segunda-feira, 2 de junho de 2025

ARTES VISUAIS - COLAGENS CRIATIVAS

ARTES VISUAIS -  COLAGENS CRIATIVAS

 

Adriano Almeida Gonçalves, conhecido como Adriano CATENZARO, é artista visual, designer e  ilustrador, nasceu em 1979, em Curitiba/Paraná, onde vive e trabalha. Graduado em Desenho Industrial e pós graduado em Design de Embalagens, produz obras que combinam técnicas de recorte e colagem, desenvolveu  e produziu uma variedade de trabalhos artísticos que circulam entre a ilustração e a arte contemporânea.

Já foi premiado no Brasil, na Suécia e na Argentina, seu trabalho consiste na colagem manual de recortes  de papéis, embalagens, impressos, plásticos, tecidos, além de materiais gráficos como tinta, pigmentos e outros.  Seu trabalho é original e geralmente bem colorido.

Adriano sempre foi encantado em utilizar materiais rústicos e descartados como parte de suas obras. A  colagem começou como uma tentativa de dar uma nova função e criar novas formas e texturas com estes  materiais. Sempre criativas, o resultado de suas produções são figuras de animais coloridos, silhuetas  arquitetônicas, figuras humanas sorridentes e muitas formas geométricas e abstratas, envolvidas em papel, cola  e barbantes. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e livre docência pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou estágio de pesquisa no Massachusetts Institute of Technology em 2012. Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sistemas de Controle e Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: exoesqueletos, sistemas robóticos interativos, reabilitação robótica, controle robusto H-infinito, robôs manipuladores, controle tolerante a falhas e filtragem robusta.

 

 

Figura 1 - Catenzaro Figura 02 VOLCANO - Catenzaro, 2014 Figura 3 SÃO PAULO – Catenzaro, 2013

Figura 4 DIA DE CALOR – CATENZARO, 2014

 

ATIVIDADE I

Você conheceu algumas obras de arte do Adriano Catenzaro. Na figura 2, VOLCANO, a ideia é chamar a atenção  e pensar sobre a poluição nas cidades. Sabe-se que as chaminés são uma das formas de poluição. Com quais  outras “poluições” convivemos diariamente?

Você acha que existem políticas públicas que se preocupam com essa situação? E você, qual é seu posicionamento  crítico ou sua atitude diante da poluição ou das consequências e danos por ela causadas? _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE II

Observe a figura 3, SÃO PAULO, faça uma leitura da obra e relacione com a cidade onde você mora. (Se parece  com a obra? É poluída? E as formas, cores, arquitetura... árvores, rios...?)

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE III

Na figura 4  (DIA DE CALOR ), qual o tema da obra na sua opinião? Justifique?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE IV

Agora é a sua vez de ser o artista! Inspire-se nas obras apresentadas e crie sua própria obra de arte usando a técnica da colagem. Solte sua imaginação e explore diferentes formas, cores e materiais!
O professor estará disponível para orientar e apoiar durante todo o processo.

ORIENTAÇÕES


🌟 Atividades sobre Arte da Colagem — 8º e 9° ano

1. Explorando Texturas e Cores

Objetivo: Trabalhar percepção visual e composição.

  • Instrução: Distribua revistas, jornais, tecidos e papéis coloridos. Peça aos alunos que criem uma colagem que explore diferentes texturas e contrastes de cor.
  • Orientação: Não é necessário que o trabalho forme uma figura reconhecível; o foco está em explorar sensações visuais e táteis.
  • Dica: Incentive-os a usar elementos tridimensionais, como retalhos de tecido ou papel amassado.

2. Colagem com Tema Social

Objetivo: Relacionar arte e crítica social.

  • Instrução: Os alunos deverão escolher um tema social atual (meio ambiente, desigualdade, tecnologia, etc.) e criar uma colagem que transmita uma mensagem sobre esse tema.
  • Materiais: Revistas, jornais, cartolina, cola, tesoura, canetões.
  • Resultado esperado: Uma obra que comunique visualmente sua opinião ou reflexão sobre o tema escolhido.

3. Releitura de Obras Famosas em Colagem

Objetivo: Apropriar-se de obras clássicas e reinterpreta-las criativamente.

  • Instrução: Apresente aos alunos obras de artistas famosos (como Van Gogh, Tarsila do Amaral, Picasso). Cada aluno escolherá uma obra e fará uma releitura em forma de colagem.
  • Orientação: Eles podem modernizar os elementos (por exemplo, trazer personagens para o cenário atual) ou reinterpretar livremente as cores e formas.

4. Autorretrato em Colagem

Objetivo: Trabalhar identidade e expressão pessoal.

  • Instrução: Cada aluno deve criar um autorretrato usando apenas recortes de revistas/jornais. Eles podem montar rostos realistas ou abstrações que expressem quem são ou como se sentem.
  • Reflexão final: Peça que, após finalizarem, eles expliquem brevemente sua escolha de cores, imagens e composição.

5. História Sequencial em Colagem

Objetivo: Desenvolver a capacidade narrativa por meio de imagens.

  • Instrução: Em duplas, os alunos devem montar uma sequência de 3 a 5 colagens que contem uma história sem usar palavras.
  • Sugestão de temas: uma aventura, uma transformação, um conflito.
  • Apresentação: Cada dupla poderá expor e contar sua história para a turma.

✂️ Materiais sugeridos:

  • Revistas velhas
  • Jornais
  • Retalhos de tecido
  • Papéis coloridos
  • Tesouras e cola
  • Cartolina ou papel kraft para base

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...