ATIVIDADE COMPLEMENTAR
O estrangeirismo é o processo linguístico que resulta
na incorporação de uma palavra, expressão ou construção frasal de outro idioma
a uma língua nativa. Esse é um fenômeno considerado comum, afinal de contas, a
língua é viva e sofre interferências de diversas culturas, especialmente porque
vivenciamos a globalização e os efeitos das
tecnologias.
Leia: TEXTO: WHAT?
Quando ouvi falar do projeto do
deputado Carrion de restringir o uso de palavras estrangeiras no Rio Grande do
Sul, até achei bacana, embora inócuo (Inocente, inofensivo). Sempre achei um
saco aquelas pessoas que, na tentativa furada de conseguir algum tipo de
distinção, dizem que precisam de um feedback no lugar de um retorno, ou
que querem printar alguma coisa ao invés de imprimir.
Para alguns parece que empregar o vocabulário do
inglês, por exemplo, dá àqueles que o usam a mesma sofisticação de alguém que
mora em Nova Iorque tem (ou não). Daí eu vi que o deputado queria que trocassem
mouse por rato e já deixei de simpatizar com a ideia. Aliás, a forma como
algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa “carência” que sentem.
O caso clássico disso é o ambiente de trabalho.
Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de
pedir um esclarecimento. Para se sentirem úteis, importantes, alguns começam a
falar em código para que possam traduzir para os leigos o seu conhecimento.
In: http://ccdoarnaldo.blogspot.com/2011/04/what.html
1. O texto se classifica em:
a) Narrativo b) Descritivo c) Lírico d)
Argumentativo e) Informativo
2. O fato que motivou o autor a
escrever o texto foi:
a) O projeto do deputado Carrion, que visava restringir o uso de
palavras estrangeiras no Rio Grande do Sul.
b) Uma viagem a Nova Iorque.
c) A forma como algumas pessoas se expressam.
d) O uso de termos técnicos desnecessários usados por algumas pessoas em seu
ambiente de trabalho.
e) A Reforma Ortográfica.
3. Assinale a opção correta sobre o
posicionamento do autor:
a) É totalmente a favor da ideia do deputado.
b) Sempre foi contra a ideia do deputado.
c) Inicialmente, era a contra, mas ao conhecer mais sobre o plano do deputado,
passou a ser a favor.
d) Deixou de simpatizar com a ideia, porque o projeto previa trocar
estrangeirismos muito comuns, que já faziam parte da língua portuguesa.
e) Passou a simpatizar com o projeto, porque seriam proibidos quaisquer
estrangeirismos, já que nosso idioma oficial é a Língua Portuguesa.
4. O autor revela sua opinião sobre
quem usa expressões técnicas e de origem estrangeira em demasia. Sobre isso,
assinale a alternativa incorreta:
a) Algumas pessoas se valem de termos em inglês e de termos técnicos de forma
exagerada, principalmente no ambiente corporativo, para chamar a atenção e se
sentirem superiores.
b) Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade
de pedir um esclarecimento.
c) A forma como algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa carência.
d) Para se sentirem úteis, importantes, alguns começam a falar em código para
que possam traduzir para os leigos o seu conhecimento.
e) As pessoas que empregam excessivamente palavras estrangeiras no
ambiente de trabalho estão apenas praticando outros idiomas, sobretudo o
inglês.
5. O principal objetivo do texto
é:
A) Incentivar o uso de palavras
estrangeiras no ambiente profissional.
B) Refletir, de forma crítica e irônica, sobre o uso exagerado de
estrangeirismos.
C) Informar sobre uma lei que
proíbe o uso da língua inglesa no Brasil.
D) Ensinar como substituir termos técnicos por palavras em português.
6. Quando o autor diz que “a
forma como algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa ‘carência’ que
sentem”, ele quer dizer que:
A) Essas pessoas não dominam o
português e precisam usar palavras em inglês.
B) Essas pessoas gostam de se comunicar com estrangeiros.
C) O uso de palavras estrangeiras
pode ser uma tentativa de parecer mais importante.
D) Essas pessoas são carentes de atenção e usam o inglês como passatempo.
7. A opinião do autor sobre o
projeto do deputado Carrion é:
A) De apoio incondicional, pois
acredita que o português deve ser valorizado.
B) Inicialmente positiva, mas
depois ele muda de opinião ao ver propostas exageradas.
C) Totalmente contrária desde o início, pois defende o uso do inglês.
D) Neutra, pois ele não se posiciona claramente sobre o tema.
8. O trecho “Quanto maior o uso
de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um
esclarecimento” revela que:
A) Os termos técnicos tornam a
comunicação mais clara e eficiente.
B) Os profissionais usam palavras difíceis para evitar explicações.
C) O uso exagerado de termos técnicos dificulta a compreensão.
D) A comunicação formal no trabalho é sempre mais respeitosa.
9. O tom do texto pode ser
caracterizado como:
A) Jornalístico e imparcial. B) Didático e instrutivo. C)
Crítico e bem-humorado. D) Triste e reflexivo.
10. Com base no contexto, o
sentido da expressão “tentativa furada” é:
A) Proposta inovadora. B) Esforço
bem-sucedido.
C) Tentativa inútil, sem sucesso. D) Forma correta de se comunicar.
QUESTÕES
ARGUMENTATIVAS
Questão 1. Você concorda com o projeto de restringir o uso de
palavras estrangeiras no português? Justifique sua resposta com base no texto e
na sua opinião pessoal. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2. O autor critica o uso de
palavras estrangeiras em situações corriqueiras. Em sua opinião, por que
algumas pessoas preferem utilizar termos em inglês, como "feedback"
ou "printar"? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3. No trecho “Quanto maior o uso de
termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um esclarecimento”,
o que o autor quer dizer? Você concorda com essa ideia? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4. Reescreva a ideia principal do texto com suas
próprias palavras.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5. Você acha que a mistura de línguas na comunicação é
um sinal de evolução ou de perda da identidade cultural? Desenvolva sua
resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
🗣️ ATIVIDADE:
ESTRANGEIRISMOS NO NOSSO DIA A DIA! 🌍COMPLETE
💻 Tecnologia e Internet
- Mouse –
- Print –
- Download/Upload –
- Link –
- Wi-Fi –
- Login/Logout
- Smartphone –
- App –
🎯 Negócios e Trabalho
- Deadline –
- Briefing –
- Feedback –
- Home office –
- CEO –
- Marketing –
- Startup –
👗 Moda e Estilo
- Look –
- Fashion –
- Makeup –
- Design –
- Estilo vintage –
🧠 Cotidiano e Expressões
Informais
- Top –
- Coach –
- Delivery –
- Fake news –
- Spoiler –
- Streaming-
ESCREVA OUTROS ESTRANGEIRISMO QUE VOCÊ CONHECE.
Texto II- A
MEMÓRIA DA VELHICE - (FRAGMENTO) - DRÁUZIO VARELLA
Estímulos intelectuais e atividade física
Ao comentar essas
pesquisas, o pesquisador Robert Friedland concluiu que não apenas a
leitura, mas simples passatempos como a montagem de quebra-cabeças ou a
prática de palavras cruzadas são atividades capazes de proteger o cérebro. No
final, acrescentou que vários trabalhos demonstram que assistir à
televisão está associado ao efeito contrário: aumenta a
probabilidade de Alzheimer. Num inquérito conduzido entre 135 portadores
da doença, comparados a 331 de seus familiares saudáveis, cada hora
diária adicional diante da TV multiplicou o risco de Alzheimer por 1,3.
Vários estudos
apresentados na conferência reforçam a ideia de que nem só do intelecto
vive o cérebro: o exercício físico também é capaz de torná-lo mais
resistente. Trabalhos experimentais confirmam essa conclusão: o exercício
físico melhora o fluxo sanguíneo cerebral através da formação de novos
capilares no córtex -área essencial para a cognição – e induz a
produção de proteínas que estimulam o crescimento e favorecem a
formação de novas conexões entre os neurônios.
Fonte: Livro – Português: Linguagem, 8ª Série – William Roberto Cereja,
Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 141.
Entendendo o artigo:
01 – Qual é a principal
conclusão do pesquisador Robert Friedland sobre atividades que protegem o
cérebro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 – Como o hábito de assistir à
televisão pode influenciar o risco de desenvolver Alzheimer, de acordo com o
estudo mencionado no artigo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03 – Além dos estímulos
intelectuais, que outro fator é destacado no artigo como benéfico para a saúde
do cérebro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 – Quais são os benefícios do
exercício físico para o cérebro, segundo os trabalhos experimentais mencionados
no artigo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05 – Qual a principal mensagem
que Dráuzio Varella transmite neste fragmento do artigo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO QUESTÕES ARGUMENTATIVAS
Questão
1. Você concorda com o projeto de restringir o uso de
palavras estrangeiras no português? Justifique sua resposta com base no texto e
na sua opinião pessoal.
Resposta aberta, espera-se que o aluno se posicione de forma clara (a favor ou
contra) e apresente argumentos coerentes.
Questão 2. O autor critica o uso de
palavras estrangeiras em situações corriqueiras. Em sua opinião, por que
algumas pessoas preferem utilizar termos em inglês, como "feedback"
ou "printar"?
✅ Gabarito:
As pessoas usam esses termos por
acharem que isso transmite uma imagem de sofisticação, modernidade ou
conhecimento técnico. O autor inclusive sugere que isso pode estar relacionado
a uma "carência" ou desejo de se sentir importante.
Questão 3. No trecho “Quanto maior o uso de
termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um
esclarecimento”, o que o autor quer dizer? Você concorda com essa ideia?
✅ Gabarito:
O autor critica o uso excessivo
de linguagem técnica, sugerindo que isso dificulta a comunicação. Ele acredita
que muitas vezes é uma forma de se mostrar superior aos outros. Resposta
pessoal deve argumentar a favor ou contra com base no cotidiano do aluno (por
exemplo, em sala de aula ou redes sociais).
Questão 4. Reescreva a ideia principal do
texto com suas próprias palavras.
✅ Gabarito:
O texto critica o uso exagerado
de palavras estrangeiras, especialmente em situações em que existem
equivalentes em português, e questiona o motivo pelo qual as pessoas fazem isso
— muitas vezes por vaidade ou desejo de se destacar.
Questão 5. Você acha que a mistura de
línguas na comunicação é um sinal de evolução ou de perda da identidade
cultural? Desenvolva sua resposta.
✅ Gabarito:
Resposta pessoal argumentativa. O importante é apresentar uma opinião clara e
bem fundamentada. Por exemplo:
.
Aqui estão os principais estrangeirismos
usados no cotidiano dos falantes de português, com seus significados:
💻 Tecnologia e Internet
- Mouse – Dispositivo de navegação do computador
(significa "rato" em inglês)
- Print – Imagem capturada da tela (do inglês print
screen)
- Download/Upload –
Baixar/enviar arquivos da internet
- Link – Endereço eletrônico para acessar uma
página ou conteúdo
- Wi-Fi – Rede sem fio para conexão à internet
- Login/Logout –
Entrar/sair de uma conta em um sistema
- Smartphone –
Celular inteligente
- App – Abreviação de application, ou
seja, aplicativo
🎯 Negócios e Trabalho
- Deadline – Prazo final
- Briefing – Resumo ou instrução inicial para uma
tarefa
- Feedback – Retorno, comentário ou avaliação
- Home office –
Trabalho em casa
- CEO – Diretor executivo (Chief Executive
Officer)
- Marketing – Área de divulgação e relacionamento
com o cliente
- Startup – Empresa emergente com proposta
inovadora
👗 Moda e Estilo
- Look – Visual, combinação de roupas
- Fashion – Relativo à moda
- Makeup – Maquiagem
- Design – Projeto visual ou estético
- Estilo vintage –
Estilo antigo com toque moderno
🧠 Cotidiano e Expressões Informais
- Top – Algo muito bom, excelente
- Coach – Treinador, mentor
- Delivery – Entrega em casa
- Fake news – Notícias falsas
- Spoiler – Revelação antecipada do final de
filmes, séries ou livros
- Streaming – Transmissão de conteúdo pela internet
(ex: Netflix)
Entendendo o artigo:
01 – Qual é a principal
conclusão do pesquisador Robert Friedland sobre atividades que protegem o
cérebro?
Robert Friedland concluiu que atividades como leitura, montagem de
quebra-cabeças e palavras cruzadas são capazes de proteger o cérebro. Ele
também destacou que assistir à televisão está associado ao efeito contrário,
aumentando o risco de Alzheimer.
02 – Como o hábito de assistir à
televisão pode influenciar o risco de desenvolver Alzheimer, de acordo com o
estudo mencionado no artigo?
Um estudo com portadores de Alzheimer e seus familiares saudáveis
revelou que cada hora diária adicional diante da TV aumentou o risco de
Alzheimer em 1,3 vezes.
03 – Além dos estímulos
intelectuais, que outro fator é destacado no artigo como benéfico para a saúde
do cérebro?
O artigo destaca que o exercício físico também é capaz de tornar o
cérebro mais resistente. Estudos mostram que o exercício melhora o fluxo
sanguíneo cerebral e estimula a produção de proteínas que favorecem novas
conexões entre os neurônios.
04 – Quais são os benefícios do
exercício físico para o cérebro, segundo os trabalhos experimentais mencionados
no artigo?
Os
trabalhos experimentais confirmam que o exercício físico melhora o fluxo
sanguíneo cerebral através da formação de novos capilares no córtex, área
essencial para a cognição. Além disso, induz a produção de proteínas que
estimulam o crescimento e favorecem a formação de novas conexões entre os
neurônios.
05 – Qual a principal mensagem
que Dráuzio Varella transmite neste fragmento do artigo?
Dráuzio Varella transmite a mensagem de que a saúde do cérebro na
velhice pode ser preservada através de uma combinação de estímulos intelectuais
e atividade física. Ele alerta para os riscos do sedentarismo intelectual,
representado pelo excesso de televisão, e destaca a importância de manter o
cérebro ativo e o corpo em movimento para uma vida mais saudável e com menor
risco de doenças neurodegenerativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário