segunda-feira, 30 de junho de 2025

SIMULADO 9° ANO

SIMULADO 9° ANO

 

Leia o texto a seguir e responda às questões.

O valor da amizade

A amizade é um dos vínculos mais importantes na vida de uma pessoa. Diferente de relações familiares ou profissionais, a amizade nasce da escolha, da afinidade e da convivência voluntária. Um verdadeiro amigo é aquele que está presente nos momentos de alegria e, principalmente, nas fases difíceis da vida.

Estudos comprovam que pessoas com laços de amizade fortes são mais felizes, vivem mais e lidam melhor com o estresse. A amizade também desenvolve a empatia, a escuta e a confiança, valores fundamentais em qualquer sociedade.

Em tempos de redes sociais, é importante lembrar que quantidade não é qualidade. Ter muitos seguidores não significa ter muitos amigos. A amizade verdadeira exige tempo, presença e dedicação.

Fonte: Texto autoral adaptado.

 

1. (D3) – Identificar o tema de um texto:
O texto aborda principalmente:
a) A importância das redes sociais no mundo moderno.
b) Os benefícios físicos da prática de esportes.
c) O valor e os efeitos positivos da amizade verdadeira.
d) As diferenças entre trabalho e lazer.

 

2. (D7) – Identificar a tese de um texto:
A tese central defendida pelo texto é que:
a) A amizade só é possível na infância.
b) Redes sociais enfraquecem as amizades verdadeiras.
c) Amizades verdadeiras são construídas com esforço e são essenciais.
d) Amizade e trabalho são conceitos opostos.

 

3. (D2) – Localizar informações explícitas em um texto:
Segundo o texto, o que a amizade desenvolve nas pessoas?
a) Inveja e competição.
b) Silêncio e obediência.
c) Empatia, escuta e confiança.
d) Força física e resistência.

 

4. (D6) – Estabelecer relação causa/consequência entre partes do texto:
Segundo o texto, por que pessoas com fortes laços de amizade lidam melhor com o estresse?
a) Porque se isolam dos outros.
b) Porque não enfrentam problemas.
c) Porque contam com apoio e confiança mútuos.
d) Porque evitam vínculos sociais.

 

5. (D14) – Distinguir fato de opinião:
Assinale a alternativa que expressa uma opinião do autor:
a) “Estudos comprovam que pessoas com laços de amizade fortes são mais felizes.”
b) “Um verdadeiro amigo é aquele que está presente nos momentos de alegria e, principalmente, nas fases difíceis da vida.”
c) “A amizade também desenvolve a empatia.”
d) “A amizade é um dos vínculos mais importantes na vida de uma pessoa.”

 

Leia o texto a seguir.

Tecnologia na sala de aula

O uso da tecnologia na educação é uma tendência crescente. Aplicativos educativos, plataformas digitais e videoaulas ampliam o acesso ao conhecimento. No entanto, o uso excessivo de telas pode gerar distrações e diminuir a interação entre os alunos.

É essencial encontrar um equilíbrio. A tecnologia deve ser uma ferramenta que apoia o processo de ensino, sem substituir o contato humano ou a mediação do professor. Com orientação adequada, ela pode transformar a aprendizagem em uma experiência mais dinâmica e envolvente.

Fonte: Texto autoral adaptado.

 

6. (D3) – Identificar o tema de um texto:
O texto trata principalmente:
a) Do excesso de deveres escolares.
b) Da substituição de professores por robôs.
c) Do uso equilibrado da tecnologia na educação.
d) Da criação de redes sociais para escolas.

 

7. (D5) – Estabelecer relação entre partes do texto:
O texto afirma que o uso excessivo de tecnologia na educação:
a) Torna as aulas mais interessantes.
b) Melhora a comunicação entre professores.
c) Pode diminuir a interação entre os alunos.
d) Elimina a necessidade de lição de casa.

 

8. (D7) – Identificar a tese de um texto:
A ideia central defendida pelo autor é:
a) A tecnologia deve substituir os professores no futuro.
b) É preciso eliminar o uso de telas na escola.
c) O uso consciente da tecnologia pode melhorar a aprendizagem.
d) A educação tradicional é sempre melhor que a digital.

 

9. (D16) – Inferir o sentido de uma palavra pelo contexto:
No trecho “ela pode transformar a aprendizagem em uma experiência mais dinâmica e envolvente”, a palavra "dinâmica" pode ser substituída por:
a) Rápida.
b) Complexa.
c) Interativa.
d) Lenta.

 

10. (D2) – Localizar informações explícitas em um texto:
Segundo o texto, qual é um risco do uso excessivo de tecnologia nas aulas?
a) Redução do tempo de lazer dos alunos.
b) Aumento dos gastos com livros físicos.
c) Diminuição da interação entre os alunos.
d) Falta de professores capacitados.

 

GABARITO:

  1. C
  2. C
  3. C
  4. C
  5. B
  6. C
  7. C
  8. C
  9. C
  10. C

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

SPAECE / 9º ano - Múltipla escolha

  Poema tirado de uma notícia de jornal [Manuel Bandeira] João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num ba...