segunda-feira, 2 de junho de 2025

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - 6° e 7° ano

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR N°01    - 6° e 7° ano

Leia os dois textos abaixo e responda às questões.

 

Texto 1: Brasil gera 654 mil empregos no primeiro trimestre de 2025

O Brasil gerou 654 mil postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025. Foram 7,13 milhões de admissões e 6,48 milhões de desligamentos no período entre janeiro e março. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado reflete o crescimento econômico e a retomada de setores impactados pela pandemia. O setor de serviços liderou as contratações, seguido pela indústria e pela construção civil. O ministro do Trabalho destacou a importância de políticas públicas para a geração de empregos e a redução do desemprego no país.                   Fonte: Governo Federal – Secom

Texto 2: Fim da escala 6×1 une movimentos no ato de 1º de Maio no Rio

O fim da escala 6×1, com redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial, foi o tema principal da manifestação de 1º de maio, Dia do Trabalhador, no Rio de Janeiro. Movimentos sindicais e sociais se reuniram para reivindicar melhores condições de trabalho e maior qualidade de vida para os trabalhadores. A proposta visa permitir que os trabalhadores tenham dois dias de descanso por semana, promovendo equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Os organizadores destacaram que a mudança contribuiria para a saúde mental e física dos trabalhadores, além de aumentar a produtividade.                                                         Fonte: Agência Brasil

 

1. Qual foi o número total de admissões no primeiro trimestre de 2025, segundo o Novo Caged?

a) 6,48 milhões    b) 654 mil    c) 7,13 milhões     d) 1,5 milhão

 

2. Qual setor liderou as contratações no período mencionado?

a) Indústria    b) Construção civil   c) Agricultura   d) Serviços

 

3. O que o ministro do Trabalho destacou como importante para a geração de empregos?

a) Aumento da carga horária   b) Políticas públicas   c) Redução de salários   d) Terceirização

 

4. Qual é o principal objetivo da proposta de fim da escala 6×1?

a) Aumentar a jornada de trabalho                                    b) Reduzir salários
c) Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores          d) Eliminar o descanso semanal

 

5. Quantos dias de descanso por semana a proposta sugere para os trabalhadores?

a) Um dia   b) Dois dias   c) Três dias    d) Nenhum dia

 

6. Segundo os organizadores, qual seria um dos benefícios da mudança na escala de trabalho?

a) Redução da produtividade                          b) Aumento do estresse
c) Melhoria na saúde mental e física              d) Diminuição do tempo livre

 

7. Em que data ocorreu a manifestação mencionada no Texto 2?

a) 1º de abril      b) 1º de maio     c) 1º de junho      d) 1º de julho

 

8. Qual é o nome do sistema que fornece os dados sobre empregos no Brasil?

a) IBGE     b) Novo Caged      c) INSS         d) FGTS

 

9. O que a sigla Caged significa?

a) Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
b) Cadastro de Gastos e Despesas
c) Cadastro de Aposentadorias e Garantias
d) Cadastro de Atividades Governamentais

 

10. Qual é a principal reivindicação dos movimentos no ato de 1º de Maio?

a) Aumento da jornada de trabalho
b) Redução de salários
c) Fim da escala 6×1
d) Terceirização das funções

 

11. Explique, com suas palavras, o que é a escala 6×1 e por que os trabalhadores desejam seu fim.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. De que maneira a redução da jornada de trabalho pode impactar positivamente a vida dos trabalhadores?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13. Relacione o aumento de empregos no primeiro trimestre de 2025 com as políticas públicas mencionadas pelo ministro do Trabalho.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. Analise como a pandemia influenciou os setores que mais contrataram no período citado.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Opine sobre a importância de manifestações como a do 1º de Maio para a conquista de direitos trabalhistas.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GABARITO:

1. c) 7,13 milhões

2. d) Serviços

3. b) Políticas públicas

4. c) Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores

5. b) Dois dias

6. c) Melhoria na saúde mental e física

7. b) 1º de maio

8. b) Novo Caged

9. a) Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

10. c) Fim da escala 6×1

11. A escala 6×1 é uma jornada de trabalho em que o trabalhador atua por seis dias seguidos e folga apenas um. Os trabalhadores desejam seu fim para terem mais tempo de descanso e de convívio social, melhorando sua qualidade de vida.

12. A redução da jornada de trabalho, sem diminuição salarial, permite que os trabalhadores descansem mais, reduzam o estresse e tenham mais tempo para lazer, estudos ou a família, o que contribui para a saúde mental, física e até para maior produtividade no trabalho.

13. As políticas públicas citadas pelo ministro, como programas de incentivo à contratação e recuperação econômica, contribuíram para aumentar a criação de empregos, principalmente nos setores que estavam mais fragilizados após a pandemia, como serviços e construção civil.

14. A pandemia provocou a paralisação de muitos serviços e obras, o que gerou desemprego. Com a retomada econômica e o controle sanitário, esses setores voltaram a contratar, buscando suprir a demanda reprimida.

15. As manifestações do 1º de Maio são fundamentais para que os trabalhadores expressem suas necessidades e reivindiquem melhorias nas condições de trabalho. Historicamente, essas mobilizações foram essenciais para conquistas como férias, salário mínimo, jornada limitada e descanso semanal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...