segunda-feira, 2 de junho de 2025

Círculo de Leitura - ELETIVA

 Círculo de Leitura – LEITURA – N° 02

A carta aberta é um gênero textual com função de direcionar alguma mensagem, questionamento ou solicitação de determinado indivíduo ou grupo para alguma pessoa ou organização de reconhecimento público. Por meio desse texto, o autor procura defender um ponto de vista e convencer não apenas o destinatário, como também o público que tiver acesso à carta. A estrutura desse gênero se assemelha às das cartas pessoais, mas possui um caráter argumentativo, tendo em vista que sempre defende uma opinião.


📌 Estrutura da Carta Aberta

  1. Local e data

Exemplo: São Paulo, 29 de abril de 2025

  1. Vocativo (chamada ao leitor)

Exemplo: Querido colega, / Prezado adulto, / Caro estudante,

  1. Introdução (apresentação do tema e objetivo da carta)
    • Apresente o motivo da carta
    • Crie conexão com o leitor
    • Use uma linguagem acessível e empática
  2. Desenvolvimento (exposição de ideias e argumentos)
    • Explique sua opinião
    • Use exemplos, fatos ou experiências pessoais
    • Organize em dois ou três parágrafos coerentes
  3. Conclusão (fechamento com mensagem final)
    • Retome a ideia principal
    • Deixe uma reflexão, pedido ou incentivo
  4. Assinatura ou identificação do remetente

Exemplo: Com respeito, Um estudante do 9º ano


CARTA ABERTA A UM JOVEM (ESTUDANTE) - BEATRIZ SOFIA ALVES

Querido Estudante,

Não sei qual foi o motivo que te levou a ter curiosidade em ler esta carta. Talvez tenha sido o título, talvez tenha sido uma recomendação, talvez tenha sido o tédio ou talvez tenha sido o mero acaso. De qualquer forma, confesso que não me interesso particularmente pelo caminho que percorreste até chegar aqui. Importa-me, sim, o que poderás percorrer depois desta leitura. Acho curioso falar de estudantes e de caminhos no mesmo parágrafo. Curioso mas, ao mesmo tempo, inevitável. Afinal, que outra palavra é capaz de descrever “estudante” melhor do que “viajante”? Espero que esta carta constitua um oásis revitalizante na tua jornada.

Devo começar sem dúvida por te dar os parabéns. Aquilo a que estás sujeito diariamente é muitíssimo difícil de suportar. A matéria, os testes, os colegas, o clima à tua volta, o clima dentro de ti... Tenho a certeza de que já te aconteceu, por várias vezes, chegar à casa esgotado ao fim do dia e perguntares-te a ti mesmo, consumido pelo desespero: “Por que é que eu não consigo lidar com isto? Qual é o meu problema? O que é que eu faço?”. Agora, pela primeira vez, obterás respostas às tuas perguntas.

Por vezes não consegues lidar com esta vida de estudante por um motivo simples e que te é completamente alheio. Tu não és apenas um estudante: és um jovem. Isto é um problema? Não! Pelo contrário, é uma fase lindíssima e inesquecível da tua vida. O único problema é que há muitas coisas no nosso sistema de educação que se esquecem deste pequeno “detalhe”.

Enquanto estudante, é esperado que sejas capaz de definir equações cartesianas ao mesmo tempo que, enquanto jovem, é esperado que tenhas a capacidade de definir a tua personalidade. Enquanto estudante, é-te exigida uma análise demorada e cautelosa a excertos de Garrett acerca de corações partidos; enquanto jovem, tu próprio trazes dentro de ti, em algum momento, um coração partido que necessita de tempo e de cuidados. Enquanto estudante, vês-te obrigado a decorar como é o mundo. Mas, enquanto jovem, só queres uma pequena oportunidade para poder olhar para ele e compreender como funciona (não só o mundo exterior como também o mundo interior que tem vindo a florescer dentro de ti, de forma tão bonita e inexplicável). 

O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema. Ultrapassado esse obstáculo e aceites os teus limites, serás capaz de ir muito mais além do que julgavas conseguir. Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo para se encaixar na superficialidade que te rodeia.

Os teus sonhos e as tuas ambições, a tua complexidade e as tuas asas...talvez os testes não sejam capazes de as reconhecer agora, mas não as cortes por isso. Elas permitirão ao futuro brindar-te com momentos maravilhosos, que te farão olhar para trás e compreender que tudo isto valeu a pena. É certo que não é nada fácil alimentar o presente tumultuoso com um futuro eventualmente feliz...mas está provado que tu és bem capaz de aceitar grandes desafios. Aceita só mais este, pois pode fazer-te muito bem.

O que é que fazes? Como é que superas toda esta realidade afinal? Simples: sonha. Vê cada um dos dias difíceis como uma oportunidade de tornar o futuro mais simples. Constrói sobre cada barreira uma ponte e uma janela, para que possas olhar para trás e relembrar-te do que superaste. Acredita em ti, reconhece o teu valor. Afinal, há valores muito mais importantes do que os que aparecem no cabeçalho das folhas de teste...quantas pessoas além de ti se podem orgulhar de os ter?

Espero que estas palavras te possam acompanhar durante muito tempo e que, de alguma forma, te tenham dado sentido e te tenham feito sentir alguma coisa. Como o bom estudante que és, tenho a certeza que as compreendeste. Agora é hora de ser um bom jovem e de as colocar em prática.

ALVES, Beatriz Sofia. Carta Aberta a um jovem (estudante). Inspiring Future, Portugal. Disponível em: <https://inspiringfuture.pt/articles/carta-aberta-a-um-jovem-estudante>. Acesso em: 20 jun. 2024.

 

Exploração do texto

01.  A carta aberta que você leu é dirigida a um único destinatário? Por que isso acontece?

Não, é dirigida a qualquer jovem que a tenha em mãos. Isso acontece porque a carta aberta é de interesse coletivo e busca atingir o maior número de pessoas que possam se sentir atraídas pelo assunto que aborda.

02.  Qual é o assunto da carta?

A carta é constituída de conselhos a jovens alunos que têm dificuldade para lidar com questões relacionadas aos estudos

ou à própria vida.

03.  Uma carta aberta tem como principal finalidade expor um posicionamento perante um tema. Qual é o ponto de vista da autora da carta diante do tema que aborda?

A autora acredita que os desafios dos jovens de hoje podem ser superados e levar a momentos compensadores no futuro.

04.  Há outros objetivos para se escrever uma carta aberta. Anote no caderno quais dos relacionados a seguir se referem ao texto que estamos analisando.

 

    a)   Alertar para um problema que envolve um indivíduo, um grupo de pessoas ou toda uma comunidade.

    b)   Reivindicar mudança de uma situação a alguém que tenha poder de resolvê-la.

    c)   Sensibilizar e levar um público maior a apoiar o ponto de vista defendido na carta.

    d) Servir como forma de protesto contra a situação abordada.

    e) Denunciar um fato ou uma situação, sugerir e reivindicar soluções.

    f) Levar os leitores a modificar uma maneira de pensar ou um comportamento.

   

   05.  Seria possível motivar o jovem de outra forma? Responda dando um exemplo.

Resposta pessoal.

 


AGORA É SUA VEZ!

Escreva uma carta aberta defendendo seu ponto de vista sobre um tema atual que afete os jovens ou a escola, com argumentos claros e linguagem adequada ao público. O PROFESSOR irá escrever os temas na lousa.

 

 

Com base na carta aberta “Carta a um Jovem Estudante”, de Beatriz Sofia Alves, aqui estão temas sugeridos para produção de carta aberta por alunos do 9º ano, incentivando reflexão, argumentação e empatia:


📜 Temas para produção de Carta Aberta –

  1. Carta aberta a quem acha que os jovens não têm voz.

Tema para expressar como os adolescentes pensam, sentem e enfrentam o mundo à sua volta.

  1. Carta aberta a um professor que marcou minha vida.

Uma forma de reconhecer e refletir sobre a importância do papel do educador.

  1. Carta aberta à escola que eu gostaria de ter.

Tema voltado à crítica construtiva do sistema escolar e à proposta de mudanças.

  1. Carta aberta a mim mesmo, daqui a cinco anos.

Um exercício de autoconhecimento, projeção de futuro e maturidade.

  1. Carta aberta a quem não entende o que é ser adolescente.

Uma resposta sensível e firme às cobranças e incompreensões do mundo adulto.

  1. Carta aberta a um colega que está passando por dificuldades.

Incentivo à empatia, solidariedade e escuta entre pares.

  1. Carta aberta à geração que virá depois da minha.

Reflexão sobre o presente e o legado que os jovens de hoje estão construindo.

  1. Carta aberta a quem julga os outros pelas notas.

Uma crítica aos rótulos escolares e à pressão por desempenho.

  1. Carta aberta à tecnologia que faz parte da minha vida.

Para refletir sobre os impactos (bons e ruins) da vida digital no cotidiano do jovem.

  1. Carta aberta ao medo de crescer.

Após a produção é hora da roda de leitura

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...