segunda-feira, 2 de junho de 2025

PORTUGUÊS - ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 

estrangeirismo é o processo linguístico que resulta na incorporação de uma palavra, expressão ou construção frasal de outro idioma a uma língua nativa. Esse é um fenômeno considerado comum, afinal de contas, a língua é viva e sofre interferências de diversas culturas, especialmente porque vivenciamos a globalização e os efeitos das tecnologias.

Leia: TEXTO: WHAT?

 

          Quando ouvi falar do projeto do deputado Carrion de restringir o uso de palavras estrangeiras no Rio Grande do Sul, até achei bacana, embora inócuo (Inocente, inofensivo). Sempre achei um saco aquelas pessoas que, na tentativa furada de conseguir algum tipo de distinção, dizem que precisam de um feedback no lugar de um retorno, ou que querem printar alguma coisa ao invés de imprimir.

Para alguns parece que empregar o vocabulário do inglês, por exemplo, dá àqueles que o usam a mesma sofisticação de alguém que mora em Nova Iorque tem (ou não). Daí eu vi que o deputado queria que trocassem mouse por rato e já deixei de simpatizar com a ideia. Aliás, a forma como algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa “carência” que sentem.

O caso clássico disso é o ambiente de trabalho. Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um esclarecimento. Para se sentirem úteis, importantes, alguns começam a falar em código para que possam traduzir para os leigos o seu conhecimento.                                                    In: http://ccdoarnaldo.blogspot.com/2011/04/what.html

     1.  O texto se classifica em:
a) Narrativo   b) Descritivo     c) Lírico   
d) Argumentativo   e) Informativo

 

     2.   O fato que motivou o autor a escrever o texto foi:
a) O projeto do deputado Carrion, que visava restringir o uso de palavras estrangeiras no Rio Grande do Sul.
b) Uma viagem a Nova Iorque.
c) A forma como algumas pessoas se expressam.
d) O uso de termos técnicos desnecessários usados por algumas pessoas em seu ambiente de trabalho.
e) A Reforma Ortográfica.

 

      3.   Assinale a opção correta sobre o posicionamento do autor:
a) É totalmente a favor da ideia do deputado.
b) Sempre foi contra a ideia do deputado.
c) Inicialmente, era a contra, mas ao conhecer mais sobre o plano do deputado, passou a ser a favor.
d) Deixou de simpatizar com a ideia, porque o projeto previa trocar estrangeirismos muito comuns, que já faziam parte da língua portuguesa.
e) Passou a simpatizar com o projeto, porque seriam proibidos quaisquer estrangeirismos, já que nosso idioma oficial é a Língua Portuguesa.

 

      4.   O autor revela sua opinião sobre quem usa expressões técnicas e de origem estrangeira em demasia. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta:
a) Algumas pessoas se valem de termos em inglês e de termos técnicos de forma exagerada, principalmente no ambiente corporativo, para chamar a atenção e se sentirem superiores.
b) Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um esclarecimento.
c) A forma como algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa carência.
d) Para se sentirem úteis, importantes, alguns começam a falar em código para que possam traduzir para os leigos o seu conhecimento.
e) As pessoas que empregam excessivamente palavras estrangeiras no ambiente de trabalho estão apenas praticando outros idiomas, sobretudo o inglês.

 

5. O principal objetivo do texto é:

A) Incentivar o uso de palavras estrangeiras no ambiente profissional.
B) Refletir, de forma crítica e irônica, sobre o uso exagerado de estrangeirismos.
C) Informar sobre uma lei que proíbe o uso da língua inglesa no Brasil.
D) Ensinar como substituir termos técnicos por palavras em português.

 

6. Quando o autor diz que “a forma como algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa ‘carência’ que sentem”, ele quer dizer que:

A) Essas pessoas não dominam o português e precisam usar palavras em inglês.
B) Essas pessoas gostam de se comunicar com estrangeiros.
C
) O uso de palavras estrangeiras pode ser uma tentativa de parecer mais importante.
D) Essas pessoas são carentes de atenção e usam o inglês como passatempo.

 

7. A opinião do autor sobre o projeto do deputado Carrion é:

A) De apoio incondicional, pois acredita que o português deve ser valorizado.
B
) Inicialmente positiva, mas depois ele muda de opinião ao ver propostas exageradas.
C) Totalmente contrária desde o início, pois defende o uso do inglês.
D) Neutra, pois ele não se posiciona claramente sobre o tema.

 

8. O trecho “Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um esclarecimento” revela que:

A) Os termos técnicos tornam a comunicação mais clara e eficiente.
B) Os profissionais usam palavras difíceis para evitar explicações.
C) O uso exagerado de termos técnicos dificulta a compreensão.
D) A comunicação formal no trabalho é sempre mais respeitosa.

 

9. O tom do texto pode ser caracterizado como:

A) Jornalístico e imparcial.   B) Didático e instrutivo.  C) Crítico e bem-humorado.  D) Triste e reflexivo.

 

10. Com base no contexto, o sentido da expressão “tentativa furada” é:

A) Proposta inovadora.                              B) Esforço bem-sucedido.

C) Tentativa inútil, sem sucesso.               D) Forma correta de se comunicar.

 

 

QUESTÕES ARGUMENTATIVAS

      Questão 1.  Você concorda com o projeto de restringir o uso de palavras estrangeiras no português? Justifique sua resposta com base no texto e na sua opinião pessoal. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      Questão 2. O autor critica o uso de palavras estrangeiras em situações corriqueiras. Em sua opinião, por que algumas pessoas preferem utilizar termos em inglês, como "feedback" ou "printar"? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

      Questão 3. No trecho “Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um esclarecimento”, o que o autor quer dizer? Você concorda com essa ideia? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4. Reescreva a ideia principal do texto com suas próprias palavras.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 5. Você acha que a mistura de línguas na comunicação é um sinal de evolução ou de perda da identidade cultural? Desenvolva sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

🗣️ ATIVIDADE: ESTRANGEIRISMOS NO NOSSO DIA A DIA! 🌍COMPLETE


💻 Tecnologia e Internet

  • Mouse –
  • Print –
  • Download/Upload –
  • Link –
  • Wi-Fi –
  • Login/Logout
  • Smartphone –
  • App –

🎯 Negócios e Trabalho

  • Deadline –
  • Briefing –
  • Feedback –
  • Home office –
  • CEO –
  • Marketing –
  • Startup –

 


👗 Moda e Estilo

  • Look –
  • Fashion –
  • Makeup –
  • Design –
  • Estilo vintage –

🧠 Cotidiano e Expressões Informais

  • Top –
  • Coach –
  • Delivery –
  • Fake news –
  • Spoiler –
  • Streaming-

ESCREVA  OUTROS ESTRANGEIRISMO QUE VOCÊ CONHECE.


 

 

Texto II- A MEMÓRIA DA VELHICE - (FRAGMENTO) - DRÁUZIO VARELLA

Estímulos intelectuais e atividade física

        Ao comentar essas pesquisas, o pesquisador Robert Friedland concluiu que não apenas a leitura, mas simples passatempos como a montagem de quebra-cabeças ou a prática de palavras cruzadas são atividades capazes de proteger o cérebro. No final, acrescentou que vários trabalhos demonstram que assistir à televisão está associado ao efeito contrário: aumenta a probabilidade de Alzheimer. Num inquérito conduzido entre 135 portadores da doença, comparados a 331 de seus familiares saudáveis, cada hora diária adicional diante da TV multiplicou o risco de Alzheimer por 1,3.

        Vários estudos apresentados na conferência reforçam a ideia de que nem só do intelecto vive o cérebro: o exercício físico também é capaz de torná-lo mais resistente. Trabalhos experimentais confirmam essa conclusão: o exercício físico melhora o fluxo sanguíneo cerebral através da formação de novos capilares no córtex -área essencial para a cognição – e induz a produção de proteínas que estimulam o crescimento e favorecem a formação de novas conexões entre os neurônios.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 8ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 141.

Entendendo o artigo:

 

01 – Qual é a principal conclusão do pesquisador Robert Friedland sobre atividades que protegem o cérebro?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

02 – Como o hábito de assistir à televisão pode influenciar o risco de desenvolver Alzheimer, de acordo com o estudo mencionado no artigo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

03 – Além dos estímulos intelectuais, que outro fator é destacado no artigo como benéfico para a saúde do cérebro?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

04 – Quais são os benefícios do exercício físico para o cérebro, segundo os trabalhos experimentais mencionados no artigo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

05 – Qual a principal mensagem que Dráuzio Varella transmite neste fragmento do artigo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

GABARITO     QUESTÕES ARGUMENTATIVAS

Questão 1.  Você concorda com o projeto de restringir o uso de palavras estrangeiras no português? Justifique sua resposta com base no texto e na sua opinião pessoal.
Resposta aberta, espera-se que o aluno se posicione de forma clara (a favor ou contra) e apresente argumentos coerentes.


Questão 2. O autor critica o uso de palavras estrangeiras em situações corriqueiras. Em sua opinião, por que algumas pessoas preferem utilizar termos em inglês, como "feedback" ou "printar"?

Gabarito:

As pessoas usam esses termos por acharem que isso transmite uma imagem de sofisticação, modernidade ou conhecimento técnico. O autor inclusive sugere que isso pode estar relacionado a uma "carência" ou desejo de se sentir importante.


Questão 3. No trecho “Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um esclarecimento”, o que o autor quer dizer? Você concorda com essa ideia?

Gabarito:

O autor critica o uso excessivo de linguagem técnica, sugerindo que isso dificulta a comunicação. Ele acredita que muitas vezes é uma forma de se mostrar superior aos outros. Resposta pessoal deve argumentar a favor ou contra com base no cotidiano do aluno (por exemplo, em sala de aula ou redes sociais).


Questão 4. Reescreva a ideia principal do texto com suas próprias palavras.

Gabarito:

O texto critica o uso exagerado de palavras estrangeiras, especialmente em situações em que existem equivalentes em português, e questiona o motivo pelo qual as pessoas fazem isso — muitas vezes por vaidade ou desejo de se destacar.


Questão 5. Você acha que a mistura de línguas na comunicação é um sinal de evolução ou de perda da identidade cultural? Desenvolva sua resposta.

Gabarito:
Resposta pessoal argumentativa. O importante é apresentar uma opinião clara e bem fundamentada. Por exemplo:

 

.

 

Aqui estão os principais estrangeirismos usados no cotidiano dos falantes de português, com seus significados:


💻 Tecnologia e Internet

  • Mouse – Dispositivo de navegação do computador (significa "rato" em inglês)
  • Print – Imagem capturada da tela (do inglês print screen)
  • Download/Upload – Baixar/enviar arquivos da internet
  • Link – Endereço eletrônico para acessar uma página ou conteúdo
  • Wi-Fi – Rede sem fio para conexão à internet
  • Login/Logout – Entrar/sair de uma conta em um sistema
  • Smartphone – Celular inteligente
  • App – Abreviação de application, ou seja, aplicativo

🎯 Negócios e Trabalho

  • Deadline – Prazo final
  • Briefing – Resumo ou instrução inicial para uma tarefa
  • Feedback – Retorno, comentário ou avaliação
  • Home office – Trabalho em casa
  • CEO – Diretor executivo (Chief Executive Officer)
  • Marketing – Área de divulgação e relacionamento com o cliente
  • Startup – Empresa emergente com proposta inovadora

👗 Moda e Estilo

  • Look – Visual, combinação de roupas
  • Fashion – Relativo à moda
  • Makeup – Maquiagem
  • Design – Projeto visual ou estético
  • Estilo vintage – Estilo antigo com toque moderno

🧠 Cotidiano e Expressões Informais

  • Top – Algo muito bom, excelente
  • Coach – Treinador, mentor
  • Delivery – Entrega em casa
  • Fake news – Notícias falsas
  • Spoiler – Revelação antecipada do final de filmes, séries ou livros
  • Streaming – Transmissão de conteúdo pela internet (ex: Netflix)

 

Entendendo o artigo:

01 – Qual é a principal conclusão do pesquisador Robert Friedland sobre atividades que protegem o cérebro?

      Robert Friedland concluiu que atividades como leitura, montagem de quebra-cabeças e palavras cruzadas são capazes de proteger o cérebro. Ele também destacou que assistir à televisão está associado ao efeito contrário, aumentando o risco de Alzheimer.

02 – Como o hábito de assistir à televisão pode influenciar o risco de desenvolver Alzheimer, de acordo com o estudo mencionado no artigo?

      Um estudo com portadores de Alzheimer e seus familiares saudáveis revelou que cada hora diária adicional diante da TV aumentou o risco de Alzheimer em 1,3 vezes.

03 – Além dos estímulos intelectuais, que outro fator é destacado no artigo como benéfico para a saúde do cérebro?

      O artigo destaca que o exercício físico também é capaz de tornar o cérebro mais resistente. Estudos mostram que o exercício melhora o fluxo sanguíneo cerebral e estimula a produção de proteínas que favorecem novas conexões entre os neurônios.

04 – Quais são os benefícios do exercício físico para o cérebro, segundo os trabalhos experimentais mencionados no artigo?

      Os trabalhos experimentais confirmam que o exercício físico melhora o fluxo sanguíneo cerebral através da formação de novos capilares no córtex, área essencial para a cognição. Além disso, induz a produção de proteínas que estimulam o crescimento e favorecem a formação de novas conexões entre os neurônios.

05 – Qual a principal mensagem que Dráuzio Varella transmite neste fragmento do artigo?

      Dráuzio Varella transmite a mensagem de que a saúde do cérebro na velhice pode ser preservada através de uma combinação de estímulos intelectuais e atividade física. Ele alerta para os riscos do sedentarismo intelectual, representado pelo excesso de televisão, e destaca a importância de manter o cérebro ativo e o corpo em movimento para uma vida mais saudável e com menor risco de doenças neurodegenerativas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...