ATIVIDADE AVALIATIVA
Textos para as questões 01 e 02.
Texto 1 Os direitos dos
animais
O mundo animal vive uma verdadeira revolução. Não,
não é uma cena de ficção [...] trata- se, sim, de uma rebelião lenta e gradual,
mas que a cada dia ganha mais adeptos humanos no mundo. Esse crescente exército
luta para que os animais não sejam mais assassinados, torturados ou privados de
sua liberdade só para alimentar ou divertir o homem. Sua principal arma: a lei.
Batalham para que a mesma legislação que defende os direitos humanos seja
aplicada aos animais, incluindo os seus parágrafos e artigos prevendo punições
legais para quem desrespeitar os direitos fundamentais dos bichos. A questão é
polêmica: enquanto uns acham que essa legislação jamais será estendida aos
animais, pois eles são irracionais e nunca poderão ser comparados ao homem;
outros afirmam o contrário, argumentando que são seres vivos, dotados de
inteligência e sensibilidade e, como tal, não podem continuar sendo submetidos
às atrocidades humanas. Discussões à parte, o fato é que hoje nem mesmo a
ciência e a filosofia conseguem dar munição para ajudar o primeiro grupo a
vencer essa guerra, ao contrário de alguns anos atrás
Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalUnidade/ufmasustentavel/.
Acesso em: 09 jan. 2020
Texto 2
O Ibama e a Polícia Federal estão trabalhando juntos no combate ao tráfico de animais e à biopirataria. A estimativa tanto do Ibama quanto de ambientalistas com relação à preservação da fauna silvestre brasileira é a de que mais de 38 milhões de espécimes sejam levadas do pais a cada ano através de portos e aeroportos. O tráfico é um dos fatores que aumentam o risco de extinção de diversas espécies. Ao intensificar a fiscalização, a Polícia Federal anunciou a criação de delegacias especializadas em crimes contra o ambiente e patrimônio histórico nos 27 estados brasileiros. As novas delegacias contarão com agentes especializados em bloquear furto da biodiversidade do país.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/1267-microplastico.html. Acesso
em: 09 jan. 2020
(S12) 01. A respeito da garantia de
liberdade dos animais, esses textos apresentam informações
A) complementares.
B) contraditórias. C) imprecisas.
D) infundadas. E) semelhantes.
(S01) 02. De acordo com o texto 2, a
Polícia Federal
A) aumentam o risco de extinção de diversas
espécies.
B) continua sendo submetida às atrocidades humanas.
C) criou delegacias especializadas em crimes contra
o ambiente.
D) luta para que os animais não sejam mais
assassinados
E) não combate ao tráfico de animais e à
biopirataria.
Texto para a questão 03.
A letra e a música
Quando nos
encontramos
Dizemo-nos
sempre as mesmas palavras que todos os amantes dizem...
Mas que
nos importa que as nossas palavras sejam as mesmas de sempre?
A música é outra!
QUINTANA, Mário. A cor do invisível. 2a ed. São Paulo: lobo, 1994. p. 96.
(S17) 03. No primeiro verso “Quando nos
encontramos”, a expressão destacada estabelece uma relação de
A) causalidade.
B) condicionalidade.
C) finalidade.
D) proporcionalidade.
E) temporalidade.
Texto para a questão 04. A vida sem casamento
Afinal, o que as mulheres querem?
No campo das aspirações femininas mais fundamentais, essa é uma pergunta
facílima de responder. Por razões sociais, culturais e biológicas, a maioria
absoluta das mulheres aspira a encontrar um companheiro, casar-se, construir
família e, por intermédio dos filhos, ver cumprido o imperativo tão
profundamente entranhado em seu corpo e em sua psique ao longo de centenas de
milhares de anos de história evolutiva. A diferença a que se assiste hoje é que
não existe mais um calendário fixo para que isso aconteça. A formidável mudança
que eclodiu e se consolidou ao longo do último século, com o processo de
emancipação feminina, o acesso à educação e a conquista do controle
reprodutivo, permitiu a um número crescente de mulheres adiar a “programação”
materno-familiar. As mulheres que dispõem de autonomia econômica e vida
independente não são mais consideradas balzaquianas aos 30 anos — apenas 30
anos! —, encalhadas aos 35 e aos 40, reduzidas irremediavelmente à condição de
solteironas, quando não agregadas de baixíssimo status social, melancolicamente
mexendo tachos de comida para os sobrinhos nas grandes cozinhas das famílias
multinucleadas do passado. Imaginem só chamar de titia uma profissional em
pleno florescimento, com um ou mais títulos universitários – e um corpinho
bem-cuidado que enfrenta com honras o jeans de cintura baixa ou o biquíni nos
intervalos dos compromissos de trabalho. Além de fora de moda, o termo pode ser
até ofensivo. O contraponto a esses avanços é que, quanto mais as mulheres
prorrogam o casamento, mais se candidatam a uma vida inteira sem alcançá-lo.
Bel Moherdani. Revista Veja. 29 novembro 2006 (Fragmento)
(S07) 04. A principal informação desse texto é que as mulheres
A) aspiram casar-se e construir família.
B) dispõem de autonomia econômica.
C) desejam, através de seus filhos, perpetuar a
evolução.
D) enquanto avançam no profissional, adiam o
casamento.
E) tem se preocupado mais com a forma física.
Texto para a questão 05.
Literatura. [Do lat.
Litteratura.] S. f. 1. Arte de compor ou escrever trabalhos artísticos
em prosa ou verso. 2. O conjunto de trabalhos literários dum país ou duma
época. 3. Os homens de letras. 4. A vida literária. 5. A carreira das letras.
6. Conjunto de conhecimentos relativos às obras ou aos autores literários. 7.
Qualquer dos usos estéticos da linguagem. (q.v.) 8. Fam. Irrealidade, ficção.
9. Bibliografia. 10.Conjunto de escritos de propaganda de produto industrial.
Dicionário Aurélio Eletronico Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, versão 3.0
(S10) 05. A finalidade desse texto é
A) confirmar a origem de uma palavra latina.
B) constatar mudanças de significado de uma palavra.
C) definir uma palavra da Língua Portuguesa.
D) informar o surgimento de uma nova palavra.
E) relatar o processo de criação de uma palavra.
Texto para as questões 06 e 07. Segunda-feira, 15 de junho de 1942
Minha festa de aniversário foi no domingo à tarde. O filme de Rin Tin Tin fez o maior sucesso entre minhas colegas de escola. Ganhei dois broches, um marcador de livros e dois livros. Vou começar dizendo algumas coisas sobre minha escola e minha turma, a começar pelos alunos. Betty Bloemendaal [...] mora numa rua que não é muito conhecida, no lado oeste de Amsterdã, e nenhuma de nós sabe onde fica. Ela se dá muito bem na escola, mas é porque estuda muito [...]. É muito quieta. Jacqueline van Maarsen é, talvez, minha melhor amiga, mas nunca tive uma amiga de verdade. No começo, achei que Jacque seria uma, mas estava redondamente enganada. [...] Henry Mets é uma garota legal, tem um jeito alegre, só que fala em voz alta e parece mesmo uma criança quando estamos brincando no pátio. [...] Hanneli Goslar [...] é meio estranha. Costuma ser tímida – expansiva em casa, mas reservada quando está perto de outras pessoas. Conta para a mãe tudo que a gente diz a ela. Mas ela diz o que pensa, e ultimamente passei a admirá-la bastante. [...] Nannie van Praag-Sigaar é pequena, engraçada e sensível. Apesar de só ter 12 anos, é a própria lady. Age como se eu fosse um bebê. Além disso, é muito atenciosa, e eu gosto dela. [...]
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010. Fragmento. (P120087H6_SUP)
(S2) 06. De acordo com a autora desse texto, Nannie van Praag-Sigaar é
A) educada.
B) fofoqueira.
C) implicante.
D) irritante.
E) reservada.
(S06) 07. Nesse texto, há um fato no trecho:
A) “Minha festa de aniversário foi no domingo à
tarde.”. (ℓ. 1)
B) “Jacqueline van Maarsen é, talvez, minha melhor
amiga,...” (ℓ. 9-10)
C) “... achei que Jacque seria uma, mas estava
[...] enganada.”. (ℓ. 11)
D) “Henry Mets é uma garota legal,...” (ℓ. 12)
E) “... é muito atenciosa, e eu gosto dela.”. (ℓ.
21-22)
Texto para a questão 08.
Geração interligada
Cerca de 96% dos jovens com menos
de 25 anos fazem parte de alguma rede social.
Conhecidos como Geração Y, eles cresceram em contato constante com aparelhos eletrônicos e entendem como a internet funciona sem precisar de uma comparação com o mundo real. Por causa desta turma, os números da internet são superlativos. O Facebook tem 400 milhões de usuários com perfi l cadastrado. É tanta gente que, se ele fosse um país, só seria menor do que a China e a Índia. No Brasil, uma das redes sociais de maior popularidade é o Orkut, onde há 12 milhões de cadastrados, metade do público mundial. Em média, o brasileiro passa seis horas por mês navegando nestes sites de relacionamento, uma das permanências mais altas do mundo. O que tanto se faz por lá? Tudo o que sempre fizemos pessoalmente, por telefone e por e-mail: conversar, paquerar, namorar, espalhar notícias, contar fofocas e piadas, trocar ideias, mostrar fotos etc.
Vital, ano 2, 2. ed. p. 21. (P120104ES_SUP)
(S05) 08. Qual é o assunto abordado nesse texto?
A) A dificuldade da Geração Y em conviver no mundo
real.
B) A estreita ligação entre os jovens e o mundo
virtual.
C) A popularidade das redes sociais entre os
brasileiros.
D) Os divertimentos dos jovens nos sites de
relacionamento.
E) Os perfis dos usuários da internet na China e na
Índia.
Texto para a questão 09.
Se você me conheceu há cinco anos, talvez você não saiba mais quem sou
Sabe o que rola? É que mudei demais. Cortei partes de mim que me faziam mal; deixei para trás os velhos hábitos, mudei o corte de cabelo, [...] levantei a cabeça pra vida, saca? Não sou mais aquela pessoa que cometia erros sem se importar com as consequências. A vida me bateu forte, e eu aprendi que apanhar não vale a pena. Se hoje erro, logo me desculpo. Percebi com as perdas que a vida é muito breve para guardar qualquer coisa que não seja lembranças. Por isso, talvez você não me reconheça mais, pois cheguei à minha melhor versão; ainda cheia de problemas, mas bem mais estável e madura do que todas as outras que tentei ser até aqui. Então, se você me conheceu no momento errado, a gente se conhece de novo, afinal, eu também não posso garantir que daqui a cinco anos você irá saber quem sou. ALVES, Neto. Se você me conheceu há cinco anos atrás, talvez você não saiba mais quem sou. In: Eoh.2018. Disponível em: <http://eoh.com.
(S23) 09. Em qual trecho desse texto há uma marca de linguagem coloquial?
A) “... mudei o corte de cabelo,...”. (ℓ. 2-3)
B) “... levantei a cabeça pra vida, saca?”. (ℓ. 3)
C) “... talvez você não me reconheça mais,...”. (ℓ.
8-9)
D) “... se você me conheceu no momento errado,...”.
(ℓ. 11-12)
E) “... você irá saber quem sou...”. (ℓ. 14)
Texto para a questão 10. O pessoal
Chega o velho carteiro e me deixa
uma carta. Quando se vai afastando eu o chamo: a carta não é para mim. Aqui não
mora ninguém com este nome, explico-lhe. Ele guarda o envelope e coça a cabeça
um instante, pensativo:
– O senhor pode me dizer uma
coisa? Por que é que agora há tanta carta com endereço errado? Antigamente isso
acontecia uma vez ou outra. Agora, não sei o que houve... E abana a cabeça, em
um gesto de censura para a humanidade que não se encontra mais, que envia
mensagens inúteis para endereços errados.
Sugiro-lhe que a cidade cresce
muito depressa, que há edifícios onde havia casinhas, as pessoas se mudam mais
que antigamente. Ele passa o lenço pela testa suada:
– É, isso é verdade... Mas
reparando bem o senhor vê que o pessoal anda muito desorientado. O pessoal anda
muito desorientado... E se foi com um maço de cartas, abanando a cabeça. Fiquei
na janela, olhando a rua à
toa numa tristeza indefinível. Um
amigo me telefona, pergunta como vão as coisas. E não consigo resistir:
– Vão bem, mas o pessoal anda
muito desorientado.
(O que, aliás, é verdade).
BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de
Janeiro: Record. 1993. (P120659ES_SUP)
(D11) 10. O conflito gerador dessa história é
A) a chegada do velho carteiro.
B) a constatação do envio de correspondências
inúteis.
C) a correspondência enviada com endereço errado.
D) a explicação sobre o crescimento da cidade.
E) a pergunta feita pelo carteiro.
GABARITO DESTE MATERIAL:
QUESTÃO |
RESPOSTA |
01 |
A |
02 |
C |
03 |
E |
04 |
D |
05 |
C |
06 |
A |
07 |
A |
08 |
B |
09 |
B |
10 |
C |
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