segunda-feira, 2 de junho de 2025

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Atividade Complementar de Educação Física N°01

Texto: Os Limites do Corpo e a Saúde

Você sabia que a dor e a fadiga são sensações normais e até necessárias que servem como um alarme do organismo? Isso mesmo! Quando fazemos alguma atividade física e percebemos que o nosso corpo está muito cansado, pode ser um indicativo que ele está em sua capacidade máxima e necessita de uma folga. Ignorar esse aviso biológico pode ser muito perigoso, provocando até alguma lesão séria. Desse modo, entender e analisar os limites do corpo é muito importante para os praticantes de atividade física.

Todo mundo sabe que a prática de atividade física é necessária para uma qualidade de vida, além de ajudar na perda de peso e na obtenção de massa muscular. Entretanto, é necessário ter cuidado para não se lesionar ou se ferir durante uma rotina de atividade, para que depois não sejam necessários cuidados especiais numa clínica de fisioterapia. Quedas, tropeções ou tombos podem prejudicar o seu bom desempenho. Algumas das lesões mais comuns durante a prática de atividades físicas são as entorses e as tensões musculares, mas há medidas que podem ser tomadas para evitá-las.

Cada pessoa deve possuir hábitos de práticas de exercícios físicos, não só apenas aos finais de semana, por exemplo, todavia, uma rotina constante, pois a falta de condicionamento físico pode aumentar os riscos de lesões. Por conseguinte, quanto mais se pratica atividade com segurança, mais seu corpo estará igualmente forte e saudável.

Cuidados: Realizar o consumo de água durante e após os exercícios ajuda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, ao estar em conjunto com uma alimentação leve e rica em nutrientes, coopera ainda mais com a prevenção de lesões. Logo, as práticas desportivas associadas aos cuidados com a alimentação garantem o bem-estar e uma qualidade de vida. Consequentemente, você obtém um melhor desempenho na execução das atividades. Outra dica importante é não segurar o xixi, pois a urina é uma forma de eliminar as substâncias prejudiciais do organismo, se acumulada, não acontece o relaxamento da bexiga, podendo causar complicações futuras.

Conclusão: Portanto, não devemos apenas focar no resultado ou na alegria de participar de atividades esportivas sem observar os limites do corpo e as condições necessárias para executá-las. Caso tenha dificuldade de realizar alguns exercícios, faça devagar, pois, aos poucos, seu corpo estará pronto. Assim, você não o sobrecarrega. Se sentir dores, pode ser um forte indício de que algo está errado e merece atenção, então, peça ajuda a alguém. Lembre-se: praticar atividade física é necessário, mas com segurança.

Atividades

1. O tema principal abordado no estudo de hoje é sobre:

a) alimentação saudável.                                                                b) cuidados com a higiene do corpo.
c) consequências do cansaço mental e físico.                     d) cuidados durante a prática de exercícios.

 

2. Segundo o texto, a dor e a fadiga revelam que a pessoa:

a) precisa ir urgentemente ao hospital.                           b) necessita descansar e tomar medicamentos.
c) está muito cansada e precisa de repouso.           d) está bem e não precisa se preocupar com isso.

3. Quais as lesões mais comuns durante a prática de atividade física inadequada?

Gabarito: As entorses e as tensões musculares.

4. De acordo com o texto, por que é importante conhecer os limites do próprio corpo?

Gabarito: Para não se lesionar ou se ferir por meio de quedas, tropeções ou tombos que podem prejudicar o bom desempenho durante a prática de atividade física.

5. Segundo o texto, NÃO é um benefício da atividade física:

a) qualidade de vida.    b) perda de peso.    c) lesões musculares.      d) condicionamento físico.

6. Por que é importante realizar o consumo de água durante e após os exercícios físicos?

Gabarito: Porque ajuda a manter a temperatura do corpo estável.

 

7. Sobre a atividade física, assinale a alternativa FALSA:

a) Deve-se possuir hábitos de práticas de exercícios físicos.
b) É necessário realizar no máximo uma caminhada uma vez por semana.
c) Uma rotina de atividade física ajuda a diminuir os problemas de saúde.
d) O corpo estará forte contra lesões se a prática de atividade física for frequente.

 

8. Cite os três cuidados para uma boa prática de atividade física apresentados no texto:

Gabarito:

  • Realizar o consumo de água durante e após os exercícios físicos.
  • Ter uma alimentação leve e rica em nutrientes.
  • Não segurar o xixi.

9. De acordo com a aula de hoje, é uma atitude CORRETA:

a) Realizar atividades desportivas focando apenas no resultado.  

b) Intensificar a velocidade do exercício caso esteja sentindo dor.
c) Todos devem praticar atividade física na mesma intensidade.
d) A segurança durante a prática de atividade física é prioridade.

 

10. Segundo o texto, qual deve ser o procedimento correto ao realizar um determinado exercício que exija muito do nosso corpo?

Gabarito: Realizar devagar, pois, aos poucos, o corpo estará pronto. Assim, não o sobrecarrega.

Questões Argumentativas para debates direcionados- responder no CADERNO

  1. Você concorda que a dor e a fadiga devem ser vistas como alertas importantes do corpo? Justifique sua resposta com base no texto e em alguma experiência que já viveu.
  2. Por que é importante respeitar os limites do corpo durante a prática de atividades físicas, especialmente na adolescência? Dê exemplos.
  3. Na sua opinião, quais atitudes dos jovens durante a prática de esportes podem aumentar os riscos de lesões? Comente com base no que observa no dia a dia.
  4. O texto destaca que praticar exercícios apenas aos finais de semana não é o ideal. Você concorda com isso? Por quê?
  5. Você acredita que a alimentação e a hidratação realmente influenciam no desempenho físico? Justifique sua resposta com exemplos pessoais ou observações.
  6. Alguns alunos exageram nos exercícios para impressionar os colegas. Você acha que isso é certo? Quais podem ser as consequências dessa atitude?
  7. Por que muitas pessoas insistem em continuar o exercício mesmo sentindo dor? Você acha que isso é coragem ou imprudência? Argumente.
  8. A prática de atividades físicas é importante para a saúde, mas muitas vezes é negligenciada. O que você acha que impede as pessoas de se exercitarem com regularidade?
  9. Você já passou por alguma situação em que sentiu que forçou demais o seu corpo? O que aprendeu com essa experiência?
  10. Como você acredita que a escola pode ajudar os alunos a compreenderem melhor a importância de práticas físicas seguras? Sugira ações possíveis.

Questões Argumentativas com Gabarito – Educação Física

Tema: Os Limites do Corpo – Práticas Seguras
Ano: 6º ao 9º


1. Você concorda que a dor e a fadiga devem ser vistas como alertas importantes do corpo? Justifique sua resposta com base no texto e em alguma experiência que já viveu.

Gabarito esperado:

  • Reconhecimento da dor e da fadiga como sinais de alerta do corpo.
  • Justificativa com base no texto (“a dor é um aviso biológico”).
  • Relato pessoal ou exemplo de situação real vivida pelo aluno.

2. Por que é importante respeitar os limites do corpo durante a prática de atividades físicas, especialmente na adolescência? Dê exemplos.

Gabarito esperado:

  • Argumentação sobre o risco de lesões.
  • Menção ao crescimento do corpo na adolescência e necessidade de cuidado.
  • Exemplos como: evitar quedas, entorses, tensões musculares.

3. Na sua opinião, quais atitudes dos jovens durante a prática de esportes podem aumentar os riscos de lesões? Comente com base no que observa no dia a dia.

Gabarito esperado:

  • Comportamentos como: competir em excesso, não aquecer, brincar de forma perigosa.
  • Relação com o texto: ignorar sinais do corpo e praticar sem preparo.
  • Exemplos da vivência escolar ou pessoal.

4. O texto destaca que praticar exercícios apenas aos finais de semana não é o ideal. Você concorda com isso? Por quê?

Gabarito esperado:

  • Concordância ou não, com justificativa.
  • Se concorda: argumento sobre a importância da rotina e do condicionamento físico.
  • Se discorda: deve apresentar argumento coerente (ex: tempo, cansaço escolar etc.).

5. Você acredita que a alimentação e a hidratação realmente influenciam no desempenho físico? Justifique sua resposta com exemplos pessoais ou observações.

Gabarito esperado:

  • Afirmação da importância da alimentação e da água, conforme texto.
  • Exemplos pessoais (ex: sentir-se fraco sem comer, cansaço sem hidratação).
  • Relação entre boa alimentação, energia e desempenho.

6. Alguns alunos exageram nos exercícios para impressionar os colegas. Você acha que isso é certo? Quais podem ser as consequências dessa atitude?

Gabarito esperado:

  • Crítica ao comportamento imprudente.
  • Riscos de lesão, fadiga, dores e até acidentes.
  • Relação com o texto (respeitar os limites, fazer devagar se necessário).

7. Por que muitas pessoas insistem em continuar o exercício mesmo sentindo dor? Você acha que isso é coragem ou imprudência? Argumente.

Gabarito esperado:

  • Reconhecimento de que isso pode parecer coragem, mas é imprudência.
  • Relação com o texto: dor pode indicar lesão, o corpo precisa de repouso.
  • Reflexão crítica sobre a pressão social ou pessoal para continuar.

8. A prática de atividades físicas é importante para a saúde, mas muitas vezes é negligenciada. O que você acha que impede as pessoas de se exercitarem com regularidade?

Gabarito esperado:

  • Identificação de fatores como falta de tempo, preguiça, desmotivação, falta de estrutura.
  • Reflexão sobre hábitos e estilo de vida.
  • Possível relação com o texto (ex: praticar só aos fins de semana é insuficiente).

9. Você já passou por alguma situação em que sentiu que forçou demais o seu corpo? O que aprendeu com essa experiência?

Gabarito esperado:

  • Relato pessoal de esforço exagerado.
  • Reconhecimento do erro e aprendizado (respeitar limites, descansar, se hidratar).
  • Relação com as orientações do texto.

10. Como você acredita que a escola pode ajudar os alunos a compreenderem melhor a importância de práticas físicas seguras? Sugira ações possíveis.

Gabarito esperado:

  • Sugestões como: aulas teóricas sobre o corpo, palestras, cartazes informativos, acompanhamento durante aulas práticas.
  • Argumentação clara sobre a responsabilidade da escola.
  • Relação com o texto (informar, orientar, prevenir lesões).

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