Círculo de Leitura – LEITURA – N° 02
A carta aberta é um gênero textual com função de direcionar
alguma mensagem, questionamento ou solicitação de determinado indivíduo ou
grupo para alguma pessoa ou organização de reconhecimento público. Por meio
desse texto, o autor procura defender um ponto de vista e convencer não
apenas o destinatário, como também o público que tiver acesso à carta. A
estrutura desse gênero se assemelha às das cartas pessoais, mas possui um
caráter argumentativo, tendo em vista que sempre defende uma opinião.
📌 Estrutura da Carta Aberta
- Local e data
Exemplo: São Paulo, 29 de abril de 2025
- Vocativo (chamada ao leitor)
Exemplo: Querido colega, / Prezado adulto, /
Caro estudante,
- Introdução (apresentação do tema e
objetivo da carta)
- Apresente o motivo da
carta
- Crie conexão com o leitor
- Use uma linguagem
acessível e empática
- Desenvolvimento (exposição de ideias e
argumentos)
- Explique sua opinião
- Use exemplos, fatos ou
experiências pessoais
- Organize em dois ou três
parágrafos coerentes
- Conclusão (fechamento com mensagem final)
- Retome a ideia principal
- Deixe uma reflexão, pedido
ou incentivo
- Assinatura ou identificação do remetente
Exemplo:
Com respeito, Um estudante do 9º ano
CARTA ABERTA A UM JOVEM (ESTUDANTE) - BEATRIZ SOFIA ALVES
Querido Estudante,
Não sei qual foi o motivo que te
levou a ter curiosidade em ler esta carta. Talvez tenha sido o título, talvez
tenha sido uma recomendação, talvez tenha sido o tédio ou talvez tenha sido o
mero acaso. De qualquer forma, confesso que não me interesso particularmente
pelo caminho que percorreste até chegar aqui. Importa-me, sim, o que
poderás percorrer depois desta leitura. Acho curioso falar de estudantes e
de caminhos no mesmo parágrafo. Curioso mas, ao mesmo tempo, inevitável. Afinal,
que outra palavra é capaz de descrever “estudante” melhor do que “viajante”? Espero
que esta carta constitua um oásis revitalizante na tua jornada.
Devo começar sem dúvida por te
dar os parabéns. Aquilo a que estás sujeito diariamente é muitíssimo
difícil de suportar. A matéria, os testes, os colegas, o clima à tua
volta, o clima dentro de ti... Tenho a certeza de que já te aconteceu, por
várias vezes, chegar à casa esgotado ao fim do dia e perguntares-te a ti mesmo,
consumido pelo desespero: “Por que é que eu não consigo lidar com isto? Qual é
o meu problema? O que é que eu faço?”. Agora, pela primeira vez, obterás
respostas às tuas perguntas.
Por vezes não consegues lidar
com esta vida de estudante por um motivo simples e que te é completamente
alheio. Tu não és apenas um estudante: és um jovem. Isto é um problema? Não!
Pelo contrário, é uma fase lindíssima e inesquecível da tua vida. O único
problema é que há muitas coisas no nosso sistema de educação que se esquecem
deste pequeno “detalhe”.
Enquanto estudante, é esperado
que sejas capaz de definir equações cartesianas ao mesmo tempo que, enquanto
jovem, é esperado que tenhas a capacidade de definir a tua personalidade.
Enquanto estudante, é-te exigida uma análise demorada e cautelosa a excertos de
Garrett acerca de corações partidos; enquanto jovem, tu próprio trazes
dentro de ti, em algum momento, um coração partido que necessita de tempo e de
cuidados. Enquanto estudante, vês-te obrigado a decorar como é o mundo. Mas,
enquanto jovem, só queres uma pequena oportunidade para poder olhar para ele e
compreender como funciona (não só o mundo exterior como também o mundo interior
que tem vindo a florescer dentro de ti, de forma tão bonita e
inexplicável).
O teu problema? O teu problema é
pura e simplesmente achares que tens um problema. Ultrapassado esse
obstáculo e aceites os teus limites, serás capaz de ir muito mais além do que
julgavas conseguir. Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro
de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo para se encaixar na
superficialidade que te rodeia.
Os teus sonhos e as tuas
ambições, a tua complexidade e as tuas asas...talvez os testes não sejam
capazes de as reconhecer agora, mas não as cortes por isso. Elas permitirão ao
futuro brindar-te com momentos maravilhosos, que te farão olhar para trás e compreender
que tudo isto valeu a pena. É certo que não é nada fácil alimentar o presente
tumultuoso com um futuro eventualmente feliz...mas está provado que tu és bem
capaz de aceitar grandes desafios. Aceita só mais este, pois pode
fazer-te muito bem.
O que é que fazes? Como é que superas toda
esta realidade afinal? Simples: sonha. Vê cada um dos dias difíceis
como uma oportunidade de tornar o futuro mais simples. Constrói sobre cada
barreira uma ponte e uma janela, para que possas olhar para trás e relembrar-te
do que superaste. Acredita em ti, reconhece o teu valor. Afinal, há valores
muito mais importantes do que os que aparecem no cabeçalho das folhas de
teste...quantas pessoas além de ti se podem orgulhar de os ter?
Espero que estas palavras te
possam acompanhar durante muito tempo e que, de alguma forma, te tenham dado
sentido e te tenham feito sentir alguma coisa. Como o bom estudante que és,
tenho a certeza que as compreendeste. Agora é hora de ser um bom jovem e de
as colocar em prática.
ALVES, Beatriz Sofia. Carta Aberta a um jovem
(estudante). Inspiring Future, Portugal. Disponível em: <https://inspiringfuture.pt/articles/carta-aberta-a-um-jovem-estudante>.
Acesso em: 20 jun. 2024.
Exploração
do texto
01. A carta aberta que você leu é dirigida a um único destinatário? Por que
isso acontece?
Não, é dirigida a qualquer jovem que a tenha em mãos. Isso acontece
porque a carta aberta é de interesse coletivo e busca atingir o maior número de
pessoas que possam se sentir atraídas pelo assunto que aborda.
02. Qual é o assunto da carta?
A carta é constituída de conselhos a jovens alunos que têm dificuldade
para lidar com questões relacionadas aos estudos
ou à própria vida.
03. Uma carta aberta tem como principal finalidade expor um posicionamento
perante um tema. Qual é o ponto de vista da autora da carta diante do tema que
aborda?
A autora acredita que os desafios dos jovens de hoje podem ser superados
e levar a momentos compensadores no futuro.
04. Há outros objetivos para se escrever uma carta aberta. Anote no caderno
quais dos relacionados a seguir se referem ao texto que estamos analisando.
a) Alertar para um problema que
envolve um indivíduo, um grupo de pessoas ou toda uma comunidade.
b) Reivindicar mudança de uma
situação a alguém que tenha poder de resolvê-la.
c) Sensibilizar e levar um público
maior a apoiar o ponto de vista defendido na carta.
d) Servir como forma de protesto contra a situação
abordada.
e) Denunciar um fato ou uma situação, sugerir
e reivindicar soluções.
f)
Levar os leitores a modificar uma maneira de pensar ou um comportamento.
05. Seria possível motivar o jovem de outra forma? Responda dando um
exemplo.
Resposta pessoal.
AGORA É SUA VEZ!
Escreva uma carta aberta defendendo seu ponto de vista sobre um tema
atual que afete os jovens ou a escola, com argumentos claros e linguagem
adequada ao público. O PROFESSOR irá escrever os temas na lousa.
Com base na
carta aberta “Carta a um Jovem Estudante”, de Beatriz Sofia Alves, aqui
estão temas sugeridos para produção de carta aberta por alunos do 9º
ano, incentivando reflexão, argumentação e empatia:
📜 Temas para produção de Carta
Aberta –
- Carta aberta a quem acha que os jovens não têm voz.
Tema para
expressar como os adolescentes pensam, sentem e enfrentam o mundo à sua volta.
- Carta aberta a um professor que marcou minha vida.
Uma forma
de reconhecer e refletir sobre a importância do papel do educador.
- Carta aberta à escola que eu gostaria de ter.
Tema
voltado à crítica construtiva do sistema escolar e à proposta de mudanças.
- Carta aberta a mim mesmo, daqui a cinco anos.
Um
exercício de autoconhecimento, projeção de futuro e maturidade.
- Carta aberta a quem não entende o que é ser adolescente.
Uma
resposta sensível e firme às cobranças e incompreensões do mundo adulto.
- Carta aberta a um colega que está passando por dificuldades.
Incentivo à
empatia, solidariedade e escuta entre pares.
- Carta aberta à geração que virá depois da minha.
Reflexão
sobre o presente e o legado que os jovens de hoje estão construindo.
- Carta aberta a quem julga os outros pelas notas.
Uma crítica
aos rótulos escolares e à pressão por desempenho.
- Carta aberta à tecnologia que faz parte da minha vida.
Para
refletir sobre os impactos (bons e ruins) da vida digital no cotidiano do
jovem.
- Carta aberta ao medo de crescer.
Após a
produção é hora da roda de leitura
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