terça-feira, 3 de junho de 2025

ATIVIDADE DOS DESCRITORES

 

ATIVIDADE DOS DESCRITORES

 

Música(Atividades) : Chão de Giz

                                                                                Zé Ramalho

 

 


Eu desço dessa solidão

Espalho coisas

Sobre um Chão de Giz

Há meros devaneios tolos

A me torturar

Fotografias recortadas

Em jornais de folhas

Amiúde!

 

 

Eu vou te jogar

Num pano de guardar confetes

Eu vou te jogar

Num pano de guardar confetes

 

Disparo balas de canhão

É inútil, pois existe

Um grão-vizir

Há tantas violetas velhas

Sem um colibri

Queria usar, quem sabe

Uma camisa de força

Ou de vênus

 

Mas não vou gozar de nós

Apenas um cigarro

Nem vou lhe beijar

Gastando assim o meu batom

 

Agora pego

Um caminhão na lona

Vou a nocaute outra vez

Pra sempre fui acorrentado

No seu calcanhar

Meus vinte anos de boy

That's over, baby!

Freud explica

 

Não vou me sujar

Fumando apenas um cigarro

Nem vou lhe beijar

Gastando assim o meu batom

 

Quanto ao pano dos confetes

Já passou meu carnaval

E isso explica porque o sexo

É assunto popular

 

No mais, estou indo embora!

No mais, estou indo embora!

No mais, estou indo embora!

No mais!


 

Atividades de Interpretação Textual

Baseadas em descritores do SPAECE

01. (D2 – Inferir uma informação implícita no texto)
No trecho: “Eu desço dessa solidão / Espalho coisas / Sobre um chão de giz”, o eu lírico transmite a ideia de:

A) estar reorganizando sua vida de maneira racional.
B) tentar apagar lembranças que o fazem sofrer.
C) se afastar de uma pessoa querida para encontrar paz.
D) planejar um reencontro com alguém do passado.

 

02. (D6 – Identificar o tema de um texto)
O tema central da canção é:

A) a superação de uma infância difícil.
B) o desejo de vingança contra um antigo amor.
C) a dor provocada por um amor não correspondido.
D) a busca por liberdade emocional diante da rotina.

03. (D9 – Identificar efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação e outras notações)
A expressão “Amiúde!” isolada em um verso provoca o efeito de:

A) indicar algo repetitivo e marcante na rotina do eu lírico.
B) reforçar o tom de desprezo do eu lírico pelas memórias.
C) mostrar que o amor vivido foi passageiro e desimportante.
D) introduzir ironia na forma como ele se refere à solidão.

 

04. (D4 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato)
Assinale a alternativa em que há uma opinião expressa pelo eu lírico:

A) “Há meros devaneios tolos a me torturar.”
B) “Fotografias recortadas em jornais.”
C) “Meus vinte anos de boy – that's over, baby!”
D) “Disparo balas de canhão, é inútil...”

 

05. (D13 – Identificar o uso de recursos expressivos na construção do texto)
O verso: “Há tantas violetas velhas sem um colibri” é um exemplo de:

A) ironia.
B) hipérbole.
C) comparação.
D) metáfora.

06. (D2 – Inferir uma informação implícita no texto)
A referência ao “grão-vizir” sugere que:

A) o eu lírico é subordinado ao pai da mulher amada.
B) a mulher amada é protegida por uma figura poderosa.
C) o eu lírico teme uma punição por seus sentimentos.
D) o romance era aprovado por uma autoridade importante.

 

07. (D5 – Identificar a finalidade de um texto)
Qual é o principal objetivo do eu lírico ao compor essa canção?

A) Fazer uma crítica social ao comportamento feminino.
B) Relatar os detalhes de sua juventude agitada.
C) Expressar sua frustração com um amor impossível.
D) Denunciar um relacionamento abusivo.

08. (D6 – Identificar o tema de um texto)
Ao repetir: “No mais, estou indo embora”, o eu lírico demonstra:

A) sua vontade de confrontar o passado.
B) sua alegria com um novo relacionamento.
C) que vai seguir em frente, mesmo magoado.
D) que pretende retornar ao mesmo lugar futuramente.

 

09. (D10 – Identificar o significado de palavras e expressões)
No verso: “Vou a nocaute outra vez”, a palavra “nocaute” é usada com o sentido de:

A) derrota física literal.
B) queda emocional provocada pelo amor.
C) superação de obstáculos no relacionamento.
D) tentativa de lutar contra o abandono.

 

10. (D1 – Localizar uma informação explícita no texto)
Segundo a canção, o eu lírico se sentia “acorrentado”:

A) ao trabalho pesado da juventude.
B) à cidade natal onde viveu.
C) aos sentimentos por uma mulher.
D) ao vício do cigarro e da bebida.

 

 

ANALISANDO A CANÇÃO

1 – Neste verso: “Eu desço desta solidão

                               Espalho coisas

                               Sobre um chão de giz”.

O autor evidencia que estava como?

      Sofrendo pelas lembranças, pois descia no chão, olhando para as memórias de um relacionamento que se apagou rapidamente, como o giz e apagado do chão.



2 – Em: “Há meros devaneios tolos

               A me torturar”.

O que o compositor disse nesta verso?

      Que o passado causava dor e as memórias de um amor frustado são uma tortura que fazem o autor delirar.



3 – Relacione analisando os versos:

( 1 )  “Fotografias recostadas de jornais de folhas amiúdes”.

( 2 ) “Eu vou te jogar num pano de guardar confetes”.

( 3 ) “Disparo balas de canhão, é inútil, pois existe um grão-vizir”.

 

) Ele tenta ficar com ela de todas as formas, mas é inútil, pois ela é casada com um homem muito rico.

1 ) Existia o hábito de colecionar as fotos da sua amada, que saíam no jornal, o que indica que ela era alguém de alta sociedade.

) Os panos de guardar confetes são balaios ou sacos típicos das costureiras no Nordeste, nos quais elas jogam restos de pano, papel, etc. Aqui Zé Ramalho diz que vai jogar as fotos dela nesse tipo de saco e, assim, esquecê-la de vez.



4 – Explique as metáforas neste verso.

      “Há tantas violetas velhas sem um colibri”.

      Há tantas violetas velhas (como ela, bela, mas velha) sem um colibri (um jovem que a admire), desta forma ele tenta novamente convencê-la apelando para a sorte – mesmo sendo velha (violeta velha) ela pode, se quiser, ter um colibri (jovem).



5 – Zé Ramalho na música cita Freud, na frase “Meus vinte anos de ‘boy’ – that’s over, baby! Freud explica”, com que intenção?  Para das veracidade para a teoria (complexo de Édipo). Ele era bem mais novo que ela, era um boy e ela uma dama da sociedade.



6 – Ele faz uma reflexão no verso: “Não vou me sujar fumando apenas um cigarro” e concluiu o quê?Que apesar de todos os seus esforços, suas tentativas incansáveis, tudo é em vão. Existe algo que o impede de ganhar o coração da mulher que tanto deseja. Um marido? Algum assunto sentimental? Talvez os dois, mais isso não e o mais importante. O fato é que essa tal mulher não o quer, por algum motivo. Ela o dispensa.



7 – Ele encerra-se a canção com este verso: “No mais, estou indo embora”, o que nos mostra? Mostra que a fuga é o melhor caminho e uma decisão madura. Ele muda de cidade e nunca mais vê. Sofreu por meses, enquanto compôs a música.

 

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