ARTES
VISUAIS - COLAGENS CRIATIVAS
Adriano Almeida Gonçalves, conhecido como Adriano CATENZARO, é artista visual, designer e ilustrador, nasceu em 1979, em Curitiba/Paraná, onde vive e trabalha.
Graduado em Desenho Industrial e pós graduado em Design de Embalagens, produz
obras que combinam técnicas de recorte e colagem, desenvolveu e produziu uma variedade de trabalhos artísticos que circulam entre a
ilustração e a arte contemporânea.
Já foi premiado no Brasil, na
Suécia e na Argentina, seu trabalho consiste na colagem manual de recortes de papéis, embalagens, impressos, plásticos, tecidos, além de materiais
gráficos como tinta, pigmentos e outros. Seu trabalho é original e geralmente bem colorido.
Adriano sempre foi encantado
em utilizar materiais rústicos e descartados como parte de suas obras. A colagem começou como uma tentativa de dar uma nova função e criar novas
formas e texturas com estes materiais. Sempre criativas, o
resultado de suas produções são figuras de animais coloridos, silhuetas arquitetônicas, figuras humanas sorridentes e muitas formas geométricas
e abstratas, envolvidas em papel, cola e barbantes. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela
Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Engenharia Elétrica pela
Universidade de São Paulo (2004) e livre docência pela Universidade de São
Paulo (2011). Realizou estágio de pesquisa no Massachusetts Institute of
Technology em 2012. Atualmente é professor associado do Departamento de
Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São
Paulo. Tem experiência na área de Sistemas de Controle e Robótica, atuando
principalmente nos seguintes temas: exoesqueletos, sistemas robóticos
interativos, reabilitação robótica, controle robusto H-infinito, robôs
manipuladores, controle tolerante a falhas e filtragem robusta.
Figura 1 - Catenzaro Figura 02 –
VOLCANO - Catenzaro, 2014 Figura 3 – SÃO PAULO – Catenzaro, 2013
Figura 4 – DIA DE
CALOR – CATENZARO, 2014
ATIVIDADE I
Você conheceu algumas obras de arte do Adriano Catenzaro. Na figura 2, VOLCANO, a ideia é
chamar a atenção e pensar sobre a
poluição nas cidades. Sabe-se que as chaminés são uma das formas de poluição.
Com quais outras “poluições” convivemos
diariamente?
Você acha que existem políticas públicas que se preocupam com essa
situação? E você, qual é seu posicionamento
crítico ou sua atitude diante da poluição ou das consequências e danos
por ela causadas? _________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE II
Observe a figura 3, SÃO
PAULO, faça uma leitura da obra e relacione com a cidade onde você mora.
(Se parece com a obra? É poluída? E as
formas, cores, arquitetura... árvores, rios...?)
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE III
Na figura 4 (DIA DE CALOR ), qual o
tema da obra na sua opinião? Justifique?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE IV
Agora é a sua vez de ser o artista! Inspire-se nas obras apresentadas e crie sua
própria obra de arte usando a técnica da colagem. Solte sua imaginação e
explore diferentes formas, cores e materiais!
O professor estará disponível para orientar e apoiar durante todo o
processo.
ORIENTAÇÕES
🌟 Atividades sobre Arte da Colagem — 8º e 9° ano
1.
Explorando Texturas e Cores
Objetivo: Trabalhar percepção visual e composição.
- Instrução:
Distribua revistas, jornais, tecidos e papéis coloridos. Peça aos alunos
que criem uma colagem que explore diferentes texturas e contrastes de
cor.
- Orientação:
Não é necessário que o trabalho forme uma figura reconhecível; o foco está
em explorar sensações visuais e táteis.
- Dica:
Incentive-os a usar elementos tridimensionais, como retalhos de tecido ou
papel amassado.
2.
Colagem com Tema Social
Objetivo: Relacionar arte e crítica social.
- Instrução:
Os alunos deverão escolher um tema social atual (meio ambiente,
desigualdade, tecnologia, etc.) e criar uma colagem que transmita uma
mensagem sobre esse tema.
- Materiais:
Revistas, jornais, cartolina, cola, tesoura, canetões.
- Resultado esperado:
Uma obra que comunique visualmente sua opinião ou reflexão sobre o
tema escolhido.
3.
Releitura de Obras Famosas em Colagem
Objetivo: Apropriar-se de obras clássicas e reinterpreta-las
criativamente.
- Instrução:
Apresente aos alunos obras de artistas famosos (como Van Gogh, Tarsila do
Amaral, Picasso). Cada aluno escolherá uma obra e fará uma releitura em
forma de colagem.
- Orientação:
Eles podem modernizar os elementos (por exemplo, trazer personagens para o
cenário atual) ou reinterpretar livremente as cores e formas.
4.
Autorretrato em Colagem
Objetivo: Trabalhar identidade e expressão pessoal.
- Instrução:
Cada aluno deve criar um autorretrato usando apenas recortes de
revistas/jornais. Eles podem montar rostos realistas ou abstrações que
expressem quem são ou como se sentem.
- Reflexão final:
Peça que, após finalizarem, eles expliquem brevemente sua escolha de
cores, imagens e composição.
5.
História Sequencial em Colagem
Objetivo: Desenvolver a capacidade narrativa por meio de imagens.
- Instrução:
Em duplas, os alunos devem montar uma sequência de 3 a 5 colagens
que contem uma história sem usar palavras.
- Sugestão de temas:
uma aventura, uma transformação, um conflito.
- Apresentação:
Cada dupla poderá expor e contar sua história para a turma.
✂️
Materiais sugeridos:
- Revistas velhas
- Jornais
- Retalhos de tecido
- Papéis coloridos
- Tesouras e cola
- Cartolina ou papel kraft para base
Nenhum comentário:
Postar um comentário