Simulado de Língua Portuguesa 5° AO 7°
Leia: Folclore Brasileiro
O folclore brasileiro é um conjunto de
manifestações culturais que inclui mitos, lendas, danças, festas, músicas,
provérbios e superstições transmitidas oralmente de geração em geração. Ele é
resultado da mistura de culturas indígenas, africanas e europeias, que formaram
ao longo dos séculos a identidade cultural do Brasil. Uma das suas maiores
riquezas são os personagens folclóricos, seres lendários criados pela
imaginação popular que refletem os medos, desejos, sabedorias e os valores do
povo.
Entre os personagens mais conhecidos
estão:
- Saci-Pererê:
um menino travesso de uma perna só, que fuma cachimbo e usa um gorro
vermelho mágico. Ele prega peças, esconde objetos e assusta os viajantes.
- Curupira:
guardião das florestas, tem cabelos vermelhos e os pés virados para trás,
o que confunde os caçadores. Ele protege os animais e castiga quem destrói
a natureza.
- Iara:
uma linda sereia de cabelos negros que vive nos rios e encanta os homens
com seu canto. Aqueles que se apaixonam por ela desaparecem nas
profundezas das águas.
- Boto
Cor-de-Rosa: um golfinho do rio Amazonas que se transforma em um homem
bonito nas festas juninas. Ele seduz as moças e depois desaparece no rio,
deixando-as grávidas.
- Boitatá:
cobra de fogo que protege as matas contra quem coloca fogo nelas. Ela
aparece como um facho de luz flamejante nos campos.
- Mula-sem-cabeça:
mulher que foi amaldiçoada por ter se relacionado com um padre. À noite,
transforma-se em uma mula que solta fogo pelas narinas, sem cabeça,
galopando pelas estradas.
- Caipora:
ser encantado, protetor da fauna, que vive nas matas. Monta em um
porco-do-mato e confunde os caçadores, fazendo com que se percam.
Além dos personagens, o folclore
também está presente nas festas populares como o Bumba Meu Boi, as Festas
Juninas, o Maracatu e o Congado, que envolvem música, dança e teatro, mantendo
viva a cultura brasileira.
Questões – Estilo SPAECE – Com base no texto
- (D1)
O texto tem como objetivo principal:
A) relatar uma história fictícia sobre personagens mágicos.
B) instruir o leitor sobre como participar de festas folclóricas.
C) apresentar e valorizar elementos da cultura popular brasileira.
D) criticar o comportamento dos brasileiros diante do folclore.
- (D2)
O personagem Curupira tem os pés virados para trás. Esse detalhe serve
para:
A) destacar seu poder mágico de voar pelas matas.
B) confundir os caçadores que seguem seus rastros.
C) justificar sua aparência assustadora para as crianças.
D) representar a força da natureza sobre os homens.
- (D3)
A expressão "transmitidas oralmente de geração em geração"
indica que:
A) as histórias são registradas em documentos oficiais.
B) os personagens são reais e vivem até hoje.
C) a cultura do folclore é ensinada apenas nas escolas.
D) o saber popular é passado por meio da fala entre as pessoas.
- (D5)
No trecho "Ele seduz as moças e depois desaparece no rio, deixando-as
grávidas", a palavra "seduz" tem sentido de:
A) enganar com má-fé.
B) atrair com charme.
C) insultar com palavras.
D) afastar com violência.
- (D6)
Em "personagens mais conhecidos", o adjetivo
"conhecidos" foi usado para:
A) expressar que são personagens reais.
B) indicar que são frequentemente vistos.
C) mostrar que são populares entre as pessoas.
D) criticar sua fama injustificada.
- (D7)
A organização do texto é feita por:
A) sequência cronológica de acontecimentos.
B) comparação entre culturas regionais.
C) apresentação temática dos personagens.
D) descrição de festas folclóricas.
- (D8)
A ideia principal do parágrafo sobre o Saci-Pererê é:
A) o uso do cachimbo como símbolo cultural.
B) a forma como ele se locomove com uma perna só.
C) seu papel de figura brincalhona e travessa.
D) sua função como guardião dos segredos da mata.
- (D9)
O conflito central na história do Curupira é:
A) a rivalidade com o Saci-Pererê.
B) sua tentativa de conquistar os humanos.
C) sua luta contra os destruidores da floresta.
D) sua busca por um lar longe dos homens.
- (D10)
O texto mistura elementos:
A) históricos e políticos.
B) religiosos e científicos.
C) míticos e descritivos.
D) técnicos e jornalísticos.
- (D11)
A palavra "encanta" no trecho "encanta os homens com seu
canto" pode ser substituída por:
A)
assusta.
B) atrai. C) persegue. D) vigia.
- (D13)
Qual alternativa apresenta uma opinião do autor?
A) "O folclore brasileiro é um conjunto de manifestações
culturais."
B) "Ele é resultado da mistura de culturas indígenas, africanas e
europeias."
C) "Uma das suas maiores riquezas são os personagens
folclóricos."
D) "Essas manifestações são transmitidas oralmente."
- (D14)
A finalidade principal do texto é:
A) relatar uma aventura de personagens folclóricos.
B) apresentar aspectos importantes da cultura popular brasileira.
C) incentivar a caça de personagens míticos.
D) propor mudanças nas tradições brasileiras.
- (D15)
A relação entre o título e o conteúdo do texto é de:
A)
contradição.
B) exclusão. C) explicação. D) oposição.
- (D16)
A palavra "protetor" usada para Curupira e Boitatá expressa:
A)
oposição.
B) semelhança. C) exclusividade. D) ironia.
- (D17)
No trecho "Ele prega peças, esconde objetos...", a expressão
"pregar peças" significa:
A)
contar
histórias. B) fazer brincadeiras. C) esconder brinquedos. D) praticar magia.
- (D18)
O parágrafo sobre a Iara mostra:
A) um exemplo de personagem masculino e agressivo.
B) uma personagem inspirada em seres mitológicos europeus.
C) uma figura feminina que representa os perigos da natureza.
D) um animal aquático que foge de pescadores.
- (D19)
Qual personagem engana os caçadores com trilhas falsas?
A)
Curupira.
B) Saci. C) Caipora. D) Iara.
- (D20)
A estrutura do texto mostra que:
A) cada parágrafo descreve uma região do Brasil.
B) há uma sequência descritiva de personagens e festas.
C) os fatos são ordenados cronologicamente.
D) o autor usa linguagem técnica e científica.
- (D21)
A palavra "encantada" em "ser encantado" pode ser
entendida como:
A)
aprisionada.
B) amaldiçoada. C) mágica. D) irreal.
- (D22)
A principal crítica implícita no texto está relacionada à:
A) falta de interesse dos jovens pela cultura nacional.
B) exclusão das festas folclóricas das escolas.
C) necessidade de preservar as tradições culturais.
D) adaptação do folclore aos tempos modernos.
Gabarito:
1.
C | 2. B | 3. D | 4. B | 5. C | 6. C | 7. C | 8. C | 9. C
| 10. B | 11. C | 12. B | 13. C | 14. B | 15. B | 16. C | 17. C | 18. B | 19. C
| 20. C
Nenhum comentário:
Postar um comentário