Atividade Complementar de Educação
Física N° 02
Leia: A bola
Muito antes de o Brasil ter-se
tornado campeão mundial de futebol, nossos antepassados já faziam as suas
“peladas”. Só que não eram como as de hoje, é claro, com traves, bandeirinhas,
juiz e torcida. O futebol veio muito depois, com suas regras criadas pelos
ingleses.
Mas a bola, ou pelota, ou balão, ou
“menina”, ou “redonda”, como dizem os locutores de futebol, já era usada desde
a pré-história. É mencionada nos livros mais antigos e nas mais antigas
gravuras. Homero e outros escritores da antiga Grécia nos contam que o jogo de
bola era considerado importante para dar maior elasticidade e graça ao corpo.
São encontradas referências sobre jogos de bola entre os egípcios e mesmo entre
os hebreus, que pouco se dedicavam ao atletismo.
Os antigos romanos não eram também
muito apreciadores de esportes. Gostavam de assistir às lutas dos gladiadores,
é verdade, mas só de assistir: não participavam. Pois, mesmo entre eles, os
jogos de bola eram muito difundidos. As
casas de banho romanas tinham até um cômodo para esses jogos, e muitos senhores
possuíam campos para os jogos de bola em suas casas.
Antigas bolas também não eram como
as de hoje. As primeiras bolas eram feitas de pedaços de couro costurados e
“recheadas” dos mais diversos materiais. A menor das bolas, a harpastum,
era uma bola muito dura e socada de penas. As maiores, as follis,
eram cheias de ar, feitas de bexigas de animais, muito parecidas com as bolas
atuais. Manual do Escoteiro Mirim.
São Paulo: Nova Cultura, 1985. p. 45-46.
Questões
Questão 1 – O tema do
texto é:
a) o surgimento
do futebol.
b) a origem e evolução da bola.
c) os jogos de
bola na Roma Antiga. d) a
presença da bola na pré-história.
Questão 2 – O segundo
parágrafo do texto, introduzido pela conjunção “mas”, estabelece com o
parágrafo anterior a relação de:
R: oposição.
Questão 3 – No trecho
“Pois, mesmo entre eles, os jogos de bola eram muito difundidos.”,
pronome destacado substitui:
a) os egípcios b) os hebreus c) os antigos
romanos d) os gladiadores
Questão 4 – O itálico
destaca as palavras harpastum e follis porque:
R: são palavras
de origem estrangeira.
Questão 5 – Ocorre a
omissão de um termo oracional no seguinte período:
a) “Só que não eram como as de hoje, é claro, com traves,
bandeirinhas, juiz e torcida.”
b) “Os antigos
romanos não eram também muito apreciadores de esportes.”
c) “As
primeiras bolas eram feitas de pedaços de couro costurados e “recheadas” dos
mais […]”
d) “A menor das
bolas, a harpastum, era uma bola muito dura e socada de penas.”
Questão 6 – No
segmento, “É mencionada nos livros mais antigos e nas mais antigas
gravuras.”, o termo “mais” indica:
a) conclusão b) adição c) comparação d) condição
Questão 7 – No trecho
“Mas a bola, ou pelota, ou balão, ou “menina”, ou “redonda” […]”, a conjunção
“ou” sinaliza uma:
a)
exemplificação b) oposição c) conformidade d) escolha
📘 Questões Argumentativas – Texto “A bola”
Questão 1 – A prática
de jogos com bola vem desde a pré-história, como afirma o texto. Na sua
opinião, por que essa atividade se manteve tão presente e valorizada ao longo
do tempo e em diferentes culturas? Argumente com base no texto e em seus
conhecimentos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2 – O texto
mostra que os antigos romanos gostavam mais de assistir a lutas do que de
praticar esportes. Hoje, você acha que isso ainda acontece, ou as pessoas estão
mais participativas em relação ao esporte? Justifique sua resposta com
argumentos. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 – Considerando
que a bola tem sido usada como forma de lazer e desenvolvimento físico desde
tempos antigos, como o futebol e outros esportes podem contribuir para a
formação de valores nas pessoas hoje? Desenvolva seu ponto de vista. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 – Você
acredita que os esportes, como o futebol, ainda têm o poder de unir as pessoas
como acontecia no passado? Por quê? Use argumentos baseados no texto e na
realidade atual. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5 – O texto
menciona diferentes nomes para a bola (pelota, balão, “menina”, “redonda”). O
que isso revela sobre a relação cultural das pessoas com esse objeto? Na sua
opinião, por que certos objetos ganham tanta importância na cultura popular?
Argumente. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6 – Se as bolas
do passado eram feitas com materiais simples, como couro e bexigas de animais,
e hoje são produzidas com alta tecnologia, o que isso diz sobre a evolução da
sociedade em relação ao esporte? Reflita e desenvolva sua resposta. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora é a sua vez de entrar em
campo!
Fale para a
turma sobre o esporte que você mais gosta. Pode ser aquele que você
pratica, assiste ou que simplesmente admira. Depois, conte quem é o seu ídolo
no esporte — alguém que te inspira, que você admira pela sua história,
talento ou atitude dentro e fora das competições. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
📘
Gabarito – Questões Argumentativas (Texto “A bola”)
1. Por que a atividade de jogar bola se manteve ao longo
do tempo e em diferentes culturas?
➡️
Espera-se que o aluno mencione fatores como:
- Simplicidade
e acessibilidade do jogo com bola;
- Capacidade
de divertir, socializar e desenvolver o corpo;
- Valor
cultural e tradicional ao longo da história;
- Adaptação
do jogo às diferentes épocas e lugares.
2. Hoje as pessoas são mais participativas em esportes do
que no passado?
➡️
Resposta pessoal, mas argumentos possíveis incluem:
- Crescimento
de academias, esportes escolares, campeonatos amadores;
- Influência
da mídia e da valorização do estilo de vida saudável;
- Contra-argumentos:
sedentarismo, uso excessivo de tecnologia, mais espectadores do que
praticantes.
3. Como o futebol e outros esportes contribuem para a
formação de valores hoje?
➡️
Argumentos possíveis:
- Ensinam
trabalho em equipe, respeito, disciplina e superação;
- Promovem
inclusão social e oportunidades para jovens;
- Desenvolvem
autoestima e responsabilidade.
4. Os esportes ainda têm o poder de unir as pessoas?
➡️
Argumentos esperados:
- Sim:
campeonatos, Copa do Mundo, Olimpíadas reúnem torcedores de todos os
lugares;
- Promovem
sentimento de identidade e pertencimento;
- Contra-argumento
possível: rivalidades exageradas ou violência em torcidas.
5. O que os diferentes nomes da bola revelam sobre sua
importância cultural?
➡️
Espera-se que o aluno perceba:
- A
bola é um objeto carregado de afeto e identidade cultural;
- Linguagem
popular reflete carinho e familiaridade com o esporte;
- Elemento
simbólico e presente em várias expressões da cultura.
6. O que a evolução das bolas diz sobre a evolução da
sociedade e do esporte?
➡️
Argumentos possíveis:
- Desenvolvimento
tecnológico aplicado ao lazer e ao esporte;
- Valorização
profissional dos esportes;
- A
preocupação com segurança, desempenho e qualidade dos materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário