POEMA: SONETO DE FIDELIDADE
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinicius de Moraes, “Antologia Poética”, Editora do Autor, Rio de
Janeiro, 1960, pág. 96.
O
Soneto de Fidelidade é composto de 14 versos distribuídos em dois quartetos e
dois tercetos, cujo esquema rítmico é: ABBA/ABBA/CDE/DEC.
Entendendo
o poema
01 – Nesse consagrado poema, qual o sentimento evidenciado?
O sentimento evidenciado no poema é o amor
intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza, e por isso,
fiel.
02 – Na 2ª estrofe, o eu lírico afirma que vai dedicar-se à pessoa amada
nos mais diferentes momentos da vida. Quais são esses momentos?
Os momentos tristes, alegres e comuns da
vida.
03 – O que representa uma chama? Como podemos associar essa palavra ao
amor para compreendermos, o verso “que não seja imortal, posto que é chama”?
O amor é como uma chama quente, ilumina,
pode queimar, mas apaga, termina.
04 – O que você entende por “Mas que seja infinito enquanto dure”?
Resposta pessoal do aluno.
05 – Relacionando o conteúdo do poema com a realidade atual, você acha
que é possível alguém ser tão fiel a outrem como nos coloca o poeta? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
06 – Interprete esses dois versos: Por que, de acordo com o texto, a
morte é a angústia de quem vive, e a solidão é o fim de quem ama?
Sugestão: Quem vive teme a morte. A
solidão é o fim de quem ama, pois a vida só faz sentido quando se ama.
07 – O poema se intitula “Soneto de Fidelidade”. Qual ou quais dos itens
seguintes traduzem melhor o conceito de fidelidade e de amor no texto?
a) Fidelidade é entrega
total à pessoa amada e renúncia a outras possibilidades amorosas.
b) Fidelidade é uma
exclusividade amorosa que deve durar para sempre.
c) O amor não é eterno,
mas, enquanto dura, deve-se ser fiel a ele de forma intensa e qualitativamente
infinita.
d) Só há fidelidade
no amor quando ele é infinitamente duradouro, embora ele possa um dia acabar.
08– O que é um soneto?
É um poema constituído por dois quartetos e dois tercetos.
09 – Além da função poética, que outra função da linguagem aparece com
evidência no texto lido? Justifique sua resposta transcrevendo um verso do
poema.
Função emotiva. “Eu possa me dizer do amor (que tive) ...”, entre outros.
10 – Na primeira estrofe, o que se propõe o eu lírico?
Propõe-se ser atento e zeloso.
11– O zelo do eu lírico desdobra-se, na segunda estrofe, em quatro comportamentos
específicos. Utilizando apenas verbos no infinitivo, indique tais
comportamentos.
Viver, cantar, rir, chorar.
12 – Na primeira estrofe, o amor está relacionado mais a razão que ao
sentimento. Destaque a palavra que conota essa ideia.
Pensamento.
13 – O pronome que do terceiro verso da primeira
estrofe tem valor causal, consecutivo ou temporal?
Valor consecutivo.
14 – Observe a construção do texto, o tipo de composição, a métrica dos
versos, o vocabulário e a sintaxe. Identifique a que representantes da tradição
literária – clássicos, românticos, realistas, simbolistas – o poema está
ligado, justificando com elementos do texto.
O poema está ligado à tradição clássica,
uma vez que fazem uso do soneto, do verso decassílabo e têm uma sintaxe e um
vocábulo apurado.
15 – A beleza do poema se deve, em grande parte, ao emprego de recursos
sonoros e de imagens construídas a partir de comparações, metáforas, antíteses
e outras figuras. Destaque do texto um exemplo de polissíndeto e outro de
pleonasmo.
Polissíndeto: “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto”; Pleonasmo: “Rir meu
riso”.
16 – No texto, o eu lírico jura fidelidade à pessoa amada, seja nos
momentos de dor, seja nos de alegria. A respeito dos tercetos do poema:
a) Explique o que
significam, para o eu lírico, a morte e a solidão.
Ambas
se equivalem, pois implicam a separação da pessoa amada, o que resulta em
desilusão, frustação, morte interior.
b) Dê uma
interpretação coerente ao emprego dos parênteses no verso: “Eu posso me dizer
do amor (que tive)”.
Resposta
pessoal do aluno. Sugestão: Talvez o eu lírico esteja extraindo um conceito
particular de amor, baseado em sua experiência pessoal.
c) Interprete a
metáfora presente no verso: “Que não seja imortal, posto que é chama”.
Como
uma chama, o amor queima e ilumina, mas pode se apagar, pois tem duração
finita.
d) Dê uma
interpretação coerente ao paradoxo “Que seja infinito enquanto dura”, empregado
pelo eu lírico para expressar seu conceito de fidelidade.
A
palavra infinito é empregada com valor qualitativo, e não temporal. Assim, para
o eu lírico, fidelidade é sinônimo de entrega total, mesmo que numa relação
passageira.
17 – Nas duas primeiras estrofes, o poeta fala do amor no presente.
Como ele quer viver o amor? Assinale as alternativas corretas, segundo a visão
do poeta.
( ) Sem muito zelo, curtindo os bons momentos; (X) Com atenção, com intensidade;
louvando-o;
( ) Com preocupação, medo de uma traição; inquietação;
(X) Com encanto;
rindo com seu contentamento; (
) Chorando com seu pensar.
18 – Trabalhando com vozes verbais. Assinale a alternativa
correta.
a) Passando “Dou uma
rosa com amor” para a voz passiva, temos:
(X) Uma rosa é dada
por mim com amor. ( ) Uma rosa será dada com amor
por mim.
( ) Deram uma rosa com amor. ( ) Com amor,
eu dou uma rosa.
( ) Eu, com amor, poderei dar uma rosa.
b) A oração
correspondente a: “Escreveram-me muitas cartas nas férias” é:
( ) Muitas cartas eram escritas nas férias. ( ) Muitas cartas são escritas
nas férias.
( ) Muitas cartas seriam escritas nas férias. (X) Muitas cartas foram escritas nas
férias.
( ) Muitas cartas serão escritas nas férias.
19 – Use as letras (A); (B) e (C) para relacionar as frases abaixo
apenas às orações com sujeito indeterminado:
A - Pedro falou bem da escola. B - Meu pai comeu muito
bem naquele restaurante.
C – A menina vivia feliz ali.
(B) Comeram caqui na
feira. (A) Falaram bem da
escola. (C) Viviam felizes
ali.
(B) Come-se bem em
Minas Gerais. (C) Vivo feliz ali. (A) Falou-se muito da escola.
(B) Comeu-se caqui na
feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário