Simulado – SPAECE 6º Ano – Língua Portuguesa
Total: 20 questões | Tipo: Múltipla escolha (A, B, C, D)
Texto para as questões 1 e 2
“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar.”
(José Saramago)
1. (D1) Identificar o tema de um texto.
O tema principal do fragmento acima é:
a) O prazer da escrita.
b) A função da leitura.
c) O uso da linguagem.
d) A viagem real.
Resposta: B
2. (D5) Estabelecer relação entre texto e seus elementos constitutivos.
A expressão “estar em um lugar”, no contexto da citação, se refere:
a) Ao deslocamento físico.
b) À sensação de conforto.
c) À imaginação proporcionada pela leitura.
d) À necessidade de viajar.
Resposta: C
Texto para as questões 3 a 5
Era uma vez uma menina que adorava a chuva. Enquanto todos corriam para se abrigar, ela dançava na água com um sorriso no rosto. Para ela, cada gota era uma pequena música.
3. (D2) Localizar informações explícitas.
O que a menina fazia enquanto chovia?
a) Corria para casa.
b) Se escondia da chuva.
c) Dormia.
d) Dançava na chuva.
Resposta: D
4. (D3) Inferir uma informação implícita.
Pode-se inferir que a menina:
a) Tinha medo da chuva.
b) Gostava de dias ensolarados.
c) Era feliz mesmo em situações incomuns.
d) Evitava sair de casa.
Resposta: C
5. (D6) Identificar efeitos de sentido.
A expressão “cada gota era uma pequena música” cria um efeito de:
a) Ironia.
b) Metáfora.
c) Ordem cronológica.
d) Comparação literal.
Resposta: B
Texto para as questões 6 a 8
AVISO:
Senhores passageiros, o voo 232 com destino a Recife está atrasado por condições climáticas. Agradecemos pela compreensão.
6. (D13) Identificar finalidade de textos.
A finalidade do aviso é:
a) Promover um voo.
b) Alertar sobre preços.
c) Informar sobre atraso.
d) Explicar o clima.
Resposta: C
7. (D14) Identificar o uso da linguagem formal.
Qual elemento mostra linguagem formal?
a) “Senhores passageiros”
b) “Tá tudo certo com o voo”
c) “A galera vai viajar”
d) “Vamo simbora pra Recife”
Resposta: A
8. (D9) Identificar o gênero textual.
O gênero do texto é:
a) Receita.
b) Anúncio publicitário.
c) Aviso informativo.
d) Crônica.
Resposta: C
Texto para as questões 9 a 11
Cuidado com o cão!
Ele é pequeno, mas o latido é grande!
9. (D5) Estabelecer relação entre partes do texto.
O segundo enunciado serve para:
a) Apresentar o nome do cachorro.
b) Corrigir a frase anterior.
c) Justificar o aviso.
d) Contrariar a existência do cão.
Resposta: C
10. (D12) Reconhecer o efeito de humor.
O humor do aviso está em:
a) Dizer que o cão é feroz.
b) Contrastar o tamanho do cão com seu latido.
c) Fazer rima.
d) Dar nome ao cão.
Resposta: B
11. (D16) Identificar marcas da oralidade.
A frase que poderia representar linguagem mais oral seria:
a) “Cuidado com o cão, ele é bravo.”
b) “Se liga no cachorro, hein!”
c) “Atenção ao animal.”
d) “Respeite o aviso.”
Resposta: B
Texto para as questões 12 a 14
Seja a mudança que você quer ver no mundo.
(Mahatma Gandhi)
12. (D8) Inferir o sentido de uma expressão.
A palavra “mudança”, no contexto, se refere a:
a) Trocar de roupa.
b) Alterar a rotina de outra pessoa.
c) Modificar atitudes pessoais.
d) Mudar de cidade.
Resposta: C
13. (D7) Identificar o ponto de vista do autor.
Gandhi defende a ideia de que:
a) Esperar que os outros mudem é o melhor caminho.
b) A transformação do mundo começa com o indivíduo.
c) O mundo não pode mudar.
d) A mudança depende apenas dos políticos.
Resposta: B
14. (D11) Estabelecer relação causa/consequência.
O que pode acontecer se alguém seguir o conselho da frase?
a) O mundo mudará sozinho.
b) Nada mudará.
c) A pessoa será rejeitada.
d) Pequenas ações podem gerar grandes mudanças.
Resposta: D
Texto para as questões 15 a 17
Promoção relâmpago!
Na compra de 2 pizzas grandes, leve 1 refrigerante grátis!
15. (D13) Identificar a finalidade do texto.
Esse texto tem como objetivo:
a) Informar sobre receitas.
b) Convencer o leitor a comprar.
c) Avisar sobre horários de funcionamento.
d) Apresentar um histórico da pizza.
Resposta: B
16. (D10) Identificar o efeito de sentido dos recursos gráficos.
O uso do ponto de exclamação e da palavra “relâmpago” busca:
a) Criar suspense.
b) Indicar exagero.
c) Transmitir urgência e entusiasmo.
d) Reforçar uma crítica.
Resposta: C
17. (D15) Relacionar texto e contexto de circulação.
Esse texto provavelmente circula em:
a) Livros didáticos.
b) Sites de notícias.
c) Panfletos promocionais.
d) Relatórios técnicos.
Resposta: C
Texto para as questões 18 a 20
“O tempo é o melhor autor: sempre encontra um final perfeito.”
(Charles Chaplin)
18. (D6) Interpretar figuras de linguagem.
A frase “O tempo é o melhor autor” é uma:
a) Metáfora.
b) Comparação.
c) Ironia.
d) Aliteração.
Resposta: A
19. (D4) Distinguir fato de opinião.
A ideia de que o tempo “sempre encontra um final perfeito” é:
a) Um fato comprovado.
b) Uma informação científica.
c) Uma opinião do autor.
d) Um dado estatístico.
Resposta: C
20. (D17) Avaliar a coerência de um texto.
Se um texto terminasse dizendo “O tempo resolveu tudo”, ele estaria:
a) Coerente com a frase de Chaplin.
b) Contradizendo o texto.
c) Confuso.
d) Sem sentido.
Resposta: A
✅ Gabarito
Nº | Resp. | D | Nº | Resp. | D |
---|---|---|---|---|---|
1 | B | D1 | 11 | B | D16 |
2 | C | D5 | 12 | C | D8 |
3 | D | D2 | 13 | B | D7 |
4 | C | D3 | 14 | D | D11 |
5 | B | D6 | 15 | B | D13 |
6 | C | D13 | 16 | C | D10 |
7 | A | D14 | 17 | C | D15 |
8 | C | D9 | 18 | A | D6 |
9 | C | D5 | 19 | C | D4 |
10 | B | D12 | 20 | A | D17 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário