Simulado – Diversos Descritores do SPAECE
- D3: Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão a partir do contexto.
- D5: Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições.
- D7: Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
- D9: Identificar efeitos de ironia ou humor
em textos variados.
- D13: Distinguir fato de opinião em um texto.
Simulado – Diversos Descritores do SPAECE – 9º Ano
Leia o
texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
Texto 1 – Propaganda de Campanha de Vacinação
"Vacinar é um ato de amor!
Proteja quem você ama: leve suas crianças ao posto de saúde mais próximo.
A vacinação é gratuita, rápida e salva vidas.
Ministério da Saúde – Governo Federal."
Questão 1 – D7 (Finalidade do texto)
Qual é a principal finalidade desse texto?
a) Relatar os benefícios das vacinas para adultos.
b) Informar sobre a criação de vacinas no Brasil.
c) Divulgar uma campanha de vacinação infantil.
d) Contar uma história sobre amor e saúde.
Questão 2 – D3 (Sentido de expressão)
No trecho “Vacinar é um ato de amor!”, a expressão tem como objetivo:
a) Comparar o ato de vacinar a uma obrigação social.
b) Alertar para o perigo de não vacinar.
c) Criar um apelo emocional ao ato de vacinar.
d) Ironizar quem não vacina seus filhos.
Leia o
texto abaixo para responder à questão 3.
Texto 2 – Fato ou Opinião
“As bicicletas são um meio de transporte
barato e ecológico. Usá-las ajuda a reduzir a poluição e melhora a saúde. No
entanto, é preciso melhorar a infraestrutura das cidades para garantir
segurança aos ciclistas.”
Questão 3 – D13 (Fato e opinião)
Qual das alternativas a seguir apresenta uma opinião expressa no texto?
a) “As bicicletas são um meio de transporte barato.”
b) “É preciso melhorar a infraestrutura das cidades.”
c) “Usá-las ajuda a reduzir a poluição.”
d) “Melhora a saúde de quem pedala.”
Leia o
texto abaixo para responder às questões 4 e 5.
Texto 3 – Charge
(Imagem de um aluno cochilando na sala de
aula, enquanto o professor fala: “E com isso concluímos a Revolução Francesa!”
O aluno, despertando, diz: “Já acabou? Dormi na revolução!”)
Questão 4 – D9 (Ironia ou humor)
O humor da charge está relacionado:
a) Ao desinteresse do professor pela aula.
b) À confusão do aluno com o conteúdo da aula.
c) Ao uso da palavra “revolução” em sentido literal e figurado.
d) À revolta do aluno contra o professor.
Questão 5 – D3 (Inferência de sentido)
Na charge, o sentido da palavra “revolução” na fala do aluno pode ser entendido
como:
a) Uma transformação política ocorrida na escola.
b) Um conflito entre colegas na sala.
c) Um evento importante que ele perdeu por dormir.
d) Um barulho ocorrido na sala de aula.
Leia o
texto abaixo para responder às questões 6 e 7.
Texto 4 – Receita de Bolo de Banana
Ingredientes:
3 bananas maduras amassadas, 2 ovos, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de óleo, 2
xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo: Misture os ingredientes na ordem, leve ao forno preaquecido a
180ºC por 35 minutos.
Questão 6 – D7 (Finalidade do texto)
A finalidade principal desse texto é:
a) Explicar o funcionamento de um forno.
b) Ensinar como preparar um bolo.
c) Informar os benefícios da banana.
d) Apresentar dicas de alimentação saudável.
Questão 7 – D5 (Relação entre partes do texto)
No trecho “Misture os ingredientes na ordem...”, a expressão “na ordem”
refere-se:
a) À ordem de importância dos ingredientes.
b) À sequência em que os ingredientes devem ser misturados.
c) À ordem de temperatura do forno.
d) À quantidade exata de ingredientes.
Leia o
texto abaixo para responder às questões 8 e 9.
Texto 5 – Trecho de crônica
“Naquela manhã, o ônibus parecia um desfile de
máscaras: cada passageiro escondia o sono atrás de um fone de ouvido e os
olhos, por trás dos celulares. Quase ninguém via o outro, apesar de tão
próximos.”
Questão 8 – D9 (Ironia ou humor)
A ironia presente no trecho está no fato de:
a) As pessoas estarem muito felizes com a tecnologia.
b) Todos parecerem atentos ao seu redor.
c) As pessoas estarem próximas fisicamente, mas distantes emocionalmente.
d) O ônibus ser um ambiente confortável.
Questão 9 – D3 (Inferência de expressão)
O trecho “desfile de máscaras” pode ser interpretado como:
a) Um baile de carnaval no ônibus.
b) O uso literal de máscaras faciais.
c) A forma como as pessoas escondem suas emoções.
d) A preocupação com a moda no transporte público.
GABARITO
- c
- c
- b
- c
- c
- b
- b
- c
- c
Nenhum comentário:
Postar um comentário