sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 6° a 7° 

Leia o texto e responda às questões 1 a 5.

BEBA ÁGUA DE ESTÔMAGO VAZIO

Para a sociedade médica japonesa, através do consumo de água pode-se curar até 100% das seguintes doenças: Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, doenças de ouvido, nariz e garganta, entre outras. Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem- sucedido.                

MÉTODO DE TRATAMENTO:

1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.

2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.

3.Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.

4.Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.

5.Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início, podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.


     6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.

  Disponível em: <http://www.saudeintegral.com/artigos/beba-agua-com-o-estomago-vazio.html>. Acesso em: 5.jun.2018.


1.  Nesse texto, trata-se principalmente sobre


(A)  a prevenção contra algumas doenças.

(B)  o combate ao desperdício de água.

(C)  o surgimento de novas doenças.

   (D)  o respeito dos japoneses aos idosos.


2.  Quais dicas do método de tratamento apresentam advertências?

____________________________________________________________________________

3.  Na frase “Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada” (item 2, linha 10), a palavra destacada dá ideia de


(A)  comparação.

(B)  conclusão.

(C)  explicação.

(D)  oposição.


4.  A expressão “bem-sucedido” (l. 7 e 8), nesse texto, significa que

____________________________________________________________________________

5.  A finalidade do texto é

(A)  anunciar a venda de remédio.       (B) dar instruções para o leitor.  

(B)  (C) informar sobre uma doença.    (D)noticiar um acontecimento.

 

Leia o texto e responda às questões 6 a 10.

                                                                                       DESENCONTROS

—      Ô, mãe! Quem mexeu nas minhas coisas?

—      Que coisas, filho?

—      O meu quarto, mãe! Foi você?

—      O que é isso? Está me acusando, filho? Por que é que eu mexeria nas suas coisas?

5        — É, justamente, isto não está certo. Se for pra mexer, tem que falar comigo antes.

—      Como assim? Eu sou sua mãe. Só quero o seu bem! Eu sou sua mãe. Por que vou pedir permissão?

—      Ah, mãe! Então foi você? Não vê que isso é invasivo? Eu tenho direito à privacidade!

Não sou um menininho que precisa ser carregado, já sou adulto e tenho alguns direitos.

10           — Direitos! Direitos? Você come e dorme nesta casa, que foi paga com o trabalho do seu pai e o meu! Além disso, você está fazendo coisas erradas! Desde que você era pequeno eu sempre lhe digo o que pode e o que não pode fazer! E o que você está fazendo é errado. Eu sei! Eu achei isso aqui, ó! (mostra um pequeno papelote com drogas)

— Mãe, o que a senhora sabe de mim? O que a senhora sabe?

15      — O que eu sei é que é errado! É um caminho errado! Você está errado!

—      Mãe, você não está vendo o que está fazendo desse jeito?

—      É você que não está vendo nada! Você está errado e não admite! Vou ter que falar com o seu pai!

(Luís sai completamente arrasado e desanimado)

20      (...)                                  Beatriz C. Cotrim. Drogas, mitos e verdades. São Paulo: Ática, 1998. Fragmento

 

6.       O trecho em que se faz uso da linguagem informal é

(A)    “— É, justamente, isto não está certo.” (l. 5)     

(B) “... você está fazendo coisas erradas!” (l. 11)

(C)     “Eu sei! Eu achei isso aqui, ó!” (linha 13)            

(D) “— O que eu sei é que é errado!” (linha 15)

 

7.       O que gerou o conflito dessa narrativa foi o fato de

(A)    a mãe dizer que contaria tudo para seu esposo.            

(B)  a mãe ter mexido no quarto do filho às escondidas.

(C)     o filho ter saído sem a permissão de seu pai.                 

(D)  o garoto ter sido muito grosseiro com sua mãe.

 

8.       Qual trecho comprova que a mãe de fato havia mexido no quarto do seu filho?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9.       Por que esse texto dá indícios de se tratar de uma crônica?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10.     O texto apresenta uma linguagem

(A) coloquial.     (B) formal.          (C) com gírias.   (D) regional.

 

Leia o texto para responder às questões 11 a 14.


 



11.     O texto tem a finalidade de

(A)     anunciar um produto contra o mau hálito.

(B)     ensinar a fazer uma higiene bucal correta.

(C)     informar a respeito do problema do mau hálito.

(D)     relatar opiniões de pessoas que tem mau hálito.

 

12.     O assunto tratado nesse texto é

(A)     a diferença entre bafo e mau hálito.

(B)     alimentos que tiram mau cheiro.

(C)     as causas do mau hálito.

(D)     como é feito um creme dental.


 

DESCRITORES E GABARITO

1. D6. (A) A prevenção contra algumas doenças.

2. D1. (2 e 4)

3. D15. (D) Oposição.

4. D18. Teve sucesso, alcançou os objetivos, etc.

5. D12. (B) Dar instruções para o leitor.

6. D14. (C) “Eu sei! Eu achei isso aqui, ó!” (linha 13)

7. D10. (B) A mãe ter mexido no quarto do filho às

escondidas.

8. D4. “Eu sou sua mãe. Por que vou pedir

permissão?” (linhas 6 e 7).

9. D9 SPAECE. Abordar um fato do cotidiano das

pessoas, discussões entre pais e filhos.

10. D13. (A) Coloquial.

11. D12. (C) Informar a respeito do problema do

mau hálito.

12. D6. (C) As causas do mau hálito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

ATIVIDADE - D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Leia o texto a seguir e responda. Leitura     Texto 01- Meus tempos de criança...