LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Leia o texto abaixo:
Dor de ouvido
Coloque compressas
quentes sobre o ouvido doente. As
compressas podem ser panos quentes, sacos de água quente, etc. Tome cuidado
para que ela não esteja quente demais e queime a orelha da pessoa. Essas
compressas são para colocar em cima da orelha, como se estivesse tampando-a e
não para colocar dentro do ouvido. Nunca coloque nada quente dentro do ouvido,
como gotas, óleos, etc., a menos que seja uma receita do médico. Não deixe a
pessoa assoar o nariz com força, isso aumentará a dor. Isso tudo é só para
aliviar a dor, só o médico pode dizer o que a pessoa tem e receitar um remédio.
Fique ligado!
Disponível em:
<http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html>. Acesso em: 15 abr.
2011.
01.Esse texto serve para
A) apresentar um medicamento.
B) contar um caso médico.
C) dar orientações ao leitor. D) explicar os motivos da dor.
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Leia o texto abaixo e responda à questão.
02.Esse
texto serve para
A) dar uma notícia.
B) deixar um recado.
C) fazer um convite.
D) vender um produto.
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Leia o
texto abaixo: Qual é a cor do cavalo?
A piada é sem graça de tão
velha: qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? Pois a resposta é: depende de
quem o retratou. Usar um cavalo branco ajuda a distinguir o protagonista de
outros elementos presentes em uma pintura, por isso o uso frequente. Mas os
artistas registraram o general francês em cavalos de várias cores.
Jacques-Louis David
representou Napoleão Bonaparte sobre um grande corcel branco – a imagem mais
famosa do general em ação – em “Napoleão Cruzando os Alpes”. Pois há um quadro,
de 1848, que é uma versão mais realista da mesma cena. Depois de ver a pintura
de David no Museu do Louvre, que julgou implausível (um cavalo empinando no
alto de uma montanha?), o pintor de Paul Delaroche decidiu colocar Napoleão
montado numa mula castanha. Outro pintor, Jean-Léon Gérome, que registrou a
invasão francesa ao Egito, mostra o general contemplando as pirâmides sobre um
cavalo marrom. Na campanha da Rússia, Napoleão usou uma mula – branca. “Ele
deve, sim ter usado muitos cavalos brancos, mas trocava de montaria durante as
batalhas, que eram muito longas”, diz a professora da UNESP Beatriz Westin,
autora de “A Arte como Expressão da Glória – Napoleão Bonaparte”.
Disponível em:
<http://www.nucleodebroglie.com/2013/03/qual-e-cor-do-cavalo.html>.
Acesso em: 23 fev. 2014.
03.A finalidade deste
texto é
A) convencer. B) divertir. C) informar.
D) narrar.
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Leia o texto abaixo: O rei dos animais
Saiu o Leão a fazer sua
pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. [...]
Assim, o Leão encontrou o Macaco e perguntou: “Hei, você aí, Macaco – quem é o
rei dos animais?”. O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto
de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore
da floresta: “Claro que é você, Leão, claro que é você!”. *
Satisfeito, o Leão
continuou pela floresta e perguntou ao Papagaio: “Currupaco, Papagaio. Quem é,
segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?”. E como aos
Papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o
Papagaio: “Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?”. Cheio
de si, o Leão prosseguiu em busca de novas afirmações de sua personalidade.
Encontrou a Coruja e perguntou: “Coruja, não sou eu o maioral da mata?”. “Sim,
és tu”, disse a Coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão,
mais firme no passo, mais lato de cabeça. Encontrou o Tigre. “Tigre – disse em
voz de estentor –, eu sou o rei da floresta. Certo?”. O Tigre rugiu, hesitou,
tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e
disse, rugindo contrafeito: “Sim”. E rugiu ainda mais mal-humorado e já
arrependido, quando o Leão se afastou.
Três quilômetros
adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o Elefante. Perguntou:
“Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da
República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?”. O Elefante
pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco
de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e
ensanguentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: “Que diabo, só
porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado”. MORAL: Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que bem entende. * só depois pensaria: “Cada
macaco no seu galho”.
FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro:
Nórdica, 1991.
04. Esse texto tem por finalidade
A) dar um ensinamento.
B) divertir os leitores.
C) explicar uma situação.
D)
fazer uma advertência.
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Leia o texto abaixo: Meio ambiente e a Convenção do
Clima
Toda vez que se fala da
Convenção do Clima na imprensa, fala-se também em desastres do meio ambiente.
Efeito estufa, gás carbônico em excesso na atmosfera, são sinônimos de
desastre. Desastres naturais climáticos, principalmente enchentes, que causam
enorme destruição são o transtorno visível mais direto que se usa como ameaça
para tentar convencer aqueles que não querem passar a adotar processos
energéticos mais limpos (e mais caros). O que há de verdade nisto tudo? Afinal,
aquecimentos e resfriamentos do planeta não são novidades. Quem não ouviu falar
das eras glaciais, por exemplo? Por que agora deveria ser diferente?
A resposta é que as mudanças
passadas foram naturais, e agora, o efeito é artificial, causado pelo homem, e
o resultado de modificar o efeito estufa, de contribuir artificialmente para um
aquecimento do planeta, pode trazer resultados que são uma grande incógnita.
Não se sabe ao certo o que pode acontecer. Os estudos ainda não são totalmente
unânimes em prever os resultados. Mas uma coisa é certa. Vai ser um processo
destrutivo que pode trazer enormes prejuízos para todos.
Reduzir o efeito estufa é
possível, mas passa a ser um problema econômico. Adotar processos de geração de
energia mais limpos, e sem emissão de gás carbônico, custa caro, e poderá
afetar a economia dos países, principalmente aqueles que precisam investir mais
porque poluem mais. O Congresso Americano nomeou uma comissão para estudar o
assunto. [...]
Disponível
em: http://www.dge.inpe.br/ozonio/kirchhoff /html/artigo11.html>. Acesso em:
7 jun. 2011. Fragmento.
05.Esse texto é um exemplo de
A) artigo de opinião. B) carta de leitor. C) notícia. D) relato.
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Leia
o texto abaixo.
Disponível
em:<http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/2013/combate_a_dengue/Ad_DengueMS_210x280.jpg>.
Acesso em: 4 mar. 2014.
06. Esse texto
tem a finalidade de
A) conscientizar sobre a
limpeza das ruas.
B) criticar a falta de
recolhimento do lixo.
C) divulgar ações
de combater à dengue.
D) orientar a formação de
equipes esportivas.
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Leia o texto abaixo. Universidade
Monstros
Mike
Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla
inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na
universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito
estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e
arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante
um teste, os dois são obrigados a participar da mesma equipe na olimpíada dos
sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados,
para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares
da escola.
Disponível em:
<http://migre.me/fVsoR>. Acesso em: 2 set. 2013.
07. Esse texto é um exemplo de
A) sinopse. B) piada. C) notícia. D) bilhete.
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Leia o texto abaixo: Esta combinação, não!
Remédios para emagrecer devem ser evitados
por quem corre. O motivo: normalmente, eles contêm estimulantes que aumentam a
frequência cardíaca e aceleram o metabolismo. Ou seja, o corredor pode sofrer
taquicardias e desidratar-se. “Quando há uso de medicamentos, o indicado são
exercícios bem leves, com intensidade abaixo de 60% da capacidade
cardiorrespiratória do praticante”, diz o treinador.
GOMES,
Emerson. Programa de caminhada e corrida. In: Veja. 7 out. 09.
08.Esse texto tem o objetivo de
A) divulgar uma campanha.
B) dar uma orientação.
C) relatar um fato.
D) vender um produto.
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Leia o texto abaixo: A antiga Roma ressurge em cada detalhe
Dos 20.000 habitantes de Pompéia, só dois escaparam da
fulminante erupção do vulcão Vesúvio em 24 de agosto de 79 d.C. Varrida do mapa
em horas, a cidade só foi encontrada em 1748, debaixo de
A profusão de dados sobre a cidade permitiu ao Laboratório
de Realidade Virtual Avançada da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados
Unidos, criar imagens minuciosas, com apoio do instituto Americano de
Arqueologia. Milhares de detalhes arquitetônicos tornaram-se visíveis. As
imagens mostram até que nas casas dos ricos se comia pão branco, de farinha de
trigo, enquanto na dos pobres comia-se pão preto, de centeio.
Outro megaprojeto, para ser concluído em 2020, da
Universidade da Califórnia, trata da restauração virtual da história de Roma,
desde os primeiros habitantes, no século XV a.C., até a decadência, no século
V. Guias turísticos virtuais conduzirão o visitante por paisagens animadas por
figurantes. Edifícios, monumentos, ruas, aquedutos, termas e sepulturas
desfilarão, interativamente. Será possível percorrer vinte séculos da história
num dia. E ver com os próprios olhos tudo aquilo que a literatura esforçou-se
para contar com palavras.
Revista
Superinteressante, dezembro de 1998, p. 63.
09.A
finalidade principal do texto é
(A) convencer.
(B) relatar.
(C) descrever.
(D) informar.
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Leia o texto e responda a questão: A SURDEZ NA INFÂNCIA
Podemos
classificar as perdas auditivas como congênitas (presentes no momento do
nascimento) ou adquiridas (contraídas após o nascimento). Os problemas de
aprendizagem e agressividade infantil podem estar ligados a problemas
auditivos. A construção da linguagem está intimamente ligada a compreensão do
conjunto de elementos simbólicos que dependem basicamente de uma boa audição.
Ela é a chave para a linguagem oral, que, por sua vez, forma a base da
comunicação escrita.
Uma
pequena diminuição da audição pode acarretar sérios problemas no
desenvolvimento da criança, tais como: problemas afetivos, distúrbios escolares,
de atenção e concentração, inquietação e dificuldades de socialização. A surdez
na criança pequena (de
Existem
algumas maneiras simples de saber se a criança já possui problemas auditivos
como: bater palmas próximo ao ouvido, falar baixo o nome da criança e observar
se ela atende, usar alguns instrumentos sonoros (agogô, tambor, apito), bater
com força a porta ou na mesa e, dessa forma, poder avaliar as reações da
criança.
COELHO. Cláudio.
A surdez na infância. O Globo, Rio de Janeiro. 13/04/2003. p. 6. Jornal da Família. Qual é seu problema?
10. O objetivo desse texto é:
A) comprovar que as perdas auditivas são irrelevantes.
B) comprovar que a surdez ainda é uma doença incurável.
C) mostrar as maneiras de saber se a criança ouve bem.
D) alertar o leitor para os perigos da surdez na infância.
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Leia
o texto para responder a questão abaixo: Mente
quieta, corpo saudável
A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar
a dor? Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as
maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de
pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da
Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, AIDS, dor
crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a
sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram
o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.
Revista Superinteressante,
outubro de 2003
11.O texto tem por finalidade
(A) criticar.
(B)
conscientizar.
(C) denunciar.
(D) informar.
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