ELETIVA: CÍRCULO DE LEITURA – LEITURA – N° 03
SINTO… LOGO
EXISTO… OS SENTIMENTOS NA FASE DA ADOLESCÊNCIA.
Vivemos em um tempo em que tudo parece correr rápido demais. A cada segundo, surgem novas fotos, novos vídeos, novas opiniões — e com isso, uma cobrança silenciosa: ser perfeito, estar certo, parecer feliz o tempo todo. Mas a verdade é que ninguém é perfeito, e tudo bem não estar bem o tempo todo.
Você não precisa ser o que os outros esperam. Você não é uma cópia, um
filtro, um número de curtidas. Você é único, com seus pensamentos, seus sonhos,
suas dúvidas. E tudo isso faz parte de quem você é. Ser adolescente é estar no
meio do caminho — entre o que já se sabe e o que ainda se está descobrindo. É
normal errar, mudar de opinião, se sentir perdido às vezes. O importante é não
desistir de se escutar. A sua voz importa. Seus sentimentos importam. Suas
escolhas constroem o seu futuro.
Não se compare com os outros. Cada um tem seu tempo. Enquanto alguém
pode estar conquistando algo agora, você pode estar se preparando para algo
ainda maior. A flor não compete com a outra ao lado — ela apenas floresce no
seu tempo certo.
Você pode errar, recomeçar, tentar de novo. Crescer não é sobre nunca
cair — é sobre aprender a se levantar, com mais força e mais sabedoria. E,
acima de tudo, é sobre acreditar em si mesmo, mesmo quando ninguém mais
acreditar. Lembre-se: o mundo já tem muitas vozes tentando ditar quem você deve
ser. Mas só você pode ser você. E isso, sim, é o seu maior poder.
Sabe, não somos apenas alegria. Às vezes, é a tristeza que nos ajuda a
crescer. O medo nos protege. A raiva nos impulsiona. O nojo nos alerta. Todas
têm seu papel. Aprender a escutá-las e equilibrá-las é um passo importante para
entender quem somos. E, para finalizar, tem uma frase motivadora de Cecília
Meireles que eu gosto muito. É uma lição sobre resiliência: mesmo com as dores,
é possível recomeçar. 'Aprendi com as primaveras a me deixar cortar e a
voltar sempre inteira.'" Autor:
Aclessiano Santtos
Questões argumentativas para nosso debate
direcionado
1.A pressão
por aceitação social nas redes sociais pode afetar a saúde emocional dos adolescentes?
Você concorda que a busca por curtidas e seguidores interfere na autoestima
dos jovens?
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2.A escola
deve oferecer mais apoio emocional e psicológico aos alunos?
De que forma o ambiente escolar pode ajudar adolescentes a lidar com suas
emoções e dificuldades?
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3.Falar
sobre sentimentos ainda é um tabu entre os adolescentes?
Por que muitos jovens sentem vergonha ou medo de demonstrar tristeza, medo
ou insegurança?
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4. É
possível crescer emocionalmente com os erros cometidos na adolescência?
Você acredita que os erros são importantes para a formação do caráter e da
maturidade emocional?
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5. A
comparação constante com os outros é uma das maiores causas de sofrimento na
adolescência?
Como as comparações afetam a autoconfiança e a visão que os adolescentes têm
de si mesmos?
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6. O apoio
da família é essencial para a estabilidade emocional dos adolescentes?
Qual o papel dos pais ou responsáveis no desenvolvimento emocional de um
jovem?
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7. Os
adolescentes devem aprender a lidar com frustrações desde cedo?
Por que enfrentar desafios e frustrações pode ser positivo no processo de
amadurecimento?
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8. A
amizade verdadeira é uma das maiores fontes de apoio emocional na adolescência?
Como as relações de amizade influenciam a saúde mental e o bem-estar dos
jovens?
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9. A busca
por identidade é um dos maiores desafios emocionais dos adolescentes?
De que forma a construção da identidade pessoal pode causar conflitos
internos e externos?
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10. A
escuta ativa e o diálogo aberto entre jovens e adultos podem prevenir problemas
emocionais? Você acredita que o simples ato de ser
ouvido pode mudar o estado emocional de um adolescente?
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11. Qual
emoção você acha que mais te acompanha no dia a dia? Já sentiu raiva ou
tristeza em um momento importante? Você acha que existe emoção “certa” ou
“errada”?
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Atividade
Escrita: “Meu Diário das Emoções”
Cada aluno deverá escolher uma emoção (Alegria, Tristeza, Raiva,
Nojinho ou Medo) e escrever um texto narrativo em 1ª pessoa, como se
fosse essa emoção, descrevendo um dia na vida deles.
💡 Exemplo de
proposta:
Imagine que você é o
"Medo" dentro da mente de um adolescente que vai apresentar um
trabalho na frente da sala.
Escreva um texto contando o que você sentiu, como agiu, e quais decisões
influenciou.
Use linguagem criativa e mostre como essa emoção tentou proteger (ou
atrapalhar) o personagem.
Produto final (opcional):
Monte um
mural na sala ou um "Livro das Emoções da Turma" com os textos dos
alunos, ilustrando com os personagens.
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