SIMULADO – 8º e 9º Ano
Leia o texto abaixo e responda as questões 01, 02 e 03.
Iguaria
Eu tô aqui sem rumo, travada e perdida
Hoje me deu medo da vida
Hoje
eu senti falta de você
De
te amar por telepatia
Quando
você estancou minha ferida
Que
de você vem paz resolvida, ai, ai
Que
falta que tu faz
Do
teu lado
Eu
me sinto tranquila
Às
vezes me assusta
Esse
amor avassalador
Você
é algo
Que
há muito tempo eu não via
Há
muito tempo eu não tinha
Cuidado
que recém curou
Tem
gente que amanhece com você
Tеm
gente que é o sеu amanhecer
Tem
gente que acontece, nada a ver
Tem
gente e tem eu e você
Tem
gente que amanhece com você
Tem
gente que é o seu amanhecer
Tem
gente que acontece, nada a ver
Tem
gente e tem eu e você
Deságua
em mim como chuva
Como
sempre, como nunca [...]
SONZA, Luísa.
Iguaria. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/luisa. Acesso em: 3 out.
2023. Fragmento.
D4 Questão 01 –––––––––––––––––––––––––––◊
Na terceira estrofe desse texto, infere‑se que o eu lírico
A)
acha que cada relacionamento é diferente do outro.
B)
espera o amanhecer para terminar o seu relacionamento.
C)
pensa que cada amanhecer marca um recomeço.
D)
sente saudade de um amor tranquilo em sua vida.
D Questão 02 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, o trecho que apresenta ideias opostas é:
A) “Que há
muito tempo eu não via”. (2ª estrofe)
B) “Cuidado
que recém curou”. (2ª estrofe)
C) “Deságua
em mim como chuva”. (4ª estrofe)
D)
“Como sempre, como nunca”. (4ª estrofe)
D13 Questão 03 –––––––––––––––––––––––––––◊
Nesse texto, no trecho “Eu tô aqui sem rumo,...” (1ª estrofe), a
linguagem utilizada é comum em
A)
bate‑papo entre amigos.
B) editais de
concursos.
C)
entrevistas de emprego.
D) livros de
ciências.
D6 Questão 04 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo.
Rebecca,
a menina de 9 que aprendeu sozinha a tocar piano, bate 2,5 milhões de views
Aos 9 anos,
uma menina que aprendeu sozinha a tocar piano está arrancando aplausos. A
pequena musicista mal vê um piano e pronto: espetáculo certo. Num shopping
center, a menina tocou e foi aplaudida, fotografada e filmada. Os vídeos dela
batem mais de 2,5 milhões de visualizações.
Rebecca
Seziba mora na Cidade do Cabo, África do Sul. Ela jamais fez aulas de piano
[...]. Ao tocar o instrumento dá um verdadeiro show. [...] Rebecca tem mais dois irmãos, ambos
adolescentes, e também aprenderam sozinhos a tocar piano. Porém, é a menina que se destaca.
Em todos os
vídeos, Rebecca aparece tocando peças diferentes. [...] Uma brasileira se derreteu pela garotinha.
“Simplesmente encantada com o seu talento você e incrível garotinha, brilhe
sempre”, disse a internauta. [...]
GIRALDI,
Renata. Rebecca, a menina de 9 que aprendeu sozinha a tocar piano [...]. In:
SóNotíciaBoa. Disponível em: https://shre.ink/ayZv. Acesso em: 1 ago. 2023.
Fragmento.
O assunto desse texto é
A)
a cidade em que mora a família de Rebecca.
B)
a criação de um grupo musical a partir de uma família.
C) a fama da menina que aprendeu a tocar piano sozinha.
D)
a internauta que comentou o vídeo de Rebecca.
D1 Questão 05 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. Dona Cotinha
Era a professora da floresta
Ensinava a todos os bichinhos
E quando começava o dia
Tudo virava festa.
A tartaruga
sempre atrasada
O coelho era tão apressado
O tatu só queria virar bola
E chegava na madrugada.
A aula era embaixo do carvalho
Os passarinhos ensaiavam o canto
Enquanto a professora coruja
Cochilava pousada no galho. [...]
As aulas eram de alegrias
De horas bem animadas
Vinham bichos de todo canto
E não faltavam estripulias.
RODRIGUES, Irá. Dona Cotinha. In: Recanto
das letras. 2022. Disponível em:
https://www.recantodasletras.com.br/infantil/7645942. Acesso em: 11 nov. 2022.
Fragmento.
De acordo com esse texto, quem só queria virar bola?
A) A coruja. B)
A tartaruga. C)
O coelho. D)
O tatu.
D12 Questão 06 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Receita de Empadinha de leite
condensado
Ingredientes da Massa:
·
2 xícaras (chá) de farinha de
trigo
·
5 colheres (sopa) de manteiga
·
1 gema
·
2 colheres (sopa) de açúcar
Ingredientes do Recheio:
·
1 e 1/2 lata de leite
condensado
Modo de preparo: Em
uma tigela, misture a farinha, a margarina, a gema e o açúcar até ficar
homogêneo. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de forminhas
para empada.
Logo depois, regue com o leite condensado na
empadinha até um pouco mais do meio da forminha. Leve ao forno médio,
preaquecido, por 40 minutos ou até dourar levemente. Por último, retire do forno, deixe esfriar,
desenforme e sirva. [...]
Disponível em: https://l1nq.com/0Un5c.
Acesso em: 7 jul. Fragmento. 2023.
Esse texto serve para
A) dar um aviso.
B) ensinar uma tarefa.
C) narrar uma história.
D) vender um produto.
D10 Questão 07 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo. O rapto das cebolinhas
[...] CORONEL - Gaspar, vá correndo chamar Florípedes
e Simeão. Quero todo mundo aqui. (Sai Gaspar)
CORONEL - Ah! [...] Quem teria a coragem de fazer uma
coisa destas? (Chamando) Lúcia, Maneco! Onde estão os meus netos? Maneco, anda
cá [...]. Lúcia, acorda, menina. [...] (Entram Lúcia e Maneco, aflitos) [...]
LÚCIA - O que é que aconteceu, que você está tão
nervoso, hem, vovô?
CORONEL - Vocês não podem imaginar o que aconteceu?
MANECO - De ruim ou de bom?
CORONEL - De péssimo, ora! [...]
MANECO - O pé de tomate secou?
CORONEL - Não.
LÚCIA - O tacho de melado quebrou?
CORONEL - Não. [...]
MANECO - A água do poço vazou?
CORONEL - Não.
LÚCIA - E a horta inundou...[...]
CORONEL - Nada disso, nada disso; antes fosse. Olhem
lá dentro. (Aponta para dentro da cerca. Os dois meninos entram no cercado)
MANECO - Oh!
LÚCIA - Que horror! Pobre vovô! (Para a plateia)
Arrancaram o pé de cebolinha. (Para o avô) Quem foi? [...]
CORONEL - Não sei ainda. Temos que descobrir. Ainda
ficaram dois pés. Os últimos. [...] LÚCIA - Fique mais calmo, vovô. Não se
amole tanto. Mandaremos vir outras mudas iguais e elas vão crescer que nem
capim.
CORONEL - (indignado) Lúcia, minha neta, não torne a
dizer esse absurdo. Você sabe muito bem que estas cebolinhas são diferentes.
São cebolinhas da Índia. Quem toma chá dessas cebolinhas tem vida longa e
alegria! E estas são as últimas que existem no Brasil... [...]
CORONEL – [...] Irei até a cidade contratar um
detetive [...].
MACHADO, Maria Clara. O rapto das
cebolinhas. Disponível em: https://shre.ink/2dGF. Acesso em: 21 ago. 2023.
Fragmento.
Nesse texto, a história termina quando
A) Lúcia fala para o coronel que comprará mais mudas.
B) Lúcia pergunta ao coronel o que aconteceu.
C)
o coronel diz que irá contratar um detetive.
D) o coronel reúne sua família para conversar.
D2 Questão 08 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Os mais velhos personagens de
desenhos animados
Tom e Jerry
A dupla de rivais mais famosa dos desenhos animados
está unida desde 1940. Criados pelos lendários William Hanna e Joseph Barbera
em 1940, eles possuem 78 anos e ainda hoje figuram em novos desenhos animados
[...].
Mickey Mouse
O camundongo mais famoso do mundo foi criado [...] em
1928, fazendo com que ele tenha nada menos que 90 anos. Em sua estreia no
cinema também esteve a namorada do personagem Minnie Mouse, que tem a mesma
idade. [...]
Patolino
O famoso pato rabugento [...] tem cerca de 81 anos.
Ele começou como um personagem bastante biruta nos desenhos, mas aos poucos,
foi ganhando uma nova personalidade em contraponto ao Pernalonga.
Pernalonga
Ele foi criado um ano depois de seu colega, Patolino,
e tem cerca de 80 anos. É um dos personagens mais famosos [...] e por muitos
anos, foi o mascote do estúdio.
VIEIRA, Pedro. Os mais velhos personagens
de desenhos animados. 2018. Disponível em: https://acesse.one/MWtfi. Acesso em:
3 mai. 2023. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... fazendo com que ele tenha nada menos que 90
anos.”, a palavra destacada substitui
A) Jerry. B) Mickey Mouse.
C) Patolino. D) Pernalonga.
Leia os textos abaixo e responda as
questões 09 e 10. Texto 1
Crítica: ‘Lilo, Lilo,
Crocodilo’ é filme simpático que abraça e conforta
‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ conta a história
de Lilo [...], um crocodilo que tem a habilidade de cantar. [...]
Obviamente, Lilo, Lilo, Crocodilo foge de
alguma originalidade: tem momentos que lembra Paddington, outros lembra Meu
Monstro de Estimação e até mesmo Stuart Little. Não há muito frescor aqui,
batendo sempre em teclas que já vimos. A mensagem também já é muito usada: a de
que devemos ser nós mesmos e respeitar as limitações do outro. Batida, mas
bonitinha.
De resto, destaca‑se a atuação de Javier
Bardem [...]. Ele está totalmente fora de seu costume, talvez em uma preparação
para A Pequena Sereia, cantando, dançando, interagindo com um crocodilo [...] e
se divertindo à beça. Claro que é bom ver ele sério em cena, em papéis mais
densos. Mas que beleza encontrá‑lo tão leve e divertido assim.
[...] Lilo, Lilo, Crocodilo diverte e
encanta e, mesmo com pautas batidas, deve fazer o público sair da sala de
cinema com um sorrisão estampado no rosto e cantarolando a canção original –
que, se houver justiça, será indicada ao Oscar. Se tiver crianças em casa, vale
a pena a visita aos cinemas. Faz tempo que não surge um filme tão bonitinho
assim. [...]
Mans, Matheus. Crítica: ‘Lilo, Lilo,
Crocodilo’ é filme simpático que abraça e conforta. In: Esquina da Cultura.
Disponível em: https://l1nq.com/j5vEf. Acesso em: 24 jan. 2023. Fragmento.
Texto 2: ‘Lilo,
Lilo, Crocodilo’ tem voz de Marcus Eni, o ‘pai’ do macaquinho Severino
Todos os banheiros do mundo têm bichinhos de vez em
quando. Podem ser aqueles mosquitinhos de asas redondas que ficam no ralo e no
teto, pode ser um pernilongo, uma lagartixa, as aleluias no verão. Mas só um
banheiro de todo o planeta tem um crocodilo morando dentro.
O nome do bicho é Lilo, e ele está mais para pessoa
do que para animal [...].
Lilo canta. Lilo fala, caminha em duas patas, gosta
de comer caviar. E ele também usa cachecol. Lilo é o protagonista do filme
“Lilo, Lilo, Crocodilo”, que estreou recentemente nos cinemas. [...]
Aqui no Brasil, há também uma versão do filme com as
vozes em português – o filme dublado. Quem foi escolhido para dar vida a Lilo
foi o Marcus Eni, famoso na internet por ser “pai” do macaquinho Severino
[...].
Morando sozinho em um apartamento na cidade, o
crocodilo um dia se depara com a família que se muda para lá, sem saber que o
animal existe. Joshua é o filho da família, tem 10 anos, e acaba encantado com
aquele réptil cantor tão surpreendente e cativante. [...]
FRANCO, Marcella. ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’
tem voz de Marcus Eni, o ‘pai’ do macaquinho Severino. In: Folha de S.Paulo.
2022. Disponível em: http://bit.ly/3WSel1Q. Acesso em: 24 jan. 2023. Fragmento.
D21 Questão 09 –––––––––––––––––––––––––––◊
Esses textos têm em comum o fato de
A) abordarem que é comum ter bichinhos em todos os
banheiros do mundo.
B) compararem o filme “Lilo, Lilo, Crocodilo” ao
filme “Stuart Little”.
C)
demonstrarem que o crocodilo Lilo é um personagem que canta.
D) mencionarem o nome do dublador do protagonista do
filme.
D14 Questão 10 –––––––––––––––––––––––––––◊
No Texto 2, o trecho que traz uma opinião é
A) “Lilo canta. Lilo fala, caminha em duas patas,
gosta de comer caviar.”. (3° parágrafo)
B) “Lilo é o protagonista do filme ‘Lilo, Lilo,
Crocodilo’,...”. (3° parágrafo)
C) “... há também uma versão do filme com as vozes em
português...”. (4° parágrafo)
D)
“... aquele réptil cantor tão surpreendente e cativante.”. (5° parágrafo)
D12 Questão 11 –––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
COALA, Fábio. Mentirinhas
#2049. In: Mentirinhas. 2023. Disponível em: https://encr.pw/Yj4JD. Acesso em:
4 set. 2023.
Esse texto foi escrito para
A)
defender uma opinião.
B)
descrever uma cena.
C) divertir o leitor.
D)
instruir o leitor.
D4 Questão 12 –––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
[...] Para Líbero Perim, dormir era algo parado no
tempo. O fundo do mar deve ser assim, imaginava ele, como uma tranquila noite
de sono. Adormecia e acordava na mesma posição. A última coisa que via de
noite, ao fechar a janela, era sempre a primeira que via pela manhã, ao abri‑la.
Certo dia, porém, a primeira coisa que saltou aos seus olhos não foi a última
que vira na noite anterior. A torre da igreja no fim da cidade e, atrás dela, o
morro, talvez colina, onde um toldo azul reluzia sobre a grama. Correndo,
sempre correndo, ainda de meias nos pés, desviou dos livros empilhados no chão,
desceu as escadas e derrapou sala adentro, onde Massimo, com uma expressão
emocionada, segurava três ingressos.
Três ingressos para o circo. [...]
E assim teve início aquele dia, o dia do circo, como
todos os outros: abriu os olhos. Mas não estaria sonhando ainda? O toldo azul
sobre a grama, ele correndo, as meias nos pés, desviando dos livros empilhados
no chão, derrapando para a sala onde Massimo, com uma expressão emocionada,
segurava três ingressos.
Três ingressos para o circo.
– O que é o circo, Pa?
Massimo também jamais estivera em um, mas respondeu
com a firmeza que a condição paterna exigia e com a convicção que os anos de
leitura possibilitavam:
– Um pequeno milagre, Líbero, um pequeno milagre
estupendo! [...]
SETUBAL, Alfredo Nugent. O
livro de Líbero. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca. 2020. p. 14-16. Fragmento.
Entende‑se desse texto que
A) Líbero desejava ouvir o barulho do fundo do mar.
B) Líbero gostava de correr sobre a grama.
C) Massimo quer comprar mais livros para seu filho
ler.
D)
Massimo sabe o que é circo porque já leu em livros.
D4 Questão 13 –––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto para responder a
questão abaixo:
Fim do mundo
Carlos
Drummond de Andrade
Aos sete anos de idade,
imaginei que ia presenciar a morte do mundo, ou antes, que morreria com ele. Um
cometa mal-humorado visitava o espaço. Em certo dia de 1910, sua cauda tocaria
a Terra; não haveria mais aulas de aritmética, nem missa de domingo, nem
obediência aos mais velhos.[...] Havia ainda a angústia da morte, o tranco
final, com a cidade inteira (e a cidade, para o menino, era o mundo) se
despedaçando — mas isso, afinal, seria um espetáculo. Preparei-me para morrer,
com terror e curiosidade. Fonte: http://portal.rpc.com.br
/gazetadopovo/blog/certas/ palavras/?id=746167
O sentimento expresso no trecho “não haveria mais
aulas de aritmética, nem missa de domingo, nem obediência aos mais velhos” era
de
A) êxtase porque tudo iria mudar muito no futuro.
B) curiosidade porque não se sabia claramente como
seria o futuro.
C) surpresa com as várias mudanças previstas para o
futuro.
D)
alívio porque alguns deveres não existiriam no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário