ATIVIDADE COMPLEMENTAR 6° a 7°
Leia o texto e responda às questões 1 a 5.
BEBA ÁGUA DE ESTÔMAGO VAZIO Para a sociedade médica japonesa, através
do consumo de água pode-se
curar até 100% das seguintes
doenças: Dores de cabeça,
dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia,
epilepsia, excesso de gordura, bronquite,
asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho
urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas,
todas as doenças oculares, doenças de ouvido, nariz e garganta, entre outras.
Para doenças antigas
e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem-
sucedido. MÉTODO DE TRATAMENTO: 1. De manhã
e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de
água. 2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante
15 minutos. 3.Após
15 minutos, você pode
comer e beber normalmente. 4.Depois do lanche, almoço
e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas. 5.Pessoas idosas
ou doentes que não podem
beber 2 copos
de água, no início, podem começar por tomar um copo de água e
aumentar gradualmente. 6. O método de tratamento cura os doentes e
permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável. Disponível em: <http://www.saudeintegral.com/artigos/beba-agua-com-o-estomago-vazio.html>.
Acesso em: 5.jun.2018. |
1.
Nesse texto, trata-se
principalmente sobre
(A) a prevenção
contra algumas doenças.
(B) o combate
ao desperdício de água.
(C) o surgimento de novas doenças.
(D) o respeito
dos japoneses aos idosos.
2.
Quais dicas do método de tratamento apresentam advertências?
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3. Na frase “Escovar os dentes,
mas
não comer ou beber nada” (item 2, linha 10), a palavra
destacada dá ideia de
(A) comparação.
(B) conclusão.
(C) explicação.
(D) oposição.
4. A expressão
“bem-sucedido” (l. 7 e 8), nesse texto,
significa que
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5. A finalidade do texto é
(A) anunciar a venda
de remédio. (B)
dar instruções para o leitor.
(B) (C)
informar sobre uma doença. (D)noticiar um
acontecimento.
Leia o texto
e responda às questões 6 a 10.
DESENCONTROS
— Ô,
mãe! Quem mexeu nas minhas coisas?
— Que
coisas, filho?
— O
meu quarto, mãe! Foi você?
— O
que é isso? Está me acusando, filho? Por que é que eu mexeria nas suas coisas?
5 —
É, justamente, isto não está certo. Se for pra mexer, tem que falar comigo
antes.
— Como
assim? Eu sou sua mãe. Só quero o seu bem! Eu sou sua mãe. Por que vou pedir
permissão?
— Ah,
mãe! Então foi você? Não vê que isso é invasivo? Eu tenho direito à
privacidade!
Não sou um menininho que precisa ser
carregado, já sou adulto e tenho alguns direitos.
10 —
Direitos! Direitos? Você come e dorme nesta casa, que foi paga com o trabalho
do seu pai e o meu! Além disso, você está fazendo coisas erradas! Desde que
você era pequeno eu sempre lhe digo o que pode e o que não pode fazer! E o que
você está fazendo é errado. Eu sei! Eu achei isso aqui, ó! (mostra um pequeno
papelote com drogas)
— Mãe, o que a senhora sabe de mim? O que a
senhora sabe?
15 —
O que eu sei é que é errado! É um caminho errado! Você está errado!
— Mãe,
você não está vendo o que está fazendo desse jeito?
— É
você que não está vendo nada! Você está errado e não admite! Vou ter que falar
com o seu pai!
(Luís sai completamente arrasado e
desanimado)
20 (...) Beatriz C. Cotrim. Drogas, mitos e verdades.
São Paulo: Ática, 1998. Fragmento
6. O
trecho em que se faz uso da linguagem informal é
(A) “— É, justamente, isto não está certo.” (l. 5)
(B) “... você está fazendo coisas erradas!” (l. 11)
(C) “Eu sei! Eu achei isso aqui, ó!” (linha 13)
(D) “—
O que eu sei é que é errado!” (linha 15)
7. O
que gerou o conflito dessa narrativa foi o fato de
(A) a mãe dizer que contaria tudo para seu esposo.
(B) a
mãe ter mexido no quarto do filho às escondidas.
(C) o filho ter saído sem a permissão de seu pai.
(D) o garoto ter sido muito grosseiro com sua mãe.
8. Qual
trecho comprova que a mãe de fato havia mexido no quarto do seu filho?
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9. Por
que esse texto dá indícios de se tratar de uma crônica?
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10. O
texto apresenta uma linguagem
(A) coloquial. (B) formal. (C)
com gírias. (D) regional.
Leia o texto para responder às questões 11 a
14.
11. O
texto tem a finalidade de
(A) anunciar
um produto contra o mau hálito.
(B) ensinar
a fazer uma higiene bucal correta.
(C) informar
a respeito do problema do mau hálito.
(D) relatar
opiniões de pessoas que tem mau hálito.
12. O
assunto tratado nesse texto é
(A) a
diferença entre bafo e mau hálito.
(B) alimentos
que tiram mau cheiro.
(C) as
causas do mau hálito.
(D) como
é feito um creme dental.
DESCRITORES E GABARITO
1. D6. (A) A prevenção contra algumas
doenças.
2. D1. (2 e 4)
3. D15. (D) Oposição.
4. D18. Teve sucesso, alcançou os objetivos,
etc.
5. D12. (B) Dar instruções para o leitor.
6. D14. (C) “Eu sei! Eu achei isso aqui, ó!”
(linha 13)
7. D10. (B) A mãe ter mexido no quarto do
filho às
escondidas.
8. D4. “Eu sou sua mãe. Por que vou pedir
permissão?” (linhas 6 e 7).
9. D9 SPAECE. Abordar um fato do cotidiano
das
pessoas, discussões entre pais e filhos.
10. D13. (A) Coloquial.
11. D12. (C) Informar a respeito do problema
do
mau hálito.
12. D6. (C) As causas do mau hálito.
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