D9- Diferenciar partes principais
das secundárias
CRÔNICA: GENTE
VENENOSA: OS SABOTADORES
M. Bravos
Não há como
afirmar que existe alguém totalmente bom ou totalmente mau como nas
maniqueístas histórias infantis. Mas em determinadas situações há pessoas de
personalidade difícil, que potencializam as fragilidades de quem está a sua
volta, semeando frustrações e desestruturando sonhos alheios. Atitudes que, em
resumo, envenenam.
O terapeuta familiar argentino
Bernardo Stamateas identificou essas pessoas, cunhou o termo “gente tóxica” e
falou sobre elas no livro Gente tóxica - como lidar com pessoas difíceis e
não ser dominado por elas. Assim como uma maçã estragada em uma fruteira é
capaz de contaminar as outras frutas boas, as pessoas tóxicas, segundo
Stamateas, tendem a envenenar a vida, plantar dúvidas e colocar uma pulga atrás
da orelha de qualquer um. A vilania da situação reside no fato de que gente
tóxica está sempre à espera da queda ou da frustração de alguém próximo para,
então, assumir o papel de protagonista. “Eles (os tóxicos) se sentem intocáveis
e com capacidade de ver a palha no olho do outro e não no seu”, comenta o
autor.
Adaptado de: BRAVOS, M. Gente Venenosa: os sabotadores.
Gazeta do Povo- Suplemento Viver Bem, 19 set. 2010, p. 6.
Entendendo o texto:
01 – Segundo o texto, qual a visão sobre a existência de
pessoas totalmente boas ou totalmente más e como são caracterizadas as pessoas
de "personalidade difícil" em certas situações?
O
texto afirma que não existem pessoas totalmente boas ou totalmente más como nas
histórias infantis maniqueístas. Em certas situações, existem pessoas de
"personalidade difícil" que potencializam as fragilidades de quem
está ao seu redor, semeando frustrações e desestruturando sonhos alheios,
atitudes que "envenenam".
02 – Quem é Bernardo Stamateas e qual conceito ele
desenvolveu para descrever esse tipo de pessoa prejudicial?
Bernardo
Stamateas é um terapeuta familiar argentino que identificou essas pessoas
prejudiciais e cunhou o termo "gente tóxica". Ele também escreveu o
livro Gente tóxica – como lidar com pessoas difíceis e não ser dominado por
elas sobre o assunto.
03 – Qual a analogia utilizada no texto para ilustrar a
influência negativa das pessoas tóxicas em seu entorno?
O
texto utiliza a analogia de uma maçã estragada em uma fruteira, que é capaz de
contaminar as outras frutas boas, para ilustrar como as pessoas tóxicas tendem
a envenenar a vida, plantar dúvidas e gerar desconfiança em quem está próximo.
04 – Qual a característica da "vilania" da gente
tóxica descrita no texto em relação ao sucesso ou fracasso de outras pessoas?
A
"vilania" da gente tóxica reside no fato de que elas estão sempre à
espera da queda ou da frustração de alguém próximo para, então, assumir o papel
de protagonista, ou seja, se destacar ou se sentir superiores diante da
dificuldade alheia.
05 – Que percepção as pessoas tóxicas têm de si mesmas em
relação aos outros, de acordo com o autor citado no texto?
Segundo o autor Bernardo Stamateas, as pessoas tóxicas se sentem intocáveis e com capacidade de ver os defeitos ("a palha no olho") dos outros, mas não reconhecem os próprios defeitos ("a trave no seu").
Questões – Diferenciar partes
principais das secundárias
1. O primeiro parágrafo do texto introduz uma ideia
importante para o entendimento da crônica. Essa ideia principal é:
a) A sociedade costuma ser maniqueísta.
b) Existem pessoas boas e más, como nas histórias infantis.
c) Algumas pessoas, por sua personalidade difícil, podem prejudicar os outros.
d) Todos, em algum momento, semeiam frustrações nos outros.
2. O trecho “Atitudes que, em resumo, envenenam” é:
a) A tese principal do texto.
b) Um exemplo secundário sobre o comportamento das pessoas.
c) Uma conclusão breve sobre o que foi apresentado anteriormente.
d) Um argumento contrário ao que o autor defende.
3. Qual das alternativas apresenta uma informação
secundária no texto?
a) As pessoas tóxicas tentam assumir o papel de protagonista quando os outros
falham.
b) As pessoas de personalidade difícil desestruturam sonhos alheios.
c) Bernardo Stamateas é um terapeuta familiar argentino.
d) Gente tóxica planta dúvidas e provoca frustrações.
4. O papel do autor Bernardo Stamateas no texto é:
a) Central, pois ele desenvolve toda a argumentação principal da crônica.
b) Secundário, pois é usado como reforço das ideias apresentadas pela cronista.
c) Irrelevante, pois não tem relação com o tema abordado.
d) Fundamental, pois define o gênero textual como científico.
5. A comparação com a maçã podre serve, no texto,
para:
a) Introduzir o tema principal da crônica.
b) Contradizer o ponto de vista do autor.
c) Ilustrar de forma simbólica a ação das pessoas tóxicas.
d) Demonstrar o comportamento dos protagonistas das histórias infantis.
6. Qual das sentenças a seguir expressa uma ideia
central da crônica?
a) “Bernardo Stamateas identificou essas pessoas...”
b) “Assim como uma maçã estragada em uma fruteira...”
c) “Eles (os tóxicos) se sentem intocáveis...”
d) “As pessoas tóxicas tendem a envenenar a vida, plantar dúvidas...”
7. Sobre a estrutura da crônica, é correto afirmar
que:
a) O segundo parágrafo traz apenas informações secundárias e curiosidades.
b) A citação do autor argentino é a parte principal do texto.
c) O primeiro parágrafo apresenta a ideia principal que será aprofundada.
d) O texto não apresenta relação entre suas partes.
8. Considerando a função das partes do texto,
assinale a alternativa em que a informação principal está corretamente
identificada:
a) A presença de Bernardo Stamateas como referência principal do texto.
b) A comparação entre maçãs e pessoas como tese central.
c) A ideia de que certas pessoas têm atitudes que prejudicam outras.
d) A frase sobre “palha no olho do outro” como argumento principal.
9. Qual é a função do trecho: “Eles (os tóxicos) se
sentem intocáveis e com capacidade de ver a palha no olho do outro e não no
seu”?
a) Apresentar a ideia central do texto.
b) Servir de exemplo para o comportamento descrito anteriormente.
c) Iniciar uma nova argumentação.
d) Indicar uma solução para o problema apresentado.
10. Ao final do texto, a autora pretende:
a) Descrever como conviver com pessoas difíceis.
b) Ensinar técnicas de controle emocional.
c) Alertar sobre os impactos negativos causados por pessoas tóxicas.
d) Fazer uma crítica ao livro de Stamateas.
📄 Gabarito:
- c
- c
- c
- b
- c
- d
- c
- c
- b
- c
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