segunda-feira, 2 de junho de 2025

Identificação do Conflito e Elementos da Narrativa (Descritor D9 – )

 

Atividade de Língua Portuguesa – 9º Ano

Tema: Identificação do Conflito e Elementos da Narrativa (Descritor D9 ).


Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 10:

Texto 1 – A Moça Tecelã (adaptado de Marina Colasanti)

Sozinha em sua casa, a moça tecia. Tecia para passar o tempo, tecia para esquecer, tecia por não saber o que fazer da espera.

Um dia, enquanto tecia fios dourados de esperança, apareceu-lhe um homem. Bonito, sedutor. Falou-lhe palavras doces e promessas quentes. A moça acreditou.

Ele passou a morar com ela. E a cada dia, a moça tecia menos, porque ele dizia que era bobagem, que ela devia cuidar dele. A moça parou de tecer.

Com o tempo, ele foi ficando frio, distante. Um dia, partiu. Sozinha, a moça olhou para o tear. Voltou a tecer. Mas agora os fios não eram mais dourados: eram de dor, de aprendizado, de renascimento.


Questões (Texto 1)

  1. Qual é o conflito principal da narrativa?

  2. Qual é a personagem principal da história?

  3. O que simboliza o ato de tecer para a moça?

  4. O que marca o início do conflito na história?

  5. Como se comportava o homem que chegou à casa da moça?

  6. Que mudança ocorre no comportamento da moça após a chegada do homem?

  7. O que indica que a moça voltou a encontrar força após a partida do homem?

  8. Qual é o clímax do texto?

  9. Onde se passa a maior parte da história?

  10. Que tipo de desfecho o texto apresenta: feliz, trágico ou de superação? Justifique.


Leia o texto abaixo e responda às questões de 11 a 20:

Texto 2 – O Roubo (conto original)

Carlos era um garoto curioso. Um dia, ao passar perto de uma loja, viu um brinquedo que sempre quis. Sem dinheiro, decidiu roubá-lo.

Quando chegou em casa, sua mãe percebeu algo estranho. Após insistir, Carlos contou a verdade.

A mãe, decepcionada, levou o filho de volta à loja para devolver o brinquedo e pedir desculpas. Carlos chorou muito, mas aprendeu.

Nunca mais roubou, e passou a valorizar a honestidade.


Questões (Texto 2)

  1. Qual é o conflito central da história?

  2. Quem são os personagens principais?

  3. Qual atitude de Carlos gera o conflito?

  4. Qual o papel da mãe na narrativa?

  5. Que tipo de desfecho a história apresenta?

  6. Qual é o clímax do conto?

  7. Onde ocorre a maior parte da história?

  8. A história apresenta um narrador em primeira ou terceira pessoa?

  9. Que lição Carlos aprende ao final da história?

  10. Identifique um elemento que contribui para a resolução do conflito.


✅ GABARITO

Texto 1

  1. A perda da autonomia da moça ao se submeter ao homem.

  2. A moça tecelã.

  3. Representa sua esperança, sentimentos e reconstrução pessoal.

  4. A chegada do homem e a influência negativa dele.

  5. Sedutor e manipulador.

  6. Ela deixa de fazer o que gosta para cuidar dele.

  7. Quando volta a tecer com novos sentimentos.

  8. A partida do homem.

  9. Na casa da moça.

  10. De superação – a moça retoma sua força interior.

Texto 2

  1. O roubo cometido por Carlos.

  2. Carlos e sua mãe.

  3. Roubar o brinquedo.

  4. Corrige o filho, mostrando-lhe o caminho certo.

  5. De aprendizagem e redenção.

  6. Quando Carlos confessa à mãe e vai devolver o brinquedo.

  7. Em casa e na loja.

  8. Terceira pessoa.

  9. Que ser honesto é mais importante que ter o que deseja.

  10. A atitude da mãe em levá-lo para devolver o brinquedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Folclore Brasileiro

  Atividade de Arte Tema: Personagens do Folclore Brasileiro                                                 Texto de Apoio: A Forç...