela não esteja quente demais e queime a orelha da pessoa. Essas compressas são para colocar em cima da orelha, como se estivesse tampando-a e não para colocar dentro do ouvido. Nunca coloque nada quente dentro do ouvido, como gotas, óleos, etc., a menos que seja uma receita do médico. Não deixe a pessoa assoar o nariz com força, isso aumentará a dor. Isso tudo é só para aliviar a dor, só o médico pode dizer o que a pessoa tem e receitar um remédio. Fique ligado!

Disponível em: <http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html>. Acesso em: 15 abr. 2011.

 

Esse texto serve para

A) apresentar um medicamento.

B) contar um caso médico.

C) dar orientações ao leitor.

D) explicar os motivos da dor.

 

D12    Questão  20–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.     Universidade Monstros

 

Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participar da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Disponível em: <http://migre.me/fVsoR>. Acesso em: 2 set. 2013.

Esse texto é um exemplo de

A) sinopse.

B) piada.

C) notícia.

D) bilhete.

 

D12    Questão  21–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.   Esta combinação, não!

 

Remédios para emagrecer devem ser evitados por quem corre. O motivo: normalmente, eles contêm estimulantes que aumentam a frequência cardíaca e aceleram o metabolismo. Ou seja, o corredor pode sofrer taquicardias e desidratar-se. “Quando há uso de medicamentos, o indicado são exercícios bem leves, com intensidade abaixo de 60% da capacidade cardiorrespiratória do praticante”, diz o treinador.

GOMES, Emerson. Programa de caminhada e corrida. In: Veja. 7 out. 09.

 

Esse texto tem o objetivo de

A) divulgar uma campanha.

B) dar uma orientação.

C) relatar um fato.

D) vender um produto.

 

D3    Questão  22–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.        História da hora

 

Ele já estava alguns minutos atrasado. A namorada dele havia pedido que ele estivesse lá no relógio do shopping às oito horas em ponto porque a sessão começaria às oito e quinze.

O chefe dele pediu para que ele terminasse um serviço. Mesmo ele correndo para dar tempo de fazer tudo, ele acabou se atrasando na hora de sair do trabalho. Quando ele se deu conta, já eram sete e quarenta e cinco. Imediatamente ele se lembrou de que o estacionamento onde estava o carro dele fechava às dezenove e trinta da noite. Mesmo tendo perdido a hora, ele foi correndo para ver se dava tempo de ele ainda pegar o carro. Tarde demais!

O tiozinho do estacionamento disse ao rapaz da relojoaria vizinha que ele não poderia esperar por mais ninguém. Ele tinha que fechar o estabelecimento na hora certa por conta de um compromisso importantíssimo que ele tinha às oito horas da noite lá no centro da cidade.

Ele olhou para o relógio. Já eram sete e cinquenta e oito. Ele resolveu ligar para a namorada e dizer a ela que, infelizmente, apesar de ele ter corrido contra o relógio, ele não conseguiria chegar a tempo de assistir ao filme que ela há tantos dias esperava ver.

Ela deu um tempo e pensou. Depois, num gesto de extrema compreensão, disse ao rapaz:

Tudo bem, amor! Não vai faltar tempo e nem oportunidade para que, no futuro, a gente possa assistir a esse filme da hora.

SILVA, Edson Rodrigues. Disponível em: <http://recantodacronica.blogspot.com.br/2010/10/texto-cronica-historia-da-hora-cronicas.html>. Acesso em: 17 nov. 2015.

 

Nesse texto, no trecho “Quando ele se deu conta,...” (2° parágrafo), a expressão destacada significa

A) fazer um cálculo.

B) pagar uma dívida.

C) perceber algo.

D) ter capacidade.

 

D3    Questão  23–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo e responda.

 

Brincadeira retrô

 

Me lembro bem de quando era pequena e do quanto minha imaginação era fértil. Eu fui daquelas crianças que davam arrepios nos pais por conta das brincadeiras mirabolantes: a cama de casal que virava navio pirata, o sofá da sala que virava palco de teatro com direito a cortina de lençol e tudo mais... Toda vez que começava a me animar minha avó dizia: “Lá vem essa menina inventando moda”.

Hoje vejo que esse era o jeito de brincar das crianças de antigamente. Não havia toda essa parafernália eletrônica, que toca música, anda, fala e não deixa nenhum espaço para a imaginação. Precisávamos inventar as nossas brincadeiras. Criança moderna não sabe brincar sozinha, tem sempre a babá, o computador, o DVD... Hoje tento incentivar meu filho a brincar assim também.

Não é que eu vá jogar todos os brinquedos dele fora, mas com certeza ele vai aprender a se divertir com muito menos. Dá mais trabalho, faz mais bagunça, mas é infinitamente mais divertido.

POMÁRICO, Veri. Revista Gol. Editora Trip: s/l. s/d.

 

No trecho “Eu fui daquelas crianças que davam arrepios nos pais por conta das brincadeiras mirabolantes” (1° parágrafo), a expressão destacada significa que as brincadeiras causavam

A) admiração.

B) curiosidade.

C) indignação.

D) preocupação.

 

D12    Questão  24–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto para responder à questão abaixo:

Mente quieta, corpo saudável 

 

A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, AIDS, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.

Revista Superinteressante, outubro de 2003

 

O texto tem por finalidade

(A) criticar.                (B) conscientizar.

(C) denunciar.           (D) informar.

 

D1    Questão  25–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo e responda.

 

Existe vida fora da Terra?

 

Até onde se sabe, não. Não existe nenhuma evidência oficial, já que todos os casos registrados são apenas suposições. Mas isso não desanima os cientistas. “É bastante razoável que exista vida fora da Terra. Só que as probabilidades diminuem quando procuramos por vida inteligente”, conta Samuel Rocha de Oliveira, físico do departamento de Matemática Aplicada da Unicamp. Para achar vida como a conhecemos, mesmo que formas primitivas, planetas com as mesmas características da Terra precisam ser encontrados. Satélites como o Corot e o Kepler caçam essas estruturas e, até junho deste ano, já haviam encontrado 563 delas.

Mundo Estranho, ed. 114, ano 10, n. 8, ago. 2011, p. 31.

 

Segundo o texto, existe vida na Terra?

(A) Há vida fora da Terra, mas ainda não foram encontrados seres como do nosso planeta.

(B) Há vida fora da Terra, mas não inteligente como a do nosso planeta.

(C) Não há nenhuma evidência oficial, apenas algumas suposições de vida fora da Terra.

(D) Os satélites que caçam vida fora da terra até hoje não encontraram nenhum tipo de ser parecido com os da Terra e nem planetas parecidos com o nosso.

 

D1    Questão  26–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo e responda.

 

                    Faça chuva ou faça sol

 

Apesar de o sertão ser logo lembrado quando se trata do tema, a relação de nossas vidas com o clima evidencia-se em todo canto. E, num país continental como o Brasil, “tempo feio” é expressão abstrata: pode querer dizer que cai uma chuva das boas, no Sudeste; ou que não há uma única nuvem no céu, no Nordeste.

De Norte a Sul não há assunto mais recorrente no dia a dia: “Será que chove logo?”, “E o calor? Tá demais...”, “Parece que o tempo vai firmar...”. Não é para menos. As condições atmosféricas não interferem só no piquenique ou na praia; na roupa do dia ou no trânsito de fim de tarde. Importam à indústria, à aviação, ao comércio, ao turismo, à agricultura e à pesca.

O tempo é soberano – apesar das interferências nos ciclos da natureza que a humanidade vem causando. Por maiores que sejam os avanços tecnológicos, o homem não desenvolveu nenhum aparato capaz de controlar o tempo. Aprendeu, no entanto, a lidar com ele – seja

com os mais modernos equipamentos, seja com suas mandingas, crenças e sabedorias.

PESCIOTTA, Natália. Almanaque da cultura popular. Mar. 2010, nº 131.

 

Qual é o assunto tratado nesse texto?

A) A necessidade de chuva no sertão.

B) A relação do homem com o tempo.

C) O melhor momento para se plantar.

D) O significado de expressões sobre o tempo.

 

D7    Questão  27–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.    Integral ou desnatado?

 

A nutricionista Ana Beatriz Barrella [...] explica que a diferença entre leite integral, desnatado e semidesnatado está na redução da gordura. Adolescentes devem optar por integral, já que a gordura é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo e, se consumida dentro das quantidades recomendadas, desempenha diversas funções, que vão de dar energia a manter a temperatura corporal constante, além de proteger os órgãos vitais do corpo, entre outros benefícios.

Todateen. jan. 2011. Ano 16. n 182, p. 36. Fragmento.

 

A ideia defendida nesse texto é que

A) a gordura deve ser consumida em medidas recomendadas para trazer benefícios à saúde.

B) a gordura do leite integral é bastante reduzida em relação ao desnatado e ao semidesnatado.

C) os adolescentes devem consumir leite integral para o bom funcionamento do corpo.

D) os órgãos vitais necessitam de leite integral para que possam funcionar adequadamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

ATIVIDADE - D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Leia o texto a seguir e responda. Leitura     Texto 01- Meus tempos de criança...