sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTTUAL 01

ATIVIDADE DE LEITURA


POEMA: ERRO DE PORTUGUÊS - OSWALD DE ANDRADE -

Quando o português chegou

Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português.

                                                        Poesias reunidas. 5. ed. Rio de Janeiro,

Interpretação textual

 

1 – As palavras português (no título do poema) e pena (no 4º verso) tem duplo significado. Identifique-os.

       Português: a língua portuguesa e o homem da raça portuguesa;

       Pena: revestimento de aves e dó, piedade.

2 –Que verbo do poema corresponde ao verbo dominar?

       Vestir, que aqui pode significar impor uma cultura, colonizar.

3 – Que palavra do poema lido tem relação de significado com felicidade no contexto?

A palavra sol.

4– De acordo com o poema, o tempo meteorológico determinou a relação de oposição entre o português e o índio. Através de que elementos da natureza se manifesta essa oposição?

      Sol e chuva. 

5 – Considerando os elementos colonizador (português) e colonizado (índio), que conotação assumem no poema os verbos vestir e despir?

      Vestir = sobrepor uma cultura a outra.

      Despir = fazer perder as características culturais.

6– Há um verso do poema em que a predominância da função emotiva da linguagem sintetiza o ponto de vista do autor sobre a relação português – índio. De que verso se trata?

      “Que pena”.

7- Argumente sobre sua concepção do poema.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questões com descritores do SPAECE sobre o poema "Erro de Português"

  1. Qual é a ideia principal do poema "Erro de Português"?

a) A chegada dos portugueses ao Brasil foi pacífica.

b) O poeta critica a imposição cultural dos portugueses sobre os indígenas.

c) O clima foi o principal fator de mudança cultural.

d) O poema exalta a colonização portuguesa.

 

  1. O que o poeta quis expressar com a frase "Vestiu o índio / Que pena!"?

a) Os indígenas gostaram das roupas dos portugueses.

b) O poeta lamenta a imposição dos costumes europeus aos indígenas.

c) Os portugueses foram influenciados pelos indígenas.

d) A vestimenta foi um fator sem importância na colonização.

 

  1. No verso "Fosse uma manhã de sol / O índio tinha despido / O português.", qual é o efeito de sentido criado pelo uso do tempo verbal?

a) Expressa uma certeza sobre os acontecimentos históricos.

b) Indica uma possibilidade hipotética.

      c) Demonstra uma ordem dada pelos indígenas.

d) Relata um fato ocorrido no passado.

 

  1. Qual é a ironia presente no poema?

a) O poeta afirma que os portugueses foram influenciados pelos indígenas.

b) O poema sugere que, se o clima fosse diferente, a imposição cultural poderia ter sido ao contrário.

c) O título do poema contradiz a sua mensagem.          d) Não há ironia no poema.

 

  1. Qual a relação entre o título "Erro de Português" e o conteúdo do poema?

a) Refere-se a um erro gramatical na língua portuguesa.

 b) Indica um equívoco histórico na colonização portuguesa.

c) Sugere que os indígenas não sabiam falar português.

d) Mostra que os portugueses não cometeram erros na colonização.

 

  1. O poema sugere uma crítica a que aspecto da história do Brasil?

a) À resistência dos indígenas à colonização.

b) À imposição cultural dos colonizadores portugueses sobre os povos indígenas.

c) Ao impacto do clima na colonização.    d) À falta de roupas adequadas para os indígenas.

 

  1. Como o uso de versos curtos e linguagem simples impacta a interpretação do poema

a) Torna a mensagem mais acessível e direta.              

b) Dificulta a compreensão do poema.

c) Faz com que a crítica histórica seja menos evidente.  

d) Dá um tom humorístico ao poema.

 

  1. O poema sugere que:

a) A colonização foi benéfica para os indígenas.

b) Os portugueses adaptaram-se aos costumes indígenas.

c) O clima influenciou o choque cultural entre indígenas e portugueses.

d) A imposição cultural europeia foi um erro histórico.

 

  1. Qual a principal figura de linguagem presente no poema?

a)    Metáfora b) Ironia c) Aliteração d) Hipérbole

  1. De acordo com o poema, qual teria sido o impacto de um contexto climático diferente no encontro entre portugueses e indígenas?

a) Os indígenas teriam imposto sua cultura aos portugueses.

b) Nada teria mudado na relação entre indígenas e portugueses.

c) O choque cultural teria sido mais intenso. 

d) Os portugueses teriam permanecido em Portugal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

ATIVIDADE - D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Leia o texto a seguir e responda. Leitura     Texto 01- Meus tempos de criança...