SIMULADÃO 02
LÍNGUA
PORTUGUESA DO 4° AO° ANO
Texto:
Sabores do Nordeste – Tradição, Cultura e Resistência
Quando se fala em Nordeste, é impossível não
pensar nos sabores que marcam sua cultura. A culinária nordestina é um
verdadeiro patrimônio imaterial do Brasil. Rica, diversificada e profundamente
ligada às raízes indígenas, africanas e portuguesas, ela transcende o paladar:
é memória, identidade e história.
Cada estado da região tem suas
particularidades, mas é possível encontrar elementos comuns que tornam a comida
nordestina única. O milho, por exemplo, é protagonista das festas juninas e
base para iguarias como a canjica, a pamonha, o bolo de milho e a famosa espiga
cozida. A mandioca também se destaca, sendo utilizada na produção da tapioca,
do beiju e da farinha, essenciais em diversas refeições.
A presença do dendê, do coco, da carne de sol,
do feijão macassa (feijão-de-corda) e do arroz de leite revela a influência
africana e sertaneja. Pratos como o acarajé, o vatapá, a galinha ao molho
pardo, o sarapatel e a buchada de bode mostram uma culinária que não desperdiça
e valoriza cada ingrediente, do mais nobre ao mais simples.
Além disso, o modo de preparo está diretamente
ligado ao cotidiano das famílias nordestinas. Cozinhar é um ato coletivo, feito
com afeto e passado entre gerações. Mesmo com a globalização e o avanço das
redes de fast food, a comida regional continua a ser símbolo de resistência,
orgulho e pertencimento.
Como afirmou Câmara Cascudo, um dos maiores
estudiosos da cultura brasileira: “A comida é o retrato da alma de um povo”.
E no caso do Nordeste, essa alma tem cheiro de milho, sabor de rapadura e cor
de dendê.
Referência:
- CASCUDO, Luís da Câmara. História da
Alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004.
- LIMA, N. A. Cultura Alimentar
Nordestina. Fortaleza: UFC Editora, 2010.
Simulado Tema: Comidas Típicas do Nordeste
(nível difícil)
1. (D1) Segundo o texto, quais três raízes
culturais influenciam a culinária nordestina?
A) Italiana, portuguesa e francesa
B) Portuguesa, indígena e africana
C) Árabe, africana e espanhola
D) Francesa, africana e mexicana
2. (D2) Pode-se inferir que a culinária
nordestina:
A) Está em decadência nas grandes cidades
B) É uniforme entre todos os estados do Nordeste
C) Representa uma forma de resistência cultural
D) É pouco conhecida fora do Brasil
3. (D3) O tema central do texto é:
A) O preparo do milho nas festas juninas
B) A importância da alimentação saudável
C) A valorização da culinária típica nordestina
D) A influência da culinária francesa no Brasil
4. (D4) O trecho “Cozinhar é um ato
coletivo, feito com afeto e passado entre gerações” expressa a ideia de:
A) Preparo mecânico e moderno da comida
B) Cozinhar como prática solitária e comercial
C) Alimentação como prática meramente biológica
D) A culinária como forma de transmissão cultural
5. (D5) No trecho “mesmo com a globalização
e o avanço das redes de fast food, a comida regional continua a ser símbolo de
resistência”, o conectivo “mesmo com” indica:
A) Alternância
B) Comparação
C) Concessão
D) Condição
6. (D6) Qual das frases abaixo expressa uma opinião
do autor?
A) O milho é base de diversas iguarias nordestinas.
B) A mandioca é utilizada na produção do beiju.
C) A culinária nordestina é um patrimônio imaterial.
D) O arroz de leite tem influência sertaneja.
7. (D7) A expressão “patrimônio imaterial”
está sendo usada com o sentido de:
A) Produto rural agrícola
B) Receita de valor financeiro
C) Bem cultural de valor simbólico
D) Ingrediente usado no folclore
8. (D8) A frase “cheiro de milho, sabor de
rapadura e cor de dendê” utiliza qual recurso linguístico?
A) Paradoxo
B) Enumeração sensorial
C) Ironia
D) Hipérbole
9. (D9) A função social do texto é:
A) Divulgar receitas tradicionais
B) Promover restaurantes nordestinos
C) Valorizar e informar sobre a cultura alimentar do Nordeste
D) Incentivar dietas alimentares
10. (D10) O texto está escrito em qual
variedade linguística?
A) Coloquial, com expressões informais
B) Técnica, voltada ao público especializado
C) Regionalista, com uso de gírias locais
D) Padrão, acessível a um público amplo
11. (D1) Qual dos alimentos citados não tem
origem africana?
A) Vatapá
B) Acarajé
C) Canjica
D) Dendê
12. (D2) É possível inferir que a culinária
nordestina se mantém viva porque:
A) Utiliza ingredientes internacionais
B) Está presente apenas nas capitais
C) É ensinada entre gerações e valorizada culturalmente
D) Foi adotada pelas redes de fast food
13. (D3) O autor destaca como característica
marcante da culinária nordestina:
A) O baixo custo dos ingredientes
B) A sofisticação dos pratos
C) A diversidade e ancestralidade dos alimentos
D) O uso de temperos industrializados
14. (D4) O trecho “valoriza cada
ingrediente, do mais nobre ao mais simples” reforça a ideia de:
A) Consumo elitizado
B) Desperdício zero e aproveitamento total
C) Importação de alimentos exóticos
D) Gastronomia industrial
15. (D5) O uso das vírgulas no trecho “cheiro
de milho, sabor de rapadura e cor de dendê” tem como função:
A) Separar termos explicativos
B) Enumerar elementos descritivos
C) Indicar interjeições
D) Substituir conjunções
16. (D6) Assinale a alternativa que apresenta
um fato do texto.
A) O Nordeste tem os melhores pratos do Brasil.
B) Comer bem é uma tradição apenas no Sertão.
C) A tapioca é feita a partir da mandioca.
D) O arroz de leite é o prato mais consumido.
17. (D7) A palavra “transcende”, no trecho “ela
transcende o paladar”, pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
A) Limita-se
B) Supera
C) Reduz
D) Complica
18. (D8) O uso da citação de Câmara Cascudo no
final do texto serve para:
A) Contestar uma ideia anterior
B) Apresentar um argumento de autoridade
C) Introduzir uma crítica política
D) Resumir uma receita culinária
19. (D9) A estrutura do texto visa:
A) Instruir sobre preparo de pratos típicos
B) Convencer o leitor a deixar de consumir fast food
C) Informar e sensibilizar sobre a importância da culinária nordestina
D) Promover alimentos importados do Nordeste
20. (D10) Em relação à linguagem utilizada,
pode-se afirmar que:
A) É informal e cheia de gírias
B) É técnica e científica
C) É formal, mas acessível, com caráter informativo
D) É poética e literária, sem propósito informativo
GABARITO:
- B
- C
- C
- D
- C
- C
- C
- B
- C
- D
- C
- C
- C
- B
- B
- C
- B
- B
- C
- C
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