quarta-feira, 4 de junho de 2025

ELETIVA: CÍRCULO DE LEITURA

 

ELETIVA:  CÍRCULO DE LEITURA – LEITURA – N° 03

SINTO… LOGO EXISTO… OS SENTIMENTOS NA FASE DA ADOLESCÊNCIA.


Vivemos em um tempo em que tudo parece correr rápido demais. A cada segundo, surgem novas fotos, novos vídeos, novas opiniões — e com isso, uma cobrança silenciosa: ser perfeito, estar certo, parecer feliz o tempo todo. Mas a verdade é que ninguém é perfeito, e tudo bem não estar bem o tempo todo.

Você não precisa ser o que os outros esperam. Você não é uma cópia, um filtro, um número de curtidas. Você é único, com seus pensamentos, seus sonhos, suas dúvidas. E tudo isso faz parte de quem você é. Ser adolescente é estar no meio do caminho — entre o que já se sabe e o que ainda se está descobrindo. É normal errar, mudar de opinião, se sentir perdido às vezes. O importante é não desistir de se escutar. A sua voz importa. Seus sentimentos importam. Suas escolhas constroem o seu futuro.

Não se compare com os outros. Cada um tem seu tempo. Enquanto alguém pode estar conquistando algo agora, você pode estar se preparando para algo ainda maior. A flor não compete com a outra ao lado — ela apenas floresce no seu tempo certo.

Você pode errar, recomeçar, tentar de novo. Crescer não é sobre nunca cair — é sobre aprender a se levantar, com mais força e mais sabedoria. E, acima de tudo, é sobre acreditar em si mesmo, mesmo quando ninguém mais acreditar. Lembre-se: o mundo já tem muitas vozes tentando ditar quem você deve ser. Mas só você pode ser você. E isso, sim, é o seu maior poder.

Sabe, não somos apenas alegria. Às vezes, é a tristeza que nos ajuda a crescer. O medo nos protege. A raiva nos impulsiona. O nojo nos alerta. Todas têm seu papel. Aprender a escutá-las e equilibrá-las é um passo importante para entender quem somos. E, para finalizar, tem uma frase motivadora de Cecília Meireles que eu gosto muito. É uma lição sobre resiliência: mesmo com as dores, é possível recomeçar. 'Aprendi com as primaveras a me deixar cortar e a voltar sempre inteira.'"                                                                            Autor: Aclessiano Santtos

Questões argumentativas para nosso debate direcionado

1.A pressão por aceitação social nas redes sociais pode afetar a saúde emocional dos adolescentes?
Você concorda que a busca por curtidas e seguidores interfere na autoestima dos jovens?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.A escola deve oferecer mais apoio emocional e psicológico aos alunos?
De que forma o ambiente escolar pode ajudar adolescentes a lidar com suas emoções e dificuldades?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.Falar sobre sentimentos ainda é um tabu entre os adolescentes?
Por que muitos jovens sentem vergonha ou medo de demonstrar tristeza, medo ou insegurança?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. É possível crescer emocionalmente com os erros cometidos na adolescência?
Você acredita que os erros são importantes para a formação do caráter e da maturidade emocional?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A comparação constante com os outros é uma das maiores causas de sofrimento na adolescência?
Como as comparações afetam a autoconfiança e a visão que os adolescentes têm de si mesmos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. O apoio da família é essencial para a estabilidade emocional dos adolescentes?
Qual o papel dos pais ou responsáveis no desenvolvimento emocional de um jovem?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Os adolescentes devem aprender a lidar com frustrações desde cedo?
Por que enfrentar desafios e frustrações pode ser positivo no processo de amadurecimento?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. A amizade verdadeira é uma das maiores fontes de apoio emocional na adolescência?
Como as relações de amizade influenciam a saúde mental e o bem-estar dos jovens?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. A busca por identidade é um dos maiores desafios emocionais dos adolescentes?
De que forma a construção da identidade pessoal pode causar conflitos internos e externos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. A escuta ativa e o diálogo aberto entre jovens e adultos podem prevenir problemas emocionais?  Você acredita que o simples ato de ser ouvido pode mudar o estado emocional de um adolescente?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Qual emoção você acha que mais te acompanha no dia a dia? Já sentiu raiva ou tristeza em um momento importante?  Você acha que existe emoção “certa” ou “errada”?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Atividade Escrita: “Meu Diário das Emoções”

Cada aluno deverá escolher uma emoção (Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho ou Medo) e escrever um texto narrativo em 1ª pessoa, como se fosse essa emoção, descrevendo um dia na vida deles.
💡 Exemplo de proposta:

Imagine que você é o "Medo" dentro da mente de um adolescente que vai apresentar um trabalho na frente da sala.
Escreva um texto contando o que você sentiu, como agiu, e quais decisões influenciou.
Use linguagem criativa e mostre como essa emoção tentou proteger (ou atrapalhar) o personagem.

Produto final (opcional):

Monte um mural na sala ou um "Livro das Emoções da Turma" com os textos dos alunos, ilustrando com os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...