terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8° e 9° ANO

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8° e 9° ANO

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 01, 02 e 03.

 

Texto 1

 

Super Mario Bros tem história simples demais, mas passa de fase

 

Uma das primeiras cenas do filme animado de Super Mario Bros [...] revela o comercial feito pelos titulares irmãos, Mario (Raphael Rossatto) e Luigi (Manolo Rey), para promover seu negócio como encanadores. [...] É uma tentativa da animação de garantir para nós que há mais razões por trás da existência dessa adaptação, além de vender brinquedos e jogos com o mascote mais conhecido dos videogames. [...]

Super Mario não é exatamente a fonte das narrativas mais inesquecíveis dos videogames. A maioria dos jogos gira em torno da simples proposta de resgatar a princesa em outro castelo, e, o filme, eventualmente, adota essa mesma missão para o herói. Ainda assim, é difícil não desejar que o roteiro de Matthew Fogel dê mais passos em termos de construção de enredo. Ninguém sairá reclamando do quão básica é a trama da animação, mas menos do que um feijão com arroz, ela é um arroz sem feijão. O texto não opera nem no raso, ele sequer se deixa molhar. Não há estabelecimento de regras, sensação de risco ou lógica por trás da maioria dos acontecimentos. [...]

Disponível em: https://curtlink.com/P1G1jXg. Acesso em: 17 abr. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Texto 2

Digo facilmente que Super Mario Bros é um daqueles filmes que é quase impossível de não se gostar. Tem falhas, poderia ser mais rebuscado, mas é um filme simplesmente mágico, seja pela nostalgia, pelas referências e pelo tom sempre alegre e colorido do filme.

É um filme que respeita muito sua obra original e vai divertir com muita facilidade tanto quem é fã árduo do jogo como quem não sabe muita coisa, e acredito até quem não sabe nada. Uma grande surpresa, extremamente divertido e de fácil engajamento com o público. Muito bom.

Disponível em: https://curtlink.com/STLMNBe. Acesso em: 17 abr. 2023.

 

D21    Questão  01 –––––––––––––––––––––––––––

Sobre o filme Super Mário Bros, os autores desses textos

A) adotam posicionamentos opostos.

B) apresentam ideias complementares.

C) defendem argumentos infundados.

D) expõem opiniões idênticas.

 

D3    Questão  02 –––––––––––––––––––––––––––

No Texto 1, no trecho “... ele sequer se deixa molhar.” (2º parágrafo), o termo destacado retoma

A) feijão.    

B) filme.   

C) herói.

D) texto.

 

D15    Questão  03 –––––––––––––––––––––––––––

No Texto 2, no trecho “... é quase impossível de não se gostar.”, o prefixo “im-”, na palavra “impossível”, foi usado para

A) apresentar negação.

B) reforçar intensidade.

C) revelar quantidade.

D) sugerir duplicidade.

 

D13    Questão  04 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

O dia que o Sol tirou férias

 

[...] Certo dia, sem avisar, o Sol resolveu tirar umas férias e deu nisso... [...]

As formiguinhas trabalhadeiras — que foram as primeiras a acordar — apavoradas, sentiram falta do Sol:

— Isto não é possível! — dizia uma.

— Mas ele deve ter deixado algum recado... [...]

O Macaco levava na brincadeira:

— Você viu, Hiena?! O dia anda escuro como a noite! [...]

— Vê se pode! Ah! E o Burro pensou que o Sol estivesse sentindo frio, daí se cobriu.

Só que não era brincadeira. O acontecimento apavorava a todos [...].

— Não precisamos nos preocupar — dizia o Rei Leão acalmando a bicharada — pois mais cedo ou mais tarde ele voltará com saudades do povo da floresta. [...]

Alguns iam pra casa, desanimados.

— Tenho que alimentar meus filhotes — dizia a Garça. [...]

Já estavam perdendo as esperanças, quando perceberam uma coisa estranha.

— Ei, vejam! O Sol está aparecendo! [...]

Mas... O que realmente teria acontecido?!

Isso somente o Sol e a Lua podem dizer... não é?!

TOSTES, Barbara Samel Rocha. O dia que o Sol tirou férias. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

 

O personagem principal desse texto é

A) a Hiena.

B) a Lua.

C) o Burro.

D) o Sol.

 

 

D12    Questão  05 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

Como se forma um meteoro?

 

Meteoro é um fenômeno atmosférico. Assim, tudo o que acontece na atmosfera terrestre pode ser chamado de meteoro — inclusive a chuva e o vento. Mas, na astronomia, os meteoros que mais chamam a atenção são os formados por pedras, normalmente, deixadas no espaço por cometas ou asteroides: quando entram na atmosfera terrestre, elas queimam por causa do atrito e deixam um rastro de luz no céu, conhecido popularmente como estrela cadente.

CARDOSO, Bruna; YAZBEK Letícia. RECREIO, nº 1010. Fev. 2022.

 

Esse texto foi escrito para

A) apresentar curiosidades sobre um assunto.

B) contar uma experiência vivida por alguém.

C) deixar registrado um recado para alguém.

D) narrar uma história de maneira fantasiosa.

 

 

 

D17    Questão  06 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

No circo

 

Domingo no circo! Não há nada mais divertido.

Quando eu era criança, lembro que desde cedo eu já ficava esperando, o almoço parecia não chegar nunca! [...] lá pela três da tarde meu pai se levantava e dizia:

— Bom, bom, será que alguém quer dar um passeio?

Era o sinal. Eu e minha irmã corríamos para tomar banho, minha mãe nos vestia com as melhores roupas e lá íamos nós, contentes da vida!

O meu número preferido era o dos trapezistas.

Eles voavam de um lado para o outro, parecendo pássaros, e o público todo ficava olhando aqui debaixo, de boca aberta.

Quando o espetáculo terminava, ainda tinha a pipoca a caminho de casa. Chegávamos cansados, mas felizes. E, de noite, eu sonhava em voar naquele céu de lona.

COUTRO, Ana Luiza. Disponível em: https://curtlink.com/COuYMCI. Acesso em: 8 dez. 2015. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

 

Nesse texto, o uso do ponto de exclamação no trecho “Domingo no circo!” (1º parágrafo) indica

A) alívio.

B) animação.

C) espanto.

D) irritação.

 

D5    Questão  07 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3qZLlqQ. Acesso em: 7 jul. 2021.

 

 Nesse texto, entende-se que o cachorro

A) acha que sua vida está sem graça.

B) espera a chegada de um amigo.

C) gosta de falar quando está sozinho.

D) precisa de ajuda para descer da casa.

 

 

 

D7    Questão  08 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

O universo literário no mundo digital

 

A questão que permeia o universo literário atualmente é a mudança da preferência dos leitores (até mesmo os mais assíduos), dos livros físicos, pelos digitais (e-books). No meu conceito de leitora, a experiência literária inicia a partir do contato com o livro, podendo assim, manusear as páginas e manipular a história de uma forma mais concreta.

É claro que a criação dos e-books foi algo positivo, visando à praticidade e à compacidade do material de leitura, porém existem as controvérsias que fazem pensar em como pode ser prejudicial se o mercado dos livros digitais crescer demais e se sobrepor aos livros físicos.

Fazendo um paralelo com a questão dos livros, deve ser colocada em discussão também a questão dos jornais impressos. Muito se fala sobre o fim deles e da substituição total pela online. São situações em que os mundos tecnológicos e digitais se manifestam como uma ameaça para as empresas de papel, mas, sobretudo, para os amadores de uma literatura feita de maneira palpável.

Que leitor não fica impressionado com a disposição dos livros na prateleira de uma biblioteca, e com os cheiros das páginas?

Que leitor não se contenta em abrir um jornal e folhear as notícias, como se pudessem ser manipuladas por ele mesmo? Não há quem negue a importância das tecnologias, mas também não se deve extinguir completamente a fundamental importância do mercado impresso. Acredito que muito do que é falado a respeito dos novos mecanismos de leitura digital pode ter seus fundamentos [...], porém não acho possível acabar completamente com uma riqueza tão grande que são os livros. Seria uma perda injusta para a humanidade, principalmente para aqueles que estão por vir. [...]

CUNHA, Gabriela. O universo literário no mundo digital. Disponível em: https://gabrielacunha.com.br/artigos-de-opiniao/. Acesso em: 1 set. 2022. Fragmento.

 

Nesse texto, a ideia defendida é

A) a disposição dos livros em uma estante impressiona as pessoas.

B) a tecnologia dos e-books traz praticidade para a realização da leitura.

C) os leitores têm preferência por folhear as páginas do jornal.

D) os livros impressos continuarão sendo importantes apesar da tecnologia.

 

 

D11    Questão  09 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

Intensa massa de ar polar vai derrubar as temperaturas

 

Com o avanço de uma frente fria ao longo desta semana, uma nova massa de ar polar vai chegar no cone sul do Brasil e avançar até o Sul da região Norte, provocando o declínio acentuado das temperaturas. Além desse frio mais intenso, ainda há resquícios de umidade em algumas regiões no sul do Brasil que poderão favorecer a formação de neve ou algum tipo de precipitação invernal. [...]

Na madrugada de sexta, as condições para o registro de neve diminuem sobre as áreas serranas, mas ainda é possível de ocorrer [...].

Porém a maior preocupação no agro não é em relação à neve ou chuva congelada que vai cair sobre a região, e sim sobre a possibilidade de geadas que devem ocorrer ao longo do final de semana. [...]

MERLADETE, Aline. Intensa massa de ar polar vai derrubar as temperaturas. In: Agro Link. 2022. Disponível em: https://bityli.com/LjuFdg. Acesso em: 1 set. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Nesse texto, o trecho que apresenta uma relação de causa e consequência é:

A) “... uma nova massa de ar polar vai chegar no cone sul do Brasil e avançar até o Sul da região Norte, provocando o declínio acentuado das temperaturas.”.

B) “Além desse frio mais intenso, ainda há resquícios de umidade em algumas regiões no sul do Brasil...”.

C) “Na madrugada de sexta, as condições para o registro de neve diminuem sobre as áreas serranas...”.

D) “... a maior preocupação no agro não é em relação à neve ou chuva congelada que vai cair sobre a região, e sim sobre a possibilidade de geadas...”.

 

D9    Questão  10 –––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

Táxi sem motorista começará a ser testado no Japão

Saiba como será andar em um carro sem ninguém dirigindo

 

A gente já falou aqui sobre um projeto da Google de desenvolver um carro que não necessite de motorista. O Japão fez igual. E já vai funcionar. A partir de março do ano que vem, a empresa Robot Taxi começará a testar seus carros sem condutores.

Vai ser assim: cerca de 50 cidadãos da cidade de Fujisawa, uma cidade vizinha a Tóquio, vão se locomover utilizando esses táxis de suas casas a lugares com até 3 km de distância. Nos primeiros testes, ainda terão atendentes no banco do motorista, caso haja alguma intervenção humana, mas só por precaução. Se tudo der certo, os táxis serão usados para transportar os espectadores dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. [...]

BAPTISTA, Lucas. Táxi sem motorista começará a ser testado no Japão. In: Superinteressante. 2015. Disponível em: https://curtlink.com/GJ8LAoM. Acesso em: 25 nov. 2015. Fragmento.

 

A informação principal desse texto é

A) a condução dos espectadores aos Jogos Olímpicos.

B) a utilização de táxis na cidade de Fujisawa.

C) o funcionamento do projeto da Google no Japão.

D) o projeto desenvolvido pela empresa Robot Taxi.

 

 

D6    Questão  11 –––––––––––––––––––––––––––

Leia o texto abaixo.

 

Em um mês, quinto peixe “invasor” venenoso é capturado em Fernando de Noronha

 

Mergulhadores capturaram, nesta semana, o quinto peixe-leão no arquipélago de Fernando de Noronha em 2021. O animal foi encontrado na quinta-feira (2/9), a 40 metros de profundidade, nas proximidades da Praia da Conceição, pelos mergulhadores Silvio Santos e Lucas Zappe [...].

Os profissionais foram capacitados pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para esse tipo de trabalho e, portanto, tinham autorização para recolher o peixe. Com este, já são seis animais capturados desde dezembro do ano passado, quando a espécie foi encontrada na região pela primeira vez, segundo o ICMBio.

O peixe-leão é considerada uma espécie “invasora”, com espinhos venenosos, que pode destruir ecossistemas por não possuir predadores naturais [...]. Os peixes capturados estão congelados e serão encaminhados para análise genética na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os peixes-leões da espécie Pterois volitans são nativos da Indonésia, mas foram levados para a Flórida e dali se espalharam para o Caribe, de onde estão descendo e chegando ao Brasil.

Disponível em: https://curtlink.com/AG6BXEZ. Acesso em: 12 jan. 2022. Fragmento.

 

O assunto desse texto é

A) a análise genética de animais.

B) a captura de um peixe-leão.

C) a profissão de mergulhador.

D) a profundidade dos mares.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

ATIVIDADE - D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Leia o texto a seguir e responda. Leitura     Texto 01- Meus tempos de criança...