quarta-feira, 4 de junho de 2025

Simulado de Língua Portuguesa 5° AO 7° Folclore Brasileiro


Simulado de Língua Portuguesa 5° AO 7°

 

                                                                              Leia:   Folclore Brasileiro

 

O folclore brasileiro é um conjunto de manifestações culturais que inclui mitos, lendas, danças, festas, músicas, provérbios e superstições transmitidas oralmente de geração em geração. Ele é resultado da mistura de culturas indígenas, africanas e europeias, que formaram ao longo dos séculos a identidade cultural do Brasil. Uma das suas maiores riquezas são os personagens folclóricos, seres lendários criados pela imaginação popular que refletem os medos, desejos, sabedorias e os valores do povo.

Entre os personagens mais conhecidos estão:

  • Saci-Pererê: um menino travesso de uma perna só, que fuma cachimbo e usa um gorro vermelho mágico. Ele prega peças, esconde objetos e assusta os viajantes.
  • Curupira: guardião das florestas, tem cabelos vermelhos e os pés virados para trás, o que confunde os caçadores. Ele protege os animais e castiga quem destrói a natureza.
  • Iara: uma linda sereia de cabelos negros que vive nos rios e encanta os homens com seu canto. Aqueles que se apaixonam por ela desaparecem nas profundezas das águas.
  • Boto Cor-de-Rosa: um golfinho do rio Amazonas que se transforma em um homem bonito nas festas juninas. Ele seduz as moças e depois desaparece no rio, deixando-as grávidas.
  • Boitatá: cobra de fogo que protege as matas contra quem coloca fogo nelas. Ela aparece como um facho de luz flamejante nos campos.
  • Mula-sem-cabeça: mulher que foi amaldiçoada por ter se relacionado com um padre. À noite, transforma-se em uma mula que solta fogo pelas narinas, sem cabeça, galopando pelas estradas.
  • Caipora: ser encantado, protetor da fauna, que vive nas matas. Monta em um porco-do-mato e confunde os caçadores, fazendo com que se percam.

Além dos personagens, o folclore também está presente nas festas populares como o Bumba Meu Boi, as Festas Juninas, o Maracatu e o Congado, que envolvem música, dança e teatro, mantendo viva a cultura brasileira.

 

 

Questões – Estilo SPAECE – Com base no texto

  1. (D1) O texto tem como objetivo principal:

A) relatar uma história fictícia sobre personagens mágicos.

B) instruir o leitor sobre como participar de festas folclóricas.

C) apresentar e valorizar elementos da cultura popular brasileira.

D) criticar o comportamento dos brasileiros diante do folclore.

 

  1. (D2) O personagem Curupira tem os pés virados para trás. Esse detalhe serve para:

A) destacar seu poder mágico de voar pelas matas.

B) confundir os caçadores que seguem seus rastros.

C) justificar sua aparência assustadora para as crianças.

D) representar a força da natureza sobre os homens.

 

  1. (D3) A expressão "transmitidas oralmente de geração em geração" indica que:

A) as histórias são registradas em documentos oficiais.

B) os personagens são reais e vivem até hoje.

C) a cultura do folclore é ensinada apenas nas escolas.

D) o saber popular é passado por meio da fala entre as pessoas.

 

  1. (D5) No trecho "Ele seduz as moças e depois desaparece no rio, deixando-as grávidas", a palavra "seduz" tem sentido de:

A) enganar com má-fé.

B) atrair com charme.

C) insultar com palavras.

D) afastar com violência.

 

  1. (D6) Em "personagens mais conhecidos", o adjetivo "conhecidos" foi usado para:

A) expressar que são personagens reais.

B) indicar que são frequentemente vistos.

C) mostrar que são populares entre as pessoas.

D) criticar sua fama injustificada.

 

  1. (D7) A organização do texto é feita por:

A) sequência cronológica de acontecimentos.

B) comparação entre culturas regionais.

C) apresentação temática dos personagens.

D) descrição de festas folclóricas.

 

  1. (D8) A ideia principal do parágrafo sobre o Saci-Pererê é:

A) o uso do cachimbo como símbolo cultural.

B) a forma como ele se locomove com uma perna só.

C) seu papel de figura brincalhona e travessa.

D) sua função como guardião dos segredos da mata.

 

  1. (D9) O conflito central na história do Curupira é:

A) a rivalidade com o Saci-Pererê.

B) sua tentativa de conquistar os humanos.

C) sua luta contra os destruidores da floresta.

D) sua busca por um lar longe dos homens.

 

  1. (D10) O texto mistura elementos:

A) históricos e políticos.

B) religiosos e científicos.

C) míticos e descritivos.

D) técnicos e jornalísticos.

 

  1. (D11) A palavra "encanta" no trecho "encanta os homens com seu canto" pode ser substituída por:

A)      assusta. B) atrai. C) persegue. D) vigia.

 

  1. (D13) Qual alternativa apresenta uma opinião do autor?

A) "O folclore brasileiro é um conjunto de manifestações culturais."

B) "Ele é resultado da mistura de culturas indígenas, africanas e europeias."

C) "Uma das suas maiores riquezas são os personagens folclóricos."

D) "Essas manifestações são transmitidas oralmente."

 

  1. (D14) A finalidade principal do texto é:

A) relatar uma aventura de personagens folclóricos.

B) apresentar aspectos importantes da cultura popular brasileira.

C) incentivar a caça de personagens míticos.

D) propor mudanças nas tradições brasileiras.

 

  1. (D15) A relação entre o título e o conteúdo do texto é de:

A)      contradição. B) exclusão. C) explicação. D) oposição.

 

  1. (D16) A palavra "protetor" usada para Curupira e Boitatá expressa:

A)      oposição. B) semelhança. C) exclusividade. D) ironia.

 

  1. (D17) No trecho "Ele prega peças, esconde objetos...", a expressão "pregar peças" significa:

A)      contar histórias. B) fazer brincadeiras. C) esconder brinquedos. D) praticar magia.

 

  1. (D18) O parágrafo sobre a Iara mostra:

A) um exemplo de personagem masculino e agressivo.

B) uma personagem inspirada em seres mitológicos europeus.

C) uma figura feminina que representa os perigos da natureza.

D) um animal aquático que foge de pescadores.

 

  1. (D19) Qual personagem engana os caçadores com trilhas falsas?

A)      Curupira. B) Saci. C) Caipora. D) Iara.

 

  1. (D20) A estrutura do texto mostra que:

 

A) cada parágrafo descreve uma região do Brasil.

B) há uma sequência descritiva de personagens e festas.

C) os fatos são ordenados cronologicamente.

D) o autor usa linguagem técnica e científica.

 

  1. (D21) A palavra "encantada" em "ser encantado" pode ser entendida como:

A)      aprisionada. B) amaldiçoada. C) mágica. D) irreal.

 

  1. (D22) A principal crítica implícita no texto está relacionada à:

A) falta de interesse dos jovens pela cultura nacional.

B) exclusão das festas folclóricas das escolas.

C) necessidade de preservar as tradições culturais.

D) adaptação do folclore aos tempos modernos.

 

Gabarito:

1.                C | 2. B | 3. D | 4. B | 5. C | 6. C | 7. C | 8. C | 9. C | 10. B | 11. C | 12. B | 13. C | 14. B | 15. B | 16. C | 17. C | 18. B | 19. C | 20. C

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...