ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 8° e 9° ano
Leia o texto e responda às questões. O poder das pequenas gentilezas
Quando alguém nos trata com gentileza, mesmo em situações
simples — como segurar a porta, oferecer um sorriso ou agradecer —, somos
tomados por uma sensação de bem-estar. A gentileza tem o poder de criar
conexões, transformar dias ruins e reforçar o senso de comunidade.
Em um mundo acelerado e, muitas vezes,
individualista, os gestos gentis se tornam ainda mais preciosos. Eles nos
lembram de que fazemos parte de algo maior. Além disso, estudos da psicologia
positiva indicam que atos de bondade são benéficos tanto para quem recebe
quanto para quem pratica.
A gentileza, portanto, não deve ser subestimada.
Ela é gratuita, acessível a todos e tem um impacto profundo nas relações
humanas. Fonte: Revista Vida Simples, adaptado.
Questão 1
(D5): A principal finalidade do
texto é:
a) Convencer o leitor a ser mais educado em
público.
b) Informar sobre os benefícios psicológicos da
gentileza.
c) Relatar uma experiência pessoal envolvendo
gentileza.
d) Refletir sobre o impacto positivo da gentileza
no cotidiano.
Questão 2
(D7): A tese do texto pode ser
resumida em:
a) A gentileza deve ser obrigatória em ambientes
públicos.
b) A gentileza tem impacto positivo nas relações
humanas.
c) A sociedade atual não valoriza o respeito.
d) Apenas quem recebe gentileza se beneficia.
Questão 3
(D13): Pode-se inferir do texto que:
a) Gestos de gentileza são mais comuns em grandes
cidades.
b) Pessoas gentis são mais valorizadas no ambiente
de trabalho.
c) A prática da gentileza pode ser um antídoto
contra o individualismo.
d) Quem é gentil espera sempre algo em troca.
Leia o texto e responda às
questões. A
importância do sono para a saúde
Dormir bem é essencial para manter o corpo e a
mente saudáveis. Durante o sono, o organismo realiza funções vitais, como a
regeneração celular, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação
da memória.
Pesquisas apontam que adultos devem dormir entre
sete e nove horas por noite. No entanto, muitas pessoas ignoram essa
recomendação e acabam sofrendo com problemas como irritabilidade, cansaço
excessivo e dificuldade de concentração.
Além disso, a privação de sono pode aumentar o
risco de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Ter um sono de
qualidade, portanto, é um dos pilares de uma vida equilibrada.
Fonte:
Portal Saúde Brasil, adaptado.
Questão 4
(D2): O segundo parágrafo complementa
o primeiro ao:
a) Contrapor informações sobre o sono.
b) Mudar o foco do texto para
doenças mentais.
c) Apontar consequências da falta de sono. d) Narrar uma situação sobre dormir mal.
Questão 5
(D7): A tese defendida no texto é:
a) Dormir bem é fundamental para a saúde física e
mental.
b) As pessoas dormem mais do que o necessário.
c) A insônia é causada por má alimentação.
d) O sono profundo é o mais importante.
Questão 6
(D13): Pode-se inferir que uma rotina
equilibrada de sono:
a) Diminui os níveis de estresse no trabalho. b) Cura doenças como a gripe comum.
c) Pode ajudar a prevenir doenças graves. d) Faz com que as pessoas durmam menos.
Leia o texto e responda às
questões.
A tecnologia e o tempo
Com
a popularização dos smartphones e da internet, é possível resolver quase tudo
com alguns toques na tela. Pedimos comida, marcamos consultas, estudamos e até
trabalhamos por meio de dispositivos móveis.
No
entanto, apesar dessa praticidade, muitas pessoas relatam sensação de tempo
“escorrendo pelos dedos”. A constante conexão digital tem alterado nossa
percepção de tempo livre, tornando o descanso um desafio.
A
tecnologia, portanto, deve ser usada com equilíbrio. Saber desconectar-se
também é uma habilidade importante para preservar o bem-estar. Fonte: Revista Galileu, adaptado.
Questão 7
(D1): Segundo o texto, uma das
consequências do uso intenso da tecnologia é:
a) A melhora do desempenho profissional. b) O aumento das horas de sono.
c) A sensação de perda de tempo.
d) O aumento de atividades
físicas.
Questão 8
(D5): A finalidade principal do texto
é:
a) Informar o leitor sobre como usar aplicativos.
b) Criticar o uso de celulares em excesso.
c) Refletir sobre o impacto da tecnologia na
percepção do tempo.
d) Ensinar técnicas de produtividade.
Questão 9
(D13): Pode-se inferir que o autor
acredita que:
a) A tecnologia deve ser usada com moderação para
evitar prejuízos pessoais.
b) O mundo seria melhor sem a internet.
c) As pessoas precisam de mais aplicativos para
economizar tempo.
d) O tempo de lazer deve ser preenchido com redes
sociais.
Leia o texto e responda às questões. A
lenda do Curupira
O
Curupira é uma figura do folclore brasileiro, conhecido por proteger as
florestas e os animais contra caçadores e exploradores. Tem cabelos vermelhos e
os pés virados para trás, o que confunde quem tenta segui-lo.
Conta-se
que, ao perceber que alguém está agredindo a natureza, o Curupira cria ilusões
para desorientar a pessoa e fazê-la se perder na mata. Sua missão é garantir o
equilíbrio da floresta.
A
lenda do Curupira é uma forma simbólica de ensinar o respeito à natureza, sendo
passada oralmente de geração em geração. Fonte: Câmara Brasileira do Livro – Literatura
Folclórica Brasileira.
Questão 10
(D3): No trecho “o Curupira cria
ilusões para desorientar a pessoa”, a palavra “ilusões” pode ser entendida
como:
a) Verdades reveladas. b) Imagens enganosas. c)
Sonhos realizados.
d) Pensamentos confusos.
Questão 11
(D6): O assunto principal do texto é:
a) A fauna brasileira.
b) Os perigos da floresta.
c) A lenda do Curupira e seu papel na proteção da
natureza. d)
A caça ilegal de animais silvestres.
Questão 12
(D9): O uso da imagem dos pés
virados para trás contribui para:
a) Criar um efeito de mistério sobre o personagem. b) Mostrar que ele não sabe andar.
c) Sugerir que ele vive escondido. d) Indicar que ele é um animal mítico.
Leia o texto e responda às
questões. O lixo é responsabilidade de todos
A
quantidade de lixo produzida pelas cidades cresce a cada dia. Grande parte
desse material poderia ser reciclado ou reutilizado, mas acaba em lixões ou
rios, agravando os problemas ambientais.
A
responsabilidade pelo lixo não é apenas dos governos. Cada cidadão tem o dever
de separar corretamente seus resíduos, reduzir o consumo e reutilizar o que for
possível.
Pequenas
atitudes, como usar sacolas reutilizáveis, evitar produtos descartáveis e
ensinar as crianças sobre educação ambiental, fazem grande diferença para o
futuro do planeta.
Fonte:
Instituto Akatu – Consumo Consciente, adaptado.
Questão 13
(D5): A finalidade do texto é:
a) Conscientizar o leitor sobre a responsabilidade
no manejo do lixo.
b) Mostrar os prejuízos econômicos do lixo urbano.
c) Relatar um acidente causado por lixo tóxico.
d) Divulgar um programa de reciclagem.
Questão 14
(D7): A tese do texto é:
a) O lixo deve ser recolhido diariamente pelas
prefeituras.
b) A responsabilidade com o lixo é de todos e
pequenas atitudes fazem diferença.
c) O lixo reciclável é o mais perigoso.
d) Apenas as escolas devem ensinar sobre lixo.
Questão 15
(D13): Pode-se inferir que, se a
população não mudar seus hábitos:
a) Os governos irão proibir o uso de plástico. b) Haverá punições legais para quem não reciclar.
c) Os problemas ambientais tendem a se agravar. d) As empresas deixarão de produzir embalagens.
Leitura de Crônica: Notícia de Jornal Fernando Sabino
Leio no jornal a notícia
de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, trinta anos
presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro
da cidade, permanecendo deitado na calçada durante setenta e duas horas, para
finalmente morrer de fome.
Morreu
de fome. Depois de insistentes pedidos de comerciantes, uma ambulância do
Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar
auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.
Um homem que morreu de
fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome)
era alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de
fome. E o homem morreu de fome.
O corpo do homem que
morreu de fome foi recolhido ao Instituto Médico Legal sem ser identificado.
Nada se sabe dele, senão que morreu de fome. Um homem morre de fome em plena
rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um
vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um
proscrito, um bicho, uma coisa – não é homem. E os outros homens cumprem deu
destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos
passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém,
inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum, e o homem continua
morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem
perdão.
Não é de alçada do
comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da
minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.
E o homem morre de fome.
De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal.
Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome, pedindo
providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão
remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos
outros homens. Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.
E ontem, depois de
setenta e duas horas de inanição em plena rua, no centro mais movimentado da
cidade do Rio de Janeiro, um homem morreu de fome.
Morreu de fome..
Entendendo a crônica:
01 – Qual a principal crítica
social presente na crônica?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 – Como a repetição da frase
"morreu de fome" contribui para o efeito da crônica?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03 – Qual o papel dos
personagens secundários (comerciantes, autoridades, passantes) na história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 – Qual a importância da
caracterização física do homem que morreu de fome?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05 – Qual a relação entre o
título da crônica e seu conteúdo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06 – Qual o efeito da linguagem
utilizada por Fernando Sabino na crônica?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07 – Qual a mensagem principal
que a crônica transmite?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO:
1. d) Refletir sobre o impacto
positivo da gentileza no cotidiano.
2. b) A gentileza tem
impacto positivo nas relações humanas.
3. c) A prática da
gentileza pode ser um antídoto contra o individualismo.
4. c) Apontar
consequências da falta de sono.
5. a) Dormir bem é
fundamental para a saúde física e mental.
6. c) Pode ajudar a
prevenir doenças graves.
7. c) A sensação de perda
de tempo.
8. c) Refletir sobre o
impacto da tecnologia na percepção do tempo.
9. a) A tecnologia deve
ser usada com moderação para evitar prejuízos pessoais.
10. b) Imagens enganosas.
11. c) A lenda do Curupira
e seu papel na proteção da natureza.
12. a) Criar um efeito de
mistério sobre o personagem.
13. a) Conscientizar o
leitor sobre a responsabilidade no manejo do lixo.
14. b) A responsabilidade
com o lixo é de todos e pequenas atitudes fazem diferença.
15. c) Os problemas
ambientais tendem a se agravar.
Entendendo a crônica:
01 – Qual a principal crítica
social presente na crônica?
A principal crítica social presente na crônica é a indiferença da
sociedade diante da morte de um homem por fome em plena cidade. Sabino denuncia
a desumanização e a falta de empatia das pessoas, que preferem ignorar o
sofrimento alheio. A crônica questiona os valores da sociedade e a ausência de
solidariedade.
02 – Como a repetição da frase
"morreu de fome" contribui para o efeito da crônica?
A
repetição da frase "morreu de fome" reforça a ideia da morte como um
fato banal e corriqueiro, desumanizando a vítima. A repetição cria um efeito de
choque e indignação, denunciando a crueldade da situação.
03 – Qual o papel dos
personagens secundários (comerciantes, autoridades, passantes) na história?
Os personagens secundários representam a sociedade como um todo, com
suas diferentes reações diante da morte do homem. Os comerciantes simbolizam a
preocupação com o próprio bem-estar e a busca por soluções práticas para
problemas que os incomodam. As autoridades representam a burocracia e a falta
de responsabilidade, enquanto os passantes simbolizam a indiferença e a apatia
da maioria.
04 – Qual a importância da
caracterização física do homem que morreu de fome?
A caracterização física do homem é intencionalmente vaga, destacando sua
condição de ser humano anônimo e descartável. A falta de detalhes sobre sua
identidade reforça a ideia de que ele representa todos os marginalizados e
excluídos da sociedade.
05 – Qual a relação entre o
título da crônica e seu conteúdo?
O título "Notícia de Jornal" é irônico, pois a morte por fome
é apresentada como uma notícia comum, sem a devida importância e comoção. A
crônica denuncia a banalização da morte e a insensibilidade da sociedade diante
do sofrimento humano.
06 – Qual o efeito da linguagem
utilizada por Fernando Sabino na crônica?
A linguagem utilizada por Sabino é direta, objetiva e impactante. A
repetição de frases e a ausência de adjetivos emotivos reforçam o caráter
denunciatório da crônica. A linguagem clara e concisa contribui para a
compreensão do leitor e o choca com a realidade apresentada.
07 – Qual a mensagem principal
que a crônica transmite?
A
mensagem principal da crônica é um chamado à reflexão sobre a condição humana e
a importância da solidariedade. Sabino nos convida a questionar nossos valores
e atitudes, denunciando a indiferença e a desumanização presentes na sociedade.
A crônica nos lembra que cada vida tem valor e que somos responsáveis pelo
bem-estar do próximo.
📘 Texto 1: O
poder das pequenas gentilezas
- (D5 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)
✅ Resposta: d) Refletir sobre o impacto positivo da gentileza no cotidiano. - (D7 - Identificar a tese de um texto)
✅ Resposta: b) A gentileza tem impacto positivo nas relações humanas. - (D13 - Inferir uma informação implícita no texto)
✅ Resposta: c) A prática da gentileza pode ser um antídoto contra o individualismo.
📘 Texto 2: A
importância do sono para a saúde
- (D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto)
✅ Resposta: c) Apontar consequências da falta de sono. - (D7 - Identificar a tese de um texto)
✅ Resposta: a) Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental. - (D13 - Inferir uma informação implícita no texto)
✅ Resposta: c) Pode ajudar a prevenir doenças graves.
📘 Texto 3: A
tecnologia e o tempo
- (D1 - Localizar uma informação explícita no texto)
✅ Resposta: c) A sensação de perda de tempo. - (D5 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)
✅ Resposta: c) Refletir sobre o impacto da tecnologia na percepção do tempo. - (D13 - Inferir uma informação implícita no texto)
✅ Resposta: a) A tecnologia deve ser usada com moderação para evitar prejuízos pessoais.
📘 Texto 4: A
lenda do Curupira
- (D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do
contexto)
✅ Resposta: b) Imagens enganosas. - (D6 - Identificar o tema de um texto)
✅ Resposta: c) A lenda do Curupira e seu papel na proteção da natureza. - (D9 - Interpretar efeitos de sentido decorrentes da escolha de
recursos linguísticos)
✅ Resposta: a) Criar um efeito de mistério sobre o personagem.
📘 Texto 5: O
lixo é responsabilidade de todos
- (D5 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)
✅ Resposta: a) Conscientizar o leitor sobre a responsabilidade no manejo do lixo. - (D7 - Identificar a tese de um texto)
✅ Resposta: b) A responsabilidade com o lixo é de todos e pequenas atitudes fazem diferença. - (D13 - Inferir uma informação implícita no texto)
✅ Resposta: c) Os problemas ambientais tendem a se agravar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário