Atividade de Leitura e Interpretação Textual
Texto: "A Importância da Curiosidade"
Desde a infância, a curiosidade é uma das principais forças que impulsionam o aprendizado. Quando crianças, perguntamos sobre tudo: “Por que o céu é azul?”, “Para onde vão as estrelas quando amanhece?”, “Por que os pássaros voam?”. À medida que crescemos, muitas vezes essa curiosidade natural se perde, seja por medo de errar ou pela rotina do dia a dia.
No entanto, a curiosidade é essencial para o desenvolvimento do conhecimento. Cientistas, escritores, artistas e inventores são pessoas movidas por perguntas. Albert Einstein, um dos maiores físicos da história, afirmava que não possuía talentos especiais, apenas era “apaixonadamente curioso”.
Manter a curiosidade ativa significa estar aberto a aprender sempre. Isso não se limita apenas às matérias da escola, mas também à vida, aos relacionamentos e às descobertas do mundo ao nosso redor. Perguntar, pesquisar e experimentar são atitudes que nos fazem evoluir.
Portanto, que tal exercitar a curiosidade hoje? Faça uma pergunta nova, investigue algo que você nunca pensou antes e descubra um pouco mais sobre o mundo.
Questões de Interpretação
- Qual é a ideia principal do texto?
- Segundo o texto, por que a curiosidade é importante?
- O que, segundo o autor, pode fazer com que a curiosidade se perca com o tempo?
- Qual é a relação entre Einstein e a curiosidade, segundo o texto?
- No trecho “Manter a curiosidade ativa significa estar aberto a aprender sempre”, o que significa a expressão "estar aberto a aprender sempre"?
- Explique com suas próprias palavras o que o autor sugere no último parágrafo do texto.
- Você se considera uma pessoa curiosa? Dê um exemplo de algo que você aprendeu recentemente por curiosidade.
GABARITO
Qual é a ideia principal do texto?
- A importância da curiosidade para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal.
Segundo o texto, por que a curiosidade é importante?
- Porque impulsiona o aprendizado, motiva descobertas e permite o crescimento intelectual e pessoal.
O que, segundo o autor, pode fazer com que a curiosidade se perca com o tempo?
- O medo de errar e a rotina do dia a dia.
Qual é a relação entre Einstein e a curiosidade, segundo o texto?
- O texto menciona que Einstein se considerava “apaixonadamente curioso” e que essa característica foi essencial para seu sucesso.
No trecho “Manter a curiosidade ativa significa estar aberto a aprender sempre”, o que significa a expressão "estar aberto a aprender sempre"?
- Significa estar disposto a questionar, buscar novos conhecimentos e não se limitar apenas ao que já sabe.
Explique com suas próprias palavras o que o autor sugere no último parágrafo do texto.
- O autor incentiva o leitor a praticar a curiosidade diariamente, fazendo perguntas e buscando novos aprendizados.
Você se considera uma pessoa curiosa? Dê um exemplo de algo que você aprendeu recentemente por curiosidade.
- Resposta pessoal do aluno.
Questões de Múltipla Escolha
Qual é o tema principal do texto?
a) A importância da escola na vida dos estudantes.
b) A curiosidade e seu papel no aprendizado. ✅
c) Como desenvolver talento em diversas áreas.
d) O medo de errar e suas consequências.Segundo o texto, o que pode fazer com que a curiosidade se perca com o tempo?
a) O cansaço e a preguiça.
b) A falta de talento e inteligência.
c) O medo de errar e a rotina do dia a dia. ✅
d) A influência das redes sociais.Qual das afirmativas a seguir está de acordo com o texto?
a) Apenas cientistas e artistas são curiosos.
b) A curiosidade é natural na infância, mas pode se perder ao longo da vida. ✅
c) Perguntar demais pode prejudicar o aprendizado.
d) Einstein afirmava que tinha talentos especiais desde pequeno.O que significa a expressão "estar aberto a aprender sempre", segundo o texto?
a) Estar disposto a perguntar, pesquisar e experimentar. ✅
b) Somente estudar muito as matérias da escola.
c) Ter boas notas e prestar atenção na aula.
d) Ouvir os mais velhos sem questionar nada.Por que o autor menciona Albert Einstein no texto?
a) Para mostrar que apenas gênios são curiosos.
b) Para reforçar a importância da ciência na sociedade.
c) Para destacar que ele era um grande inventor.
d) Para exemplificar que até os mais inteligentes valorizam a curiosidade. ✅O que o autor sugere no último parágrafo do texto?
a) Que o leitor faça novas perguntas e descubra coisas novas. ✅
b) Que o leitor estude mais para melhorar suas notas.
c) Que apenas pessoas inteligentes são curiosas.
d) Que a curiosidade não é algo tão importante no aprendizado.De acordo com o texto, qual das alternativas NÃO está relacionada à curiosidade?
a) Pesquisar sobre um assunto novo.
b) Experimentar algo diferente.
c) Memorizar informações sem questioná-las. ✅
d) Fazer perguntas sobre o mundo ao redor.
- Resposta pessoal do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário