SIMULADÃO 01
LÍNGUA PORTUGUESA DO 6° AO 9° ANO
MÚSICA(ATIVIDADES):
COMO NOSSOS PAIS - BELCHIOR/ELIS REGINA
Belchior/Elis
Regina
Não quero lhe falar
Meu grande amor
Das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar
Eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto é menor
Do que a vida de qualquer pessoa
Por isso cuidado meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal está
Fechado pra nós, que somos jovens
Para abraçar meu irmão e
Beijar minha menina, na rua
É que se fez o meu lábio, o meu braço
E a minha voz
Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantado
Com uma nova invenção
Vou ficar nessa cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento
O cheiro da nova estação
E eu sinto tudo na ferida viva
Do meu coração
Já faz tempo eu vi você na rua
Cabelo ao vento, gente jovem reunida
Na parede da memória
Essa lembrança é o quadro
Que dói mais
Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito
Tudo, tudo, tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como os nossos pais
Nossos ídolos ainda são os mesmos
E as aparências, as aparências não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer que eu estou por fora
Ou então que eu estou enganando
Mas é você que ama o passado e que não vê
É você que ama o passado e que não vê
Que o novo sempre vem
E hoje eu sei, eu sei que quem me deu a ideia
De uma nova consciência e juventude
Está em casa guardado por Deus
Contando seus metais
Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito
Tudo, tudo, tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como nossos pais!
Texto base: Como Nossos Pais – Belchior/Elis
Regina
Questões:
1. (D1 – Localizar informações explícitas)
Qual é a invenção que encanta o eu lírico na música?
A) A juventude que canta nas ruas
B) A memória de tempos antigos
C) Uma nova invenção
D) O amor que sente pela cidade
2. (D2 – Inferir uma informação implícita no texto)
O verso “Eles venceram e o sinal está fechado pra nós, que somos jovens”
sugere:
A) Uma crítica à juventude alienada
B) A existência de barreiras sociais para os jovens
C) Um elogio à nova geração
D) Uma celebração da liberdade
3. (D3 – Identificar o tema do texto)
O tema central da canção é:
A) A saudade da infância
B) O amor pela música
C) O conflito entre gerações e o desejo de mudança
D) A religiosidade dos jovens
4. (D4 – Estabelecer relações entre partes do texto)
Que trecho reforça a ideia expressa em “Minha dor é perceber que apesar de
termos feito tudo, ainda somos os mesmos”?
A) “Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais”
B) “Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação”
C) “Quero lhe contar como eu vivi e tudo que aconteceu comigo”
D) “Você me pergunta pela minha paixão”
5. (D5 – Identificar o efeito de sentido decorrente do
uso da pontuação)
O uso da repetição e da vírgula na frase “Tudo, tudo, tudo que fizemos”
contribui para:
A) Tornar a frase mais objetiva
B) Suavizar a emoção do eu lírico
C) Ressaltar a intensidade e frustração das ações feitas
D) Explicar detalhadamente as ações passadas
6. (D6 – Distinguir um fato de uma opinião)
Em qual verso abaixo o eu lírico expressa uma opinião?
A) “Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém”
B) “Já faz tempo eu vi você na rua”
C) “Viver é melhor que sonhar”
D) “Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais”
7. (D7 – Reconhecer o uso de recursos coesivos)
O verso “Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais” está repetido
ao longo da música para:
A) Iniciar uma nova ideia
B) Criar uma ligação entre os versos anteriores e os seguintes
C) Indicar o fim da reflexão do eu lírico
D) Substituir a ideia de juventude por conformismo
8. (D8 – Interpretar figuras de linguagem)
A expressão “o cheiro da nova estação” representa:
A) A chegada de uma primavera literal
B) Uma lembrança olfativa do passado
C) A esperança de mudanças e transformações
D) Uma crítica à poluição urbana
9. (D9 – Analisar a função social dos gêneros textuais)
A canção “Como Nossos Pais”, ao tratar de temas como juventude e
tradição, cumpre a função social de:
A) Instruir sobre valores religiosos
B) Promover mudanças na legislação
C) Estimular reflexões sobre identidade e gerações
D) Explicar conceitos científicos
10. (D10 – Compreender o uso da norma padrão e variações
linguísticas)
Qual verso demonstra uma linguagem mais coloquial, com marcas de oralidade?
A) “Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais”
B) “Você pode até dizer que eu estou por fora”
C) “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo”
D) “Você me pergunta pela minha paixão”
✅ Gabarito:
- C
- B
- C
- A
- C
- C
- B
- C
- C
- B
Na terceira estrofe, há uma mudança significativa:
"Por isso cuidado meu bem Há perigo na esquina Eles venceram e o sinal está Fechado pra nós, que somos jovens
Para abraçar meu irmão e Beijar minha menina, na rua É que se fez o meu lábio, o meu braço E a minha voz"
Aqui, a mulher (referida como "minha menina") emerge de forma mais concreta e com um papel específico. Ela não é apenas um objeto de amor abstrato, mas um sujeito com quem o eu lírico deseja uma interação física e afetiva no espaço público ("na rua").
A presença da "minha menina" na rua, junto com o "irmão", simboliza a busca por afeto, liberdade e conexão humana em um contexto de repressão e adversidade ("o sinal está fechado pra nós, que somos jovens"). A mulher passa de uma ideia a uma figura que representa a esperança e a necessidade de manifestações de carinho e união em tempos difíceis. Ela se torna parte do "fazer" do eu lírico ("é que se fez o meu lábio, o meu braço e a minha voz"), indicando que a sua existência e a busca por essa conexão são fundamentais para a sua própria expressão e resistência.
Portanto, a mudança é que a mulher deixa de ser uma menção abstrata de "amor" para se tornar uma figura concreta e vital para o eu lírico, representando a dimensão afetiva e a liberdade de expressão em um cenário de luta e restrição social.
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