ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8° e 9° ANO
Leia o texto abaixo e responda as questões 01, 02 e 03.
Texto
1
Super
Mario Bros tem história simples demais, mas passa de fase
Uma das
primeiras cenas do filme animado de Super Mario Bros [...] revela o comercial
feito pelos titulares irmãos, Mario (Raphael Rossatto) e Luigi (Manolo Rey),
para promover seu negócio como encanadores. [...] É uma tentativa da animação
de garantir para nós que há mais razões por trás da existência dessa adaptação,
além de vender brinquedos e jogos com o mascote mais conhecido dos videogames.
[...]
Super Mario
não é exatamente a fonte das narrativas mais inesquecíveis dos videogames. A
maioria dos jogos gira em torno da simples proposta de resgatar a princesa em
outro castelo, e, o filme, eventualmente, adota essa mesma missão para o herói.
Ainda assim, é difícil não desejar que o roteiro de Matthew Fogel dê mais
passos em termos de construção de enredo. Ninguém sairá reclamando do quão
básica é a trama da animação, mas menos do que um feijão com arroz, ela é um
arroz sem feijão. O texto não opera nem no raso, ele sequer se deixa molhar.
Não há estabelecimento de regras, sensação de risco ou lógica por trás da
maioria dos acontecimentos. [...]
Disponível
em: https://curtlink.com/P1G1jXg. Acesso em: 17 abr. 2023. Adaptado para fins
didáticos. Fragmento.
Texto
2
Digo
facilmente que Super Mario Bros é um daqueles filmes que é quase impossível de
não se gostar. Tem falhas, poderia ser mais rebuscado, mas é um filme
simplesmente mágico, seja pela nostalgia, pelas referências e pelo tom sempre
alegre e colorido do filme.
É um filme
que respeita muito sua obra original e vai divertir com muita facilidade tanto
quem é fã árduo do jogo como quem não sabe muita coisa, e acredito até quem não
sabe nada. Uma grande surpresa, extremamente divertido e de fácil engajamento
com o público. Muito bom.
Disponível
em: https://curtlink.com/STLMNBe. Acesso em: 17 abr. 2023.
D21 Questão 01 –––––––––––––––––––––––––––◊
Sobre o filme Super Mário Bros, os autores desses textos
A)
adotam posicionamentos opostos.
B) apresentam
ideias complementares.
C) defendem
argumentos infundados.
D) expõem
opiniões idênticas.
D3 Questão 02 –––––––––––––––––––––––––––◊
No Texto 1, no trecho “... ele sequer se deixa molhar.” (2º parágrafo), o termo
destacado retoma
A) feijão.
B) filme.
C) herói.
D) texto.
D15 Questão 03 –––––––––––––––––––––––––––◊
No Texto 2, no trecho “... é quase impossível de não se gostar.”, o
prefixo “im-”, na palavra
“impossível”, foi usado para
A) apresentar negação.
B) reforçar intensidade.
C) revelar quantidade.
D) sugerir duplicidade.
D13 Questão 04 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
O
dia que o Sol tirou férias
[...] Certo
dia, sem avisar, o Sol resolveu tirar umas férias e deu nisso... [...]
As
formiguinhas trabalhadeiras — que foram as primeiras a acordar — apavoradas,
sentiram falta do Sol:
— Isto não é
possível! — dizia uma.
— Mas ele
deve ter deixado algum recado... [...]
O Macaco
levava na brincadeira:
— Você viu,
Hiena?! O dia anda escuro como a noite! [...]
— Vê se pode!
Ah! E o Burro pensou que o Sol estivesse sentindo frio, daí se cobriu.
Só que não
era brincadeira. O acontecimento apavorava a todos [...].
— Não
precisamos nos preocupar — dizia o Rei Leão acalmando a bicharada — pois mais
cedo ou mais tarde ele voltará com saudades do povo da floresta. [...]
Alguns iam
pra casa, desanimados.
— Tenho que
alimentar meus filhotes — dizia a Garça. [...]
Já estavam
perdendo as esperanças, quando perceberam uma coisa estranha.
— Ei, vejam!
O Sol está aparecendo! [...]
Mas... O que
realmente teria acontecido?!
Isso somente
o Sol e a Lua podem dizer... não é?!
TOSTES,
Barbara Samel Rocha. O dia que o Sol tirou férias. Adaptado para fins
didáticos. Fragmento.
O personagem principal desse texto é
A) a Hiena.
B) a Lua.
C) o Burro.
D)
o Sol.
D12 Questão 05 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Como se forma um meteoro?
Meteoro é um fenômeno atmosférico. Assim, tudo o que
acontece na atmosfera terrestre pode ser chamado de meteoro — inclusive a chuva
e o vento. Mas, na astronomia, os meteoros que mais chamam a atenção são os
formados por pedras, normalmente, deixadas no espaço por cometas ou asteroides:
quando entram na atmosfera terrestre, elas queimam por causa do atrito e deixam
um rastro de luz no céu, conhecido popularmente como estrela cadente.
CARDOSO, Bruna; YAZBEK Letícia. RECREIO,
nº 1010. Fev. 2022.
Esse texto foi escrito para
A) apresentar curiosidades sobre um assunto.
B) contar uma experiência
vivida por alguém.
C) deixar registrado um
recado para alguém.
D) narrar uma história de
maneira fantasiosa.
D17 Questão 06 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
No circo
Domingo no circo! Não há nada mais divertido.
Quando eu era criança, lembro que desde cedo eu já
ficava esperando, o almoço parecia não chegar nunca! [...] lá pela três da
tarde meu pai se levantava e dizia:
— Bom, bom, será que alguém quer dar um passeio?
Era o sinal. Eu e minha irmã corríamos para tomar
banho, minha mãe nos vestia com as melhores roupas e lá íamos nós, contentes da
vida!
O meu número preferido era o dos trapezistas.
Eles voavam de um lado para o outro, parecendo
pássaros, e o público todo ficava olhando aqui debaixo, de boca aberta.
Quando o espetáculo terminava, ainda tinha a pipoca a
caminho de casa. Chegávamos cansados, mas felizes. E, de noite, eu sonhava em
voar naquele céu de lona.
COUTRO, Ana Luiza. Disponível em:
https://curtlink.com/COuYMCI. Acesso em: 8 dez. 2015. Adaptado para fins
didáticos. Fragmento.
Nesse texto, o uso do ponto de exclamação no trecho
“Domingo no circo!” (1º parágrafo) indica
A) alívio.
B) animação.
C) espanto.
D) irritação.
D5 Questão 07 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/3qZLlqQ.
Acesso em: 7 jul. 2021.
Nesse texto,
entende-se que o cachorro
A) acha que sua vida está sem graça.
B) espera a chegada de um
amigo.
C) gosta de falar quando está
sozinho.
D) precisa de ajuda para
descer da casa.
D7 Questão 08 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia
o texto abaixo.
O universo literário no mundo
digital
A questão que permeia o universo literário atualmente
é a mudança da preferência dos leitores (até mesmo os mais assíduos), dos
livros físicos, pelos digitais (e-books). No meu conceito de leitora, a
experiência literária inicia a partir do contato com o livro, podendo assim,
manusear as páginas e manipular a história de uma forma mais concreta.
É claro que a criação dos e-books foi algo positivo,
visando à praticidade e à compacidade do material de leitura, porém existem as
controvérsias que fazem pensar em como pode ser prejudicial se o mercado dos
livros digitais crescer demais e se sobrepor aos livros físicos.
Fazendo um paralelo com a questão dos livros, deve
ser colocada em discussão também a questão dos jornais impressos. Muito se fala
sobre o fim deles e da substituição total pela online. São situações em que os
mundos tecnológicos e digitais se manifestam como uma ameaça para as empresas
de papel, mas, sobretudo, para os amadores de uma literatura feita de maneira
palpável.
Que leitor não fica impressionado com a disposição
dos livros na prateleira de uma biblioteca, e com os cheiros das páginas?
Que leitor não se contenta em abrir um jornal e
folhear as notícias, como se pudessem ser manipuladas por ele mesmo? Não há
quem negue a importância das tecnologias, mas também não se deve extinguir
completamente a fundamental importância do mercado impresso. Acredito que muito
do que é falado a respeito dos novos mecanismos de leitura digital pode ter
seus fundamentos [...], porém não acho possível acabar completamente com uma
riqueza tão grande que são os livros. Seria uma perda injusta para a humanidade,
principalmente para aqueles que estão por vir. [...]
CUNHA, Gabriela. O universo literário no
mundo digital. Disponível em: https://gabrielacunha.com.br/artigos-de-opiniao/.
Acesso em: 1 set. 2022. Fragmento.
Nesse texto, a ideia defendida é
A) a disposição dos livros em uma estante impressiona
as pessoas.
B)
a tecnologia dos e-books traz praticidade para a realização da leitura.
C) os leitores têm preferência por folhear as páginas
do jornal.
D) os livros impressos continuarão sendo importantes
apesar da tecnologia.
D11 Questão 09 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Intensa massa de ar polar vai
derrubar as temperaturas
Com o avanço de uma frente fria ao longo desta
semana, uma nova massa de ar polar vai chegar no cone sul do Brasil e avançar
até o Sul da região Norte, provocando o declínio acentuado das temperaturas.
Além desse frio mais intenso, ainda há resquícios de umidade em algumas regiões
no sul do Brasil que poderão favorecer a formação de neve ou algum tipo de
precipitação invernal. [...]
Na madrugada de sexta, as condições para o registro
de neve diminuem sobre as áreas serranas, mas ainda é possível de ocorrer
[...].
Porém a maior preocupação no agro não é em relação à
neve ou chuva congelada que vai cair sobre a região, e sim sobre a
possibilidade de geadas que devem ocorrer ao longo do final de semana. [...]
MERLADETE, Aline. Intensa massa de ar
polar vai derrubar as temperaturas. In: Agro Link. 2022. Disponível em:
https://bityli.com/LjuFdg. Acesso em: 1 set. 2022. Adaptado para fins
didáticos. Fragmento.
Nesse texto, o trecho que apresenta uma relação de
causa e consequência é:
A) “... uma nova massa de ar polar vai chegar no cone
sul do Brasil e avançar até o Sul da região Norte, provocando o declínio
acentuado das temperaturas.”.
B) “Além desse frio mais intenso, ainda há resquícios
de umidade em algumas regiões no sul do Brasil...”.
C) “Na madrugada de sexta, as condições para o
registro de neve diminuem sobre as áreas serranas...”.
D)
“... a maior preocupação no agro não é em relação à neve ou chuva congelada que
vai cair sobre a região, e sim sobre a possibilidade de geadas...”.
D9 Questão 10 –––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Táxi sem motorista começará a
ser testado no Japão
Saiba como será andar em um
carro sem ninguém dirigindo
A gente já falou aqui sobre um projeto da Google de
desenvolver um carro que não necessite de motorista. O Japão fez igual. E já
vai funcionar. A partir de março do ano que vem, a empresa Robot Taxi começará
a testar seus carros sem condutores.
Vai ser assim: cerca de 50 cidadãos da cidade de
Fujisawa, uma cidade vizinha a Tóquio, vão se locomover utilizando esses táxis
de suas casas a lugares com até 3 km de distância. Nos primeiros testes, ainda
terão atendentes no banco do motorista, caso haja alguma intervenção humana,
mas só por precaução. Se tudo der certo, os táxis serão usados para transportar
os espectadores dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. [...]
BAPTISTA, Lucas. Táxi sem motorista
começará a ser testado no Japão. In: Superinteressante. 2015. Disponível em:
https://curtlink.com/GJ8LAoM. Acesso em: 25 nov. 2015. Fragmento.
A informação principal desse texto é
A) a condução dos espectadores aos Jogos Olímpicos.
B) a utilização de táxis na cidade de Fujisawa.
C)
o funcionamento do projeto da Google no Japão.
D) o projeto desenvolvido pela empresa Robot Taxi.
D6 Questão 11 –––––––––––––––––––––––––––◊
Leia o texto abaixo.
Em um mês, quinto peixe
“invasor” venenoso é capturado em Fernando de Noronha
Mergulhadores capturaram, nesta semana, o quinto
peixe-leão no arquipélago de Fernando de Noronha em 2021. O animal foi
encontrado na quinta-feira (2/9), a 40 metros de profundidade, nas proximidades
da Praia da Conceição, pelos mergulhadores Silvio Santos e Lucas Zappe [...].
Os profissionais foram capacitados pelo Instituto
Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para esse tipo de trabalho e, portanto,
tinham autorização para recolher o peixe. Com este, já são seis animais
capturados desde dezembro do ano passado, quando a espécie foi encontrada na
região pela primeira vez, segundo o ICMBio.
O peixe-leão é considerada uma espécie “invasora”,
com espinhos venenosos, que pode destruir ecossistemas por não possuir
predadores naturais [...]. Os peixes capturados estão congelados e serão
encaminhados para análise genética na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Os peixes-leões da espécie Pterois volitans são
nativos da Indonésia, mas foram levados para a Flórida e dali se espalharam
para o Caribe, de onde estão descendo e chegando ao Brasil.
Disponível em:
https://curtlink.com/AG6BXEZ. Acesso em: 12 jan. 2022. Fragmento.
O assunto desse texto é
A) a análise genética de animais.
B)
a captura de um peixe-leão.
C) a profissão de mergulhador.
D) a profundidade dos mares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário