terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

ATIVIDADE AVALIATIVA

 Leia o texto abaixo e responda as questões 01 e 02.

 

Heroínas – Laura Conrado, Pam Gonçalves & Ray Tavar

 

Baseado em Os Três Mosqueteiros, Rei Arthur e Robin Hood, Heroínas nos conta uma versão atual dessas histórias, substituindo nossos tão conhecidos heróis por mulheres. Em Uma por todas e todas por uma, de Laura Conrado, conhecemos Daniela. Uma jovem no último ano do ensino médio que tem como espelho de carreira sua mãe, uma veterinária de muito prestígio. Daniela cresceu rodeada de bichos e por amor a eles, sonha em trabalhar como voluntária na ONG das Mosqueteiras. [...]

Os contos são de uma escrita fluida e, quando se percebe o momento em que eles têm relação com os heróis, se tornam bastante divertidos de acompanhar. Por mais que tenham escritoras diferentes, todos eles têm em comum uma mulher, ou várias, que salva uma ONG, uma formatura ou a nossa população. Muita determinação, protagonistas fortes e uma pitada de romance.

É complicado escolher um favorito. [...]

Heroínas vai falar sobre mulheres [...]. Algo que eu infelizmente não tenho visto muito nas histórias que leio. Foi com certeza, o ponto forte do livro. Em todos os contos, é possível perceber a união das mulheres, sendo elas já amigas ou acabando de se conhecer.

Se você gosta de histórias com personagens femininas fortes, [...] não pode deixar de ler estes contos tão incríveis.

Disponível em: https://resenhandosonhos.com/heroinas-laura-conrado-pam-goncalves-ray-tavares/. Acesso em 18 abr. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

 

D14    Questão  01 –––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A) “Baseado em Os Três Mosqueteiros,...”. (1º parágrafo)

B) “Uma jovem no último ano do ensino médio...”. (1º parágrafo)

C) “... sonha em trabalhar como voluntária na ONG...”. (1º parágrafo)

D) “... eu infelizmente não tenho visto muito...”. (4º parágrafo)

 

D3    Questão  02 ––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “... tem como espelho de carreira sua mãe,...” (1º parágrafo), a expressão destacada foi utilizada para

A) apontar que a personagem principal quer comprar um espelho para sua mãe.

B) demonstrar que a personagem principal preocupa-se com a beleza.

C) indicar que a personagem principal imagina ser frágil para tornar-se veterinária.

D) mostrar que a personagem principal deseja ter a mesma profissão de sua mãe.

 

D5    Questão  03 ––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/0f/a4/1f/42/pet-friendly.jpg. Acesso em: 17 abr. 2023.

Entende-se desse texto que

A) os animais devem participar das propagandas de hotel.

B) os animais podem passear sem o tutor no hotel.

C) os animais protegem os hóspedes no hotel.

D) os animais são permitidos dentro do hotel.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 04 e 05.

 

Aulas a distância e videoaulas ganham espaço como futuro da educação com ensino híbrido

 

O ensino a distância já estava ganhando espaço [...] associado à necessidade de se estudar em casa pela internet. [...] O processo se tornou ainda mais popular, conquistando milhões de adeptos no Brasil e no mundo, comprovando o quanto o meio digital é promissor como futuro da educação [...].

Para se ter uma ideia, as videoaulas já eram conhecidas por muitos estudantes. [...] Os conteúdos são encontrados com maior facilidade na rede mundial de computação [...]. Nos últimos anos, o mercado ganhou cada vez mais infoprodutos, como a crescente produção de cursos online, envolvendo artesanato, ensino de idiomas e educação financeira, entre vários outros temas com grande demanda por conhecimento popular.

A internet possibilita esse acesso a um estudo de qualidade, no conforto do lar. Afinal, se antes era preciso se deslocar de carro ou de ônibus para encontrar o conhecimento, atualmente com apenas um clique podemos nos conectar com grandes mestres da educação e que dão aulas em universidades renomadas, como Harvard e USP, entre outras. [...]

A inscrição em cursos online de diversos tipos e áreas, por exemplo, cresceu mais de 200%, quando comparada ao ano anterior, conforme dados do Sebrae. [...]   O processo ganha melhor qualidade de imagem e áudio com equipamentos e infraestrutura para aulas assertivas e conteúdo diversificado, proporcionando maior dinamismo e praticidade.

É preciso entender que esse crescimento não se deu apenas em razão da necessidade de se criar novos canais de estudo digital, já que, de forma geral, todo tipo de produção audiovisual obteve um crescimento significativo [...]. Os empreendedores acreditam que podem atrair cada vez mais pessoas e atenderem as demandas com um conteúdo diversificado, de alta qualidade e acessível ao público e, mais importante, disponível a qualquer momento.

FILHO, Lúcio Flávio Aleixo. In: Hoje em dia. 2023. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opiniao/opiniao/aulas-a-distancia-e-videoaulas-ganham-espaco-como-futuro-da-educac-o-com-ensino-hibrido-1.956955. Acesso em: 14 abr. 2023. Fragmento.

 

D8    Questão  04 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, para defender a tese de que aulas a distância ganham espaço como futuro da educação, o autor utiliza como argumento o trecho:

A) “Para se ter uma ideia, as videoaulas já eram conhecidas por muitos estudantes.”. (2º parágrafo)

B) “A inscrição em cursos online de diversos tipos e áreas, por exemplo, cresceu mais de 200%, quando comparada ao ano anterior, conforme dados do Sebrae.”. (4º parágrafo)

C) “O processo ganha melhor qualidade de imagem e áudio com equipamentos...”. (5º parágrafo)

D) “Os empreendedores acreditam que podem atrair cada vez mais pessoas e atenderem as demandas com um conteúdo diversificado,...”. (6º parágrafo)

 

D15    Questão  05 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “Afinal, se antes era preciso se deslocar...” (3º parágrafo), a expressão destacada foi usada para

A) apontar conclusão.     B) estabelecer oposição.

C) indicar explicação.      D) mostrar tempo.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 06 e 07.

 

Disponível em: https://curtlink.com/Ghvj07X. Acesso em: 25 abr. 2023.

 

D13    Questão  06 –––––––––––––––––––––––––

De acordo com a linguagem utilizada, esse texto foi escrito por

A) idosos.                         B) jovens.   

C) meteorologistas.        D) motoristas.

 

D12    Questão  07 –––––––––––––––––––––––––

Esse texto foi escrito para

A) anunciar um produto.     B) divulgar uma ação.

C) ensinar uma tarefa.          D) relatar um fato.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 08 e 09.

 

Pedro, João e José

 

Aquele homem vivia com a mulher e os três filhos num castelo que ficava no alto de um morro. Era [...] feliz. Amava sua esposa e seus filhos mais do que tudo. Cada vez que sua companheira tinha um filho, o homem dava uma grande festa e convidava o povo da cidade.

Depois, fazia sempre a mesma coisa: ia para o jardim e plantava uma árvore.   Seus filhos foram crescendo.   No castelo, perto da fonte, no recanto mais belo do jardim, três árvores também cresciam. Uma para cada filho daquele homem. [...]

O tempo passou.  Os três meninos acabaram virando jovens fortes e valentes.  Cada um possuía um cavalo, um cachorro [...], presentes de sua [...] mãe.

O nome do filho mais velho era Pedro.  Um dia, Pedro procurou o pai. Disse que já estava moço. Agora pretendia correr mundo.  Sonhava conhecer outras estradas, outros lugares e outras gentes. [...]   – O mundo é bonito e perigoso!

O moço garantiu que era forte e não tinha medo de nada. Insistiu. Queria porque queria viajar.  O pai concordou.  Na hora da despedida, conversou com o filho. Disse que estava velho e que, durante a vida, fizera inúmeras viagens. [...]  Despedindo-se do pai e dos irmãos, o jovem pegou [...] seu cavalo, chamou seu cachorro e partiu.

Foi pela estrada afora descobrir os caminhos e os descaminhos do mundo.  E conheceu cidades distantes. E visitou fronteiras. E atravessou desertos, montanhas e florestas. [...]  Longe dali, no jardim do castelo no alto de um morro, dois irmãos, João e José, conversavam. [...]  João então disse que queria tentar encontrar seu irmão. [...]

AZEVEDO, Ricardo. Pedro, João e José. 2005. Disponível em: https://www.coletivoleitor.com.br/wp-content/uploads/2020/01/contos-de-espanto-e-alumbramento.pdf. Acesso em: 18 abr. 2023. Fragmento.

 

D13    Questão  08 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, o narrador

A) estabelece um diálogo com o leitor.

B) narra os fatos sem participar deles.

C) participa da história como personagem principal.

D) participa da história como personagem secundário.

 

D1    Questão  09 –––––––––––––––––––––––––––

De acordo com esse texto, qual personagem plantou as árvores no jardim do castelo?

A) João.    B) José.     C) Mãe.    D) Pai.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 10, 11 e 12.

 

Pesquisadoras brasileiras usam a mangabeira para criar xampu rico em antioxidantes, mais natural e sustentável

A mangabeira (Hancornia speciosa) é uma árvore típica do Cerrado e da Caatinga brasileiros, muito comum de ser encontrada nos estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. O nome de seu fruto, a mangaba, tem origem no tupi-guarani, e significa “coisa boa de comer”. Pois pesquisadoras brasileiras descobriram também que, além de gostosa, ela é excelente para tratar nossos cabelos e, ainda, na produção de cremes para a pele.

A partir da análise de extratos da casca, caule e folha da mangabeira, as cientistas descobriram que essa é rica em antioxidantes [...]. Com isso, as pesquisadoras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) desenvolveram um xampu herbal e um sérum¹ para a pele.

O desenvolvimento desses dois produtos, que são mais naturais e sustentáveis, já que evitam a utilização de ingredientes sintéticos, foi divulgado em dois artigos científicos, um publicado em março sobre o sérum, e o segundo [...], sobre o xampu, no Brazilian Journal of Biology. [...]

*Vocabulário:

¹Sérum: produto de textura fluida e não gordurosa, de rápida absorção, destinado a tratar a pele ou o cabelo. CAMARGO, Suzana. In: Conexão Planeta. 2023. Disponível em: https://curtlink.com/mSutJY5. Acesso em: 17 abr. 2023. Fragmento.

 

D6    Questão  10 –––––––––––––––––––––––––––

Qual é o assunto desse texto?

A) A análise dos extratos de uma árvore.

B) A publicação de dois artigos científicos.

C) O desenvolvimento de produtos sustentáveis.

D) O significado de um nome dado a um fruto.

 

D3    Questão  11 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, no trecho “... excelente para tratar nossos cabelos.” (1º parágrafo), a palavra destacada foi usada com o sentido de

A) cortar.  B) cuidar.   C) molhar.   D) pintar.

 

D17    Questão  12 –––––––––––––––––––––––––––

Nesse texto, o termo “Hancornia speciosa” (1º parágrafo) foi escrito de forma diferente para

A) apresentar uma tradução.

B) evidenciar o título de uma obra.

C) indicar a fala de uma pessoa.

D) marcar um nome científico.

 

D1    Questão  13 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.     Esopo

 

O autor grego Esopo é um dos maiores criadores de fábulas, narrativas algóricas – com animais inseridos em situações humanas – que são concluídas com algum ensinamento moral.

Uma das mais famosas, A Raposa e as Uvas, conta a história de uma raposa que observa videiras em altas estruturas de madeira e, ao não conseguir alcançá-las, desdenha das uvas que antes desejava. Por meio da simplicidade e de uma linguagem pedagógica, as fábulas de Esopo tratam de assuntos profundos e inerentes às condições humanas. Em A Raposa e as Uvas, ele mostra como o homem pode alterar sua opinião quando lhe convém.

O desprezo da raposa pelas uvas é uma clara referência ao costume de desvalorizar aquilo que não consegue conquistar, com o intuito de se livrar da responsabilidade pelo próprio fracasso.

Recontadas e adaptadas por outros autores ao longo dos séculos, as fábulas de Esopo constituem um importante alicerce para a tradição de histórias curtas e diretas que originaram o conto como o conhecemos hoje.

A biografia de Esopo é incerta. A referência mais antiga é encontrada no historiados Heródoto (século 5 a.C.), segundo quem ele foi um escravo que viveu no século 6 a.C. e contava suas fábulas oralmente. A obra do fabulista só seria reunida e escrita em 325 a.C. por Demétrio de Falero.

Revista Especial BRAVO!, 100 contos essências da literatura mundial. ed.9.2009.p.108.

 

De acordo com esse texto, Esopo é um

A) amigo do historiador Heródoto.

B) criador de fábulas e narrativas alegóricas.

C) escritor fundador do gênero conto.

D) personagem da fábula A Raposa e as Uvas.

 

D1    Questão  14 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.     Entrevista com Marcos Bagno

 

Em geral, o preconceito linguístico é exercido pelas pessoas que ocupam as classes sociais dominantes, que tiveram acesso à educação formal, portanto, à norma-padrão de prestígio. Assim, acreditam que seu modo de falar é mais “certo” e mais “bonito” que o das pessoas com pouca ou nenhuma escolarização. O preconceito linguístico é somente um disfarce: não é a língua da pessoa que é discriminada, mas a própria pessoa em sua identidade individual e social.

VECCHI, Viviane. Entrevista com Marcos Bagno. Disponível em: http://www.facasper.com.br/jo/entrevistas.

 

Nesse texto, o linguista defende a ideia de que o preconceito linguístico

A) contraria as regras gramaticais.

B) depende da idade dos falantes.

C) é apenas uma questão de disfarce.

D) está em todas as camadas sociais.

 

D1    Questão  15 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.             AS MÃOS

 

“Que semelhança mais perfeita existe entre nossas duas mãos! E, no entanto, que impressionante desigualdade! Para a mão direita vão as honras, as designações lisonjeiras, as prerrogativas: ela age, ordena e toma. A mão esquerda, ao contrário, é desprezada e reduzida ao papel de uma humilde auxiliar: sozinha nada pode fazer; ela ajuda, ela apoia, ela segura.

A mão direita é o símbolo e o modelo de toda a aristocracia; a mão esquerda, de todas as pessoas comuns. Quais são os títulos de nobreza da mão direita? De onde vem a servidão da esquerda?”

HERTZ, Robert. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

De acordo com o texto, é feita uma atribuição à mão esquerda, quando se diz que ela

A) age. B) ordena.    C) toma.      D) apoia.

 

D2    Questão  16 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto para responder a questão a seguir:

 

Mônica Torres achará todo mundo

“gentinha” em novela

A atriz Mônica Torres começa nos próximos dias a preparação para a nova novela da Record, Ribeirão do Tempo.  Ela será uma ex-modelo e proprietária da butique mais luxuosa da cidadezinha que empresta seu nome à trama.   — A Célia vai morar em Ribeirão do Tempo contrariada. Ela está acostumada com o glamour das grandes cidades. Vai contrariada por conta do marido e vai achar todo mundo ‘gentinha’.

http://entretenimento.r7.com/

O uso do diminutivo na palavra ‘gentinha’ no texto significa que

(A) a personagem dará às pessoas um tratamento carinhoso.

(B) as pessoas da novela vivem em uma cidade pequena.

(C) a atriz compara as pessoas da cidade à sua butique luxuosa.

(D) a personagem desconsidera as pessoas da cidadezinha.

 

D2    Questão  17 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.    Os animais vivem se mexendo

 

Há animais que batem as asas e conseguem se mover no ar.

O gavião voa alto, calmo, olhando lá de cima o que está no chão. De repente, muda o voo e mergulha no ar para agarrar o que comer. A borboleta voa um pouco e pousa aqui, voa mais um pouco e pousa ali, voa de novo e pousa cá,  mais um pouquinho e pousa lá. O beija-flor voa de flor em flor e bate tão depressa as asas que pode até parar no ar. A libélula quando voa parece planar, suas asinhas vibram sobre as águas tranquilas.

FERREIRA, Marina Baird. Os animais vivem se mexendo. In: O Aurélio com a turma da Mônica. Rio Janeiro:

 

No Texto, no trecho “...suas asinhas vibram sobre as águas tranquilas.”, a expressão destacada indica que as asinhas pertencem

A) ao gavião.               B) à borboleta. 

C) ao beija-flor.           D) à libélula.

 

D2    Questão  18 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.                Leituras

 

Não, não te recomendo a leitura de Joaquim Manuel de Macedo ou de José de Alencar. Que idéia foi essa do teu professor? Para que havias tu de os ler, se tua avozinha já os leu? E todas as lágrimas que ela chorou, quando era moça como tu, pelos amores de Ceci e da Moreninha ficaram fazendo parte do teu ser, para sempre. Como vês, minha filha, a hereditariedade nos poupa muito trabalho.           QUINTANA, Mário. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 239

.

No fragmento “E todas as lágrimas que ela chorou”, a expressão destacada refere-se à

A)     avozinha.  B) Ceci.   C) Moreninha.  D) filha.

 

D2    Questão  19 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.         PARDALZINHO

 

O pardalzinho nasceu

Livre. Quebraram-lhe a asa.

Sacha lhe deu uma casa,

Água, comida e carinhos.

Foram cuidados em vão:

A casa era uma prisão,

O pardalzinho morreu.

O corpo, Sacha enterrou

No jardim; a alma, essa voou

Para o céu dos passarinhos!

BANDEIRA, Manuel. Pardalzinho. In: Poesia completa e prosa, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.

Nos versos “O corpo, Sacha enterrou no jardim; a alma, essa voou para o céu dos passarinhos!”, a palavra ESSA refere-se à

A) água.    B) alma.    C) casa.     D) Sacha.

 

D2    Questão  20 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

Refrigerante faz cócegas no cérebro

 

Não é só pelo sabor que os refrigerantes seduzem crianças e adultos. Eles são divertidos principalmente pelas bolhas de gás carbônico que contêm. Ao se misturar com a saliva, elas estouram e viram ácido carbônico. Com isso causa uma pequena irritação na língua. É dolorido, só que o cérebro interpreta essa dor pequena como uma cócega. No fim, resta a sensação de prazer. Esse mecanismo foi desvendado por químicos e neurologistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que examinaram o cérebro de ratos enquanto gotejavam água com gás na língua deles. Notaram, assim, que os neurônios encarregados de captar sinais de dor entravam em ação. “Isso não quer dizer que o ácido carbônico faça mal”, explicou Earl Carstens, responsável pela pesquisa, à SUPER.

SUPERinteressante. São Paulo: Abril,n.12, p.15, 1999.

 

No trecho “Isso não quer dizer que ácido carbônico faça mal...”, o pronome destacado faz referência à

A) ação dos neurônios captadores de sinais de dor.

B) passagem do gás carbônico para ácido carbônico.

C) realização de experiências com ratos de laboratórios.

D) transformação que sofrem as bolhas de gás carbônico.

 

D3    Questão  21–––––––––––––––––––––––––––

Leia os textos abaixo.

 

Torne-se um cidadão “Orkutiano”

Se você ainda não está conectado com essa nova mania dos internautas, veja a seguir, passo a passo, como entrar no orkut e utilizar todos os seus recursos.  Como encontrar amigos?

Comece olhando quem é amigo da pessoa que o convidou. E depois parta para lista de amigos dos amigos de seu amigo. Também dá para procurar por nome (friends/add friends) e por perfil (search).

Para adicionar o novo amigo a sua lista, caso ele já seja um usuário, clique em profile e depois em add as a friends.                            Época, nº 326

 

Nesse texto, o pronome “ele”, (último parágrafo), refere-se a

A) amigo.   B) nome.   C) perfil.    D) usuário.

 

D2    Questão  22–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo e responda.

 

O ASNO, O LEÃO E RAPOSA

 

O Asno e a Raposa, tendo feito um acordo de proteção mútua, entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe, quando encontraram um Leão. A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este desse sua palavra de honra que ela própria não seria molestada. Diante do compromisso assumido pelo Leão, a Raposa atraiu o Asno até uma profunda gruta e o convenceu a entrar lá dentro.

O Leão, vendo que o Asno já estava assegurado, atacou a Raposa e, quando achou mais conveniente, atacou o Asno.

Fábula de Esopo.

Leia novamente o trecho.

“A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este desse sua palavra de honra que ela própria não seria molestada.”

A palavra este refere-se ao

A) Leão.                             B) Asno.

C) perigo iminente.         D) acordo com o Leão.

D3    Questão  23–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.            Bucolismo

 

Bucolismo é o termo utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral, que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do Arcadismo. A base material do progresso consubstanciava-se nas cidades. Mudava o mundo, modernizavam-se as cidades e, consequentemente, redobravam os problemas dos conglomerados urbanos. A natureza acenava com a ordem nos prados e nos campos, os indivíduos resgatavam sentimentos corroídos pelo progresso. Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino. Eles tinham preferência pela vida nos campos, próxima à natureza.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucolismo>. Acesso em: 6 abr. 2014. Fragmento.

 

Nesse texto, no trecho “Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino.”, a palavra destacada tem o sentido de

A) agitação.                  B) buzina.

C) cansaço.                  D) sussurro.

 

D7    Questão  24–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo:   Brincadeira retrô

 

 Me lembro bem de quando era pequena e do quanto minha imaginação era fértil. Eu fui daquelas crianças que davam arrepios nos pais por conta das brincadeiras mirabolantes: a cama de casal que virava navio pirata, o sofá da sala que virava palco de teatro com direito a cortina de lençol e tudo mais... Toda vez que começava a me animar minha avó dizia: “Lá vem essa menina inventando moda”. Hoje vejo que esse era o jeito de brincar das crianças de antigamente. Não havia toda essa parafernália eletrônica, que toca música, anda, fala e não deixa nenhum espaço para a imaginação. Precisávamos inventar as nossas brincadeiras. Criança moderna não sabe brincar sozinha, tem sempre a babá, o computador, o DVD... Hoje tento incentivar meu filho a brincar assim também.   

 Não é que eu vá jogar todos os brinquedos dele fora, mas com certeza ele vai aprender a se divertir com muito menos. Dá mais trabalho, faz mais bagunça, mas é infinitamente mais divertido.   

 

A autora desse texto defende que

A) as brincadeiras das crianças de antigamente eram divertidas.

B) as brincadeiras de antigamente eram mais criativas que as atuais.

C) as maneiras de as crianças de hoje brincarem devem ser aceitas.

D) as crianças devem brincar com parafernálias eletrônicas.

 

D3    Questão  25–––––––––––––––––––––––––––

Leia:                  Cadernos de João

 

(…) Na última laje de cimento armado, os trabalhadores cantavam a nostalgia da terra ressecada. De um lado era a cidade grande: de outro, o mar sem jangadas.   O mensageiro subiu e gritou:

— Verdejou, pessoal! Num átimo, os trabalhadores largaram-se das redes, desceram em debandada, acertaram as contas e partiram.

Parada a obra. Ao dia seguinte, o vigia solitário recolocou a tabuleta: “Precisa-se de operários”, enquanto o construtor, de braços cruzados, amaldiçoava a chuva que devia estar caindo no Nordeste.          (Anibal Machado, Cadernos de João )

 

De acordo com o texto, a palavra “Verdejou”, (4° parágrafo) significa

(A) a saudade dos trabalhadores.

(B) o mar sem jangadas.

(C) a parada da obra.

(D) a chuva caindo no Nordeste.

 

D7    Questão  26–––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.      Receitas da vovó

Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando).

A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias:

(A) Fazem com que lembremos a nossa infância.

(B) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.

(C) São as que só nossas mães ou avós conhecem.

(D) São uma parte importante da cultura brasileira.

 

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ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

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