quarta-feira, 4 de junho de 2025

SÃO JOÃO - SIMULADÃO 02

                                    SIMULADÃO 02

 

LÍNGUA PORTUGUESA DO 4° AO° ANO

 

Texto: Sabores do Nordeste – Tradição, Cultura e Resistência

 

Quando se fala em Nordeste, é impossível não pensar nos sabores que marcam sua cultura. A culinária nordestina é um verdadeiro patrimônio imaterial do Brasil. Rica, diversificada e profundamente ligada às raízes indígenas, africanas e portuguesas, ela transcende o paladar: é memória, identidade e história.

Cada estado da região tem suas particularidades, mas é possível encontrar elementos comuns que tornam a comida nordestina única. O milho, por exemplo, é protagonista das festas juninas e base para iguarias como a canjica, a pamonha, o bolo de milho e a famosa espiga cozida. A mandioca também se destaca, sendo utilizada na produção da tapioca, do beiju e da farinha, essenciais em diversas refeições.

A presença do dendê, do coco, da carne de sol, do feijão macassa (feijão-de-corda) e do arroz de leite revela a influência africana e sertaneja. Pratos como o acarajé, o vatapá, a galinha ao molho pardo, o sarapatel e a buchada de bode mostram uma culinária que não desperdiça e valoriza cada ingrediente, do mais nobre ao mais simples.

Além disso, o modo de preparo está diretamente ligado ao cotidiano das famílias nordestinas. Cozinhar é um ato coletivo, feito com afeto e passado entre gerações. Mesmo com a globalização e o avanço das redes de fast food, a comida regional continua a ser símbolo de resistência, orgulho e pertencimento.

Como afirmou Câmara Cascudo, um dos maiores estudiosos da cultura brasileira: “A comida é o retrato da alma de um povo”. E no caso do Nordeste, essa alma tem cheiro de milho, sabor de rapadura e cor de dendê.

 

 Referência:

  • CASCUDO, Luís da Câmara. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004.
  • LIMA, N. A. Cultura Alimentar Nordestina. Fortaleza: UFC Editora, 2010.

 

Simulado Tema: Comidas Típicas do Nordeste (nível difícil)

 

1. (D1) Segundo o texto, quais três raízes culturais influenciam a culinária nordestina?

A) Italiana, portuguesa e francesa
B) Portuguesa, indígena e africana
C) Árabe, africana e espanhola
D) Francesa, africana e mexicana

 

2. (D2) Pode-se inferir que a culinária nordestina:

A) Está em decadência nas grandes cidades
B) É uniforme entre todos os estados do Nordeste
C) Representa uma forma de resistência cultural
D) É pouco conhecida fora do Brasil

 

3. (D3) O tema central do texto é:

A) O preparo do milho nas festas juninas
B) A importância da alimentação saudável
C) A valorização da culinária típica nordestina
D) A influência da culinária francesa no Brasil

 

4. (D4) O trecho “Cozinhar é um ato coletivo, feito com afeto e passado entre gerações” expressa a ideia de:

A) Preparo mecânico e moderno da comida
B) Cozinhar como prática solitária e comercial
C) Alimentação como prática meramente biológica
D) A culinária como forma de transmissão cultural

 

5. (D5) No trecho “mesmo com a globalização e o avanço das redes de fast food, a comida regional continua a ser símbolo de resistência”, o conectivo “mesmo com” indica:

A) Alternância
B) Comparação
C) Concessão
D) Condição

 

6. (D6) Qual das frases abaixo expressa uma opinião do autor?

A) O milho é base de diversas iguarias nordestinas.
B) A mandioca é utilizada na produção do beiju.
C) A culinária nordestina é um patrimônio imaterial.
D) O arroz de leite tem influência sertaneja.

 

7. (D7) A expressão “patrimônio imaterial” está sendo usada com o sentido de:

A) Produto rural agrícola
B) Receita de valor financeiro
C) Bem cultural de valor simbólico
D) Ingrediente usado no folclore

 

8. (D8) A frase “cheiro de milho, sabor de rapadura e cor de dendê” utiliza qual recurso linguístico?

A) Paradoxo
B) Enumeração sensorial
C) Ironia
D) Hipérbole

 

9. (D9) A função social do texto é:

A) Divulgar receitas tradicionais
B) Promover restaurantes nordestinos
C) Valorizar e informar sobre a cultura alimentar do Nordeste
D) Incentivar dietas alimentares

 

10. (D10) O texto está escrito em qual variedade linguística?

A) Coloquial, com expressões informais
B) Técnica, voltada ao público especializado
C) Regionalista, com uso de gírias locais
D) Padrão, acessível a um público amplo

 

11. (D1) Qual dos alimentos citados não tem origem africana?

A) Vatapá
B) Acarajé
C) Canjica
D) Dendê

 

12. (D2) É possível inferir que a culinária nordestina se mantém viva porque:

A) Utiliza ingredientes internacionais
B) Está presente apenas nas capitais
C) É ensinada entre gerações e valorizada culturalmente
D) Foi adotada pelas redes de fast food

 

13. (D3) O autor destaca como característica marcante da culinária nordestina:

A) O baixo custo dos ingredientes
B) A sofisticação dos pratos
C) A diversidade e ancestralidade dos alimentos
D) O uso de temperos industrializados

 

14. (D4) O trecho “valoriza cada ingrediente, do mais nobre ao mais simples” reforça a ideia de:

A) Consumo elitizado
B) Desperdício zero e aproveitamento total
C) Importação de alimentos exóticos
D) Gastronomia industrial

 

15. (D5) O uso das vírgulas no trecho “cheiro de milho, sabor de rapadura e cor de dendê” tem como função:

A) Separar termos explicativos
B) Enumerar elementos descritivos
C) Indicar interjeições
D) Substituir conjunções

 

16. (D6) Assinale a alternativa que apresenta um fato do texto.

A) O Nordeste tem os melhores pratos do Brasil.
B) Comer bem é uma tradição apenas no Sertão.
C) A tapioca é feita a partir da mandioca.
D) O arroz de leite é o prato mais consumido.

 

17. (D7) A palavra “transcende”, no trecho “ela transcende o paladar”, pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

A) Limita-se
B) Supera
C) Reduz
D) Complica

 

18. (D8) O uso da citação de Câmara Cascudo no final do texto serve para:

A) Contestar uma ideia anterior
B) Apresentar um argumento de autoridade
C) Introduzir uma crítica política
D) Resumir uma receita culinária

 

19. (D9) A estrutura do texto visa:

A) Instruir sobre preparo de pratos típicos
B) Convencer o leitor a deixar de consumir fast food
C) Informar e sensibilizar sobre a importância da culinária nordestina
D) Promover alimentos importados do Nordeste

 

20. (D10) Em relação à linguagem utilizada, pode-se afirmar que:

A) É informal e cheia de gírias
B) É técnica e científica
C) É formal, mas acessível, com caráter informativo
D) É poética e literária, sem propósito informativo

 

GABARITO:

  1. B
  2. C
  3. C
  4. D
  5. C
  6. C
  7. C
  8. B
  9. C
  10. D
  11. C
  12. C
  13. C
  14. B
  15. B
  16. C
  17. B
  18. B
  19. C
  20. C

 

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