ATIVIDADE DOS DESCRITORES
Música(Atividades) : Chão de Giz
Zé Ramalho
Eu desço dessa solidão
Espalho coisas
Sobre um Chão de Giz
Há meros devaneios tolos
A me torturar
Fotografias recortadas
Em jornais de folhas
Amiúde!
Eu vou te jogar
Num pano de guardar confetes
Eu vou te jogar
Num pano de guardar confetes
Disparo balas de canhão
É inútil, pois existe
Um grão-vizir
Há tantas violetas velhas
Sem um colibri
Queria usar, quem sabe
Uma camisa de força
Ou de vênus
Mas não vou gozar de nós
Apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar
Gastando assim o meu batom
Agora pego
Um caminhão na lona
Vou a nocaute outra vez
Pra sempre fui acorrentado
No seu calcanhar
Meus vinte anos de boy
That's over, baby!
Freud explica
Não vou me sujar
Fumando apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar
Gastando assim o meu batom
Quanto ao pano dos confetes
Já passou meu carnaval
E isso explica porque o sexo
É assunto popular
No mais, estou indo embora!
No mais, estou indo embora!
No mais, estou indo embora!
No mais!
Atividades de Interpretação
Textual
Baseadas em descritores do SPAECE
01. (D2 – Inferir uma informação implícita no
texto)
No trecho: “Eu desço dessa solidão / Espalho coisas / Sobre um chão de giz”, o
eu lírico transmite a ideia de:
A) estar reorganizando sua vida de maneira
racional.
B) tentar apagar lembranças que o fazem sofrer.
C) se afastar de uma pessoa querida para encontrar paz.
D) planejar um reencontro com alguém do passado.
02. (D6 – Identificar o tema de um texto)
O tema central da canção é:
A) a superação de uma infância difícil.
B) o desejo de vingança contra um antigo amor.
C) a dor provocada por um amor não correspondido.
D) a busca por liberdade emocional diante da rotina.
03. (D9 – Identificar efeitos de sentido
decorrentes do uso da pontuação e outras notações)
A expressão “Amiúde!” isolada em um verso provoca o efeito de:
A) indicar algo repetitivo e
marcante na rotina do eu lírico.
B) reforçar o tom de desprezo do eu lírico pelas memórias.
C) mostrar que o amor vivido foi passageiro e desimportante.
D) introduzir ironia na forma como ele se refere à solidão.
04. (D4 – Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato)
Assinale a alternativa em que há uma opinião expressa pelo eu lírico:
A) “Há meros devaneios tolos a
me torturar.”
B) “Fotografias recortadas em jornais.”
C) “Meus vinte anos de boy – that's over, baby!”
D) “Disparo balas de canhão, é inútil...”
05. (D13 – Identificar o uso de recursos
expressivos na construção do texto)
O verso: “Há tantas violetas velhas sem um colibri” é um exemplo de:
A) ironia.
B) hipérbole.
C) comparação.
D) metáfora.
06. (D2 – Inferir uma informação implícita no
texto)
A referência ao “grão-vizir” sugere que:
A) o eu lírico é subordinado ao pai da mulher
amada.
B) a mulher amada é protegida por uma figura
poderosa.
C) o eu lírico teme uma punição por seus sentimentos.
D) o romance era aprovado por uma autoridade importante.
07. (D5 – Identificar a finalidade de um
texto)
Qual é o principal objetivo do eu lírico ao compor essa canção?
A) Fazer uma crítica social ao comportamento
feminino.
B) Relatar os detalhes de sua juventude agitada.
C) Expressar sua frustração com um amor impossível.
D) Denunciar um relacionamento abusivo.
08. (D6 – Identificar o tema de um texto)
Ao repetir: “No mais, estou indo embora”, o eu lírico demonstra:
A) sua vontade de confrontar o passado.
B) sua alegria com um novo relacionamento.
C) que vai seguir em frente, mesmo magoado.
D) que pretende retornar ao mesmo lugar futuramente.
09. (D10 – Identificar o significado de
palavras e expressões)
No verso: “Vou a nocaute outra vez”, a palavra “nocaute” é usada com o sentido
de:
A) derrota física literal.
B) queda emocional provocada pelo amor.
C) superação de obstáculos no relacionamento.
D) tentativa de lutar contra o abandono.
10. (D1 – Localizar uma informação explícita
no texto)
Segundo a canção, o eu lírico se sentia “acorrentado”:
A) ao trabalho pesado da juventude.
B) à cidade natal onde viveu.
C) aos sentimentos por uma mulher.
D) ao vício do cigarro e da bebida.
ANALISANDO A CANÇÃO
1 – Neste verso: “Eu desço desta
solidão
Espalho coisas
Sobre um chão de giz”.
O autor evidencia que estava
como?
Sofrendo pelas lembranças, pois descia no chão, olhando para as memórias de um
relacionamento que se apagou rapidamente, como o giz e apagado do chão.
2 – Em: “Há meros devaneios
tolos
A me torturar”.
O que o compositor disse nesta
verso?
Que o passado causava dor e as memórias de um amor frustado são uma tortura que
fazem o autor delirar.
3 – Relacione analisando os
versos:
( 1 ) “Fotografias
recostadas de jornais de folhas amiúdes”.
( 2 ) “Eu vou te jogar num pano
de guardar confetes”.
( 3 ) “Disparo balas de canhão,
é inútil, pois existe um grão-vizir”.
( 3 ) Ele tenta ficar com ela de
todas as formas, mas é inútil, pois ela é casada com um homem muito rico.
( 1 ) Existia o hábito de
colecionar as fotos da sua amada, que saíam no jornal, o que indica que ela era
alguém de alta sociedade.
( 2 ) Os panos de guardar confetes
são balaios ou sacos típicos das costureiras no Nordeste, nos quais elas jogam
restos de pano, papel, etc. Aqui Zé Ramalho diz que vai jogar as fotos dela
nesse tipo de saco e, assim, esquecê-la de vez.
4 – Explique as metáforas neste
verso.
“Há tantas violetas velhas sem um colibri”.
Há tantas violetas velhas (como ela, bela, mas velha) sem um colibri (um jovem
que a admire), desta forma ele tenta novamente convencê-la apelando para a
sorte – mesmo sendo velha (violeta velha) ela pode, se quiser, ter um colibri
(jovem).
5 – Zé Ramalho na música cita
Freud, na frase “Meus vinte anos de ‘boy’ – that’s over, baby! Freud explica”,
com que intenção?
Para das veracidade para a
teoria (complexo de Édipo). Ele era bem mais novo que ela, era um boy e ela uma
dama da sociedade.
6 – Ele faz uma reflexão no
verso: “Não vou me sujar fumando apenas um cigarro” e concluiu o quê?Que apesar de todos os seus esforços, suas tentativas incansáveis, tudo
é em vão. Existe algo que o impede de ganhar o coração da mulher que tanto
deseja. Um marido? Algum assunto sentimental? Talvez os dois, mais isso não e o
mais importante. O fato é que essa tal mulher não o quer, por algum motivo. Ela
o dispensa.
7 – Ele encerra-se a canção com
este verso: “No mais, estou indo embora”, o que nos mostra? Mostra que
a fuga é o melhor caminho e uma decisão madura. Ele muda de cidade e nunca mais
vê. Sofreu por meses, enquanto compôs a música.
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