AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 6 ANO
D14 Questão 01 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo. Os bichos também
falam?
Olá, CHC! Eu e as minhas colegas de classe escrevemos esta carta, pois achamos muito interessante o artigo Fofoca dos bichos, gostamos dele porque descobrimos muitas curiosidades sobre o mundo dos animais. Gostaríamos que publicassem mais matérias sobre os bichos. Yasmin, Gabriela, Ana Sophia e Isabelli. [...] Indaiatuba/SP. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/fala-aqui-341/. Acesso em: 17 mar. 2023. Fragmento.
Nesse texto, o trecho que traz uma opinião é:
A)
“Eu e as minhas colegas de classe escrevemos esta carta...”.
B) “... achamos muito interessante o artigo Fofoca dos bichos...”.
C)
“... descobrimos muitas curiosidades sobre o mundo dos animais.”.
D)
“Gostaríamos que publicassem mais matérias sobre os bichos.”.
D13 Questão 02 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
A professora pergunta para o Pedro:
— Diga três partes do corpo com a letra z.
Ele respondeu: — “Zoio”, “zuvido” e “zoreia”.
Aí a professora falou:
— Adivinhe a sua nota. Também começa com “z”.
Ele respondeu: — Ah, deve ser um “zoito”.
Disponível em:
http://piadasinfantis.blogspot.com/2008/09/sala-de-aula.html. Acesso em: 19
jan. 2022.
Nesse texto, as palavras “Zoio”, “zuvido” e “zoreia”
apresentam uma linguagem que pode ser encontrada em
A) conversas
entre amigos.
B) entrevistas de emprego.
C) livros de Ciências.
D) textos religiosos.
D6 Questão 03 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo. Trabalho Infantil, uma realidade
Todos os dias, quando passamos pelos centros urbanos, nos deparamos com um triste fato da realidade. Crianças que ao invés de estarem na escola estão trabalhando, muitas vezes para sustentar os próprios pais. São trabalhos enfadonhos e mal remunerados, como vendedores de cocos, picolés, balas e jornais. Também há engraxates e vigias de carros.
Fonte:
http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/cidade/infantil.html (ultimo acesso
23/11/2011)
O tema abordado no texto trata do
a) trabalho infantil, onde demonstra os riscos que essas
crianças são expostas.
b) trabalho infantil, mostrando os tipos de
empregos que são submetidas.
c) trabalho forçado, que na maioria são crianças.
d) trabalho forçado, que na minoria são crianças.
D4 Questão 04 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/3CpzbNt.
Acesso em: 7 mar. 2022.
Esse texto faz uma crítica
A) à conversa entre
familiares.
B) à curiosidade dos
adolescentes.
C) ao hábito de ler jornais
impressos.
D) ao uso exagerado de tecnologia.
Leia o texto abaixo e responda as
questões 05 e 06.
Aquarela
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Com o lápis em torno da mão
E me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando
Contornando a imensa curva, norte, sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco à vela branco, navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
FABRIZIO, Maurizio; MORAES, Marcus
Vinicius da Cruz de Melo. MORRA, Guido. PECCI FILHO, Antonio. Aquarela.
Disponível em: https://www.letras.mus.br/toquinho/49095/. Acesso em: 1 maio
2022.
D1 Questão 05 –––––––––––––––––––––––––––◊
De acordo com esse texto, é fácil fazer um
A) barco. B)
castelo.
C) guarda-chuva. D) sol amarelo.
D3 Questão 06 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no verso “Vou com ela viajando” (4ª estrofe), a palavra destacada se refere à
A) folha. B) gaivota. C) luva. D) mão.
Leia o texto abaixo e responda as
questões 07 e 08.
Por que temos espinhas?
Espinha é a manifestação mais comum da acne, [...]
que costuma aparecer na adolescência. Por causa de hormônios que começam a ser
produzidos em maior quantidade nessa fase da vida, as glândulas sebáceas
(responsáveis por fabricar um tipo de gordura essencial para a proteção da
pele) trabalham de forma exagerada, armazenando gordura e entupindo os poros
(pontos na pele por onde o sebo deve sair). Bactérias se aproveitam e células
de defesa do organismo são acionadas, gerando uma inflamação com pus — a espinha!
Quando ela surge, o melhor a fazer é consultar um médico dermatologista.
RECREIO. São Paulo: Perfil, nº 1007,
2022.
D12 Questão 07 –––––––––––––––––––––––––––◊
Esse texto é
A) um bilhete. B) um conto.
C) uma curiosidade. D) uma notícia.
D15 Questão 08 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no trecho “Quando ela surge, o melhor a fazer é consultar um médico
dermatologista.”, a expressão destacada foi usada para
A) apontar causa. B) indicar lugar.
C) marcar tempo. D)
mostrar modo.
D1
Questão 09 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. Na montanha
Duas tartaruguinhas partiram para um emocionante
passeio. Elas queriam escalar o Monte Branco, que era uma montanha muito alta,
cujo pico quase tocava o céu!
Como fazia frio, elas usavam gorros de lã e grossas
botinas. As tartarugas caminhavam muito lentamente. De repente, algumas pedras
rolaram, e uma das alpinistas escorregou.
Bem depressa, a amiga jogou uma corda e ajudou a
outra tartaruga a chegar lá em cima. Foi preciso coragem, foi duro alcançar o
topo, mas, por fim, elas conseguiram! [...]
As tartarugas, exaustas, descansaram e admiraram a
paisagem antes de descerem de volta. Mas já pensavam em quando voltariam,
porque aquela vista era linda demais!
CIRANDA CULTURAL. 365 histórias para
sonhar. 2010, p. 29.
Nesse texto, as tartarugas
A) enfrentaram dificuldades ao subir a montanha.
B) fabricavam roupas para
usar durante o inverno.
C) moravam em montanhas de
gelo.
D) participaram de uma
competição.
Leia o texto abaixo e responda as
questões 10 e 11.
Disponível em: https://bit.ly/3T0J9Nb.
Acesso em 16 ago. 2022. Adaptado para fins didáticos.
D16 Questão 10 –––––––––––––––––––––––––––◊
Esse texto é engraçado, porque
A) a professora autorizou o aluno ir ao banheiro.
B) a professora deu aula antes dos alunos saírem.
C)
a professora percebeu que todos queriam ir ao banheiro.
D) a professora permitiu que outro aluno fosse ao
banheiro.
D13 Questão 11 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no 3° quadrinho, a frase “Mas eu tô
muito apertado” é um exemplo de linguagem
A) científica. B) coloquial.
C) padrão. D) técnica.
Leia o texto abaixo e responda as
questões 12 e 13.
Grupo realiza maior busca
pelo monstro do Lago Ness em 50 anos
Existência da suposta
criatura nunca foi comprovada
No fim de semana de 26 e 27 de agosto, centenas de
pessoas se reuniram no Lago Ness, nas terras altas da Escócia, Reino Unido,
para realizar uma busca pelo monstro do Lago Ness, criatura que supostamente
vive sob as águas, de acordo com relatos de aparição que datam desde 1800. No
entanto, nada nunca foi provado [...].
Dessa vez, foram utilizados diversos barcos [...] e
câmeras infravermelhas (que captam movimentos a partir de dados de temperatura)
para tentar localizar o monstro, na missão que reuniu pessoas de diferentes
países.
A iniciativa foi considerada a maior busca pela
criatura em 50 anos [...]. Até o fechamento desta edição, não tinham sido
divulgadas informações sobre qualquer novo achado.
JORNAL JOCA. Grupo realiza maior busca
pelo monstro do Lago Ness em 50 anos. 2023. Disponível em: https://shre.ink/U5O5.
Acesso em: 20 set. 2023. Fragmento.
D12 Questão 12 –––––––––––––––––––––––––◊
O objetivo desse texto é
A) contar uma história. B) dar uma informação.
C) defender uma opinião. D) ensinar uma tarefa.
D6 Questão 13 –––––––––––––––––––––––––◊
O assunto desse texto é
A)
a busca pelo monstro do Lago Ness.
B) a quantidade de barcos usados em uma missão.
C) o relato sobre a aparição do monstro do Lago Ness.
D) o uso de câmeras infravermelhas durante uma
missão.
D6 Questão 14 –––––––––––––––––––––––––◊
Leia: Trindade terá sistema híbrido
Dependendo
das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de
acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo
esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil,
desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha
de Trindade, no litoral do Espírito Santo.
A
ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade
para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o
consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores
movidos a óleo.
–
Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é
estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada
pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimenta por óleo
diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem
que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto –
exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel.
Jornal
do Brasil.
27 jul. 2007.
O tema
desse texto é
A) a implantação de um novo sistema de energia
em Trindade.
B) a importância do sistema de energia a diesel em
Trindade.
C) a localização de Trindade em relação à costa do
Brasil.
D) a ocupação estratégica de Trindade pela Marinha do
Brasil.
D3 Questão 15 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o
texto para responder à questão a seguir:
A Casa da Moeda do Brasil
Se o
governo brasileiro precisa emitir dinheiro, você sabe quem se encarregará de
produzi-lo? A Casa da Moeda do Brasil. Além de cédulas e moedas, ela
confecciona selos e medalhas.
A Casa
da Moeda foi fundada em Salvador, em 1694, por ordem do governo português, para
cunhar moedas com o ouro extraído da mineração. Inicialmente, foram cunhadas
somente moedas de ouro e prata, mas depois se passou a produzir moedas de cobre
para pequenos valores.
[...]
Ela compreende quatro repartições: o Departamento de células, o de Moedas e
Medalhas, a Gráfica Geral e o Departamento de Engenharia de Produtos e o
desenvolvimento de Matrizes, que é o responsável pela concepção técnica e
artística dos artigos elaborados pela instituição.
O Estado de S. Paulo. 20 fev. 2007.
Estadinho. (Fragmento).
O
terceiro parágrafo do texto é iniciado pela palavra “Ela...”.
Esta palavra substitui o seguinte termo
(A) A Casa da Moeda. (2° parágrafo)
(B) da
mineração. (2° parágrafo)
(C) a
Gráfica Geral. (3° parágrafo)
(D) concepção técnica e artística. (3°
parágrafo)
D6 Questão 16 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo. DIÁLOGO
Há
muitas famílias carecendo de diálogo, de princípios morais, religiosos e
humanos claros.
Sem
poder dar a tão esperada educação aos filhos, os pais têm transferido essas
incumbências às escolas, que ainda não estão preparadas para atender a essa
demanda.
A
consequência desse fenômeno, chamado de exclusão familiar, faz com que os
jovens fiquem à mercê da comunicação de massa, nem sempre saudável.
Revista
Agitação. nov./dez.2002. Ano IX. nº 48. p. 66. *Adaptado: Reforma
Ortográfica.
O tema
desse texto é a
A)
comunicação de massa.
B)
educação escolar.
C) educação familiar.
D)
exclusão social.
D3 Questão 17–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o aviso:
O
significado da palavra “avariados” é
(A) de
largura maior.
(B) de
tamanho maior.
(C)
com material pesado.
(D) apresentados com danificações.
D6 Questão 18–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o
texto abaixo e responda.
Tecendo
a Manhã
Um
galo sozinho não tece uma manhã:
ele
precisará sempre de outros galos.
De um
que apanhe esse grito que ele
e o
lance a outro; de um outro galo
que
apanhe o grito de um galo antes
e o
lance a outro; e de outros galos
que
com muitos outros galos se cruzem
os
fios de sol de seus gritos de galo,
para
que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá
tecendo, entre todos os galos.
João Cabral de Melo Neto
O texto
trata da seguinte temática:
(A) coletividade.
(B) individualidade
(C)
amanhecer.
(D) tecelagem
D12 Questão 19–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. Dor
de ouvido
Coloque compressas quentes sobre o ouvido doente. As compressas podem ser panos quentes, sacos
de água quente, etc. Tome cuidado para que ela não esteja quente demais e
queime a orelha da pessoa. Essas compressas são para colocar em cima da orelha,
como se estivesse tampando-a e não para colocar dentro do ouvido. Nunca coloque
nada quente dentro do ouvido, como gotas, óleos, etc., a menos que seja uma
receita do médico. Não deixe a pessoa assoar o nariz com força, isso aumentará
a dor. Isso tudo é só para aliviar a dor, só o médico pode dizer o que a pessoa
tem e receitar um remédio. Fique ligado!
Disponível em:
<http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html>. Acesso em: 15 abr.
2011.
Esse
texto serve para
A) apresentar um medicamento.
B) contar um caso médico.
C) dar orientações ao leitor.
D) explicar os motivos
da dor.
D12 Questão 20–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo. Universidade Monstros
Mike Wazowski (Billy Crystal) e James
P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem
sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros
se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e
Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente
para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a
participar da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é
formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley,
acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.
Disponível em:
<http://migre.me/fVsoR>. Acesso em: 2 set. 2013.
Esse
texto é um exemplo de
A) sinopse.
B) piada.
C) notícia.
D) bilhete.
D12 Questão 21–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. Esta combinação, não!
Remédios
para emagrecer devem ser evitados por quem corre. O motivo: normalmente, eles
contêm estimulantes que aumentam a frequência cardíaca e aceleram o
metabolismo. Ou seja, o corredor pode sofrer taquicardias e desidratar-se.
“Quando há uso de medicamentos, o indicado são exercícios bem leves, com
intensidade abaixo de 60% da capacidade cardiorrespiratória do praticante”, diz
o treinador.
GOMES, Emerson. Programa de caminhada e corrida. In: Veja. 7
out. 09.
Esse
texto tem o objetivo de
A) divulgar uma campanha.
B) dar uma orientação.
C) relatar um fato.
D) vender um produto.
D3 Questão 22–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo. História da hora
Ele já
estava alguns minutos atrasado. A namorada dele havia pedido que ele estivesse
lá no relógio do shopping às oito horas em ponto porque a sessão começaria às
oito e quinze.
O
chefe dele pediu para que ele terminasse um serviço. Mesmo ele correndo para
dar tempo de fazer tudo, ele acabou se atrasando na hora de sair do trabalho.
Quando ele se deu conta, já eram sete e quarenta e cinco. Imediatamente ele se
lembrou de que o estacionamento onde estava o carro dele fechava às dezenove e
trinta da noite. Mesmo tendo perdido a hora, ele foi correndo para ver se dava
tempo de ele ainda pegar o carro. Tarde demais!
O
tiozinho do estacionamento disse ao rapaz da relojoaria vizinha que ele não
poderia esperar por mais ninguém. Ele tinha que fechar o estabelecimento na
hora certa por conta de um compromisso importantíssimo que ele tinha às oito
horas da noite lá no centro da cidade.
Ele
olhou para o relógio. Já eram sete e cinquenta e oito. Ele resolveu ligar para
a namorada e dizer a ela que, infelizmente, apesar de ele ter corrido contra o
relógio, ele não conseguiria chegar a tempo de assistir ao filme que ela há
tantos dias esperava ver.
Ela
deu um tempo e pensou. Depois, num gesto de extrema compreensão, disse ao
rapaz:
Tudo
bem, amor! Não vai faltar tempo e nem oportunidade para que, no futuro, a gente
possa assistir a esse filme da hora.
SILVA, Edson Rodrigues. Disponível em:
<http://recantodacronica.blogspot.com.br/2010/10/texto-cronica-historia-da-hora-cronicas.html>.
Acesso em: 17 nov. 2015.
Nesse
texto, no trecho “Quando ele se deu conta,...” (2° parágrafo), a
expressão destacada significa
A)
fazer um cálculo.
B)
pagar uma dívida.
C) perceber algo.
D) ter
capacidade.
D3 Questão 23–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo e responda.
Brincadeira retrô
Me
lembro bem de quando era pequena e do quanto minha imaginação era fértil. Eu
fui daquelas crianças que davam arrepios nos pais por conta das brincadeiras
mirabolantes: a cama de casal que virava navio pirata, o sofá da sala que
virava palco de teatro com direito a cortina de lençol e tudo mais... Toda vez
que começava a me animar minha avó dizia: “Lá vem essa menina inventando moda”.
Hoje
vejo que esse era o jeito de brincar das crianças de antigamente. Não havia
toda essa parafernália eletrônica, que toca música, anda, fala e não deixa
nenhum espaço para a imaginação. Precisávamos inventar as nossas brincadeiras.
Criança moderna não sabe brincar sozinha, tem sempre a babá, o computador, o
DVD... Hoje tento incentivar meu filho a brincar assim também.
Não é
que eu vá jogar todos os brinquedos dele fora, mas com certeza ele vai aprender
a se divertir com muito menos. Dá mais trabalho, faz mais bagunça, mas é
infinitamente mais divertido.
POMÁRICO, Veri. Revista Gol. Editora
Trip: s/l. s/d.
No
trecho “Eu fui daquelas crianças que davam arrepios nos pais por
conta das brincadeiras mirabolantes” (1° parágrafo), a expressão destacada
significa que as brincadeiras causavam
A)
admiração.
B)
curiosidade.
C)
indignação.
D) preocupação.
D12 Questão 24–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto para responder à questão abaixo:
Mente quieta,
corpo saudável
A meditação
ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo indica, sim.
Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação
terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos,
só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou
14 mil portadores de câncer, AIDS, dor crônica e complicações gástricas. Os
técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o
foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram
ou abandonaram o uso de analgésicos.
Revista Superinteressante,
outubro de 2003
O
texto tem por finalidade
(A) criticar.
(B) conscientizar.
(C)
denunciar. (D)
informar.
D1 Questão 25–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo e responda.
Existe vida fora da Terra?
Até
onde se sabe, não. Não existe nenhuma evidência oficial, já que todos os casos
registrados são apenas suposições. Mas isso não desanima os cientistas. “É
bastante razoável que exista vida fora da Terra. Só que as probabilidades
diminuem quando procuramos por vida inteligente”, conta Samuel Rocha de
Oliveira, físico do departamento de Matemática Aplicada da Unicamp. Para achar
vida como a conhecemos, mesmo que formas primitivas, planetas com as mesmas
características da Terra precisam ser encontrados. Satélites como o Corot e o
Kepler caçam essas estruturas e, até junho deste ano, já haviam encontrado 563
delas.
Mundo
Estranho, ed. 114, ano 10, n. 8, ago. 2011, p. 31.
Segundo
o texto, existe vida na Terra?
(A) Há
vida fora da Terra, mas ainda não foram encontrados seres como do nosso
planeta.
(B) Há
vida fora da Terra, mas não inteligente como a do nosso planeta.
(C) Não há nenhuma evidência oficial, apenas algumas suposições de
vida fora da Terra.
(D) Os
satélites que caçam vida fora da terra até hoje não encontraram nenhum tipo de
ser parecido com os da Terra e nem planetas parecidos com o nosso.
D1 Questão 26–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo e responda.
Faça chuva ou faça sol
Apesar
de o sertão ser logo lembrado quando se trata do tema, a relação de nossas
vidas com o clima evidencia-se em todo canto. E, num país continental como o
Brasil, “tempo feio” é expressão abstrata: pode querer dizer que cai uma chuva
das boas, no Sudeste; ou que não há uma única nuvem no céu, no Nordeste.
De
Norte a Sul não há assunto mais recorrente no dia a dia: “Será que chove
logo?”, “E o calor? Tá demais...”, “Parece que o tempo vai firmar...”. Não é
para menos. As condições atmosféricas não interferem só no piquenique ou na
praia; na roupa do dia ou no trânsito de fim de tarde. Importam à indústria, à
aviação, ao comércio, ao turismo, à agricultura e à pesca.
O
tempo é soberano – apesar das interferências nos ciclos da natureza que a
humanidade vem causando. Por maiores que sejam os avanços tecnológicos, o homem
não desenvolveu nenhum aparato capaz de controlar o tempo. Aprendeu, no
entanto, a lidar com ele – seja
com
os mais modernos equipamentos, seja com suas mandingas, crenças e sabedorias.
PESCIOTTA,
Natália. Almanaque da cultura popular. Mar. 2010, nº 131.
Qual é o assunto tratado nesse texto?
A) A necessidade de chuva no sertão.
B) A relação do homem com o tempo.
C) O melhor momento para se plantar.
D) O
significado de expressões sobre o tempo.
D7 Questão 27–––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o
texto abaixo. Integral ou desnatado?
A
nutricionista Ana Beatriz Barrella [...] explica que a diferença entre leite
integral, desnatado e semidesnatado está na redução da gordura. Adolescentes
devem optar por integral, já que a gordura é um nutriente fundamental para o
bom funcionamento do corpo e, se consumida dentro das quantidades recomendadas,
desempenha diversas funções, que vão de dar energia a manter a temperatura
corporal constante, além de proteger os órgãos vitais do corpo, entre outros
benefícios.
Todateen. jan. 2011. Ano 16. n 182, p. 36. Fragmento.
A ideia
defendida nesse texto é que
A) a gordura deve ser consumida em medidas recomendadas
para trazer benefícios à saúde.
B) a gordura do leite integral é bastante reduzida em
relação ao desnatado e ao semidesnatado.
C) os adolescentes devem consumir leite
integral para o bom funcionamento do corpo.
D) os órgãos vitais
necessitam de leite integral para que possam funcionar adequadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário