ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8°
e 9° ANO
O estrangeirismo é o processo linguístico que resulta
na incorporação de uma palavra, expressão ou construção frasal de outro idioma
a uma língua nativa. Esse é um fenômeno considerado comum, afinal de contas, a
língua é viva e sofre interferências de diversas culturas, especialmente porque
vivenciamos a globalização e os efeitos das
tecnologias.
Leia: TEXTO: WHAT?
Quando ouvi falar do projeto do
deputado Carrion de restringir o uso de palavras estrangeiras no Rio Grande do
Sul, até achei bacana, embora inócuo (Inocente, inofensivo). Sempre achei um
saco aquelas pessoas que, na tentativa furada de conseguir algum tipo de
distinção, dizem que precisam de um feedback no lugar de um retorno, ou
que querem printar alguma coisa ao invés de imprimir.
Para alguns parece que empregar o vocabulário do
inglês, por exemplo, dá àqueles que o usam a mesma sofisticação de alguém que
mora em Nova Iorque tem (ou não). Daí eu vi que o deputado queria que trocassem
mouse por rato e já deixei de simpatizar com a ideia. Aliás, a forma como
algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa “carência” que sentem.
O caso clássico disso é o ambiente de trabalho.
Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de
pedir um esclarecimento. Para se sentirem úteis, importantes, alguns começam a
falar em código para que possam traduzir para os leigos o seu conhecimento.
In: http://ccdoarnaldo.blogspot.com/2011/04/what.html
1. O texto se classifica em:
a) Narrativo b) Descritivo c) Lírico d) Argumentativo e) Informativo
2. O fato que motivou o autor a
escrever o texto foi:
a) O projeto do deputado Carrion, que visava restringir o uso de palavras
estrangeiras no Rio Grande do Sul.
b) Uma viagem a Nova Iorque.
c) A forma como algumas pessoas se expressam.
d) O uso de termos técnicos desnecessários usados por algumas pessoas em seu
ambiente de trabalho.
e) A Reforma Ortográfica.
3. Assinale a opção correta sobre o
posicionamento do autor:
a) É totalmente a favor da ideia do deputado.
b) Sempre foi contra a ideia do deputado.
c) Inicialmente, era a contra, mas ao conhecer mais sobre o plano do deputado,
passou a ser a favor.
d) Deixou de simpatizar com a ideia, porque o projeto previa trocar
estrangeirismos muito comuns, que já faziam parte da língua portuguesa.
e) Passou a simpatizar com o projeto, porque seriam proibidos quaisquer
estrangeirismos, já que nosso idioma oficial é a Língua Portuguesa.
4. O autor revela sua opinião sobre
quem usa expressões técnicas e de origem estrangeira em demasia. Sobre isso,
assinale a alternativa incorreta:
a) Algumas pessoas se valem de termos em inglês e de termos técnicos de forma
exagerada, principalmente no ambiente corporativo, para chamar a atenção e se
sentirem superiores.
b) Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade
de pedir um esclarecimento.
c) A forma como algumas pessoas se expressam mostram muito uma certa carência.
d) Para se sentirem úteis, importantes, alguns começam a falar em código para
que possam traduzir para os leigos o seu conhecimento.
e) As pessoas que empregam excessivamente palavras estrangeiras no ambiente de
trabalho estão apenas praticando outros idiomas, sobretudo o inglês.
5. O principal objetivo do texto é:
A) Incentivar o uso de palavras estrangeiras no ambiente profissional.
B) Refletir, de forma crítica e irônica, sobre o uso exagerado de
estrangeirismos.
C) Informar sobre uma lei que proíbe o uso da língua inglesa no Brasil.
D) Ensinar como substituir termos técnicos por palavras em português.
6. Quando o autor diz que “a forma como algumas pessoas se expressam
mostram muito uma certa ‘carência’ que sentem”, ele quer dizer que:
A) Essas pessoas não dominam o português e precisam usar palavras em
inglês.
B) Essas pessoas gostam de se comunicar com estrangeiros.
C) O uso de palavras estrangeiras pode ser uma tentativa de parecer mais
importante.
D) Essas pessoas são carentes de atenção e usam o inglês como passatempo.
7. A opinião do autor sobre o projeto do deputado Carrion é:
A) De apoio incondicional, pois acredita que o português deve ser
valorizado.
B) Inicialmente positiva, mas depois ele muda de opinião ao ver propostas
exageradas.
C) Totalmente contrária desde o início, pois defende o uso do inglês.
D) Neutra, pois ele não se posiciona claramente sobre o tema.
8. O trecho “Quanto maior o uso de termos técnicos desnecessários, maior
é a necessidade de pedir um esclarecimento” revela que:
A) Os termos técnicos tornam a comunicação mais clara e eficiente.
B) Os profissionais usam palavras difíceis para evitar explicações.
C) O uso exagerado de termos técnicos dificulta a compreensão.
D) A comunicação formal no trabalho é sempre mais respeitosa.
9. O tom do texto pode ser caracterizado como:
A) Jornalístico e imparcial. B)
Didático e instrutivo. C) Crítico e
bem-humorado. D) Triste e reflexivo.
10. Com base no contexto, o sentido da expressão “tentativa furada” é:
A) Proposta inovadora. B) Esforço
bem-sucedido.
C) Tentativa inútil, sem sucesso. D) Forma correta de se
comunicar.
QUESTÕES ARGUMENTATIVAS
Questão 1. Você concorda com o projeto de restringir o uso de
palavras estrangeiras no português? Justifique sua resposta com base no texto e
na sua opinião pessoal. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2. O autor critica o uso de palavras
estrangeiras em situações corriqueiras. Em sua opinião, por que algumas pessoas
preferem utilizar termos em inglês, como "feedback" ou
"printar"? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3. No trecho “Quanto maior o uso de
termos técnicos desnecessários, maior é a necessidade de pedir um
esclarecimento”, o que o autor quer dizer? Você concorda com essa ideia? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4. Reescreva a ideia principal do texto com suas próprias palavras.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5. Você acha que a mistura de línguas na comunicação é um sinal de evolução
ou de perda da identidade cultural? Desenvolva sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
🗣️ ATIVIDADE:
ESTRANGEIRISMOS NO NOSSO DIA A DIA! 🌍COMPLETE
💻 Tecnologia e Internet
- Mouse –
- Print –
- Download/Upload –
- Link –
- Wi-Fi –
- Login/Logout
- Smartphone –
- App –
🎯 Negócios e Trabalho
- Deadline –
- Briefing –
- Feedback –
- Home office –
- CEO –
- Marketing –
- Startup –
👗 Moda e Estilo
- Look –
- Fashion –
- Makeup –
- Design –
- Estilo vintage –
🧠 Cotidiano
e Expressões Informais
- Top –
- Coach –
- Delivery –
- Fake news –
- Spoiler –
- Streaming-
ESCREVA
OUTROS ESTRANGEIRISMO QUE VOCÊ CONHECE.
Texto II- A MEMÓRIA DA VELHICE - (FRAGMENTO) - DRÁUZIO VARELLA
Estímulos intelectuais e
atividade física
Ao
comentar essas pesquisas, o pesquisador Robert Friedland concluiu que não
apenas a leitura, mas simples passatempos como a montagem
de quebra-cabeças ou a prática de palavras cruzadas são atividades capazes
de proteger o cérebro. No final, acrescentou que vários trabalhos
demonstram que assistir à televisão está associado ao efeito contrário:
aumenta a probabilidade de Alzheimer. Num inquérito conduzido entre 135
portadores da doença, comparados a 331 de seus familiares saudáveis, cada
hora diária adicional diante da TV multiplicou o risco de Alzheimer por
1,3.
Vários
estudos apresentados na conferência reforçam a ideia de que nem só do
intelecto vive o cérebro: o exercício físico também é capaz de
torná-lo mais resistente. Trabalhos experimentais confirmam essa
conclusão: o exercício físico melhora o fluxo sanguíneo cerebral
através da formação de novos capilares no córtex -área essencial para
a cognição – e induz a produção de proteínas que estimulam o crescimento e
favorecem a formação de novas conexões entre os neurônios.
Fonte: Livro – Português: Linguagem, 8ª Série –
William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual
Editora, 2006. p. 141.
Entendendo
o artigo:
01 – Qual é
a principal conclusão do pesquisador Robert Friedland sobre atividades que
protegem o cérebro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 – Como o
hábito de assistir à televisão pode influenciar o risco de desenvolver
Alzheimer, de acordo com o estudo mencionado no artigo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03 – Além
dos estímulos intelectuais, que outro fator é destacado no artigo como benéfico
para a saúde do cérebro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 – Quais
são os benefícios do exercício físico para o cérebro, segundo os trabalhos
experimentais mencionados no artigo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05 – Qual a
principal mensagem que Dráuzio Varella transmite neste fragmento do artigo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário