segunda-feira, 2 de junho de 2025

ARTE - Atividade Complementar de ARTE

 

    Atividade Complementar de ARTE   

Texto: A Riqueza do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro é o conjunto de manifestações culturais que envolvem mitos, lendas, danças, festas populares, provérbios, parlendas, brincadeiras, artesanatos e expressões artísticas transmitidas oralmente entre as gerações. Ele é um reflexo da diversidade cultural do Brasil, formado pela mistura das culturas indígena, africana e europeia.

Lendas como a do Saci-Pererê, da Iara, do Curupira e do Boto cor-de-rosa fazem parte do imaginário popular e mostram a criatividade e a riqueza simbólica do nosso povo. Essas narrativas são passadas de pais para filhos e costumam conter lições morais ou explicativas.

O folclore também se manifesta por meio das danças típicas, como o frevo, o bumba meu boi, o maracatu e o carimbó. As festas, como o São João e o Carnaval, são momentos de celebração e identidade cultural. Esses eventos são acompanhados por músicas, fantasias, comidas típicas e muito simbolismo.

Estudar o folclore é importante para valorizar nossas origens e entender como as expressões artísticas populares moldam a identidade brasileira.


Parte 1: Múltipla Escolha (1 ponto cada)

01. Qual é o principal tema do texto?
A) As festas religiosas no Brasil                                             B) O folclore como expressão da identidade cultural
C) A influência da culinária nas tradições                        D) A diversidade musical brasileira

 

02. O folclore é transmitido principalmente:
A) Por livros didáticos                                                    B) Por redes sociais
C) Oralmente entre as gerações                              D) Por meios de comunicação oficial

 

03.Uma das funções das lendas folclóricas é:
A) Espalhar o medo                                                                               B) Fazer críticas sociais
C) Ensinar valores e explicar fenômenos                                   D) Promover o turismo

 

04. Qual das danças abaixo é citada como expressão do folclore?
A) Samba de gafieira   B) Balé       C) Carimbó    D) Tango

 

05. A origem do folclore brasileiro é marcada pela influência de quais culturas?
A) Oriental, africana e americana               B) Africana, europeia e indígena
C) Africana e oriental                                        D) Latina e africana

 

06. O que caracteriza uma manifestação folclórica?
A) Alta complexidade técnica                                                                     B) Criação contemporânea
C) Transmissão oral e relação com a tradição popular                  D) Registro em documentos oficiais

 

07.O personagem folclórico que é travesso, tem uma perna só e usa gorro vermelho é:
A) Curupira     B) Boto     C) Iara      D) Saci-Pererê

 

08. A festa que ocorre em junho, com fogueiras e danças típicas, é:
A) Carnaval    B) São João    C) Natal     D) Festa do Divino

 

09. A expressão "identidade cultural" refere-se:
A) Ao nome do país  B) À cultura que diferencia um povo  C) À educação formal  D) Ao estilo musical da juventude

 

10. Segundo o texto, estudar o folclore é importante para:
A) Criar novas músicas populares                                B) Melhorar a economia local    

C) Entender nossas origens culturais                          D) Imitar outras culturas

Parte 2: Questões Argumentativas

  1. Por que o folclore é considerado uma parte essencial da identidade cultural de um povo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Cite uma lenda do folclore brasileiro e resuma seu enredo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Escolha uma festa folclórica brasileira e explique como ela representa a cultura de uma região.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Por que é importante preservar as tradições folclóricas nas escolas e na sociedade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Como o folclore brasileiro se manifesta nas expressões artísticas como música, teatro, dança ou artes visuais?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. De que maneira a tecnologia pode ser usada para divulgar e valorizar o folclore?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Escolha um personagem do folclore e explique o que ele representa simbolicamente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Na sua opinião, os jovens conhecem bem o folclore brasileiro? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Que tipos de arte você reconhece nas festas e manifestações folclóricas citadas no texto?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Proponha uma atividade escolar criativa para trabalhar o tema do folclore com sua turma.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Gabarito - Parte 1 (Múltipla Escolha):

1.     B

2.     C

3.     C

4.     C

5.     B

6.     C

7.     D

8.     B

9.     B

10. C


Gabarito - Parte 2 (Questões Argumentativas - Respostas esperadas):

11.                       Espera-se que o aluno destaque que o folclore é essencial para a identidade nacional, pois expressa valores, crenças e tradições do povo brasileiro.

12.                       Resposta pessoal. Deve conter uma lenda conhecida (ex: Saci, Iara, Curupira) e um breve resumo com sentido completo.

13.                       O aluno deve relacionar festas ou danças locais (como o Bumba meu boi no Maranhão ou o Frevo em Pernambuco) com sua influência na cultura regional.

14.                       O aluno pode argumentar que manter tradições vivas ajuda a preservar a história, fortalecer a identidade e valorizar a diversidade cultural.

15.                       A resposta pode citar música, figurinos, danças, teatro, pintura, escultura, etc. presentes nas festas folclóricas.

16.                       Deve abordar como redes sociais, vídeos, jogos e aplicativos podem divulgar e educar sobre o folclore.

17.                       O aluno escolhe um personagem e explica seu simbolismo (ex: Saci - travessura e esperteza; Iara - sedução e natureza).

18.                       Avaliação crítica pessoal, com justificativas baseadas em experiências escolares ou opinião fundamentada.

19.                       Espera-se que o aluno identifique formas de arte como dança (frevo, maracatu), música (folias), teatro (encenações), etc.

20.                       Sugestão de atividade criativa como feiras culturais, oficinas de dança/máscaras, encenação de lendas, etc.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...