sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

SIMULADO 2

 SIMULADO – 8º e  9º  Ano

Leia o texto abaixo e responda as questões 01, 02 e 03.                                      

Iguaria 

Eu tô aqui sem rumo, travada e perdida

Hoje me deu medo da vida

Hoje eu senti falta de você

De te amar por telepatia

Quando você estancou minha ferida

Que de você vem paz resolvida, ai, ai

Que falta que tu faz

 

Do teu lado

Eu me sinto tranquila

Às vezes me assusta

Esse amor avassalador

Você é algo

Que há muito tempo eu não via

Há muito tempo eu não tinha

Cuidado que recém curou

 

Tem gente que amanhece com você

Tеm gente que é o sеu amanhecer

Tem gente que acontece, nada a ver

Tem gente e tem eu e você

Tem gente que amanhece com você

Tem gente que é o seu amanhecer

Tem gente que acontece, nada a ver

Tem gente e tem eu e você

 

Deságua em mim como chuva

Como sempre, como nunca [...]

SONZA, Luísa. Iguaria. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/luisa. Acesso em: 3 out. 2023. Fragmento.

 

D4    Questão  01 –––––––––––––––––––––––––––

Na terceira estrofe desse texto, infere‑se que o eu lírico

A) acha que cada relacionamento é diferente do outro.

B) espera o amanhecer para terminar o seu relacionamento.

C) pensa que cada amanhecer marca um recomeço.

D) sente saudade de um amor tranquilo em sua vida.

D    Questão  02 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, o trecho que apresenta ideias opostas é:

A) “Que há muito tempo eu não via”. (2ª estrofe)

B) “Cuidado que recém curou”. (2ª estrofe)

C) “Deságua em mim como chuva”. (4ª estrofe)

D) “Como sempre, como nunca”. (4ª estrofe)

D13    Questão  03 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “Eu tô aqui sem rumo,...” (1ª estrofe), a linguagem utilizada é comum em

A) bate‑papo entre amigos.

B) editais de concursos.

C) entrevistas de emprego.

D) livros de ciências.

D6    Questão  04 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

Rebecca, a menina de 9 que aprendeu sozinha a tocar piano, bate 2,5 milhões de views 

Aos 9 anos, uma menina que aprendeu sozinha a tocar piano está arrancando aplausos. A pequena musicista mal vê um piano e pronto: espetáculo certo. Num shopping center, a menina tocou e foi aplaudida, fotografada e filmada. Os vídeos dela batem mais de 2,5 milhões de visualizações.

Rebecca Seziba mora na Cidade do Cabo, África do Sul. Ela jamais fez aulas de piano [...]. Ao tocar o instrumento dá um verdadeiro show. [...]  Rebecca tem mais dois irmãos, ambos adolescentes, e também aprenderam sozinhos a tocar piano.  Porém, é a menina que se destaca.

Em todos os vídeos, Rebecca aparece tocando peças diferentes. [...]  Uma brasileira se derreteu pela garotinha. “Simplesmente encantada com o seu talento você e incrível garotinha, brilhe sempre”, disse a internauta. [...]

GIRALDI, Renata. Rebecca, a menina de 9 que aprendeu sozinha a tocar piano [...]. In: SóNotíciaBoa. Disponível em: https://shre.ink/ayZv. Acesso em: 1 ago. 2023. Fragmento.

O assunto desse texto é

A) a cidade em que mora a família de Rebecca.

B) a criação de um grupo musical a partir de uma família.

C) a fama da menina que aprendeu a tocar piano sozinha.

D) a internauta que comentou o vídeo de Rebecca.

 

D1    Questão  05 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.       Dona Cotinha

 

Era a professora da floresta

Ensinava a todos os bichinhos

E quando começava o dia

Tudo virava festa.

 

 A tartaruga sempre atrasada

O coelho era tão apressado

O tatu só queria virar bola

E chegava na madrugada.

 

A aula era embaixo do carvalho

Os passarinhos ensaiavam o canto

Enquanto a professora coruja

Cochilava pousada no galho. [...]

 

As aulas eram de alegrias

De horas bem animadas

Vinham bichos de todo canto

E não faltavam estripulias.

RODRIGUES, Irá. Dona Cotinha. In: Recanto das letras. 2022. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/infantil/7645942. Acesso em: 11 nov. 2022. Fragmento.

De acordo com esse texto, quem só queria virar bola?

A) A coruja.  B) A tartaruga.   C) O coelho.  D) O tatu.

 

D12    Questão  06 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

Receita de Empadinha de leite condensado

Ingredientes da Massa:

·    2 xícaras (chá) de farinha de trigo

·    5 colheres (sopa) de manteiga

·    1 gema

·    2 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes do Recheio:

·    1 e 1/2 lata de leite condensado

Modo de preparo: Em uma tigela, misture a farinha, a margarina, a gema e o açúcar até ficar homogêneo. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de forminhas para empada.

Logo depois, regue com o leite condensado na empadinha até um pouco mais do meio da forminha. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar levemente.  Por último, retire do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva. [...]

Disponível em: https://l1nq.com/0Un5c. Acesso em: 7 jul. Fragmento. 2023.

 

Esse texto serve para

A) dar um aviso.

B) ensinar uma tarefa.

C) narrar uma história.

D) vender um produto.

D10    Questão  07 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.  O rapto das cebolinhas

 

[...] CORONEL - Gaspar, vá correndo chamar Florípedes e Simeão. Quero todo mundo aqui. (Sai Gaspar)

CORONEL - Ah! [...] Quem teria a coragem de fazer uma coisa destas? (Chamando) Lúcia, Maneco! Onde estão os meus netos? Maneco, anda cá [...]. Lúcia, acorda, menina. [...] (Entram Lúcia e Maneco, aflitos) [...]

LÚCIA - O que é que aconteceu, que você está tão nervoso, hem, vovô?

CORONEL - Vocês não podem imaginar o que aconteceu?

MANECO - De ruim ou de bom?

CORONEL - De péssimo, ora! [...]

MANECO - O pé de tomate secou?

CORONEL - Não.

LÚCIA - O tacho de melado quebrou?

CORONEL - Não. [...]

MANECO - A água do poço vazou?

CORONEL - Não.

LÚCIA - E a horta inundou...[...]

CORONEL - Nada disso, nada disso; antes fosse. Olhem lá dentro. (Aponta para dentro da cerca. Os dois meninos entram no cercado)

MANECO - Oh!

LÚCIA - Que horror! Pobre vovô! (Para a plateia) Arrancaram o pé de cebolinha. (Para o avô) Quem foi? [...]

CORONEL - Não sei ainda. Temos que descobrir. Ainda ficaram dois pés. Os últimos. [...] LÚCIA - Fique mais calmo, vovô. Não se amole tanto. Mandaremos vir outras mudas iguais e elas vão crescer que nem capim.

CORONEL - (indignado) Lúcia, minha neta, não torne a dizer esse absurdo. Você sabe muito bem que estas cebolinhas são diferentes. São cebolinhas da Índia. Quem toma chá dessas cebolinhas tem vida longa e alegria! E estas são as últimas que existem no Brasil... [...]

CORONEL – [...] Irei até a cidade contratar um detetive [...].

MACHADO, Maria Clara. O rapto das cebolinhas. Disponível em: https://shre.ink/2dGF. Acesso em: 21 ago. 2023. Fragmento.

 

Nesse texto, a história termina quando

A) Lúcia fala para o coronel que comprará mais mudas.

B) Lúcia pergunta ao coronel o que aconteceu.

C) o coronel diz que irá contratar um detetive.

D) o coronel reúne sua família para conversar.

 

D2    Questão  08 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

Os mais velhos personagens de desenhos animados

 

Tom e Jerry

A dupla de rivais mais famosa dos desenhos animados está unida desde 1940. Criados pelos lendários William Hanna e Joseph Barbera em 1940, eles possuem 78 anos e ainda hoje figuram em novos desenhos animados [...].

Mickey Mouse

O camundongo mais famoso do mundo foi criado [...] em 1928, fazendo com que ele tenha nada menos que 90 anos. Em sua estreia no cinema também esteve a namorada do personagem Minnie Mouse, que tem a mesma idade. [...]

Patolino

O famoso pato rabugento [...] tem cerca de 81 anos. Ele começou como um personagem bastante biruta nos desenhos, mas aos poucos, foi ganhando uma nova personalidade em contraponto ao Pernalonga.

Pernalonga

Ele foi criado um ano depois de seu colega, Patolino, e tem cerca de 80 anos. É um dos personagens mais famosos [...] e por muitos anos, foi o mascote do estúdio.

VIEIRA, Pedro. Os mais velhos personagens de desenhos animados. 2018. Disponível em: https://acesse.one/MWtfi. Acesso em: 3 mai. 2023. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... fazendo com que ele tenha nada menos que 90 anos.”, a palavra destacada substitui

A) Jerry.   B) Mickey Mouse.   

C) Patolino.                   D) Pernalonga.

 

Leia os textos abaixo e responda as questões 09 e 10.            Texto 1

 

Crítica: ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ é filme simpático que abraça e conforta

‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ conta a história de Lilo [...], um crocodilo que tem a habilidade de cantar. [...]

Obviamente, Lilo, Lilo, Crocodilo foge de alguma originalidade: tem momentos que lembra Paddington, outros lembra Meu Monstro de Estimação e até mesmo Stuart Little. Não há muito frescor aqui, batendo sempre em teclas que já vimos. A mensagem também já é muito usada: a de que devemos ser nós mesmos e respeitar as limitações do outro. Batida, mas bonitinha.

De resto, destaca‑se a atuação de Javier Bardem [...]. Ele está totalmente fora de seu costume, talvez em uma preparação para A Pequena Sereia, cantando, dançando, interagindo com um crocodilo [...] e se divertindo à beça. Claro que é bom ver ele sério em cena, em papéis mais densos. Mas que beleza encontrá‑lo tão leve e divertido assim.

[...] Lilo, Lilo, Crocodilo diverte e encanta e, mesmo com pautas batidas, deve fazer o público sair da sala de cinema com um sorrisão estampado no rosto e cantarolando a canção original – que, se houver justiça, será indicada ao Oscar. Se tiver crianças em casa, vale a pena a visita aos cinemas. Faz tempo que não surge um filme tão bonitinho assim. [...]

Mans, Matheus. Crítica: ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ é filme simpático que abraça e conforta. In: Esquina da Cultura. Disponível em: https://l1nq.com/j5vEf. Acesso em: 24 jan. 2023. Fragmento.

 

Texto 2: ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ tem voz de Marcus Eni, o ‘pai’ do macaquinho Severino

 

Todos os banheiros do mundo têm bichinhos de vez em quando. Podem ser aqueles mosquitinhos de asas redondas que ficam no ralo e no teto, pode ser um pernilongo, uma lagartixa, as aleluias no verão. Mas só um banheiro de todo o planeta tem um crocodilo morando dentro.

O nome do bicho é Lilo, e ele está mais para pessoa do que para animal [...].

Lilo canta. Lilo fala, caminha em duas patas, gosta de comer caviar. E ele também usa cachecol. Lilo é o protagonista do filme “Lilo, Lilo, Crocodilo”, que estreou recentemente nos cinemas. [...]

Aqui no Brasil, há também uma versão do filme com as vozes em português – o filme dublado. Quem foi escolhido para dar vida a Lilo foi o Marcus Eni, famoso na internet por ser “pai” do macaquinho Severino [...].

Morando sozinho em um apartamento na cidade, o crocodilo um dia se depara com a família que se muda para lá, sem saber que o animal existe. Joshua é o filho da família, tem 10 anos, e acaba encantado com aquele réptil cantor tão surpreendente e cativante. [...]

FRANCO, Marcella. ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ tem voz de Marcus Eni, o ‘pai’ do macaquinho Severino. In: Folha de S.Paulo. 2022. Disponível em: http://bit.ly/3WSel1Q. Acesso em: 24 jan. 2023. Fragmento.

 

 

D21    Questão  09 –––––––––––––––––––––––––––

Esses textos têm em comum o fato de

A) abordarem que é comum ter bichinhos em todos os banheiros do mundo.

B) compararem o filme “Lilo, Lilo, Crocodilo” ao filme “Stuart Little”.

C) demonstrarem que o crocodilo Lilo é um personagem que canta.

D) mencionarem o nome do dublador do protagonista do filme.

 

D14    Questão  10 –––––––––––––––––––––––––––

No Texto 2, o trecho que traz uma opinião é

A) “Lilo canta. Lilo fala, caminha em duas patas, gosta de comer caviar.”. (3° parágrafo)

B) “Lilo é o protagonista do filme ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’,...”. (3° parágrafo)

C) “... há também uma versão do filme com as vozes em português...”. (4° parágrafo)

D) “... aquele réptil cantor tão surpreendente e cativante.”. (5° parágrafo)

 

D12    Questão  11 –––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.


COALA, Fábio. Mentirinhas #2049. In: Mentirinhas. 2023. Disponível em: https://encr.pw/Yj4JD. Acesso em: 4 set. 2023.

 

Esse texto foi escrito para

A) defender uma opinião.

B) descrever uma cena.

C) divertir o leitor.

D) instruir o leitor.

 

D4    Questão  12 –––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

[...] Para Líbero Perim, dormir era algo parado no tempo. O fundo do mar deve ser assim, imaginava ele, como uma tranquila noite de sono. Adormecia e acordava na mesma posição. A última coisa que via de noite, ao fechar a janela, era sempre a primeira que via pela manhã, ao abri‑la. Certo dia, porém, a primeira coisa que saltou aos seus olhos não foi a última que vira na noite anterior. A torre da igreja no fim da cidade e, atrás dela, o morro, talvez colina, onde um toldo azul reluzia sobre a grama. Correndo, sempre correndo, ainda de meias nos pés, desviou dos livros empilhados no chão, desceu as escadas e derrapou sala adentro, onde Massimo, com uma expressão emocionada, segurava três ingressos.

Três ingressos para o circo. [...]

E assim teve início aquele dia, o dia do circo, como todos os outros: abriu os olhos. Mas não estaria sonhando ainda? O toldo azul sobre a grama, ele correndo, as meias nos pés, desviando dos livros empilhados no chão, derrapando para a sala onde Massimo, com uma expressão emocionada, segurava três ingressos.

Três ingressos para o circo.

– O que é o circo, Pa?

Massimo também jamais estivera em um, mas respondeu com a firmeza que a condição paterna exigia e com a convicção que os anos de leitura possibilitavam:

– Um pequeno milagre, Líbero, um pequeno milagre estupendo! [...]

SETUBAL, Alfredo Nugent. O livro de Líbero. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca. 2020. p. 14-16. Fragmento.

 

Entende‑se desse texto que

A) Líbero desejava ouvir o barulho do fundo do mar.

B) Líbero gostava de correr sobre a grama.

C) Massimo quer comprar mais livros para seu filho ler.

D) Massimo sabe o que é circo porque já leu em livros.

 

D4    Questão  13 –––––––––––––––––––––––––

Leia o texto para responder a questão abaixo:

 

Fim do mundo

                                 Carlos Drummond de Andrade

    Aos sete anos de idade, imaginei que ia presenciar a morte do mundo, ou antes, que morreria com ele. Um cometa mal-humorado visitava o espaço. Em certo dia de 1910, sua cauda tocaria a Terra; não haveria mais aulas de aritmética, nem missa de domingo, nem obediência aos mais velhos.[...] Havia ainda a angústia da morte, o tranco final, com a cidade inteira (e a cidade, para o menino, era o mundo) se despedaçando — mas isso, afinal, seria um espetáculo. Preparei-me para morrer, com terror e curiosidade.   Fonte: http://portal.rpc.com.br /gazetadopovo/blog/certas/ palavras/?id=746167

O sentimento expresso no trecho “não haveria mais aulas de aritmética, nem missa de domingo, nem obediência aos mais velhos” era de

A) êxtase porque tudo iria mudar muito no futuro.

B) curiosidade porque não se sabia claramente como seria o futuro.

C) surpresa com as várias mudanças previstas para o futuro.

D) alívio porque alguns deveres não existiriam no futuro.

 

 

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