ATIVIDADE DE LEITURA
POEMA: ERRO DE PORTUGUÊS - OSWALD DE ANDRADE -
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
Poesias reunidas.
5. ed. Rio de Janeiro,
Interpretação
textual
1 – As
palavras português (no título do poema) e pena (no
4º verso) tem duplo significado. Identifique-os.
Português:
a língua portuguesa e o homem da raça portuguesa;
Pena: revestimento de aves e dó, piedade.
2 –Que verbo do poema corresponde ao verbo dominar?
Vestir, que aqui pode significar impor uma cultura, colonizar.
3 – Que palavra do poema lido tem relação de significado com felicidade
no contexto?
A palavra sol.
4– De acordo com o poema, o tempo meteorológico determinou a relação de
oposição entre o português e o índio. Através de que elementos da natureza se
manifesta essa oposição?
Sol e chuva.
5 – Considerando os elementos colonizador (português)
e colonizado (índio), que conotação assumem no poema os
verbos vestir e despir?
Vestir = sobrepor uma cultura a outra.
Despir = fazer perder as características culturais.
6– Há um verso do poema em que a predominância da função emotiva da
linguagem sintetiza o ponto de vista do autor sobre a relação português –
índio. De que verso se trata?
“Que pena”.
7- Argumente sobre sua concepção do poema.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questões com
descritores do SPAECE sobre o poema "Erro de Português"
- Qual é a ideia principal do
poema "Erro de Português"?
a) A chegada dos portugueses ao Brasil foi
pacífica.
b)
O poeta critica a imposição cultural dos portugueses sobre os indígenas.
c) O clima foi o principal fator de mudança
cultural.
d) O poema exalta a colonização portuguesa.
- O que o poeta quis expressar
com a frase "Vestiu o índio / Que pena!"?
a) Os indígenas gostaram das roupas dos
portugueses.
b)
O poeta lamenta a imposição dos costumes europeus aos indígenas.
c) Os portugueses foram influenciados pelos
indígenas.
d) A vestimenta foi um fator sem importância na
colonização.
- No verso "Fosse uma
manhã de sol / O índio tinha despido / O português.", qual é o efeito
de sentido criado pelo uso do tempo verbal?
a) Expressa uma certeza sobre os acontecimentos
históricos.
b)
Indica uma possibilidade hipotética.
c) Demonstra uma ordem dada pelos indígenas.
d) Relata um fato ocorrido no passado.
- Qual é a ironia presente no
poema?
a) O poeta afirma que os portugueses foram
influenciados pelos indígenas.
b)
O poema sugere que, se o clima fosse diferente, a imposição cultural poderia
ter sido ao contrário.
c) O título do poema contradiz a sua mensagem. d) Não há ironia no poema.
- Qual a relação entre o
título "Erro de Português" e o conteúdo do poema?
a) Refere-se a um erro gramatical na língua
portuguesa.
b) Indica um equívoco histórico na colonização
portuguesa.
c) Sugere que os indígenas não sabiam falar
português.
d) Mostra que os portugueses não cometeram erros na
colonização.
- O poema sugere uma crítica a
que aspecto da história do Brasil?
a) À resistência dos indígenas à colonização.
b)
À imposição cultural dos colonizadores portugueses sobre os povos indígenas.
c) Ao impacto do clima na colonização. d) À falta de roupas adequadas para os
indígenas.
- Como o uso de versos curtos
e linguagem simples impacta a interpretação do poema
a) Torna a mensagem mais acessível e direta.
b) Dificulta a compreensão do poema.
c) Faz com que a crítica histórica seja menos evidente.
d) Dá um tom humorístico ao poema.
- O poema sugere que:
a) A colonização foi benéfica para os indígenas.
b) Os portugueses adaptaram-se aos costumes
indígenas.
c) O clima influenciou o choque cultural entre
indígenas e portugueses.
d)
A imposição cultural europeia foi um erro histórico.
- Qual a principal figura de
linguagem presente no poema?
a) Metáfora b) Ironia c) Aliteração d) Hipérbole
- De acordo com o poema, qual
teria sido o impacto de um contexto climático diferente no encontro entre
portugueses e indígenas?
a)
Os indígenas teriam imposto sua cultura aos portugueses.
b) Nada teria mudado na relação entre indígenas e portugueses.
c) O choque cultural teria sido mais intenso.
d) Os portugueses teriam permanecido em Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário